Categories:

Validação CNH: conheça diferentes maneiras de fazer

Uma década atrás, ter vários documentos pessoais disponíveis a qualquer momento na tela do celular pareceria um sonho futurista. Hoje em dia, entretanto, essa já é uma possibilidade real em muitos casos, como no da carteira de habilitação.

Estamos falando do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que permite que os motoristas mantenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) sempre a um toque de distância, em versões digitais.

Para ter acesso às facilidades de uma carteira de habilitação digital, é preciso realizar um processo de validação para comprovar a identidade do motorista e a validez do documento. 

Felizmente, esse processo é bastante simples e, neste artigo, nós explicamos direitinho o que você precisa fazer. 

Por que validar a CNH?

A validação da CNH é necessária para que o condutor tenha acesso à versão digital do documento por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Esse serviço é garantia de praticidade, afinal, é bastante cômodo poder acessar a habilitação facilmente pelo celular. 

Além disso, uma vez que as versões digitais da CNH e do documento do veículo são juridicamente válidas, elas podem substituir os documentos impressos na hora de uma abordagem no trânsito.

Não é obrigatório gerar a carteira de habilitação digital. Entretanto, como dissemos, esse recurso pode ser útil e conveniente em vários momentos. 

Se você se habilitou há menos de 12 meses, não tem problema: é perfeitamente possível validar a CNH provisória para usar a versão digital dela, sem mudanças nos procedimentos. 

Como validar a CNH?

A validação da CNH pode ser feita de várias formas. Em todas elas, para utilizar a versão digital, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Basta abrir a loja de aplicativos do seu dispositivo e procurar por esse nome.

Após baixar o aplicativo, você deve se cadastrar, inserindo os dados pessoais solicitados e criando uma senha. Em seguida, será necessário ativar sua conta por meio de um link que o sistema vai enviar para o seu e-mail cadastrado. Esse processo de registro está descrito em mais detalhes no nosso conteúdo dedicado a isso.

Quando sua conta já estiver ativa, você poderá validar a sua carteira por meio dos processos abaixo. 

Validar CNH com reconhecimento facial e QR code

Esse é considerado o jeito mais prático de realizar a validação. É preciso que você tenha a CNH impressa em mãos. Além disso, esse tipo de validação só é possível para carteiras emitidas a partir de 01/05/2017, já que é necessária a presença de um QR code.

Para prosseguir com o processo, as instruções são:

  1. Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e entre na sua conta;
  2. Toque no ícone “Habilitação” e depois em “Toque para baixar sua CNH”;
  3. Selecione a opção “Validação pelo celular”;
  4. Permita que o aplicativo acesse a câmera do seu celular quando ele solicitar essa permissão. Siga as orientações da tela até que apareça a opção “Vamos Começar?”;
  5. Aponte a câmera traseira do celular para o QR code da sua CNH impressa. É o quadrado que fica na parte interna (face alaranjada) do documento. Se algo der errado nessa etapa, você poderá tentar repeti-la mais 4 vezes;
  6. Direcione a câmera frontal do celular para o seu rosto e siga as instruções do aplicativo para realizar o reconhecimento facial. Caso o processo não funcione, você terá mais 9 tentativas;
  7. Insira os dados que serão solicitados: CEP do seu endereço e número de telefone (do aparelho que está sendo usado na validação). Caso a inserção do CEP falhe, você terá mais 2 tentativas.

Vale lembrar que o endereço mencionado aqui na etapa 7 deve ser o mesmo que está registrado no sistema do Detran. Caso você não tenha solicitado a modificação desse dado, é o endereço que você registrou quando tirou sua carteira de habilitação.

Uma vez que você finalizar esse processo, precisará criar uma chave de acesso de 4 dígitos que vai proteger os seus documentos digitais. Se você já tiver criado uma chave ao registrar o documento do veículo (CRLV) no mesmo aplicativo, basta inseri-la. 

Caso queira, você também poderá habilitar o acesso por impressão digital. 

Validar CNH com Certificado Digital

Se alguma das etapas da validação por QR code deu errado, você tem a possibilidade de validar sua CNH sem sair de casa por meio de um certificado digital. Para isso, antes de mexer no aplicativo, você precisará pagar pela emissão do certificado no site do Serpro.

Em seguida, já tendo sua certificação, acesse o Portal de Serviços do Denatran e realize o seguinte procedimento:

  1. Clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Entre na sua conta usando a opção de identificação “Seu certificado digital”. O site vai permitir que você escolha o certificado que deseja usar. Selecione-o e clique em “OK”.
  3. No menu, selecione “Usuário” e depois “Meus Dados”.
  4. Clique em “atualizar pendências” e insira os dados solicitados (número de registro da CNH, número de segurança da CNH e data de nascimento). Após digitar, clique em “alterar”.
  5. No menu, abra “Aplicativos” e depois “CNH Digital – Ativação”;
  6. Na página de ativação, confirme seus dados e, se estiverem corretos, clique em “Ativar”.

Quando concluir esse processo, você poderá utilizar a habilitação digital. Para acessá-la pelo celular, basta fazer o seguinte:

  1. Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e entre na sua conta;
  2. Toque no ícone “Habilitação” e depois em “Toque para baixar sua CNH”;
  3. Selecione a opção de ativação “Com certificado digital”;

Pronto! Depois da ativação, o aplicativo pode solicitar que você digite a chave de acesso de quatro dígitos. Caso ainda não tenha uma, é possível criá-la nesse momento. Também é possível cadastrar o acesso por impressão digital. 

Validar CNH sem o certificado digital

Caso nenhum dos processos que ensinamos acima funcione, você ainda tem mais uma maneira de validar sua CNH. Para realizar o processo sem usar o QR code e sem um certificado digital, você precisará ir até o Detran.

Para isso, instale o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular e realize seu cadastro como orientamos anteriormente.

Em seguida, agende um horário em uma unidade de atendimento (o que pode ser feito acessando o site do Detran do seu estado). Compareça à unidade no horário marcado portando o celular onde o aplicativo está instalado. Lá, um atendente do Detran guiará a validação da sua CNH.

Após concluir esse processo, para acessar a CNH no aplicativo, é preciso baixá-la. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e entre na sua conta;
  2. Toque no ícone “Habilitação” e depois em “Toque para baixar sua CNH”;
  3. Selecione a opção de ativação “Sem certificado digital”;
  4. Insira os dados solicitados: o número de registro da CNH e o número de segurança dela. Caso tenha dúvida sobre esses dados, acesse nosso conteúdo que explica mais sobre eles;
  5. Clique em “Baixar CNH Digital”.

Caso prefira fazer os procedimentos acima com auxílio, aproveite enquanto estiver na unidade de atendimento do Detran e peça ajuda a um agente.

Após baixar a CNH digital, o aplicativo vai pedir que você cadastre uma chave de acesso de quatro dígitos. Caso você já tenha criado uma, é só inseri-la. Se quiser, você também pode permitir o acesso por impressão digital.   

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento de porte obrigatório para trafegar no Brasil. Ao ser abordado por agentes de trânsito, o condutor pode apresentar a CNH física (impressa) ou a versão digital do documento (no celular).

Para ter acesso a essa versão digital, armazenada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, é preciso realizar a validação da CNH. 

É possível validar de três formas: escaneando o QR Code que existe na habilitação impressa, utilizando um certificado digital no Portal de Serviços do Denatran ou indo até uma unidade de atendimento do Detran.

Vale lembrar que a validação na CNH não garante a renovação automática dela. Você ainda precisará renová-la periodicamente, como explicamos no nosso material sobre isso

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito também permite que você consulte os pontos da sua carteira. Além disso, você pode cadastrar o veículo que você conduz. Assim, é possível checar infrações registradas para ele.

Agora, para consultar não apenas os pontos da sua CNH, mas também outros débitos veiculares como IPVA e Licenciamento, e ainda pagar tudo sem sair de casa, com uma parcelamento de até 12x, com isso a Zapay ajuda você a descomplicar. Nós somos líderes nacionais em consulta de débitos veiculares, e nosso sistema é vinculado ao de 25 Detrans, de todas as regiões brasileiras.

Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre CNH e sobre outros temas relevantes para todos os condutores, dê uma olhada no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *