CNH Social PE
Categories:

CNH Social PE: Inscrição e requisitos

Precisa tirar sua carteira nacional de habilitação, mas está sem condições de arcar com os custos do documento? Já ouviu falar na CNH Social PE?

Ter o documento de habilitação é fundamental para quem dirige pelas ruas do país. É considerado crime conduzir qualquer veículo pelas vias sem ter sua carteira nacional de trânsito. A CNH Social PE existe para ajudar quem precisa do documento e quer tirá-lo de maneira totalmente grátis.

Já precisou consultar placa do veículo e não sabia como fazer? Clique na Zapay, aqui você poderá consultar todos os débitos existentes e ainda quitá-los de maneira rápida e fácil.  

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar o IPVA 2022 PE, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Já pensou várias vezes em tirar sua carteira nacional de habilitação, mas viu que o custo dela não caberia no seu atual orçamento? A CNH Social PE veio para ajudar pessoas que necessitam deste documento, mas não tem condições financeiras de bancar o alto custo que envolve todo o processo para estar habilitado.

Muitas pessoas precisam da carteira de motorista para se locomover pelas cidades ou para trabalhar no transporte de carga ou pessoas, alguns motoristas já são habilitados, mas precisam trocar a categoria ou adicionar o EAR (exerce atividade remunerada) na carteira de habilitação. Com a CNH Social PE, pessoas de baixa renda, que saibam ler e escrever e que são ou foram estudantes da rede pública, poderão fazer todos esses procedimentos de maneira gratuita, basta se enquadrarem nos requisitos impostos pelo governo estadual e Departamento Estadual de Trânsito PE (Detran PE).

CNH no RS mais barata

A inscrição é feita de maneira fácil, pelo próprio site do Detran PE, que é o órgão responsável pelo projeto CNH Social PE. o número de vagas é limitado, o órgão usará os dados cadastrados de menores renda como forma de desempate.

O que é CNH Social PE 2022?

A CNH Social PE 2022 é um programa social do governo do estado com nome original Primeira Habilitação para o Transporte, depois passou para CNH Popular ou CNH Social PE. O projeto ajuda pessoas de baixa renda a tirarem suas carteiras nacional de habilitação de forma totalmente gratuita, incluindo todos os custos com o Centro de Formação de Condutores (que são as aulas teóricas e práticas) e todo o custo junto com o Detran PE (com provas teórica e prática, exame de aptidão física e psicológico, se necessário, mais os custos de emissão do documento).  

Apesar do nome Primeira Habilitação para o Transporte, o projeto CNH Social PE também dá a oportunidade para o cidadão que já possui a carteira de motorista poder renovar seu documento, ou modificar a categoria e ainda tirar a habilitação categoria A, para poder trabalhar como mototaxista ou motofrete. O Detran também disponibiliza cursos gratuitos para quem deseja trabalhar com motocicleta, carro ou caminhões. 

Quando abre as inscrições para CNH Social Pernambuco?

As inscrições para a CNH Social Pernambuco não estão abertas no momento, mas existe a possibilidade de novas vagas serem liberadas pelo órgão ainda no ano de 2022. Quem tiver interesse em participar do projeto para ter sua CNH de forma gratuita deverá ficar atento às publicações no site do Detran PE. O órgão disponibiliza as novas vagas pelo portal e o cadastro deverá ser feito pelo site também.

Como tirar CNH gratuita 2022 Pernambuco?

Para tirar a CNH Social PE o interessado precisará se candidatar a uma vaga, isso deverá ser feito dentro do site do Detran PE. O órgão costuma postar no site quando há a abertura de inscrições, e o cidadão precisará fazer um cadastro com seus dados, além de estar dentro dos requisitos necessários para participar do programa social, como ter mais de 18 anos, uma renda pessoal de até meio salário mínimo ou uma renda familiar de até dois salários mínimos.

Saber a validade da CNH é muito importante, afinal andar por aí com a carteira de motorista vencida é considerada uma infração gravíssima com uma multa de R$ 293,47 

Conheça os prazos para renovar a CNH

Quem tem direito a CNH Social no PE?

Qualquer cidadão pernambucano de baixa renda tem direito a CNH Social PE, desde que o candidato seja maior de 18 anos, alfabetizado, nascido em Pernambuco ou morador de alguma cidade do Estado por pelo menos dois anos, estudante de escola pública, que tenha uma renda familiar máxima de até 2 salários mínimos e estar desempregado por pelo menos seis meses. 

Saiba como se inscrever na CNH Social do Pernambuco (PE)

Para se inscrever na CNH Social Pernambuco, o interessado precisa estar com seus documentos como RG, CPF e comprovante de residência digitalizados, depois o candidato deverá entrar no site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran PE), selecionar o campo CNH Popular,  preencher o formulário, mandar seus documentos e aguardar o resultado da seleção. Os nomes dos contemplados serão disponibilizados no próprio site do Detran PE.

Você já travou na hora de tirar a foto da CNH, sem saber se deve ficar super sério ou se pode abrir aquele sorriso? Clique na Zapay que nós respondemos esta e outras questões. 

Projetos sociais do Detran PE

Além da CNH Social PE, o Detran de Pernambuco também oferece alguns outros programas sociais para a população, entre eles está o curso de mecânica básica para mulheres para quem já possui a CNH definitiva. O curso trata de assuntos como conservação e manutenção do veículo, segurança e direção defensiva para as alunas e qual o momento de trocar peças e demais componentes do carro. 

Para motociclistas, o Departamento Estadual de Trânsito oferece o curso de pilotagem defensiva. Com quatro horas de duração, o curso oferece ao aluno técnicas de curva, postura de corpo, posicionamento, pilotagem na chuva, entre outros assuntos para o motociclista enfrentar os desafios do trânsito do dia a dia.

Ambos os cursos estão com inscrições abertas, basta que os interessados acessem o site do Detran PE e façam suas inscrições, existem vagas já para novembro e dezembro de 2022, e a agenda para 2023 já está aberta também. 

CNH Rural Pernambuco

A CNH Rural Pernambuco, tem a mesma finalidade que a CNH Social PE, ela oferece o processo gratuito para quem tiver interesse em tirar a Carteira Nacional de Trânsito, ou para quem quer renovar o documento ou ainda adicionar alguma outra categoria a carteira já existente, com a diferença que é um projeto social exclusivo para agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco. Para participar desse programa a pessoa precisará, além de comprovar uma verba familiar de até dois salários mínimos, preencher alguns outros requisitos que são:

  • Ser maior de 18 anos para categoria A e B ou maior de 21 para as demais categorias;
  • Comprovar residência no estado de Pernambuco por no mínimo dois anos;
  • Possuir comprovante de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou ser integrante de Unidade Familiar de Produção Agrária comprovável por meio de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);
  • Ter a CNH nas categorias A ou B, no caso de inscrição para a mudança de categoria;
  • ou ter a CNH nas categorias A, B ou AB, no caso de inscrição para Renovação de CNH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *