Categories:

IPVA 2022 PB: Como consultar as datas de pagamento?

Você sabe qual é a relação entre IPVA DETRAN PB? Um spoiler: este é um caminho seguro para que você possa consultar IPVA DETRAN PB e também quitar este débito veicular.

Embora este seja um conteúdo sobretudo voltado aos condutores do estado da Paraíba, as dicas aqui presentes podem, sim, auxiliar condutores que mores em outros estados brasileiros e também no Distrito Federal.

Aprenda a fazer o seu DETRAN PB IPVA, de um jeito simples e sem dores de cabeça, e cuide sempre para andar com a documentação do seu veículo em dia. Boa leitura!

IPVA 2022 PB: Datas de pagamento

Antes que o amigo motorista conheça o calendário de IPVA destinado ao estado da Paraíba em 2022, vale a pena destacar o que quer dizer a sigla e qual a função do imposto.

O IPVA é a sigla para Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, um tributo obrigatório e de periodicidade anual. Seu fato gerador é mera propriedade do veículo – ou seja, o imposto incide sobre a propriedade de veículos.

Vale dizer que este é um imposto que recai sobre os veículos automotores terrestres, como motos, carros, ônibus, caminhões, micro-ônibus, máquinas agrícolas, ciclomotores, entre outros.

É importante que o proprietário de veículo saiba que este é um imposto estadual, onde somente os estados e o Distrito Federal têm a competência para instituí-lo, segundo o artigo 155, Inciso III da Constituição Federal.

A arrecadação do IPVA é dividida da seguinte forma: 50% dos valores arrecadados ficam com os estados e o Distrito Federal e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão registrados. Esta divisão é uma previsão que consta na Constituição Federal Brasileira.

A alíquota do IPVA varia de estado para estado. Na Paraíba, por exemplo, é de 2,5%. O valor estabelecido é feito com base na porcentagem sobre o valor de mercado do veículo definido pela Tabela FIPE. Esta tabela é estabelecida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações.

Você já reparou que cada estado tem autonomia para estabelecer o valor da alíquota de IPVA, certo?! Cabe a cada um deles estabelecer as condições e as datas para o pagamento tanto do IPVA quanto do licenciamento 2022 PB (o documento que atesta se o veículo está autorizado a andar pelas vias públicas).

Conheça a seguir o calendário destinado ao pagamento do IPVA 2022 PB.

Faça sua consulta gratuita e pague em até 12x.

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Com a Zapay você vai:

Conheça nossos serviços e aprenda como fazer a consulta de multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Calendário 2022

 Final de placa 1ª parcela ou cota única com redução de 10% do IPVA 2ª parcela do IPVA 3ª parcela ou Cota única sem redução do IPVA

 e licenciamento DETRAN

1 31 de janeiro de 2022 25 de fevereiro de 2022 31 de março de 2022
2 25 de fevereiro de 2022 31 de março de 2022 29 de abril de 2022
3 31 de março de 2022 29 de abril de 2022 31 de maio de 2022
4 29 de abril de 2022 31 de maio de 2022 30 de junho de 2022
5 31 de maio de 2022 30 de junho de 2022 29 de julho de 2022
6 30 de junho de 2022 29 de julho de 2022 31 de agosto de 2022
7 29 de julho de 2022 31 de agosto de 2022 30 de setembro de 2022
8 31 de agosto de 2022 30 de setembro de 2022 31 de outubro de 2022
9 30 de setembro de 2022 31 de outubro de 2022 30 de novembro de 2022
0 31 de outubro de 2022 30 de novembro de 2022 29 de dezembro de 2022

Segundo o DETRAN PB, as taxas e multas da competência do órgão, correspondentes ao mês de emplacamento, deverão ser pagas integralmente pelo usuário até a data limite da terceira parcela, salvo os casos de parcelamento ou isenção previstos por lei.

Vale sempre lembrar que é primordial o pagamento do IPVA 2022 PB, pois a não quitação deste imposto, além de gerar multa com juros, ainda impede que o licenciamento do veículo em questão seja feito. E, se o automóvel estiver circulando em vias públicas sem o documento atualizado e pago, o carro poderá ser apreendido pelas autoridades competentes. Ou seja, uma dor de cabeça completamente evitável, tanto no desgaste emocional quanto no prático. Um veículo sem licenciamento pode até mesmo ser apreendido, além de autuado.

Como parcelar o IPVA PB no DETRAN?

No site do SEFAZ – sefaz.pb.gov.br –, é possível emitir o boleto referente ao IPVA e também, se o condutor preferir, selecionar a opção “Parcelamento IPVA – Cartão de Crédito”.

Uma nova janela se abrirá. Nela haverá duas opções para que você realize o pagamento parcelado: o CredPlay e o PagPlan. Basta escolher a opção que melhor encaixe no seu bolso e, assim, dar andamento ao pagamento do imposto anual.

É possível parcelar o IPVA PB em até três vezes, conforme você pode observar no tópico anterior. Atente-se sempre às datas e ao final de placa do seu veículo, pois o pagamento antecipado pode lhe trazer alguns descontos – e em tempos os quais economizar é palavra de ordem, nada como fazer um negócio vantajoso também na hora de quitar taxas, impostos e demais débitos veiculares do seu automóvel, não é mesmo?!

Ficou na dúvida se vale mais a pena parcelar o IPVA ou se organizar e pagar a cota à vista? Fique tranquilo, pois a Zapay preparou este conteúdo para lhe ajudar a resolver essa questão. Um ponto é factual: o motorista que consegue pagar o IPVA antecipadamente, consegue também descontos pela pontualidade. Agora, o que alguns talvez não saibam, é que o desconto pode ocorrer quando pago em outras datas posteriores. O que muda é a porcentagem desse desconto, que se reduz conforme o passar dos meses, antes do vencimento, obviamente.

Descubra como consultar o IPVA PB

Para consultar o IPVA PB, o proprietário do veículo deve entrar na página do SEFAZ – sefaz.pb.gov.br. Em seguida, deve clicar na aba “Portal do Cidadão” e procurar pelo botão IPVA.

Nele, o usuário deve procurar pela aba “Serviços” e clicar em “Consultar débitos”. Para ter acesso aos dados, você deve ter em mãos o número do CPF (Pessoa Física) ou do CNPJ (Pessoa Jurídica), além do número da placa do automóvel e do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Outra alternativa para consultar seu IPVA PB é acessar o site do DETRAN PB – detran.pb.gov.br. Na página inicial, no acesso rápido, procure por IPVA. Em seguida, uma nova aba se abrirá, onde é possível emitir a DAR IPVA (Documento de Arrecadação e Pagamentos).  Tenha em mãos o número do CPF ou do CNPJ, a placa do veículo e o RENAVAM.

Confira a página especial que a Zapay preparou para o DETRAN PB e seus serviços. Nela, você pode consultar o IPVA, o licenciamento, além das multas. Dá também para descobrir todos os débitos do seu automóvel, de forma totalmente gratuita – e você pode resolver todas as suas pendências e os seus débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito. Acesse e confira as facilidades.

Como pagar? 

O pagamento do boleto de IPVA pode ser feito com a emissão e impressão do boleto, que fica disponível tanto no SEFAZ PB quanto no DETRAN PB.

Atente-se sempre ao final da placa do seu veículo, pois a orientação sobre as datas de vencimento é feita a partir deste número, conforme você pode observar no calendário disposto neste artigo.

O pagamento deve ser efetuado nas agências bancárias conveniadas, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, no serviço de autoatendimento destas instituições financeiras. Se preferir, a quitação pode ser feita também em casas lotéricas ou ainda utilizando o internet banking ou mobile banking – o aplicativo disponível pelos bancos em aparelhos móveis, como os smartphones.

Quais as vantagens em pagar o IPVA PB com a Zapay

Para efetuar o pagamento do seu IPVA e também de outros débitos veiculares, a Zapay é uma mão na roda! Afinal, estamos presentes em 25 estados brasileiros e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos, integrados aos DETRANS de todas as regiões do Brasil. E a Zapay atende a todas as preferências, tanto se você deseja pagar os débito on-line quanto se também preferir a quitação em postos físicos. Aquilo que for mais confortável ao motorista e sua família.☺

Na Zapay, você pode consultar os débitos do veículo, como IPVA, licenciamento, multas e DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Para isso, é preciso acessar o nosso site e seguir este passo a passo:

  1. Consultar os débitos pela placa do veículo.
  2. Se existirem débitos de seu veículo em aberto, estas informações apareceram na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com esta ativação, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX, pagar via boleto, TicketLog ou ainda Voucher. É só escolher a opção e efetuar o pagamento.

Se você deseja baixar o app da Zapay, saiba que ele está disponível tanto para quem o sistema Android quanto o iOS. Com o nosso app, você pode consultar os débitos do seu carro, realizar pagamentos, além de ficar por dentro das novidades sobre o mundo dos veículos e ter um canal direto para atendimento na palma da sua mão.

O app da Zapay é seu aliado, pronto para lhe resgatar da burocracia e também para dar aquela turbinada nos assuntos sobre o seu veículo, de um jeito simples e intuitivo. Confira o melhor da nova versão do Zapay App e baixe agora!

Dicas da Zapay!

Dica 1: Confira esta lista que preparamos e confira as datas dos pagamentos de IPVA 2022 de cada estado brasileiro.  Compartilhe com amigos e familiares do seu estado e também de outras localidades em todo o Brasil. O importante é estar com a documentação sempre em dia.

Dica 3: Quer aprender como puxar o IPVA do seu veículo? Então, vem com a Zapay e tire todas as suas dúvidas sobre o processo neste artigo que montamos para você. Vale sempre lembrar que: o IPVA é um imposto obrigatório e anual, portanto, todos devem aprender a como acessar este documento. Fique sempre atento a este imposto.

Dica 3: Ainda: confira este conteúdo sobre Dívida Ativa e entenda suas consequências. Spoiler para quem não conhece a Dívida Ativa: trata-se do cadastro dos governos municipal, estadual e federal, para controlar pessoas que possuem débitos não quitados com eles. Sobretudo, aqueles que estão relacionadas a situações de impostos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *