Imagem da miniatura de um carro em cima de uma pirâmide de moedas, ilustrando o conteúdo que explica se ipva atrasado dá multa.
Categories:

IPVA atrasado dá multa? Entenda as consequências

Será que o IPVA atrasado dá multa? A Zapay lhe ajuda a entender tudo e já adianta o spoiler: o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é uma obrigação que todo dono de carro, moto, ônibus, caminhão, dentre outros, deve pagar todos os anos.

Confira quais são as punições em caso de atraso do IPVA e saiba como manter as burocracias do seu veículo em dia. Coloque seu cinto e embarque nessa com a gente para entender se IPVA atrasado dá multa e tudo mais que você precisa ficar sabendo!

IPVA atrasado dá multa?

Sim, amigo motorista, o IPVA atrasado dá multa: mas não de trânsito, e sim uma multa no pagamento em si, do tipo que o preço fica cada vez mais caro a cada dia que atrasa!

A multa de atraso pelo pagamento do IPVA varia de estado para estado. Em SP, por exemplo, dá acréscimo de 0,33% por dia de atraso, que pode chegar até 20% (o que corresponde a 60 dias). Além disso, há juros mensais baseados na taxa Selic!

Tenha em mente que o IPVA atrasado não rende uma infração de trânsito (ou seja, nenhuma daquelas que constam no Código de Trânsito Brasileiro – CTB), mas, sim, uma multa de pagamento, mesmo. 

Desse modo, trafegar com o veículo cujo IPVA está atrasado configura em infração gravíssima, cujo valor da multa é R$ 293,47 e desconto de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

IPVA atrasado não dá multa de trânsito, mas licenciamento dá! 

Não vacile, pois apesar do IPVA em atraso não gerar multa de trânsito, estar com o IPVA em dia é um dos requisitos para fazer o licenciamento anual do seu veículo (e isso, sim, dá multa!).

Circular com o veículo sem que o licenciamento esteja em dia configura em infração de trânsito gravíssima e a multa a ser pago é no valor de R$ 293,47, fora que ainda desconta sete pontos na CNH e o veículo pode ser guinchado (imagina ter que arcar com as diárias no pátio do DETRAN? Ninguém merece, né… Então vamos andar sempre com o IPVA em dia, para que o licenciamento também esteja e assim você evite todo esse perrengue.

Dica: para que o licenciamento veicular esteja em dia, além de ser necessário pagar o IPVA (a não ser que o seu carro esteja isento de IPVA), tem também a taxa de licenciamento e possíveis débitos em aberto (multas em geral: excesso de velocidade, zona azul e todas as outras incontáveis multas que existem). Caso seu licenciamento não esteja em dia, saiba mais sobre licenciamento atrasado.

Quanto custam os juros e a multa por atrasar o pagamento do IPVA

Uma coisa é fato: o IPVA atrasado não dá multa, mas dá multa no pagamento e dói no bolso. Esse valor pode variar a depender de cada estado, então o ideal é procurar no site do DETRAN do seu estado propriamente dito, mas trouxemos alguns exemplos para você ter uma noção!

Confira quanto a multa por atrasar o pagamento do IPVA e os respectivos juros em alguns dos principais estados:

  • Multa de IPVA atrasado em São Paulo: há multa diária de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à taxa Selic, de no mínimo 1% ao mês, incidente sobre o valor do imposto acrescido da multa. Caso esteja em atraso, o sistema automaticamente atualizará o valor do débito a ser pago.
  • Multa de IPVA atrasado em Minas Gerais: a multa é calculada sobre o valor atualizado do imposto ou de sua parcela, sendo 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo (30º) dia do vencimento ou de 20%, a partir do trigésimo primeiro (31º) dia, mais juros de mora por mês.
  • Multa de IPVA atrasado na Bahia: é cobrada multa de mora de 0,11% ao dia, limitada a 10%.
  • Multa de IPVA atrasado no Paraná: após 30 dias de atraso, o acréscimo de juros e multa é fixado em 10% do valor do imposto. 
  • Multa de IPVA atrasado no Rio de Janeiro: incide multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, mais juros.
  • Multa de IPVA atrasado em Goiás: para pagar a multa mínima, de 8%, o contribuinte deve efetuar o pagamento do IPVA até 30 dias após o vencimento. Entre 31 e 60 dias após o vencimento, a multa passa a ser de 12%.  A multa máxima, de 20%, ocorre após 90 dias de inscrição na Dívida Ativa. 

Já temos também esse conteúdo que fala especificamente sobre: IPVA atrasado em Santa Catarina. É de lá? Não deixe de conferir!

Meu carro pode ser recolhido por IPVA atrasado? 

Não, caso o IPVA esteja atrasado isso não é motivo para o seu carro ser recolhido, mas a falta do licenciamento em dia é motivo, sim!

E uma vez que o IPVA atrasado impede o licenciamento do carro, uma coisa acaba levando a outra. Mas não é o atraso do IPVA que faz o seu carro ser recolhido, e sim, o atraso do licenciamento!

Além disso, há aplicação de multas diárias, uma vez que o automóvel estará no pátio do DETRAN. Ou seja, somando tudo isso o prejuízo pode ser muito maior do que o valor devido com o IPVA atrasado e o licenciamento – e pensar que tudo isso começou pensando somente no problema da multa por IPVA vencido, não é mesmo? 

Lembre-se: para recuperar o carro depois dele ser recolhido, é necessário quitar todas as dívidas relacionadas a ele, além de validar alguns documentos – processo que pode ser demorado e burocrático. Na situação extrema, se o proprietário não efetuar os pagamentos pendentes, o carro pode ir à leilão. 

A regra é sempre manter seus débitos em dia, inclusive aqui na Zapay dá até mesmo para parcelar eles quando você estiver mais apertado… o que não dá é pra atrasar e arriscar passar esse perrengue todo (depois o custo acaba sendo até maior).

Dica da Zapay: fique por dentro do pagamento de IPVA para transferência de veículo.

Como consultar e pagar IPVA atrasado? 

Aqui na Zapay você consegue pagar seu IPVA em atraso de forma totalmente online, prática e segura 😉 

A Zapay é uma empresa parceira para parcelamento de débitos: somos credenciados pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e em 25 DETRANS do Brasil!

Somos uma grande aliada quando o assunto é o pagamento dos débitos do seu veículo. E se a sua dor de cabeça atualmente é sobre IPVA atrasado e multas, saiba que podemoos te ajudar!

Aqui você pode parcelar débitos (como o IPVA, multas etc) em até 12 vezes utilizando o cartão de crédito, por exemplo. Então não tem desculpa para deixar o IPVA atrasar… Lembre-se: o perrengue pode ser maior depois. Sempre quite seus débitos!

Temos um sistema online integrado aos DETRANs de todo o país, através dele você consegue consultar seus débitos de forma online, rápida e totalmente gratuita. Dgite abaixo os seus dados e consulte agora mesmo:

Consulte sua placa grátis

Conheça o App Zapay: seu amigo sempre em mãos!

Também é possível baixar o app da Zapay e realizar suas consultas e pagamentos por lá!

Basta baixar o aplicativo ZAPAY na Apple Store ou no Google Play.

Confira como é fácil quitar seus débitos dentro do App da Zapay: 

  • Passo 1: consulte débitos pela placa do veículo. Você só precisa digitar a placa do veículo e pressionar o botão “Consultar débitos”.
  • Passo 2: confira o resultado da consulta. Caso haja qualquer débito referente ao seu veículo, ele aparecerá na tela já com os valores! 
  • O passo seguinte é selecionar quais débitos você quer pagar (de preferência, todos, né?)
  • Depois seleciona a forma de pagamento (cartão de crédito, PIX e muito mais)
  • Confirma o pagamento e pronto, simples assim!

Nascemos para descomplicar a vida dos motoristas brasileiros. Somos do tipo de gente que não suporta perder tempo em fila, sabe?

Use a tecnologia ao seu favor e resolva as coisas de forma mais prática com a Zapay. O século XXI realmente chegou!

Imagem de um motorista pagando o ipva atrasado com parcelamento no cartão de crédito via app zapay pelo celular.

Dica da Zapay: lançamos recentemente uma ferramenta incrível – a calculadora de gasolina! Confira, salve para utilizar sempre, nos diga o que achou e aproveite. Esperamos que seja útil! 

Saiba o que fazer se o IPVA atrasado virar dívida ativa 

Como vimos, os problemas podem estar muito além do simples IPVA atrasado dá multa”. 

Inclusive, outro ponto importantíssimo é que caso haja um atraso no pagamento do IPVA superior a 90 dias, o CPF ou o CNPJ do proprietário pode ser inscrito na Dívida Ativa do estado. 

Assim, o devedor será inscrito na Procuradoria Geral (PGE), órgão responsável por gerar a Certidão de Dívida Ativa (CDA).

Na prática, isso significa que se o IPVA virar dívida ativa, o dono do veículo fica com o nome sujo e poderá até mesmo ter os bens penhorados para que a dívida seja quitada. O não pagamento do IPVA, de licenciamento e de multas, inclusive as mais frequentes multas por excesso de velocidade, pode sujar o seu nome. Ou seja, uma tremenda dor de cabeça!

Mas há como regularizar a situação com o Fisco antes que chegue nesse ponto: basta quitar os débitos pendentes que foram inscritos na dívida ativa, como o IPVA em atraso, licenciamento ou o que quer que seja.

Fique atento aos prazos e evite futuros atrasos no IPVA

Entre dezembro do ano anterior e janeiro do ano vigente saem os calendários do IPVA: eles indicam qual é a data destinada para o pagamento de IPVA e eles dividem os carros de acordo com o final da placa. 

Fique atento a esse calendário e nunca mais terá que se preocupar sobre coisas como se IPVA atrasado dá multa.

O dono do automóvel deve se atentar ainda à categoria do veículo, pois cada uma delas tem uma alíquota diferente – percentual que ainda pode variar a depender de cada estado. Por exemplo, no estado de São Paulo, as alíquotas de IPVA das categorias são: 

  • 4% para carros de passeio. 
  • 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado.
  • 1,5% para caminhões.
  • 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

Para ter uma noção e entender na prática, confira abaixo como exemplo o calendário paulista para o pagamento do IPVA 2024 (dados informados pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo).

Calendário para Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares

Tabela com o calendário do IPVA para veículos de SP em 2024, atente-se a ela para evitar ipva atrasado e multas

Calendário para Caminhões e Caminhões-tratores

Tabela com o calendário do IPVA para caminhões e caminhões tratores de SP em 2024, atente-se as datas para evitar ipva atrasado e multas

E aí, entendeu de uma vez por todas se IPVA atrasado dá multa?

Se você buscava entender se IPVA atrasado dá multa, agora já entendeu que apesar de não dar uma multa de trânsito, gera a famosa multa no pagamento. E o pior: impede o licenciamento do veículo (e isso, sim, dá multa e recolhe o veículo pro pátio!).

É claro que imprevistos podem acontecer na vida de qualquer um, porém o pagamento do IPVA é uma dos compromissos que os donos de veículos são comunicados com antecedência, então você precisa se planejar para evitar dores de cabeça lá na frente.

Caso seu IPVA esteja em atraso, quite esse débito o quanto antes. E lembre-se, conte com a Zapay para pagar de forma totalmente online, prática e segura.

2 comentários: “IPVA atrasado dá multa? Entenda as consequências
  1. Ótima as explicações. O que eu não consegui, nem a Fazenda explicou convincentemente como calcular o atraso de 2 (dois). Foi feito o pagamento total (parcelado em 5 vezes no mesmo valor da última) sendo que a última no valor de R$ 837,83 foi paga com 2 dias de atraso e estão querendo cobrar valor de R$ 782,62 (31/12/2022). Na certidão que tirei diz que não há débito. No débito vinculado ao veículo consta este valor. Como devo proceder? Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *