CNH Social GO
Categories:

CNH Social GO: Inscrição e requisitos

Você já ouviu falar de CNH Social GO? Sabia que vários estados do país participam desse projeto tão importante e relevante que foi criado pelo governo federal em meados de 2011, e que vem ajudando muitas pessoas de baixa renda?

A CNH Social GO ajuda pessoas de vulnerabilidade socioeconômica a obterem sua Carteira Nacional de Habilitação com custo zero. É isso aí! A pessoa poderá ter a sua desejada CNH Social GO de graça, seja para utilizá-la para trabalhar ou apenas como forma de locomoção. Para isso basta estar dentro de todos os requisitos solicitados pelo projeto e pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). O programa foi criado pelo governo federal há algum tempo, mas cada estado escolhe se quer ou não participar e cada qual em seu momento oportuno.

Você sabia que dá para consultar placa de veículo pelo site da Zapay? Nós podemos te ajudar a verificar seus débitos veiculares e quitar suas dívidas de maneira prática e fácil. 

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar o IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Está querendo tirar sua carteira nacional de habilitação mas não tem condições de arcar com esse custo agora? Conhece a CNH Gratuita?

Pagar uma carteira de motorista pode ser um grande desafio para uma pessoa que tenha um salário razoável nos dias de hoje, já que seu valor pode chegar até a dois mil reais, dependendo da cidade em que você está residindo, imagina para uma pessoa que se encontra sem emprego. 

A CNH Social GO é um projeto do governo do estado, baseado no programa do governo federal criado em 2011 e aderido por Goiás, para atender pessoas que tem interesse em tirar suas carteiras de habilitação, mas não tem condições financeiras de fazer isso no momento. O programa é encabeçado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), então para quem quer participar do projeto CNH Social GO inscrições 2022 o candidato deve fazer sua inscrição através do site do órgão, a pessoa precisa primeiro ter idade superior a dezoito 18 anos, saber ler e escrever, e deverá preencher o formulário com seus dados, seus documentos pessoais, comprovante de renda (de até dois salários mínimos por família ou meio salário mínimo por pessoa),  ter comprovante de residência de no máximo noventa dias (para quem não nasceu no estado, precisa comprovar que mora em Goiás há mais de dois anos) e estar cadastrado e ativo no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). 

O programa contemplou mais de doze mil pessoas entre 2020 e 2021, tendo um total de trinta mil inscritos durante seu primeiro mês de criação. O projeto CNH Social GO costuma ser dividido em três setores: estudantil, urbana e rural. 

No ano de 2022 estão sendo mais de oito mil e dez vagas no total, divididas pelas três modalidades, sendo duas mil seiscentos e setenta para cada uma delas, e metade da quantidade total é destinada para quem está tirando a sua primeira carteira de habilitação nacional. Os outros cinquenta por cento são divididos para quem está renovando o documento ou para aqueles que querem fazer a mudança de categoria. Cinco por cento das vagas são destinadas às pessoas com deficiência física.

Como o número de interessados costuma passar muito da quantidade das vagas disponíveis.

Alguns dados são utilizados como forma de desempate, e são eles:

Para CNH Urbana: 

  1. quem tiver menor renda familiar per capita;
  2. ter um maior número de componentes no grupo familiar;
  3. ser beneficiário do Programa CadÚnico;
  4. a data e a hora de inscrição; 
  5. ser maior de idade.

Para CNH Estudantil:

  1. ter maior média do ensino médio informada pela Secretaria de Estado da Educação – SEDUC;
  2. ter menor renda familiar per capita;
  3. ter maior número de componentes no grupo familiar;
  4. ser beneficiário do Programa CadÚnico;
  5. a data e a hora de inscrição; 
  6. ser maior de idade.

Para CNH Rural:

  1. ter menor renda familiar per capita;
  2. ter maior número de componentes no grupo familiar;
  3. ser beneficiário do Programa CadÚnico;
  4. a data e a hora de inscrição;
  5. ser maior de idade.

A CNH Social GO dará ao selecionado todo o processo de formação gratuitamente, isso inclui todas as taxas como as aulas práticas e as teóricas, os exames físicos e psicológico (se necessário) e um reteste da prova teórica e/ou da prova prática no caso do selecionado ser reprovado no teste, além da primeira emissão do documento ou da emissão com mudança de categoria. 

Sendo assim, o que é CNH Social GO 2022?

A CNH Social GO 2022 é um projeto social do governo estadual. O programa teve início em dezembro de 2019 e desde então vem contemplando pessoas que gostariam de ter uma carteira nacional de habilitação, mas não tem condições financeiras de bancar todo o custo que uma carteira de motorista demanda. O projeto tem o nome completo de Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, a CNH Social Goiânia atende moradores de toda a capital e demais cidades do estado.

Quem coordena o programa CNH Social GO é o Departamento Estadual de Trânsito, mais conhecido como Detran, e é através do site do órgão que os cidadãos interessados devem se cadastrar. O Detran GO CNH Social faz a triagem dos interessados e, se selecionado, encaminha a pessoa para o Centro de Formação de Condutores parceiro mais próximo ao contemplado.

como fazer o cadastro positivo do motorista

Quem tem direito a CNH Social?

Para ser candidato à CNH Social GO o interessado precisa se enquadrar nos requisitos preestabelecidos que listamos abaixo:

  • ter entre 18 e 25 anos;
  • saber ler e escrever;
  • participar do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), projeto do governo federal;
  • Ser nascido em Goiás, ou morar no estado por pelo menos há dois anos;
  • ter cursado e concluído o ensino médio somente em uma escola pública;
  • se estudante, ter participado do Enem no último ano;
  • não pode ter cometido nenhuma infração no trânsito pelo período de doze meses antes da inscrição no projeto carteira de habilitação gratuita em Goiás.

Quando abrem as inscrições?

O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, mais conhecido como CNH Social GO abriu inscrições três vezes durante o período de janeiro a maio de 2022, ainda não está com novas datas para abertura de inscrição, mas elas deverão abrir ainda no último mês deste ano. Os interessados deverão ficar atentos ao site do Departamento Estadual de Trânsito, onde as novas datas deverão ser publicadas em breve.

renovação da CNH 2022

Como se inscrever na CNH Social de Goiás?

Para fazer a sua inscrição CNH Social GO você deverá se enquadrar nos requisitos estabelecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito e seguir o passo a passo no site do órgão:

  1. entre no site do Detran GO;
  2. ache o menu do site;
  3. encontre a opção CNH Social;
  4. clique em inscrição;
  5. preencha o formulário com os dados solicitados pelo Detran;
  6. informe qual a categoria da habilitação que você pretende tirar, lembrando que para a primeira CNH, conhecida como Permissão Provisória para dirigir o interessado só poderá tirar a categoria B, pois as demais você precisará de pelos menos 12 meses de habilitado;
  7. responda as questões socioeconômicas para ver se você se enquadra no perfil solicitado;
  8. envie todos  os documentos solicitados.

Após a inscrição pelo site, o órgão fará uma avaliação de todas as fichas que foram recebidas e selecionará os candidatos que mais se enquadrem nos requisitos. A pessoa que passar de fase deverá comparecer no Detran pessoalmente com todos os documentos em mãos para o próximo passo.

Projeto Detranzinho

O projeto Detranzinho foi lançado em dezembro de 2013, o programa é pioneiro no país e tem como objetivo a conscientização de crianças do ensino infantil e fundamental sobre o trânsito nas cidades,  construindo um trânsito melhor e mais humanizado. Ensinando para as crianças de forma lúdica e pedagógica sobre legislação, cidadania e convivência social em locais públicos e vivência. As crianças de hoje já estão exercendo ativamente o seu papel como passageiros, pedestres e ciclistas, e serão motoristas no futuro. O custo do projeto foi de quase um milhão de reais.

O programa Detranzinho nada mais é que um micro-ônibus adaptado que vai até as escolas públicas e particulares, circulando por todo o estado de Goiás. Dentro dele encontra-se uma maquete de seis metros quadrados construída de legos com uma mini cidade e suas principais vias. Através da maquete, o aluno poderá aprender sobre seus direitos e deveres cívicos, como entender os sinais de trânsito, respeito às cores do semáforo, a importância de atravessar a rua na faixa de pedestre, e a atenção que o motorista deve ter com o pedestre, ciclista e aos demais veículos, entre outros.

A mini cidade é um grande brinquedo onde existem carros guiados por controle remoto e semáforos que funcionam como os reais, central de câmeras de monitoramento de tráfego e outros dispositivos automatizados. No interior do micro-ônibus há monitores, onde os alunos podem acompanhar a movimentação na mini cidade. O programa Detranzinho tem também a Minha Cidade Legal, que é um tapete pedagógico com seis quadrantes para que os alunos de quatro a seis anos sejam incentivados a montar sua própria mini cidade. Além da Cidade para Todos, onde alunos mais velhos devem construir as suas cidades com foco no aumento da segurança, da acessibilidade, da sustentabilidade e da fluidez do trânsito.

Escola Pública de Trânsito do Estado de Goiás: o que é?

O governador reeleito Ronaldo Caiado criou em 2019 a Escola Pública de Trânsito do estado de Goiás. A Escola faz parte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e juntos eles oferecem as atividades estimulando a humanização no trânsito, capacitando motoristas como ponto central na redução de conflitos de trânsito e no compartilhamento seguro das vias públicas do estado. 

Os cursos também são oferecidos para instrutores e examinadores de trânsito, como capacitação para quem quer trabalhar em Centros de Formação de Condutores, e atualizações para médicos, psicólogos que trabalham no meio e despachantes, além de cursos especializados para motoristas profissionais e noções básicas de mecânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *