Estacionar em local proibido placa de sinalização
Categories:

Estacionar em local proibido será permitido em SP nas eleições

Confira as mudanças no trânsito da cidade de São Paulo para 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições 2022

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), anunciou operação especial de trânsito e no transporte público para facilitar o deslocamento dos eleitores no domingo, 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições 2022. Entre as mudanças, será permitido estacionar em local proibido no dia de votação.

Vale ressaltar que todas as alterações relacionadas ao trânsito aqui listadas são exclusivas para a cidade de São Paulo no primeiro turno das eleições, não valendo para outras cidades da região metropolitana ou do estado. Em relação à liberação para o motorista estacionar em local proibido, a Prefeitura informa que “fica liberado o estacionamento nas vias e logradouros públicos sinalizados com placas proibindo o estacionamento”, como a placa de trânsito R6-a (proibido estacionar).

De acordo com a CET-SP, a liberação para estacionar em local proibido no dia das eleições 2022 possui algumas exceções. Continua proibido e sujeito a multa o estacionamento nos corredores exclusivos de ônibus do sistema de transporte público, nas vias com faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda e nas vias de trânsito rápido. Vale lembrar que estacionar o veículo em locais proibidos é considerado uma infração grave, com acréscimo de 5 pontos à CNH e multa no valor de R$ 195,23 – veja aqui todos os valores de multas de trânsito em 2022.

Estacionar em local proibido placa de trânsito sinalização
Foto: Gustavo de Sá/Zapay

Em relação ao sistema de estacionamento rotativo, a Zona Azul, o funcionamento será de acordo com a sinalização local. Em geral, o estacionamento em vagas da Zona Azul é livre aos domingos na maior parte da cidade, exceto nas chamadas áreas especiais, que incluem os arredores de parques (Ibirapuera e Aclimação), praça (Charles Miller, no estádio do Pacaembu) e na rua da Cantareira (região do Mercado Municipal). 

Para evitar transtornos e multas de trânsito, a CET-SP orienta que os motoristas respeitem a sinalização, não estacionem em locais sinalizados com cones e/ou cavaletes e não realizem o embarque e desembarque de passageiros em fila dupla ou com o veículo afastado da calçada.

Algumas ruas da cidade de São Paulo também terão reserva de vagas pela CET-SP neste primeiro turno das eleições 2022. São elas: Rua Genebra, entre as ruas Aguiar de Barros e Maria Paula (lado ímpar); Rua Dr. Falcão Filho (em ambos os lados, na altura do nº 121); Av. Brigadeiro Luís Antônio (faixa exclusiva de ônibus, entre as ruas Jandaia e Aguiar de Barros); Rua Francisca Miquelina, entre as ruas Aguiar de Barros e Santo Amaro (lado ímpar). 

Estacionar em local proibido placa de sinalização
Foto: Gustavo de Sá/Zapay

Outras mudanças no trânsito nas eleições 2022

Excepcionalmente no domingo (2/10) de primeiro turno das eleições 2022, o Elevado Presidente João Goulart (conhecido como ‘Minhocão’) será liberado ao tráfego de veículos das 7h00 às 20h00 a fim de melhorar a mobilidade entre as zonas Leste e Oeste da Capital. 

Para garantir a fluidez no deslocamento de eleitores de casa ao local de votação, a frota de ônibus da SPTrans será reforçada no domingo. As linhas irão operar com cerca de dois mil veículos a mais e capacidade equivalente à dos sábados. O monitoramento da CET-SP junto às zonas eleitorais será intensificado no domingo (2), das 7h às 18h.

Estacionar em local proibido placa de sinalização
Foto: Gustavo de Sá/Zapay

Interdições de ruas no primeiro turno

Veja abaixo as ruas e avenidas que serão interditadas na cidade de São Paulo para este primeiro turno das eleições 2022, junto aos caminhos alternativos sugeridos pela Companhia de Engenharia de Tráfego:

– Rua Francisca Miquelina, entre as ruas Dona Maria Paula e Aguiar de Barros (Bela Vista), da 00h de sábado (1º/10) às 24h de domingo (2/10). A alternativa será seguir pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e Rua Aguiar de Barros. 

– Rua Américo Falcão, entre as ruas Jacaratinga e Estância (Campo Limpo), das 6h de sábado (1º) às 24h de domingo (2). A alternativa para os veículos oriundos da Estrada do Campo Limpo, sentido bairro, será seguir pelas ruas Américo Falcão, Jacaratinga, Estância e Américo Falcão. Os veículos oriundos da Rua Américo Falcão com destino à Estrada do Campo Limpo deverão seguir pelas ruas Estância, Cajanga e Batista Crespo.

– Rua Elísio Ferreira, entre a Rua Dr. Felice Buscaglia e a Avenida Ragueb Chohfi (São Mateus), sexta-feira (30) e sábado (1º), das 6h às 14h, e no domingo (2) das 16h às 24h.A alternativa para os veículos oriundos da Rua Elísio Ferreira será seguir pelas ruas Dr. Felice Buscaglia e Embaixador Ildefonso Falcão.

– Avenida Paula Ferreira, entre as ruas Jesuíno de Brito e Anastácio de Souza Pinto (Freguesia do Ó), sexta-feira (30) e sábado (1º), das 6h às 14h, e no domingo (2), das 16h às 24h. A alternativa para os veículos oriundos da Avenida Paula Ferreira é seguir pela rua da Bica e Avenida Itaberaba.

Gostou deste conteúdo sobre a liberação do estacionamento proibido em São Paulo no primeiro turno das eleições 2022? Saiba que aqui no Blog da Zapay você encontra diversos artigos sobre manutenção automotiva, legislação de trânsito, multas, IPVA e muito mais. E caso você precise consultar débitos de veículo, conte com a Zapay para realizar o pagamento facilitado em até 12x! É fácil, rápido e seguro.

Imagens: Gustavo de Sá/Zapay

Avatar image of Gustavo de Sá
Written by

Gustavo de Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *