Categories:

Calendário de vencimento do IPVA RS 2022

Os veículos têm seus tributos anuais, essenciais para a manutenção de vias públicas, cobertura de acidentes e demais investimentos para o nosso ir e vir. O IPVA é um dos principais encargos que todos devemos pagar.

Este artigo traz informações sobre o IPVA 2022 RS – ou seja, contém muitas informações voltadas aos motoristas gaúchos. Mas se você é de outra localidade saiba que há muitas dicas que podem ser aplicadas também na sua realidade, afinal elas são embasadas nas leis de transito.

Saiba mais sobre o parcelamento IPVA 2022, dicas sobre a quitação, a importância do IPVA RS 2022 e como acessar o sistema para consultar o tributo. Confira!

Final da Placa Data
1, 2, 3, 4 e 5 até 30/06/2022
6, 7, 8, 9 e 0 até 31/07/2022

A Zapay facilita o pagamento em até 12x de IPVA, Multas e licenciamento do veículo

Faça sua consulta gratuita e pague em até 12x.

Como consultar e pagar IPVA RS com a Zapay

Antes de saber onde consultar e como pagar IPVA 2022 RS, vamos dar um passinho para trás e entender o que é este tributo e qual é sua importância.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA, é um imposto anual pago pelos proprietários ou possuidores (donos) de veículos. O valor relativo ao IPVA é calculado com base no valor do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento. Ou seja, sem a quitação do IPVA do seu automóvel, você não conseguirá pagar o licenciamento, que é um documento obrigatório e renovado anualmente. Portanto, fique atento.

Mas onde você, motorista, pode realizar a quitação do IPVA? A resposta é direta e reta: o pagamento IPVA 2022 RS, e também de outros estados, pode ser realizado na rede bancária autorizada, como guichê de caixa, autoatendimento, internet banking e débito agendado, ou ainda nas casas lotéricas. Para tal, é necessário utilizar o código RENAVAM que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, o CRLV.

Vale lembrar que o RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que funciona como uma espécie de documento de identidade do veículo – isso mesmo, ele é o RG do seu automóvel e com ele é possível saber todo o histórico do veículo, desde sua fabricação até o dia do descarte. Ou seja, um documento extremamente importante e que todo motorista deve se atentar.

Agora, vamos ao passo a passo completo de como puxar o IPVA do seu veículo, segundo o DETRAN RS. Confira a seguir o exemplo válido para o estado do Rio Grande do Sul:

  1. Se for pela Central de Serviços do DETRAN RS:
  1. Faça seu cadastro/login com a senhora gov.br.
  2. Em “Consulta de veículos” aparecerão listados todos os veículos (de qualquer categoria) de sua propriedade. Você deve clicar sobre aquele que deseja consultar. Se o motorista desejar ter acesso aos débitos de veículo de outro proprietário, é necessário informa a placa e o RENAVAM do automóvel em questão e clicar em “Consultar”.
  3. Cada um dos valores pendentes será listado na tela e é necessário pagar cada um deles. Quem quiser, pode clicar no botão “Pagar com PIX”. Assim, será gerado um QR-code ou código para cada um dos valores a quitar.
  4. Abra o aplicativo do seu PIX e faça a leitura do QR-code, ou copie e cole o código gerado. Confirme as informações e finalize o pagamento.
  5. Com a quitação de todos os débitos listados a informação será repassada ao sistema do DETRAN RS para a confirmação do licenciamento 2022 RS.
  6. O proprietário do veículo terá, dessa forma, total independência para baixar o CRLV digital em seu celular ou, se preferir, imprimir o documento em casa.

Após emitir o boleto do seu IPVA, o próximo passo é pensar bem e encontrar qual é meio de pagamento mais conveniente e interessante para você. As opções disponíveis são: guichês de caixa, autoatendimento, internet, banking, débito agendado e carteiras digitais.

Além desses meios mais tradicionais, existem empresas especializadas e autorizadas a realizar o pagamento do IPVA, como a Zapay. Basta acessar nosso site ou o aplicativo para tornar o pagamento desse tributo mais rápido, fácil e seguro.

Antes de quitar esse imposto, você pode consultar seus débitos para verificar quais são suas pendências financeiras. Só é preciso digitar a placa do seu veículo, verificar os débitos pendentes e selecionar qual deseja pagar.

Se quiser saber mais como puxar o IPVA e outras informações na hora de pagar o seu, é só acessar o Blog Zapay.

O que acontece se o motorista não pagar o IPVA 2022 RS

O IPVA é um imposto obrigatório no território brasileiro e todos os cidadãos que possuem veículos terrestres automotivos devem pagar este tributo, com raras exceções. A data varia de estado para estado. Em alguns, é sempre no início de cada ano e em outros em períodos específicos.

O não pagamento dele pode gerar muita dor de cabeça, como uma multa, ou ter o nome incluso no SPC, SCPC e Serasa (também conhecido como nome sujo) e o principal deles: o impedimento da renovação do licenciamento. Caso o mesmo não seja feito, o veículo poderá ser apreendido em qualquer lugar e receberá uma multa no valor de R$ 293,47 além de sete (7) pontos na carteira, ou seja, uma infração considerada gravíssima.

Se você ainda não pagou ainda e pretende quitar sua dívida, seja só deste ou de outros anos acumulados, a boa notícia é que é possível, desde que seja feito com os devidos juros e correções monetárias. E tem outra boa notícia: ao pagar o IPVA, você também está quitando o seguro obrigatório, o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não).

Ele é muito importante para garantir o apoio em momentos difíceis e todos têm o direito de receber. O dinheiro arrecadado com o DPVAT é destinado somente a pessoas que sofrem acidentes de trânsito e o valor pode variar – proprietários de motos, por exemplo, costumam pagar mais caro devido ao fato de estarem mais vulneráveis a acidentes, uma vez que a exposição de seus meios de transportes é maior.

Para obter mais informações sobre o IPVA, basta acessar o site do DETRAN do Rio Grande do Sul.

Tem como parcelar o pagamento?

Segundo o DETRAN, a Fazenda Estadual oferece a possibilidade de pagamento do IPVA 2022 parcelado em até seis (6) vezes, sem juros.

Mas atenção: para ter acesso a esta facilidade, é necessário que o contribuinte tenha feito a adesão (ou seja, pague a primeira parcela) dentro do mês de janeiro de 2022.

Dessa forma, as três primeiras parcelas, que venceram em janeiro, fevereiro e março tiveram descontos de 10%, 6% e 3%, respectivamente.

Dentro do site do DETRAN RS, há ainda a possibilidade de financiar débitos de IPVA, multas, taxas de licenciamento até mesmo DPVAT, estejam eles em dia ou ainda em atraso. Para saber as condições, é necessário entrar em contato diretamente com as empresas financeiras credenciadas pelo DETRAN RS.

Como faço para pagar no PIX?

Para realizar o pagamento do seu IPVA RS via PIX você deve ter, como pré-requisito, o cadastro de Pessoas Física (CPF) na Central de Serviços do DETRAN RS.

Assim, para licenciar seu veículo, de qualquer categoria, é possível pagar débitos de IPVA, taxa de DETRAN RS e eventuais multas vencidas via PIX, através da Central de Serviços do DETRAN RS, como você já aprendeu neste artigo. 😉

Importante: o processamento dos pagamentos no sistema do DETRAN RS pode ocorrer em até 24 horas – ou em até 72 horas, quando houver débitos em Dívida Ativa (DAT). Fica a dica!

Isenções do IPVA RS 2022

Motoristas que possuem deficiência física ou redução de mobilidade podem solicitar a isenção do IPVA RS. Para tal, é necessário abrir um Protocolo Eletrônico através do Portal da Pessoa Física, na aba “Veículos – Isenção de IPVA/Solicitação de Isenção de IPVA – Pessoa com Deficiência (PcD) – Condutor/Não Condutor”.

Vale lembrar que o acesso ao Portal Pessoa Física é feito utilizando o login “GOV.BR”, do Governo Federal.

Assim, para seguir o acompanhamento do Protocolo Eletrônico no Portal Pessoa Física é preciso acessar “Acompanhamento – Acompanhamento de Protocolos Eletrônicos Cidadão”. A isenção costuma sair em até três (3) dias úteis.

O motorista com deficiência física ou redução de mobilidade está amparado pela Lei, mais precisamente: Lei Estadual 8.115/85, Art. 4º, VI; Decreto 32.144/85, Art. 4°, Inciso VI; Decreto 32.144/85, Art. 4°, Inciso VI; § 13 e 14; Instrução Normativa DRP Nº 045/98, Título II, Capítulo III, 1.0, 1.2.2 , “c”. Convênio ICMS 38/12.

Quem tem direito?

Podem solicitar a isenção de IPVA as Pessoas com Deficiência (PCD), como portadores de deficiência física, visual, mental, severa ou profunda. Além disso, o benefício também garantido àqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Atenção: é necessário que o interessado procure um médico cadastrado a um órgão competente para emitir um laudo médico que irá comprovar se a condição é válida ou não. Ainda: no documento, deverão constar as adaptações a serem feitas no veículo de uso do beneficiário. Portanto, fique atento a estes detalhes.

Além de PcD, conheça outras situações que também têm direito à isenção de IPVA RS, segundo a Sefaz-RS (Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul):

  • Veículos de Missão Diplomática;
  • Máquinas agrícolas ou de terraplanagem, tratores, barcos de pesca artesanal, ciclomotores e de veículos de força motriz elétrica;
  • Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública (CONSEPROs);
  • Veículos automotores terrestres fabricados há mais de 20 anos;
  • Automóveis cujo valor do imposto resulte em quantia inferior a 20 UFIR;
  • Pessoas com autismo, deficiência física, visual, mental severa ou profunda;
  • Automóveis registrados na categoria de aluguel (táxis);
  • Micro-ônibus utilizados no transporte coletivo de passageiros (táxis-lotação);
  • Ônibus utilizados no transporte coletivo de pessoas em linhas urbanas ou suburbanas;
  • Ônibus interurbano – Região metropolitana;
  • Veículos arrematados em leilão do Fundo de Prevenção, Recuperação e de Combate às Drogas de Abuso (FUNCAB);

Como solicitar a isenção do IPVA RS

Caso você deseje solicitar a isenção de IPVA RS presencialmente, é necessário ir até uma unidade de atendimento da Receita Estadual do Rio Grande do Sul. O serviço costuma ser prestado em delegacias ou em agencias da autarquia. Você pode fazer esta solicitação on-line também.

Descontos no pagamento

O desconto no pagamento do IPVA é possível. Mas é importante ressaltar que ele

é proporcional à antecipação do pagamento do IPVA, mas existem mais maneiras de economizar, como acessar o Bom Motorista ou ainda efetuar o pagamento à vista.

Para saber mais sobre desconto no IPVA, acesse este conteúdo especial preparado pela Zapay.

Bom Cidadão

O desconto do Bom Cidadão é um desconto aplicado sobre o IPVA e concedido aos veículos automotores registrados no Estado do Rio Grande do Sul. Os proprietários destes automóveis devem ser cidadãos cadastrados no Programa Nota Fiscal Gaúcha.

Bom Motorista

Se você é um condutor que não recebeu multas no ano de emissão da guia do imposto, saiba que é possível acumular o desconto através do Cadastro do Bom Motorista, ou Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Este modelo entrou em prática em 2021 através da Lei 14.071/2020, e ainda está sendo implementada nos estados brasileiros. Por isso, vale verificar se no seu estado as medidas já estão em funcionamento.

APP IPVA RS

Trata-se do aplicativo da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, com funcionalidades acessíveis ao contribuinte mediante a informação da placa e do RENAVAM do veículo.

Mas atenção: ele é válido apenas para veículos cadastrados no Estado do Rio Grande do Sul.

No app IPVA RS é possível saber muitas informações sobre seu veículo, como multas vencidas, além de consultas ao DPVAT e ao CRLV, além de outras funções.

Como baixar?

Para baixá-lo, é necessário ter um smartphone e acesso à internet. O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

É possível pagar o IPVA RS pelo APP?

Em um mundo tão dinâmico, muitos preferem resolver as pendencias cotidianas e burocracias a parir dos smartphones. E para realizar o pagamento IPVA 2022 RS é possível contar com essa praticidade bem na palma da sua mão.

Siga este passo a passo para saber como consultar e pagar o valor do IPVA e da taxa de licenciamento de seu veículo. Confira!

  1. Acesse o site da Fazenda Estadual do Rio Grande do Sul ou baixe o app IPVA RS, disponível na Google Play (para usuários de Android) e na Apple Store (para usuários do sistema iOS).
  2. Ao abrir, informe a placa e o RENAVAM do veículo em questão e clique no botão “consultar”.
  3. Desse modo, serão listados em separado cada um dos valores pendentes. O proprietário de veículo que desejar pagar com PIX, deverá clicar em “Gerar PIX para pagamento” de cada valor em aberto. Assim, será gerado um QR-code ou código para cada um dos valores a serem pagos.
  4. O próximo passo é abrir o aplicativo de seu PIX, de modo a ser possível realizar a leitura do QR-code ou copie e cole o código gerado. Depois, confirme as informações e finalize o pagamento.
  5. Com a quitação de todos os débitos listados, a informação será repassada ao sistema do DETRAN RS para confirmação do licenciamento.
  6. O proprietário do veículo terá, então, total independência para baixar o CRLV digital do celular ou, se preferir, imprimir o documento no conforto de sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *