Saiba tudo sobre o projeto Faixa Azul, que tem como objetivo reduzir os acidentes com motos na cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo possui uma frota circulante de mais de 1,3 milhão de motocicletas, que trafegam diariamente entre carros, caminhões, ônibus, bicicletas e pedestres pelos milhares de quilômetros de vias da cidade. Com o objetivo de organizar o fluxo destes veículos e diminuir os índices de acidentes, a Prefeitura de São Paulo iniciou em 2022 o projeto piloto Faixa Azul. Mas, afinal, o que é isso?
Antes que você se confunda, este tema não está relacionado ao sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. O projeto Faixa Azul teve início em 25 de janeiro de 2022 e consiste na sinalização de segurança para motos entre as faixas 1 e 2 (aquelas mais à esquerda) da 23 de Maio, uma das principais avenidas da cidade. Os motoristas e motociclistas podem identificar a existência da Faixa Azul por meio das sinalizações de solo e verticais instaladas ao longo da via.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), os motociclistas devem utilizar o espaço quando o tráfego na via estiver congestionado, de forma a tornar o fluxo mais organizado. Na prática, a Faixa Azul delimita a área para motos no chamado “corredor” entre os carros, a fim de proporcionar distância segura entre veículos prevista no CTB.
Vale ressaltar que o uso da Faixa Azul pelas motocicletas é opcional, podendo o usuário de motos escolher por qual faixa deseja transitar. O uso da cor azul para o projeto foi definido a partir de conceitos da psicologia, já que este é um tom que transmite tranquilidade e segurança.
A escolha da Avenida 23 de Maio como ponto de partida do projeto piloto se deu por tratar-se de uma via com elevada circulação de motocicletas. Segundo dados da Prefeitura, são 2.400 motos por hora na via, chegando a 50 mil veículos de duas rodas ao dia. Mesmo que os carros representem o volume principal nesta avenida, os acidentes envolvendo motos correspondem a 78% do total de sinistros na 23 de Maio.
Atualmente, a Faixa Azul possui 6 quilômetros de extensão na Avenida 23 de Maio, no sentido aeroporto de Congonhas, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.
Qual a velocidade máxima na Faixa Azul?
De acordo com a CET-SP, o motociclista não pode trafegar na velocidade que quiser quando estiver na Faixa Azul. Dentro ou fora da área demarcada, o limite de velocidade da via deve sempre ser respeitado – no caso da Avenida 23 de Maio, a máxima é de 60 km/h.
Nos momentos em que o tráfego de automóveis estiver lento, a recomendação da CET-SP é que o motociclista adeque a velocidade ao ritmo do trânsito. A indicação da companhia é que, com o tráfego totalmente parado à frente, os motociclistas não devem andar acima de 30 km/h.
A Faixa Azul ajuda a reduzir acidentes?
A criação e implantação do projeto piloto Faixa Azul teve como norte a redução dos índices de acidentes com motos na 23 de Maio. Após seis meses de operação no sentido aeroporto, o monitoramento da CET-SP indicou que houve redução de sinistros de trânsito de 55,2% no trecho e nenhuma morte envolvendo motos.
A companhia também comparou a ocorrência de acidentes dentro e fora da Faixa Azul no mesmo trecho da 23 de Maio. E os resultados mostram que, na área fora da Faixa Azul, a ocorrência de sinistros foi 133% maior do que no espaço delimitado.
Motorista que cruzar a Faixa Azul pode tomar multa?
De acordo com a CET-SP, a mudança de faixa de rolamento deve ser feita normalmente pelos veículos. O motorista deve sempre ter atenção à sinalização da via, ao tráfego de motos e veículos ao redor e fazer o uso obrigatório da seta.
O motorista ou motociclista que cruzar a Faixa Azul não será multado, desde que utilize corretamente a seta e obedeça à sinalização. Vale lembrar que a não utilização da seta ao mudar de faixa é considerada uma infração grave pelo CTB, com multa no valor de R$ 195,23 e adição de 5 pontos à CNH do motorista – saiba aqui os valores de multa em 2022.
E já que estamos falando em multa, que tal realizar a consulta grátis de débitos do seu veículo? No site ou aplicativo da Zapay você pode verificar de forma fácil a existência de débitos como multas, licenciamento e IPVA e realizar o pagamento parcelado em até 12x. Fácil, não?
Outras avenidas de SP também terão a Faixa Azul?
A CET-SP foi autorizada pela pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a estender o projeto piloto da Faixa Azul a outras vias da cidade de São Paulo, em caráter experimental, pelo período de um ano. A autorização foi publicada por meio da Portaria n° 1015, de 5 de agosto de 2022.
O objetivo da ampliação é analisar como funciona o projeto em vias com variáveis diferentes daquelas presentes na 23 de Maio, como faixas de pedestres, túneis e cruzamentos semaforizados, entre outras. Confira abaixo as novas vias onde o projeto Faixa Azul será implementado:
- Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km em cada sentido (totalizando 17 km de extensão).
- Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km;
- Avenida Rubem Berta, no trecho entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km;
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a esclarecer todas as dúvidas sobre a Faixa Azul de São Paulo! Aqui no Blog da Zapay você pode encontrar outros artigos sobre manutenção automotiva, legislação de trânsito, multas, IPVA e muito mais. E se precisar quitar débitos veiculares, conte com a Zapay. É fácil, rápido e seguro.
Imagens: Divulgação/CET-SP