Rodízio de carros SP
Categories:

Dia 23/02/2023 volta rodízio em SP

A restrição do rodízio de veículos voltará a valer no dia 23/02/2023 (quinta-feira) após suspensão concedida pela Prefeitura da capital por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

Quais são as penalidades para quem desrespeita o rodízio?

A restrição à circulação de veículos de passeio em São Paulo foi restabelecida no centro comercial expandido da cidade. De acordo com o final da placa, a proibição vale das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da tarde. Quem descumprir a regra incorre em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na habilitação, além de radares estrategicamente colocados pela cidade para detectar infrações.

O sistema de compartilhamento de carros foi implantado em 1997 para diminuir o congestionamento nas ruas da capital brasileira nos horários de pico. De acordo com o final da placa, os regulamentos municipais definem em quais dias e horários os veículos podem circular. As viaturas com placas finais 1 e 2 não podem circular na segunda-feira, veículos com placas finais 3 e 4 não podem circular na terça, placas 5 e 6 são proibidas na quarta, placas 7 e 8 são proibidas na quinta e veículos com placas finais 9 e 0 não podem circular na sexta.

Área de rodízio

Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda e Vila Leopoldina, além de Pinheiros, Vila Mariana, Sade, Ipiranga e Moema, estão entre os bairros que compõem o Centro Expandido do rodízio.

Veículos isentos do rodízio

Algumas categorias de veículos estão liberados do rodízio, como ambulâncias, carros de polícia e bombeiros, transportadores de cargas especiais e ônibus escolares. Além disso, algumas categorias profissionais, como médicos, podem solicitar a liberação do rodízio.

Veja mais sobre rodízio com a Zapay!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *