Zapay > Documentação > Recibo de Compra e Venda veicular: Tudo sobre
Você ainda tem dúvidas sobre o que é o ‘recibo de compra e venda’ de um veículo? Nós da Zapay separamos todas as informações necessárias para você que precisa entender para ontem o que é o ‘recibo de compra e venda de veículo ‘, confira:
O que é um recibo de compra e venda do veículo?
O ‘recibo de compra e venda veículo’ é o documento que declara que uma pessoa recebeu a transferência de um valor ou bem de outra pessoa, comprovando assim a efetivação de um processo de compra e venda, trazendo segurança no acordo para ambas as partes envolvidas — vendedor e comprador.
De acordo com o ‘Detran recibo de compra e venda’ pode ainda ser chamado por Documento Único de Transferência (saiba o que é Dut) ou Certificado de Registro de Veículo (CRV), nomes diferentes para o mesmo documento que comprova a transferência de veículos seminovos.
Como fazer um recibo de compra e venda?
Está tirando sua CNH Provisória e já está pensando no ‘recibo de compra e venda’, ou seja em ‘como preencher um recibo de compra e venda’ para o seu primeiro carro? A gente te ajuda!
Preencher o recibo é bem simples, é como preencher um formulário com algumas informações solicitadas no próprio documento, como por exemplo:
- Valor pelo qual o veículo está sendo vendido;
- Dados do comprador;
- Local e data;
- Assinatura do comprador em local pré-determinado;
- Assinatura do vendedor em local pré-determinado;
- Reconhecimento de firma, em cartório, de ambas as partes.
É necessário destacar que o procedimento e burocracia para a efetivação do processo de compra e venda vai depender do Detran responsável de acordo com a região, sendo assim, é válido confirmar os trâmites e/ou prazos com o Detran de seu estado.
O que é CRV: onde fica?
Como falamos, o CRV é como uma espécie de extrato de um contrato de compra e venda, e que acaba passando mais segurança ou uma certa garantia num processo de compra e venda de um veículo seminovo… O documento é super importante e imprescindível na comprovação de propriedade sob o veículo.
Então o CRV tem um número?
O CRV, DUT ou recibo de compra e venda é emitido pelo Detran, e assim como qualquer outro contrato (ou documento) o CRV leva consigo um número de registro que fica localizado no próprio documento, junto com as demais informações do veículo como as principais características do carro:
- cor
- ano
- modelo
- placa
- renavam
- entre outras.
Além de ser super fácil de localizar, é importante lembrar que o número de registro aparece tanto na versão impressa — em papel moeda ou impresso em casa, em papel comum — quanto em sua versão digital.
Como emitir CRV Digital?
Desde 2020 é possível a emissão digital do documento e cada vez mais as pessoas optam por essa versão do CRV que leva o nome de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e).
O documento é a combinação do CRV e também do Licenciamento que é feito anualmente com prazo para pagamento previamente determinado, é de porte obrigatório e permite a circulação do veículo então é sempre importante lembrar de manter o documento em dia!
Fique atento: o CRV impresso em papel-moeda continua válido, mas caso seja de seu interesse obter a versão digital, basta efetuar o pagamento da taxa de licenciamento do veículo junto ao seu banco que o documento já estará disponível para download e impressão direto na plataforma do Detran.SP (para outros estados, será necessário consultar o procedimento para emissão direto ao Detran correspondente da sua cidade / estado).
Algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto à nomenclatura que leva o CRV digital, então reforçamos que na plataforma, você o encontrará como “CRLV-e”, que fica disponível no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal (disponível no Google Play e Apple Store). Ainda, é possível verificar o documento no portal do Senatran.
Perdi o recibo de compra e venda, e agora?
- Acesse o site do detran.sp;
- Preencha o formulário para agendamento – obrigatório;
- Siga as demais instruções disponíveis no site.
Recibo em branco: o que é?
De forma geral, o processo burocrático é bastante intuitivo e simples, porém ainda assim é sempre indicado ficar atento a algumas situações.
Como falamos, o recibo é um comprovante usado na transferência de veículos usados ou seminovos, sendo assim, você precisa conseguir identificar o histórico do veículo no documento.
Caso o documento esteja em branco, recomendamos ligar o alerta e averiguar junto ao anunciante o motivo de não haver registros no CRV.
Outra dica importante em relação a vistorias: faz parte do processo de compra e venda a vistoria de transferência do veículo, procedimento necessário e requisitado como forma de “garantia” das informações que estão no documento e do estado de conservação, mecânica e até estética do veículo — garantindo que esteja tudo regularizado.
Seguindo esse raciocínio, indicamos ainda que realize a vistoria cautelar sempre que possível, pois essa alternativa extra vai ainda mais longe e resgata o histórico de possíveis sinistros pelas quais o veículo possa ter passado, alterações na pintura, além de outras informações valiosas num momento de negociação.
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.
Eu comprei uma moto e o endereço na abertura de firma o vendedor me indicou colocar o endereço da loja, já tem uns meses, a dúvida é, caso eu queira vender a moto como eu faço pra pega o recibo? Vem pro endereço indicado?
Eu comprei um carro só com o Denatran, é preciso fazer o recibo de compra e venda para viajar ou não???
Sim, o ‘recibo de compra e venda veículo’ é o documento que declara que uma pessoa recebeu a transferência de um valor ou bem de outra pessoa, comprovando assim a efetivação de um processo de compra e venda, trazendo segurança no acordo para ambas as partes envolvidas — vendedor e comprador.