recibo de compra e venda de veiculo
Categories:

Recibo de Compra e Venda veicular: Tudo sobre

Você ainda tem dúvidas sobre o que é o ‘recibo de compra e venda’ de um veículo? Nós da Zapay separamos todas as informações necessárias para você que precisa entender para ontem o que é o ‘recibo de compra e venda de veículo ‘, confira: 

O que é um recibo de compra e venda do veículo?

O ‘recibo de compra e venda veículo’ é o documento que declara que uma pessoa recebeu a transferência de um valor ou bem de outra pessoa, comprovando assim a efetivação de um processo de compra e venda, trazendo segurança no acordo para ambas as partes envolvidas — vendedor e comprador. 

De acordo com o ‘Detran recibo de compra e venda’ pode ainda ser chamado por Documento Único de Transferência (saiba o que é Dut) ou Certificado de Registro de Veículo (CRV), nomes diferentes para o mesmo documento que comprova a transferência de veículos seminovos. 

Como fazer um recibo de compra e venda?

Está tirando sua CNH Provisória e já está pensando no ‘recibo de compra e venda’, ou seja em ‘como preencher um recibo de compra e venda’ para o seu primeiro carro? A gente te ajuda!

Preencher o recibo é bem simples, é como preencher um formulário com algumas informações solicitadas no próprio documento, como por exemplo:

  • Valor pelo qual o veículo está sendo vendido;
  • Dados do comprador;
  • Local e data;
  • Assinatura do comprador em local pré-determinado;
  • Assinatura do vendedor em local pré-determinado;
  • Reconhecimento de firma, em cartório, de ambas as partes.

É necessário destacar que o procedimento e burocracia para a efetivação do processo de compra e venda vai depender do Detran responsável de acordo com a região, sendo assim, é válido confirmar os trâmites e/ou prazos com o Detran de seu estado.

O que é CRV: onde fica?

Como falamos, o CRV é como uma espécie de extrato de um contrato de compra e venda, e que acaba passando mais segurança ou uma certa garantia num processo de compra e venda de um veículo seminovo… O documento é super importante e imprescindível na comprovação de propriedade sob o veículo.

Então o CRV tem um número?

O CRV, DUT ou recibo de compra e venda é emitido pelo Detran, e assim como qualquer outro contrato (ou documento) o CRV leva consigo um número de registro que fica localizado no próprio documento, junto com as demais informações do veículo como as principais características do carro: 

  • cor 
  • ano 
  • modelo
  • placa
  • renavam
  • entre outras.

Além de ser super fácil de localizar, é importante lembrar que o número de registro aparece  tanto na versão impressa — em papel moeda ou impresso em casa, em papel comum — quanto em sua versão digital.

Como emitir CRV Digital?

Desde 2020 é possível a emissão digital do documento e cada vez mais as pessoas optam por essa versão do CRV que leva o nome de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e).

O documento é a combinação do CRV e também do Licenciamento que é feito anualmente com prazo para pagamento previamente determinado, é de porte obrigatório e permite a circulação do veículo então é sempre importante lembrar de manter o documento em dia!

Fique atento: o CRV impresso em papel-moeda continua válido, mas caso seja de seu interesse obter a versão digital, basta efetuar o pagamento da taxa de licenciamento do veículo junto ao seu banco que o documento já estará disponível para download e impressão direto na plataforma do Detran.SP (para outros estados, será necessário consultar o procedimento para emissão direto ao Detran correspondente da sua cidade / estado). 

Algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto à nomenclatura que leva o CRV digital, então reforçamos que na plataforma, você o encontrará como “CRLV-e”, que fica disponível no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal (disponível no Google Play e Apple Store). Ainda, é possível verificar o documento no portal do Senatran.

Perdi o recibo de compra e venda, e agora?

Perdi o recibo de compra e venda, e agora? Em caso de perda, furto, roubo ou má conservação, é possível solicitar a ‘segunda via do recibo de compra e venda’ direto na plataforma do Detran.sp e os passos são bem simples:
  • Acesse o site do detran.sp;
  • Preencha o formulário para agendamento – obrigatório;
  • Siga as demais instruções disponíveis no site.
Em caso de perda do documento em outras regiões do país, recomendamos que acesse o site oficial do Detran responsável pelo estado a fim de identificar as informações relacionadas a essa solicitação, só não indicamos a circulação do veículo sem ter em mãos o documento atualizado. 

Recibo em branco: o que é?

De forma geral, o processo burocrático é bastante intuitivo e simples, porém ainda assim é sempre indicado ficar atento a algumas situações.

Como falamos, o recibo é um comprovante usado na transferência de veículos usados ou seminovos, sendo assim, você precisa conseguir identificar o histórico do veículo no documento.

Caso o documento esteja em branco, recomendamos ligar o alerta e averiguar junto ao anunciante o motivo de não haver registros no CRV.

Outra dica importante em relação a vistorias: faz parte do processo de compra e venda a vistoria de transferência do veículo, procedimento necessário e requisitado como forma de “garantia” das informações que estão no documento e do estado de conservação, mecânica e até estética do veículo — garantindo que esteja tudo regularizado.

Seguindo esse raciocínio, indicamos ainda que realize a vistoria cautelar sempre que possível, pois essa alternativa extra vai ainda mais longe e resgata o histórico de possíveis sinistros pelas quais o veículo possa ter passado, alterações na pintura, além de outras informações valiosas num momento de negociação.

3 comentários: “Recibo de Compra e Venda veicular: Tudo sobre
  1. Eu comprei uma moto e o endereço na abertura de firma o vendedor me indicou colocar o endereço da loja, já tem uns meses, a dúvida é, caso eu queira vender a moto como eu faço pra pega o recibo? Vem pro endereço indicado?

    1. Sim, o ‘recibo de compra e venda veículo’ é o documento que declara que uma pessoa recebeu a transferência de um valor ou bem de outra pessoa, comprovando assim a efetivação de um processo de compra e venda, trazendo segurança no acordo para ambas as partes envolvidas — vendedor e comprador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *