financiamento de carro pessoas
Categories:

Financiamento de carro: vale a pena mesmo?

Ter o veículo próprio é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, quem não quer ter mais liberdade e conforto de poder ir em qualquer lugar? No entanto, na hora de comprar, as dúvidas chegam: será que devo fazer um financiamento de carro? Vale a pena? 

Se você ainda não tem certeza se financiar um carro é uma boa opção, então continue a leitura deste artigo e confira as principais informações que selecionamos sobre o assunto! Veja se realmente vale a pena financiar um veículo!

O que é financiamento de carro?

Vamos começar explicando o que é um financiamento de carro, um financiamento mais realizado pelos brasileiros do que financiamento de imóvel.  

Basicamente, o financiamento de carro é um tipo de crédito concedido por bancos ou financeiras aos seus clientes, que deverão pagar o valor do dinheiro emprestado em parcelas durante determinado período.

A instituição financeira oferece o valor exato do carro que o cliente deseja, a fim de ser pago à concessionária. 

Além desse valor, o banco ou a financeira escolhida irá adicionar uma taxa de juros adicionada em cada parcela do financiamento.

Quais os tipos de financiamento de carro?

Existem 3 modalidades de financiamento de carros usados ou novos: CDC (Crédito Direto ao Consumidor), leasing e consórcio. Saiba mais sobre elas, a seguir:

  • CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é uma das modalidades mais comuns de financiamento de carros no Brasil. 

Nessa modalidade, o interessado faz um empréstimo em um banco da sua escolha para emprestar o dinheiro e comprar o veículo. 

O cliente negocia diretamente com o banco ou com a intermediação de um vendedor. Uma ótima opção para quem deseja pesquisar as ofertas de crédito no mercado e, por isso, pode conseguir juros menores.

  • Leasing 

Muitos bancos e empresas financeiras oferecem financiamento de carros através da modalidade Leasing. 

Nesse caso, a empresa que intermedia o serviço da compra mantém o nome do carro em seu nome até que as prestações sejam quitadas.

Para financiar um carro com o Leasing não é preciso da intermediação das concessionárias. Além disso, as taxas de juros são negociáveis e fixadas no início do contrato, sem a possibilidade de alterações.

  • Consórcio

O consórcio é um dos tipos de financiamento de veículos mais diferentes dentre as 3 modalidades. 

Essa modalidade reúne um grupo de pessoas para fazer pagamentos mensais a uma operadora, que administra os recursos do consórcio.

Assim, todos os meses, cada membro do grupo recebe um número para participar do sorteio realizado pela operadora.

Mensalmente, um participante é sorteado e recebe uma carta de crédito para comprar o seu veículo. 

Essa opção costuma ser muito vantajosa porque não há juros, apenas é feita a correção monetária e a taxa de administração da operadora. 

O que precisa para financiar um carro?

Para conseguir realizar um financiamento de veículo é preciso atender a alguns requisitos indicados pelo credor. Os mais comuns são: 

  • Ter o nome limpo

É preciso ter o nome limpo para financiar carro para mostrar que o cliente interessado possui um bom histórico e pode ser um ótimo pagador. 

Sendo assim, se você deseja realizar um financiamento de carro, então não pode estar com o nome nas listas de restrição do SPC e do SERASA.

Caso você esteja passando por problemas relacionados a dinheiro e dívidas, no entanto, você tem interesse em financiar um carro, o primeiro passo é limpar o nome para solicitar um financiamento.

  • Ter idade adequada 

Todos os bancos e instituições financeiras que oferecem financiamento de veículos dificilmente realizarão essa modalidade de crédito com pessoas acima de 70 anos.

Portanto, se você estiver planejando financiar seu próximo veículo e tiver a idade acima de 20 anos até 70 anos, então pode fazer um financiamento. 

A explicação para a idade mínima ser 20 anos é que as instituições não conseguem identificar o histórico de compra desse perfil. 

Já a idade máxima ser 70 anos está relacionada com a expectativa de vida no Brasil (75 anos), ou seja, trata-se de um negócio incerto para ser pago em longo prazo.

  • Comprovar renda

É muito importante comprovar a renda para quitar o financiamento do veículo e ter o crédito aprovado.

Essa é uma das ‘seguranças’ que o banco ou instituição financeira possui que indicam que o comprador conseguirá pagar o financiamento.

Geralmente, as empresas de financiamento seguem a lei e as boas práticas do mercado, que indicam que a parcela do financiamento pode comprometer, até no máximo, 30% da renda mensal do devedor.

  • Ter score bom

O score é um índice criado por empresas de análises de crédito que calculam se a pontuação do comprador é boa ou ruim.

Essa pontuação é criada com base no histórico, rendimentos e outros fatores financeiros, capazes de indicar se um comprador é bom pagador ou não.

Os bancos e as financeiras consultam o score do interessado antes de aprovar o financiamento de carro, portanto, procure ter um score suficiente para ganhar o saldo que você deseja.

Vantagens do financiamento de carros

O financiamento de carro possui ótimas vantagens e nós podemos provar. Confira: 

  • Sai com o carro na hora (com exceção do consórcio): o cliente sai com o automóvel assim que fecha o contrato.
  • Pode antecipar as parcelas: o interessado pode antecipar as suas parcelas e se livrar do compromisso antes do esperado.
  • Financiamento é mais acessível: é possível realizar o sonho do carro próprio e realizar os pagamentos das parcelas que cabem no bolso.
  • Trocar de carro antes de terminar de pagar: se encontrar uma pessoa que tope assumir o restante das parcelas do financiamento, basta ir ao banco ou à instituição financeira que realizou o financiamento e fazer o processo de transferência do contrato para o nome do novo dono. Assim será possível trocar de carro, mesmo com algumas parcelas para quitar.

Afinal, vale a pena financiar um carro?

Sim, financiar um carro vale a pena! Estude bem as opções do mercado, faça um planejamento financeiro e escolha a melhor opção que atenda às suas necessidades. 

Assim que estiver com seu carro, evite atrasos nos pagamentos das parcelas e evite multas de trânsito. Mas quando precisar consultar os débitos veiculares conte a ajuda da Zapay. 

Aproveite e compartilhe com mais pessoas que não sabem ainda se o financiamento de carro vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *