Categories:

Bateria do carro com problema? Saiba prevenir

Você sabe detectar os potenciais problemas em uma bateria automotiva? Ou ainda: conhece quais são as funções da bateria de carro? Não?! Fique tranquilo, pois a Zapay está aqui para lhe ajudar com mais este item veicular essencial.

Neste conteúdo, confira dicas sobre o funcionamento da bateria para carro, por que ela não dá choque, se é possível desliga-la, para que serve a bateria do carro, onde fica a bateria em um automóvel, quais são os sinais de problemas e alguns passos para manter a vida útil deste item fundamental. 

A dica que podemos adiantar é que o bom funcionamento da bateria está também relacionado ao modo como o condutor conserva o veículo – ou seja, os cuidados que o motorista e/ou proprietário do veículo deve ter para garantir tanto a conservação do carro quanto seu melhor desempenho. 

Para que serve a bateria no motor do carro? 

Por que a bateria do carro não dá choque? 

Pode desligar a bateria do carro? 

Precisa pagar débitos veiculares e está na dúvida de como fazer? Aqui na Zapay nós tiramos suas dúvidas e ajudamos você a quitar suas dívidas veiculares da melhor maneira. 

Para que serve a bateria no motor do carro?

Entender o que é uma bateria automotiva e sua importância para o funcionamento do veículo é fundamental para o motorista. Não é preciso ser um expert, mas ter o conhecimento suficiente para entender os sons e as necessidades do carro é sempre a melhor opção – sobretudo, para o bolso. 

Ou seja, é preciso prestar atenção à bateria não apenas quando algum problema veicular surge. E vale a pena recordar um pouco as aulas de Química e Física para entender melhor sobre o funcionamento das baterias.

As baterias funcionam como um acumulador recarregável de energia, em uma explicação simples. Elas apresentam um eletrodo positivo, que é feito de dióxido de chumbo, e um eletrodo negativo, que, por sua vez, é feito de chumbo poroso. Desse modo, quando uma carga elétrica é conectada por intermédio da bateria, uma corrente flui através do eletrólito na bateria através da carga externa.

Este processo faz com que a bateria descarregue e, consequentemente, resulte na composição química de ambos os eletrodos mudando para sulfato de chumbo. 

Ainda: uma bateria pode ser carregada ao se colocar uma corrente por intermédio da bateria de uma fonte externa de eletricidade, como dínamo, alternador ou unidade de carregamento. Este processo converte o sulfato de chumbo de volta ao dióxido de chumbo e ao chumbo poroso, que citamos anteriormente,

Assim, conforme a bateria vai se carregando, a eletricidade começa a decompor (hidrolisar) a água no eletrólito em seus elementos contribuintes de hidrogênio e oxigênio, que, por sua vez, são liberados como gás. E isso justifica porque uma bateria gasta água quando é carregada.

Você pode estar se perguntando: “afinal, para que servem as baterias?”. Elas têm como finalidade armazenas energia na forma química, que, depois, será transformada em energia elétrica quando o carro necessitar. 

Assim, cabe às baterias dar a partida no automóvel, além de proporcionar energia para a iluminação interna e externa e manter os sistemas elétricos eletrônicos ativos também quando o veículo estiver desligado. 

As baterias também servem para ajudar no sistema de apoio à condução do veículo, como freio ABS, luzes de freio, sistema eletrônico para controle de injeção, sistema do programa de estabilidade eletrônico e direção com assistência elétrica. 

Cabe a elas também o funcionamento de desembaçadores de vidro, ar condicionado, porta-malas, sensores de estacionamento, sistema multimídia com GPS, teto solar e aquecimento dos bancos. 

Revisão de férias manutenção carro mecânico
Manutenção do carro

Tipos de baterias veiculares

  1. Chumbo: ideal para veículos com motor de combustão interna, startstop e híbridos.
  2. Níquel: esta é a bateria utilizadas em veículos híbridos.
  3. Lítio: também é voltada aos veículos híbridos, híbridos plug-in e também os elétricos.
  4. Sódio: mais uma opção para veículos híbridos plug-in e elétricos.

Por que a bateria do carro não dá choque?

Aqui vai mais uma explicação que remete às aulas de Física: como a tensão de uma bateria (ou pilha) é relativamente muito baixa, ela não consegue romper a resistência do nosso corpo.

Em outras palavras, como a tensão elétrica da bateria é baixa, mesmo que o indivíduo encoste cada uma de suas mãos nos polos da bateria (pilha), ele não sentirá nada. Vale sempre lembrar que a sensação pode variar de um corpo para outro, a depender de sua resistência.

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar o IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Pode desligar a bateria do carro?

Alguns motoristas têm dúvidas sobre o que fazer com a bateria em períodos nos quais o carro será pouco utilizado – por exemplo, caso seu veículo fiquei cerca de duas semanas parado. Não é recomendado que a bateria seja desligada por se tratar de um período curto.

Vale lembrar que, normalmente, uma bateria em bom estado não apresenta problemas nem surpresas caso fique sem uso por cerca de 15 dias.

Nestas situações, quando o condutor for reutilizar este veículo que ficou parado, é importante mantê-lo em funcionamento por, ao menos, 10 ou 15 minutos para que a bateria possa ser carregada.

Importante: é fundamental que o veículo fique ligado e parado, preferencialmente, em locais abertos (ventilados), devido aos gases que saem do escapamento que são tóxicos e podem trazer sérios problemas à saúde e à segurança.

Mas o que acontece se desligar a bateria do carro? Alguns problemas podem ocorrer por conta disso, como mau funcionamento do rádio, além da perda de diversas configurações (personalizações) feitas pelo proprietário do veículo. A configuração volta à original de fábrica – ou seja, o dono do veículo terá que personalizar a configuração novamente e, talvez, para isso, seja necessário ir até a concessionária.

Onde fica a bateria do carro
Onde fica a bateria do carro

Onde fica a bateria de um carro? 

A bateria de um veículo costuma ficar na parte da frente, podendo ser vista assim que o capô é aberto. Porém, em alguns casos, a bateria pode estar localizada no porta-malas ou ainda embaixo do banco.

Para qualquer dúvida ou problema com a bateria do seu veículo, é importante que você consulte o mecânico de sua confiança. Afinal, nada como uma orientação profissional acerca do melhor caminho para aproveitar ao máximo o desempenho do seu carro.

Confira o passo a passo para trocar a bateria do seu veículo e fiquei por dentro deste processo:

  1. Tenha em mãos os seguintes itens: uma bateria nova, uma chave inglesa ou chave fixa e uma palha de aço.
  2. Em seguida, abra o capô do veículo. Importante: o automóvel deve estar desligado e estacionado com segurança.
  3. Você precisa encontrar a bateria no veículo. Uma dica: é possível notar que existem dois cabos ligando a bateria ao motor. Geralmente, há uma indicação do polo positivo e do negativo. Outra pista é que alguns automóveis possuem uma tampa vermelha sobre o positivo.
  4. Mais uma dica, dessa vez voltada à segurança: não segure os dois polos ao mesmo tempo – a consequência para quem faz isso é levar um choque na hora. Portanto, esteja sempre atento.
  5. Com a chave, você deve soltar primeiramente o polo negativo. Tome cuidado: é necessário afastá-lo da bateria para que não encoste no polo positivo e provoque curto.
  6. Depois, solte o polo positivo e não o encoste na lataria do carro. Mais um ponto de atenção.
  7. O passo seguinte é retirar a bateria usada.
  8. Após esta etapa, com a palha de aço, você deve limpar os polos de eventuais marcas de ferrugem ou azinhavre (trata-se daquela camada de cor verde resultante da oxidação do cobre). Caso os polos estejam muito danificados ou corrompidos, possivelmente a melhor alternativa é substituí-los.
  9. Com muito cuidado, é necessário colocar a nova bateria no lugar – preste muita atenção para as marcas de positivo e negativo. Mais um ponto de atenção: é importante que o condutor saiba que a bateria é pesada e, caso ela caia sobre o veículo, irá danificar o veículo, a própria bateria ou ainda machucar seriamente a pessoa que esteja próximo.
  10. Depois de colocar e encaixar a bateria, você deve reconectar cada cabo à bateria – primeiro o positivo, depois, o negativo. A seguir, aperte bem as presilhas dos cabos com a chave, de uma maneira que os cabos não se soltem com a trepidação do carro.
  11. Finalmente, é necessário levar a bateria antiga a algum autoelétrico ou loja especializada. Afinal, por conter chumbo, as baterias devem ser descartadas em lugares específicos e adequados.

Como sei que o problema é a bateria do carro? 

Há alguns indicativos no funcionamento (ou não funcionamento) do veículo que entregam ao motorista que possivelmente há algum problema com a bateria. Por exemplo, quando a bateria está descarregada, nenhuma luz pisca ao apertar o botão de alarme do carro, bem como o painel do veículo não acende quando o condutor gira a chave de ignição.

Para saber se está na hora de trocar a bateria, atente-se a estes sinais: se as luzes do painel do carro acende, mas o condutor não consegue dar a partida; se a bateria está danificada, apresentando algum vazamento ou mesmo corrosão; e se a bateria do carro já é bastante antiga – acima de dois (2) anos de utilização.

Vale o reforço: na dúvida sobre o funcionamento do seu veículo ou se sinais que você desconhece apareceram, procure uma oficina mecânica de sua confiança ou mesmo a concessionária do automóvel (sobretudo, veículos ainda na garantia).

Bateria de carro: dicas
Bateria de carro: dicas

Dicas para manter a vida útil da bateria

Nada pior do que ver algum problema na bateria, como o encurtamento de sua vida útil, não é mesmo?! A Zapay separou algumas dicas para que a vida útil da bateria veicular possa ser mantida e aproveitada da melhor forma. Spoiler: isso está diretamente relacionado aos cuidados e ao modo como o condutor trata o carro.

  1. Esteja atento ao uso excessivo de itens elétrico com o motor desligado.
  2. A manutenção dos terminais da bateria é um cuidado fundamental para o bom funcionamento da mesma.
  3. Caso você use o carro apenas de vez em quando, tenha o cuidado de ligar o motor periodicamente.
  4. Antes de desligar o motor do veículo, desligue todos os itens elétricos. Deixá-los ligados pode sobrecarregar a bateria, uma vez que os itens serão ligados assim que você girar a chave.
  5. Deixar a luz interna ligada, o rádio ou faróis ou instalar incrementos que não são de fábrica, sem a avaliação de um especialista, são deslizes que contribuem para o encurtamento da vida útil do carro.
  6. Atente-se para comprar a bateria correta para o seu carro.

Dicas da Zapay!

Dica 1: Aprenda como consultar débitos veiculares.

Dica 2: Saiba o que é o coxim do motor

Dica 3: Fique por dentro do Kwid E-Tech, o carro elétrico mais barato do Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *