IPVA 2024 RS
Categories:

IPVA 2024 RS: consulta, preço da alíquota e calendário

Fique ligado sobre os caminhos para o pagamento do IPVA 2024 RS e deixe a vida burocrática do seu veículo em dia. Confira as dicas que a Zapay separou para você, condutor!

Saiba ainda o que pode acontecer caso o proprietário do veículo automotor não quite essa obrigação e quais as opções de pagamento – para que o você possa se preparar financeiramente da melhor forma possível.

– IPVA 204 RS

– Quem deve pagar o IPVA 2024 RS?

– Como é feito o cálculo?

– Quando vencem as parcelas?

– Como emitir o documento de cobrança?

– O que ocorre se não pagar o IPVA 2024 RS?

– Onde realizar o pagamento?

– Pague com a Zapay?

– Tenho pendências do IPVA 2023, o que fazer?

Dica da Zapay: saiba mais sobre o IPVA 2024 RS.

IPVA 2024 RS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul já definiu o cronograma para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2024.

O Governo gaúcho estabeleceu que o pagamento do tributo apresentará benefícios tanto para antecipação quanto para aqueles que optarem por estender o prazo de quitação.

O início do pagamento do IPVA foi dia 20 de dezembro. Aqueles que efetuarem o pagamento entre os dias 20 e 28 de dezembro serão contemplados com um desconto de antecipação de 6%. Além disso, não estarão sujeitos à variação da Unidade Padrão Fiscal (UPF) do Estado, que, de acordo com os índices inflacionários, é estimada em 4,53%. Essa combinação de desconto e isenção da variação da UPF resulta em uma redução potencial significativa de 10,53%.

A data de vencimento da quitação do IPVA para aqueles que optarem por não fazer antecipação ou parcelamento será até abril, conforme o final da placa – vale lembrar que a data para cada veículo é definida segundo o número final da placa.

Os donos de veículos automotores de todas as categorias poderão contar ainda com o parcelamento do tributo, que pôde ser pago em até seis vezes, com data limite de solicitação em 31 de janeiro.

Dica da Zapay: fique por dentro do pagamento do IPVA 2024.

Quem deve pagar o IPVA 2024 RS?

O IPVA 2024 deve ser pago por todos os proprietários de veículos automotores fabricados a parti de 2004, exceto aqueles isentos por lei. Assim, é possível solicitar a isenção desse tributo aos motoristas que se enquadram como pessoas com deficiência (PcD), transporte escolar, instituições escolares, dentre outros.

Como é feito o cálculo?

O cálculo do IPVA RS é feito com base em alíquotas, que são distribuídas da seguinte maneira: 

  • 3% para automóveis e camionetes.
  • 2% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas.
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e automóveis, além de camionete para locação.

Os valores a serem pagos são baseados no preço da Tabela FIPE.

As guias para a quitação do IPVA podem ser emitidas no site da Receita Estadual do Rio Grande do Sul. O documento pode ser pago na rede bancária credenciada – Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Sicoob, Sicredi ou Pix via QR code em mais de 760 instituições.

Desconto Bom Motorista e desconto Bom Cidadão

Os condutores que resolverem quitar o IPVA até a data correta de vencimento, poderão contar com os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão – com tais bonificações mais o desconto por antecipação, a redução pode chegar a 28,06% do valor do tributo, caso o motorista faça uso da cota máxima de cada benefício.

Por exemplo, o Bom Motorista reduz até 15% do imposto para os proprietários de veículos que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito. Por sua vez, o programa Bom Cidadão oferece desconto de 5% ao contribuinte que possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023.  

Quando vencem as parcelas?

Para 2024, o vencimento do IPVA segue o calendário montado com base no número final das placas de veículos automotores:

CALENDÁRIO 2024

Final de placa

Cota com desconto 6% + UPF

Cota com 6% de desconto

Cota com 3% de desconto

Cota com 1% de desconto

Cota sem desconto

1

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

24 de abril

2

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

24 de abril

3

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

25 de abril

4

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

25 de abril

5

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

26 de abril

6

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

26 de abril

7

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

29 de abril

8

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

29 de abril

9

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

30 de abril

0

28 de dezembro

31 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

30 de abril

 

Calendário IPVA 2024 RS

Como emitir o documento de cobrança?

No que diz à emissão do documento de cobrança, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN RS) destaca que não há guia ou boleto para pagar o IPVA e o licenciamento do veículo para o ano vigente. Sendo assim, as opções são:

  1. Bancos conveniados ao DETRAN RS, tais como Banrisul, Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco.
  2. Pix, de modo que é necessário gerar o código no aplicativo IPVA RS ou nos sites oficiais: do DETRAN RS ou da Fazenda Estadual.
  3. Uma instituição financeira autorizada pelo DETRAN RS, na modalidade da contratação de um empréstimo ou financiamento, sobre o qual incidirão juros e tarifas.  

O que ocorre se não pagar o IPVA 2024 RS?

Caso o proprietário do veículo não efetue o pagamento do IPVA, ele será punido com multa e taxas extras. Lembre-se, condutor: quem não está com o IPVA em ordem fica impedido de fazer o licenciamento anual do carro ou da moto – e essa é mais uma obrigatoriedade que os proprietários têm. 

A Zapay é uma aliada também nesses momentos. Use a nossa plataforma e parcele todos os seus débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito.

Onde realizar o pagamento?

O pagamento do IPVA (em exercícios e os que estejam em Dívida Ativa) pode ser realizado diretamente na rede bancária credenciada, seja nos bancos, agências ou autoatendimento.

Lembre-se, condutor: o pagamento do débito em cobrança judicial não abrange honorários e custas processuais. 

Para realizar o pagamento na rede bancária, é necessário ter em mãos o número da placa e do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Os bancos que possibilitam essa quitação são: Banrisul, Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco.

Há ainda outras opções para a quitação do IPVA, que pode ainda ser feita vai Pix. Basta acessar o QR Code no portal da Receita Estadual, portal do DETRAN ou aplicativo IPVA, disponível na AppStore e Google Play.

Uma curiosidade quanto ao pagamento do IPVA 2024 RS: quem quitar esse tributo entre os dias 20 e 28 de dezembro de 2023 poderá contar com desconto de 6% dado pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Desse modo, com o pagamento ocorrendo em dezembro do ano anterior e o dono do veículo sendo beneficiário dos programas “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”, os descontos poderem chegar a 10,53%.

Pague com a Zapay!

Vale a pena reforçar, mais uma vez, que a Zapay é uma grande aliada quando o assunto é o pagamento de débitos veiculares e a manutenção da ordem da vida burocrática do seu veículo. Na plataforma, o condutor pode ter informações sobre o automóvel, além das dinâmicas do trânsito e do mercado automotivo.

De um jeito seguro e prático, o motorista pode parcelar multas, impostos e demais tributos em até 12 vezes utilizando o cartão de crédito, por exemplo. Há ainda outras formas para realizar o pagamento, como PIX, boleto, Ticketlog e Voucher. Basta escolher a opção que melhor cabe em seu bolso. 

Como baixar o App da Zapay 

Para baixar o app da Zapay, o amigo motorista deve ter acesso à internet em seu celular e baixar o aplicativo na Apple Store ou no Google Play.

IPVA, multas, licenciamento

Confira qual é o caminho para quitar IPVA, multas e licenciamento com a Zapay: 

Passo 1: consulte débitos pela placa do veículo. Você só precisa digitar a placa do veículo e pressionar o botão “Consultar débitos”.

Passo 2: confira o resultado da consulta. Caso haja qualquer débito referente ao seu veículo (por isso a importância do número da placa), ele aparecerá nesta etapa. O passo seguinte é informar a sua conta da Zapay, com seu e-mail e senha. Se você ainda não tiver o cadastro, basta abrir uma conta em: https://www.usezapay.com.br/ .

Ao informar o e-mail e a senha, você deve selecionar o débito que deseja quitar. Pressione o botão “Pagar agora”.

Passo 3: escolha como deseja pagar. Você pode optar entre pagamento em 12 vezes usando o cartão de crédito, PIX, boleto, Ticketlog ou Voucher. Escolha a melhor opção e clique em “Pagar agora”.

Tenho pendências do IPVA 2023, o que fazer?

Em caso de atraso no pagamento do IPVA RS, o motorista terá que arcar com multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Existe também a possibilidade de inscrição em Dívida Ativa do contribuinte depois de dois meses em situação de inadimplência.

Assim, além do maior custo para o pagamento do IPVA, o condutor que perder o prazo de vencimento do tributo corre o risco de ter o automóvel apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN RS), caso ele seja flagrado circulando pelas vias públicas.

É importante frisar que o proprietário que escolheu pelo parcelamento do IPVA em seis vezes, desde janeiro, segue com o calendário de parcelas aberto até junho. Fique ligado!

O que é Dívida Ativa?

Mas, afinal de contas, o que seria a Dívida Ativa? De acordo com o Serasa, são todas as contas para o governo que deixamos de pagar, tais como impostos (por exemplo, IPVA ou IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano), taxas e multas, e que são enviadas para a dívida ativa. Confira algumas situações possíveis:

  • Quando o contribuinte não paga o IPTU, gera a inscrição do débito na Dívida Ativa do Município em questão.
  • Por sua vez, o IPVA é inscrito na Dívida Ativa do Estado.
  • Ao deixar de pagar o Imposto de Renda, conforme a legislação, a pendência é inscrita na Dívida Ativa da União.

É importante ter em mente que há duas categorias para esse tipo de dívida. A primeira é a tributária, que pode ser qualquer tipo de imposto. Já a segunda é a não-tributária, que inclui pagamento ao governo que não envolva impostos, tais como taxas de ocupação, de serviços prestados em lugares públicos ou indenizações.

Confira ainda como regularizar uma Dívida Ativa:

IPVA:

  1. O proprietário deve comparecer a um posto da Secretaria da Fazenda da cidade onde o veículo é emplacado;
  2. Um boleto será gerado para a quitação da dívida.
  3. Após a quitação, está livre desse débito e com a situação do seu veículo regularizada.

Contas de consumo (como água, luz, gás, dentre outras)

  1. O contribuinte deve procurar as agências responsáveis e conferir o valor da dívida.
  2. Imediatamente, é possível obter um boleto para o pagamento e regularização do débito.

IPTU

  1. Para regularizar, o contribuinte deve procurar a Prefeitura do município onde se localiza o imóvel.
  2. Fique atento: saiba qual é o valor do seu débito.
  3. Uma guia para pagamento será emitida. Depois disso, é só pagar para a situação ficar regularizada.

Tenha em mente que, se o débito chegou a valores muito altos, é possível aproveitar algumas facilidades para parcelar. Porém, depende do valor da dívida. É válido também tentar negociar para o pagamento à vista, pois pode ser mais vantajoso para o seu bolso. 😉

Outro ponto importante é que a Dívida Ativa apenas prescreve quando é tributária. Assim, o direto que a Fazenda Pública tem para cobrar uma dívida tributária é de cinco anos – depois desse período, a dívida prescreve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *