dívida ativa e ipva
Categories:

IPVA atrasado em SC: quais as consequências e como pagar?

Uma das maiores preocupações dos brasileiros é manter as obrigações fiscais em dia para evitar complicações futuras. O não pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), por exemplo, pode gerar dores de cabeça relacionadas a juros e ao licenciamento do veículo.

Os condutores de Santa Catarina que deixaram o prazo de pagamento passar têm a alternativa de parcelar o IPVA SC atrasado, como você verá abaixo. 

Vale lembrar que o IPVA é o imposto anual que você precisa pagar para que o seu veículo tenha permissão para circular livremente pelas vias públicas brasileiras. Caso queira se informar melhor, dê uma olhada no nosso conteúdo sobre como calcular o IPVA em 2022.

Como saber se estou com IPVA atrasado?

Para saber a situação do seu IPVA, é possível acessar o site do Detran SC e checar as informações do seu veículo, inserindo alguns dados de identificação dele: placa e número Renavam.  Mas nós simplificamos: na Zapay, você pode consultar os débitos do seu veículo, incluindo licenciamento, IPVA e multas, além de escolher sua opção de pagamento.  Para entender melhor os prazos do IPVA SC 2022, confira abaixo a tabela com as datas de vencimento dele: 
Final da placaQuota única1ª parcela2ª parcela3ª parcela
131/jan10/jan10/fev10/mar
228/fev10/fev10/mar10/abr
331/mar10/mar10/abr10/mai
430/abr10/abr10/mai10/jun
531/mai10/mai10/jun10/jul
630/jun10/jun10/jul10/ago
731/jul10/jul10/ago10/set
831/ago10/ago10/set10/out
930/set10/set10/out10/nov
031/out10/out10/nov10/dez

Quais as consequências de não pagar o IPVA?

Se você não pagar o IPVA até a data de vencimento, serão aplicados juros de 0,3% por dia de atraso e eles serão congelados quando atingirem 20% do valor do imposto. Essas penalidades aumentarão caso sua dívida passe a integrar o cadastro de dívida ativa do governo.

Além disso, o pagamento do IPVA é necessário para regularizar o licenciamento do seu veículo e, assim, emitir o CRLV atualizado. Por sua vez, circular sem esse documento atualizado é uma infração gravíssima, o que gera multa de R$ 293,47 e dá 7 pontos na CNH.

Dá pra parcelar o IPVA SC atrasado? Como pagar?

Para pagar o IPVA atrasado e tirar essa preocupação das suas costas, acesse o site do Detran SC e insira os dados necessários para emitir a guia de pagamento para regularização de débito. Isso gerará um boleto já com o valor atualizado da dívida.

Aqui na Zapay, nós facilitamos o processo de pagamento para você. Além disso, nosso sistema integrado ao Detran SC oferece a opção de parcelar o IPVA atrasado, para que você possa planejar suas finanças com mais tranquilidade.

Embora seja importante se atentar aos prazos de vencimento do IPVA SC para evitar complicações, é possível pagá-lo após essas datas. 

Além disso, você tem como parcelar o IPVA SC atrasado em até 12x e consultar facilmente todos os débitos do seu veículo por meio do sistema da Zapay, que é integrado com 25 DETRANS de todas as regiões brasileiras. 

Por fim, se quiser aprender mais sobre obrigações fiscais, multas, CNH e diversos outros assuntos que ajudarão você com as questões do seu veículo, dê uma olhada no Blog da Zapay, que está cheio de conteúdos exclusivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *