Cartão de estacionamento para uso em vagas especiais de idosos tem novo processo de emissão online
O cartão de estacionamento para uso em vagas especiais de idoso agora possui uma nova forma de emissão online. Antes disponível apenas por meio de solicitações diretas às prefeituras e Detrans, a credencial do idoso pode ser solicitada digitalmente via portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para emitir o cartão de estacionamento por meio da Senatran, é necessário que o motorista tenha 60 anos ou mais e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. A solicitação da credencial do idoso pode ser feita via Portal de Serviços Senatran para aqueles que tenham a conta gov.br dos níveis ouro ou prata. Se você não sabe o que é a conta gov.br, explicaremos o passo a passo de como criá-la adiante.
Apesar do novo sistema de emissão, só será possível realizar o processo via Senatran onde houver credenciamento da prefeitura com o sistema do Ministério da Infraestrutura. Segundo o Governo Federal, Campo Grande (MS) será a primeira cidade a contar com este serviço de emissão da credencial de estacionamento de idosos via Senatran.
Após realizar a emissão online do cartão, o usuário pode baixá-lo para impressão e uso no painel do veículo ao estacionar em vagas especiais. A verificação da autenticidade da credencial de estacionamento é feita por meio de um QR Code, que pode ser lido por meio do app Vio, do Governo Federal. Trata-se do mesmo aplicativo que permite verificar a autenticidade de documentos como CNH, CRLV-e, ATPV-e, além das novas placas de identificação veicular no padrão Mercosul.
Caso o idoso não possua CNH ou não queira realizar a solicitação do cartão de estacionamento especial via Senatran, ainda é possível realizar o processo da forma tradicional, via prefeitura ou Detran – saiba aqui o passo a passo de como emitir o cartão de estacionamento do idoso gratuitamente.
O que é a conta gov.br?
A conta gov.br é um sistema digital de identificação oficial dos serviços do Governo Federal. Por meio de um único login e senha, é possível ter acesso a inúmeros sistemas públicos, como agendar consultas no SUS, inscrever-se no Enem, baixar a CNH digital ou simular a aposentadoria no INSS, entre outros.
Para criar gratuitamente a conta gov.br, é necessário acessar o site gov.br e clicar no botão “entrar”. Na tela inicial, digite seu CPF e clique em “continuar”. O próprio sistema irá redirecionar o usuário para as etapas de criação da conta, com o preenchimento e confirmação de dados pessoais.
Se o usuário tiver CNH ou biometria facial cadastrada no TSE, será autorizado o reconhecimento facial via aplicativo gov.br e a conta será criada nos níveis de segurança Ouro ou Prata. Quem não possuir CNH ou biometria no TSE, poderá criar a conta nível Prata por meio de bancos credenciados. Se não for viável a etapa via banco, será criada uma conta nível Bronze após o preenchimento de um questionário online.
O que são os níveis ouro, prata e bronze da conta gov.br?
A conta gov.br possui três níveis de segurança para acesso aos sistemas e serviços do governo. Veja abaixo o que significam os níveis ouro, prata e bronze.
Nível Bronze
- Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis;
- Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais.
Nível Prata
- Login único para maior quantidade de serviços digitais;
- Acesso a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.
Nível Ouro
- Login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso;
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível máximo de segurança, especialmente para serviços mais sensíveis.
Gostou deste conteúdo sobre como obter a credencial de estacionamento do idoso via Senatran? Saiba que aqui no Blog da Zapay você encontra muitos artigos sobre legislação de trânsito, multas, impostos e dicas de manutenção automotiva. Caso você queira consultar débitos do veículo, conte com a Zapay! É rápido, fácil e seguro.
Imagem: Arquivo