Imagem de um motorista de uber iniciante mexendo no celular, ilustrando o conteúdo sobre dicas para uber
Categories:

Dicas para Uber iniciante: segurança, margem de lucro, 5 estrelas e mais!

O papo hoje é sobre as mais valiosas dicas para uber iniciante!

Não basta se cadastrar no app e começar a rodar… pra faturar de verdade, conquistar clientes e andar com segurança, é preciso ter atenção com diversos pontos.

A boa notícia é que reunimos tudo aqui para você. Dicas preciosas que vão desde o atendimento, passando por dicas de como faturar mais rodando de uber, por dicas de seguranças para motoristas e uma porção de coisas a mais.

Nos acompanhe, confira as dicas para uber que trouxemos e fique fera nas corridas!

Dicas para Uber iniciante ganhar mais dinheiro 

Opa, se você decidiu ser um motorista de aplicativo, é fundamental ter estratégia no seu trabalho para que a jornada seja financeiramente vantajosa. E isso pode ser feito desde o início. 😉 Confira, então, nossas dicas para Uber iniciante, que são válidas também para veteranos.

Consulte sua placa grátis

Aproveite o horário de pico e o preço dinâmico 

A primeira das dicas para Uber é focar nos melhores horários para que as viagens sejam lucrativas. Para isso, é fundamental que o condutor se mantenha antenado nas notícias da cidade – se haverá eventos como shows, jogos, exposições, dentre outros.

Essa dinâmica faz com que você saiba quais são os dias e os horários adequados para conseguir seus clientes de forma mais fácil e econômica.

Por exemplo, você pode baixar os aplicativos dos aeroportos (ou do aeroporto de sua localidade) e, assim, saber em quais dias há mais voos – o que demandará mais viagens aos motoristas de aplicativo e táxis. Outra oportunidade é saber quando acontecem as graves no transporte público – em situações assim, o app da Uber bomba!

Neste tipo de situação, pode ocorrer o preço dinâmico, que é a tarifa mais alta que surge em locais específicos da cidade – mais precisamente, onde há maior concentração de pessoas e um número baixo de condutores de app.

Imagem de um celular explicando como funciona o preço dinâmico do uber, uma boa dica para uber iniciante

Imagem: Página sobre o preço dinâmico no site do Uber

Fique de olho em possíveis horários mais lucrativos 

Dentre as dicas para Uber, outro ponto importante é ter disposição para trabalhar no período noturno, que é mais lucrativo, principalmente às sextas-feiras e aos sábados. Isso acontece porque o número de motoristas disponíveis diminui e as tarifas sobem.

Outro ponto positivo nessa situação: vale muito a pena por economizar combustível. 

Quem opta por trabalhar aos domingos se dá bem também, desde a madrugada até a noite. Fica a dica!

O motorista que roda em regiões residenciais, entre as 5h e às 10h, costumam faturar bem. O motivo: nesse intervalo é quando as pessoas estão indo para o trabalho. Esta estratégia é válida para a faixa de retorno aos lares, das 16h às 20h – mas, nesta situação, vale mais a pena se posicionar nas regiões comerciais.

Mais dicas para Uber: entre as 12h e às 14h, o amigo condutor pode achar ótimas oportunidades de corridas perto de hotéis, pois este é o horário do check out. 

Planeje-se e tenha metas

Assim como trabalhar em outras empresas ou por conta própria, é fundamental que o condutor tenha consistência, organização e metas (que podem ser divididas em pequenas, médias e grandes).

Nas dicas para Uber que estamos trabalhando ao longo deste artigo, o amigo condutor tem toda autonomia para pensar no seu horário de trabalho. Porém, é bastante estratégico aliar a flexibilidade ao planejamento de horários e às metas diárias, semanais e mensais.

Isso evita frustração quanto ao dinheiro a ser recebido e faz com que o motorista possa ter um controle maior de gastos e de tempo disponível para trabalhar na plataforma. Lembre-se que entra na conta ainda a manutenção, o combustível e os demais gastos que você possa ter para manter o seu carro apto a funcionar dentro da legalidade e das normas da plataforma.

Dicas para Uber dirigir com segurança 

Você já conferiu algumas dicas para Uber quanto ao dinheiro. Agora é hora de saber alguns direcionamentos para dirigir o carro com segurança!

É sempre válido destacar, condutor: as dicas de segurança para Uber são válidas para iniciantes e também para os veteranos. 😉 Saiba mais nos tópicos a seguir.

Prefira regiões onde você se sente seguro 

Lembre-se, sempre, condutor: a segurança vem em primeiro lugar. Por isso, uma de nossas dicas para Uber é que você não se aventure em locais desconhecidos, principalmente se for um condutor iniciante.

As áreas mais conhecidas e movimentadas podem lhe trazer mais confiança, condutor. À medida que for se acostumando com a dinâmica do trabalho, você pode ampliar sua rota, gradativamente.

O ideal é estudar a cidade em que você está trabalhando e dialogar com outros motoristas para pegar dicas e trocar experiências sobre a condução na sua cidade. Ainda: procure entrar nos grupos de motoristas de aplicativo.

Não pare em locais desertos

Esteja sempre alerta, motorista. É normal que após uma corrida você queira descansar – e isso é de suma importância para a sua saúde mental e física. Porém, fique ligado no entorno e evite ficar muito tempo parado em locais desertos. Boas alternativas são estacionamentos de supermercados e shoppings, por exemplo!

Outras dicas para Uber: quando for esperar por um passageiro, procure ficar sempre em locais bem iluminados e tente ligar para o passageiro para saber se ele está chegando. Caso perceba alguma movimentação estranha ou perigo, seja precavido e não se arrisque: cancele a corrida e vá para um local movimentado.

Não deixe o celular exposto e visível

Não tem jeito, condutor: o celular é onde estão concentradas boa parte dos nossos dados e por isso este aparelho é tão visado pelos ladrões. Mais do que o valor do aparelho, os criminosos podem ter acesso a seus dados bancários pelo aparelho. Por isso é fundamental não deixar o smartphone visível.

Mais dicas para Uber: se seu carro tem multimídia com GPS, faça uso dela e mantenha o seu celular em um local discreto, de modo que quem está fora do veículo não possa vê-lo.

Explore as funcionalidades de segurança para motoristas Uber 

Algumas dicas para Uber vêm da própria empresa de mobilidade. Afinal, há uma série de regras que devem ser seguidas e elas estão relacionadas à segurança e ao bem-estar do condutor e também do passageiro.

Saiba mais nos tópicos a seguir. 

Saiba como utilizar o U-Help 

Uma das dicas para Uber é o uso do U-Help, que permite ligação direta para polícia via app da Uber. O condutor poderá entrar em contato com as autoridades que operam pelo número 190, em caso de situação de risco ou emergência. 

Imagem de uma explicação no site da uber sobre o que é o u-help e como funciona essa ligação para a polícia

Imagem: Página de segurança da Uber

Ainda: este recurso pode ser utilizado a partir da Central de Segurança, que é identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo da Uber. Quando o motorista pressiona o botão, além de efetuar a ligação, ele será informado sobre sua localização atual, além de informações do veículo em viagem.

Por exemplo, no Rio de Janeiro, este recurso já foi integrado ao serviço do 190, de modo que os operadores do serviço de emergência recebem, de forma automática, a localização em tempo real, além dos dados da viagem em que foi originada a chamada.

Motorista da Uber também podem gravar áudio (U-Áudio) 

Há ainda as dicas para Uber relacionadas ao U-Áudio. Com este recurso, os condutores parceiros e usuários podem usar o próprio app para gravar o áudio da viagem, caso se sintam desconfortáveis na situação.

Imagem de uma explicação no site da uber sobre o que é o u-audio e como funciona essa gravação de áudio por segurança para o motorista do app

Imagem: Página de segurança da Uber

O conteúdo gravado pode ser enviado à Uber, de forma criptografada, por intermédio de um relato de segurança. Caso necessário, este conteúdo pode ser utilizado em investigações ou ainda compartilhado com autoridades, na forma da lei.

Neste vídeo da Uber, confira o passo a passo sobre como gravar suas viagens.

Dicas para ser um Uber 5 estrelas 

Dentre as dicas para Uber não poderiam faltar aquelas para que o amigo condutor se torne aquilo que todo motorista de app deseja: dono de cinco estrelas! 

Afinal, quem não quer ser reconhecido por ser top-top entre os motoristas de app – um reconhecimento fruto de bom trabalho e bom relacionamento com os passageiros. Confira os detalhes nos tópicos a seguir.

Dica da Zapay: procurando por carros grandes? Então, vale a pena também ficar por dentro das melhores marcas de carro.

Dicas para realizar uma viagem 5 estrelas

Há cinco pontos cruciais nas dicas para Uber para que o amigo condutor possa conquistar as cinco estrelas nas avaliações. São eles:

  • Atendimento excelente: quando o motorista abre a porta do carro para o passageiro ou ainda quando ele ajuda o usuário com a bagagem, dentre outros exemplos de gentileza. Lembre-se: você está lidando com pessoas e o tratamento gentil e respeitoso faz toda a diferença durante as viagens.
  • Pergunte sobre o trajeto preferido do passageiro para o destino. Ele pode ser diferente do mostrado na navegação. Esse cuidado coloca o usuário em uma posição mais confortável, afinal, vocês viajarão por um caminho que ele já conhece previamente.
  • Seguindo as leis de trânsito locais e limites de velocidade. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as orientações práticas e teóricas aprendidas na autoescola devem sempre ser seguidas, motorista. Além de ser uma obrigação, passa segurança e respeito ao passageiro. Pratique a direção defensiva.
  • O carro deve sempre estar limpo, em bom estado de manutenção e sem cheiro. E não se trata de frescura, condutor: é uma forma de preservar o veículo fisicamente, oferecer mais qualidade em seu serviço e mostrar organização e respeito ao seu passageiro. Imagine o quão desagradável deve ser fazer uma viagem com um carro fedido ou ainda que suje a roupa dos passageiros!? Uma péssima experiência do cliente.
  • Conversa educada, agradável e respeitosa é muito bem-vinda. Mas não seja invasivo: o passageiro deve querer dialogar também. Tenha em mente que há passageiros que preferem viajar em silêncio. Caso não deseje, você também não é obrigado a conversar – basta sinalizar educadamente isso.

Seja sempre gentil (mesmo que, às vezes, isso lhe custe a paciência) 

Não é fácil lidar com pessoas condutor, afinal, cada um tem uma bagagem diferente, uma forma específica de ver o mundo e, infelizmente, nem todos são educados e gentis. 

Porém, como você já percebeu nestas dicas para Uber, você deve sempre mostrar gentileza e educação, mesmo que a situação não seja fácil. Isso evita reclamações desnecessárias e exageros. Preserve o bom ambiente em seu ambiente de trabalho.

A Uber dá a dica de que muitos condutores que têm 5 estrelas cumprimentam o passageiro no início da viagem e deixam para que o usuário inicie a conversa, caso ele deseje. No app, o passageiro pode configurar o botão “Preferências do usuário” e indicar se deseja conversar ou realizar a viagem em silêncio.

Dica da Zapay: evite multas conhecendo bem as cores do semáforo e as placas de trânsito.

Motorista Uber pode ouvir música no carro? 

De acordo com a Uber, sim, condutor, você pode ouvir música no carro. Inclusive, alguns passageiros se sentem bem acolhidos com música no ambiente. Vale a pena perguntar se o usuário tem alguma preferência musical ou se ele se incomoda com a música.

Porém, é crucial ter bom senso, condutor. Escolha música cujas letras não tragam palavras de baixo calão ou expressões hiper sexualizadas. Muitos passageiros se incomodam e isso pode lhe custar uma avaliação baixa no app.

Imagem de uma motorista regulando o volume do som, ilustrando que uber pode ouvir som, sim

Se ficar ligado em nossas dicas para Uber, as chances de notas altas são enormes. 😉

Dica de ouro pra facilitar a vida do Uber: conheça a Zapay

Mais uma das dicas para Uber é a facilidade que a Zapay oferece a todos os motoristas brasileiros: conosco você consegue pagar seus débitos veiculares (multas, licenciamento, IPVA, DPVAT etc) de forma totalmente online e segura, e dá até pra parcelar no cartão!

Consulte gratuitamente a sua placa em poucos segundos:

Consulte sua placa grátis

Somos credenciados à SENATRAN e aos DETRANS. Confira portaria no Diário Oficial da União que comprova a nossa atuação:

Esperamos que tenha curtido o conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de tudo em primeira mão!

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!