Início » Rodizio SP » Rodízio SP no feriado de 7 de setembro: como vai funcionar?
Saiba se o rodízio de veículos em São Paulo será suspenso durante o feriado da Independência do Brasil
Os feriados – sejam eles municipais, estaduais ou federais – costumam alterar o horário de funcionamento de comércios, serviços, escolas e de diversos outros setores da sociedade. Na cidade de São Paulo, os motoristas sempre acabam ficando com dúvidas em relação ao rodízio municipal de veículos. Afinal, o rodízio SP será suspenso no feriado do dia 7 de setembro?
Antes de responder a esta questão sobre o rodízio SP no feriado da Independência do Brasil, é importante relembrar como funciona a restrição de circulação na cidade de São Paulo. A proibição temporária é escalonada conforme o dígito final da placa e impede que os veículos circulem nos horários de pico da manhã (das 7h às 10h) e da noite (das 17h às 20h).
Nestas duas faixas de horário, fica restrita a circulação no chamado Centro expandido de São Paulo, que inclui o perímetro e toda a área formada pelo minianel viário das Marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Rodízio SP: placas e horários
O rodízio de veículos em São Paulo é realizado de segunda a sexta-feira, com restrição de acordo com o final da placa a cada dia da semana. Veja como funciona o rodízio SP em relação ao dígito final da placa:
– Placas finais 1 e 2: segunda-feira
– Placas finais 3 e 4: terça-feira
– Placas finais 5 e 6: quarta-feira
– Placas finais 7 e 8: quinta-feira
– Placas finais 9 e 0: sexta-feira
E no feriado de 7 de setembro, o rodízio SP vai funcionar?
Como vimos anteriormente, o rodízio em São Paulo é realizado de segunda a sexta-feira. Porém, em feriados nacionais, estaduais e municipais, o rodízio de veículos é suspenso e os veículos podem circular sem restrições. Como este feriado de 7 de setembro de 2022 será na quarta-feira, os motoristas de veículos com placas finais 5 e 6 poderão rodar sem medo de levar multa do rodízio.
Vale lembrar que, neste ano, a suspensão do rodízio é válida apenas para o dia do feriado da Independência do Brasil (7 de setembro de 2022). Nos demais dias da semana – segunda (5), terça (6), quinta (8) e sexta (9) – o rodízio SP irá funcionar normalmente, conforme o escalonamento de placas por dia da semana.
O motorista que não respeitar as regras do rodízio de SP pode receber multa de trânsito no valor de R$ 130,16. Além disso, essa é considerada uma infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Veja aqui mais detalhes sobre multas e regras do rodízio SP.
Além da suspensão do rodízio municipal de veículos no feriado de 7 de setembro de 2022, também não vigoram as demais restrições existentes na cidade, como o rodízio de veículos pesados (caminhões), a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF). As informações foram confirmadas pela Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP).
Como saber se levei multa de rodízio SP?
Os motoristas que desejarem saber se foram multados ao rodar no período de restrições do rodízio em São Paulo podem contar com a ajuda da Zapay. Em nosso site ou aplicativo, você consultar gratuitamente a existência de débitos veiculares utilizando apenas a placa do veículo.
Somos credenciados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e aos Detrans de 25 estados, em todas as regiões do Brasil. Vale lembrar que as informações de débitos veiculares são fornecidas pelos Detrans e há um prazo para que as multas referentes ao veículo sejam incluídas no sistema digital do órgão.
Depois de realizar a consulta, você pode verificar quais são os débitos em aberto do veículo (como IPVA, multas e licenciamento) e selecionar se quer quitar todos de uma vez ou apenas parte deles. E o melhor: para ajudar a aliviar o bolso, a Zapay te ajuda a parcelar todos estes débitos veiculares em até 12x!
Imagens: Agência Brasil e Marcos Santos/USP Imagens