Airbag duplo frontal
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Airbag: quando acionado da perda total?

Apesar do Airbag ser de conhecimento da maior parte da população, muitos ainda possuem diversas dúvidas sobre a relação entre o acionamento do air bag e a perda total do seu veículo. E aqui já podemos esclarecer que não necessariamente quando o airbag é acionado da perda total do veículo.

Esse assunto se tornou altamente fantasioso, pois, em geral quando o airbag aciona é devido a um grande impacto, e isso nos dá a percepção de que ocorreu um acidente grave. Aqui podemos esclarecer que para que haja um sinistro de perda total é necessário que a despesa no reparo do veículo esteja acima de 75% do valor dele, segundo a tabela Fipe. Portanto não é porque o airbag foi acionado que dará perda total do automóvel.  

O que ocorre numa situação em que o airbag é acionado num impacto, é que ele possui um custo muito elevado para reparo, e adicionado com os demais valores do conserto do veículo, pode chegar a ultrapassar o valor estipulado, e assim promover a perda total. 

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O que é airbag?

Com um fluxo intenso de veículos no país, além da correria em que vivemos com trabalho, estudo, família, casa e diversas tarefas diárias para se fazer, algumas situações podem passar despercebidas aos nossos olhos, por mais que tentemos manter a atenção em tudo ao nosso redor. 

Detalhes simples, como o bom funcionamento do airbag do seu veículo, é tão grandioso e valioso, que somente daremos valor quando passarmos por alguma adversidade. É essencial sempre ficarmos de olho na luz do airbag no painel do veículo, para averiguar se ela acende logo que dá a partida no carro, e na sequência, após poucos segundos, apaga sozinha. 

Esse processo é um sinal de que está tudo normal e que seu airbag está em pleno funcionamento.  

Se isto acontecer, fique tranquilo e siga sua viagem, pois caso haja algum incidente durante o percurso e necessite desacelerar repentinamente o veículo, ou venha a sofrer alguma colisão, o airbag será acionado e reduzirá quaisquer ferimentos que possam acontecer.

Precisamos estar atentos, afinal com esse aumento de fluxo de automóveis, além dos altos índices de acidentes de trânsito em todo o país, a probabilidade de impactos e colisões também aumentam gradativamente e não possuir um airbag funcionando é um grande risco desnecessário para os condutores e seus passageiros. 

Sempre confiram se o airbag está no seu prazo de validade, se a luz ficou acesa e assim permaneceu, se há algum sinal de pane ou qualquer outra situação fora da normalidade do seu automóvel. Essa atenção precisa ser diária, sempre que entrar em seu veículo faça uma checagem geral das luzes, se está tudo aparentemente dentro da normalidade, e em muito breve isso se tornará um hábito. São esses pequenos detalhes que farão a diferença em sua própria segurança. 

Uma dúvida comum que identificamos é que, se por acaso há possibilidade de recuperar o componente que há no airbag e que foi acionado anteriormente, a resposta é não. Não é possível fazer reparos se o dispositivo foi ativado em algum momento. Então após o airbag ser inflado, é necessário a troca total de todo o componente contido nele por um novo. 

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O que é airbag?

O que é e como funciona o airbag? 

Quem nunca teve a curiosidade em saber como funciona o airbag, como ele é instalado, como ele é ativado e o que compõe ele? Aqui vamos acabar com toda a sua curiosidade e explicaremos o que é airbag e o que há nele. 

O airbag é um equipamento obrigatório de segurança automotiva instalado em diversos pontos estratégicos dos veículos, com o objetivo de ser uma proteção adicional aos condutores e/ou passageiros em casos de colisões. Eles são bolsas de ar comprimido, também conhecido como SRS (Supplemental Restraint System), Sistema de Restrição Suplementar.  

O airbag é acionado em questão de centésimos de segundos e infla quando o sistema detecta que o veículo sofreu alguma desaceleração brusca. O sistema de airbag possui sensores de velocidade e logo que esse componente entende que houve alguma atividade de desaceleração e colisão, ativa automaticamente essa bolsa de ar de acordo com o sinal que foi recebido, e somente abrindo o airbag se de fato for necessário, onde há algum ocupante e de acordo com a forma da colisão (frontal, lateral, etc).  

Lembrando que para que o airbag funcione da melhor maneira possível, é primordial que todos os ocupantes do veículo estejam bem posicionados e utilizando o cinto de segurança. Caso algum ocupante esteja posicionado de forma incorreta, como por exemplo com as pernas apoiadas no painel, consequentemente a proteção extra do airbag não será efetiva e haverá lesões. 

Quando o airbag é acionado? 

Em situações de desaceleração brusca, os sensores de velocidade enviam um sinal para a unidade de controle, que verifica qual sensor foi atingido, acionando o ignitor de gás do dispositivo, e inflando imediatamente o airbag. De acordo com o tipo do impacto, a velocidade e o ângulo diminui consideravelmente os riscos de lesões mais graves e fatais, pois controlam os movimentos do corpo dos seus ocupantes. 

O que fazer quando o airbag não funciona? 

O caminho mais coerente é não dar sorte para o azar e sempre ter atenção em todas as luzes que contém no painel do seu veículo, e neste caso, na luz do airbag. Imagina se você está em uma rodovia, com um alto fluxo de tráfego, e se depara com um acidente onde precisará frear repentinamente e uma colisão acontece. Se o airbag estiver funcionando normalmente, você terá uma grande redução do impacto em seu corpo, evitando ferimentos graves ou até fatais. 

Se notar a luz do airbag acesa constantemente é altamente aconselhado que busque uma mecânica autorizada imediatamente para entender os motivos pelos quais essa luz não apaga. O ideal é sempre nos anteciparmos, mantermos a revisão do carro em dia, e sempre se atentar aos sinais que o próprio veículo nos dá, para nos certificarmos que está tudo em ordem.  

Como o airbag pode salvar vidas? 

Com o aumento do trânsito no Brasil, quem utiliza o sistema de airbag em seu veículo conta com uma segurança a mais no seu dia a dia. Diante de uma desaceleração brusca ou impacto, como esse processo funciona de forma automatizada, instantaneamente o sistema recebe a informação sobre a colisão e aciona os airbags, com o objetivo de proteger o condutor e passageiros de ferimentos mais graves e possíveis fatalidades. 

Com o airbag inflado, sua funcionalidade primária é proteger a cabeça para que ela não bata no volante, para-brisas ou no vidro lateral, além de proteger também o tórax de quem estiver no veículo, evitando que o condutor e/ou passageiro seja arremessado pelo vidro. Segundo um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), com base em estudos americanos, estima-se que cerca de 490 vidas são salvas, além de cerca de 10 mil feridos a menos anualmente com o uso do airbag.  

Vale lembrar que os airbags sozinhos não são o suficiente para salvar vidas, mas sim, eles sendo utilizados simultaneamente com o cinto de segurança, que também é um item obrigatório, assim como andar sempre com os faróis funcionando perfeitamente bem, existem multas para quem não usa cinto de segurança e multa por farol queimado

O cinto de segurança e o airbag agem em conjunto e assim retém o movimento do corpo evitando danos maiores, portanto o uso do cinto é determinante para que o airbag cumpra a sua função.  

Quais são os tipos de airbags? 

Você sabia que existe uma grande variedade de airbags no mercado? Aqui vamos compartilhar os modelos disponíveis atualmente no setor automotivo: 

– Airbag duplo frontal protege o rosto e o tórax do motorista e passageiro da frente, com a função de evitar o choque contra o volante e o painel na hora do impacto; 

– Airbag lateral este também ajuda na proteção do tórax em colisões laterais, evitando os ferimentos ao entrar em contato com a porta;  

– Airbag de cortina tem como o objetivo evitar que estilhaços de vidros do carro entrem em contato com os passageiros; 

– Airbag de joelho é um dos menos comuns no Brasil, e tem como foco evitar o impacto do joelho com a coluna de direção do veículo; 

– Airbag central evita o choque entre motorista e passageiro da frente no caso de uma colisão; 

– Airbag de cinto protege os passageiros do impacto com o próprio cinto de segurança; 

– Airbag de capô é uma bolsa para proteção do pedestre, ela também evita maiores ferimentos contra o capô e para-brisa; 

– Airbag de teto protege os ocupantes em carros que tenham teto solar para não se cortarem ou serem lançados para fora do veículo em caso de capotamento; 

– Airbag traseiro tem o objetivo de proteger a cabeça dos ocupantes do banco de trás.   

Todos esses tipos de airbags são cuidados extras que fazem a diferença em casos de colisão. 

Onde está localizado o airbag? 

Como vimos, há diversos tipos de airbag e cada um deles é localizado em um determinado ponto do veículo, estrategicamente para amenizar os impactos. Abaixo abordaremos onde cada airbag está instalado.  

  • Airbag duplo frontal: estes sendo obrigatórios, estão localizados no volante e no painel à frente do banco do passageiro, acima do porta-luvas;  
  • Airbag lateral: normalmente instalado na lateral dos bancos;  
  • Airbag de cortina: instalado no teto do carro;  
  • Airbag de joelho: são localizados abaixo do painel; 
  • Airbag central: esse tipo está entre os bancos dianteiros, no console; 
  • Airbag de cinto: localizado na extensão do cinto de segurança, como proteção extra;  
  • Airbag de capô: este encontra-se na base do para-brisa; 
  • Airbag de teto: localizado no teto do carro; 
  • Airbag traseiro: encontrado no contorno do encosto do banco traseiro. 

Nas luzes do painel conseguimos identificar a luz do airbag, ela normalmente consiste num boneco sentado, com uma bolsa (parecendo uma bola) na frente. 

Qual o valor do airbag? 

Quando se é necessário fazer a troca do airbag, os motoristas geralmente se assustam, pois como a maioria dos dispositivos de segurança em geral, ele possui um valor alto. Mas mesmo sendo um valor elevado, podemos considerá-lo baixo comparado à saúde e vida dos condutores e passageiros. 

Considerando uma média de quarenta mil reais o valor de um carro popular, o custo de um airbag fica em cerca de 10% do valor do veículo, sendo assim, uma média de quatro mil reais, porém podendo variar dependendo de quantos e quais airbags serão necessários trocar. Como não é possível realizar reparos no airbag, quando o mesmo apresenta algum defeito ou caso ele tenha sido acionado em um impacto, é necessário fazer a substituição completa do componente. 

De acordo com a Resolução 311 do Conselho Nacional de Trânsito, a partir do dia 1º de janeiro de 2014, o airbag se tornou um item obrigatório, sendo assim, não é permitido circular sem o dispositivo instalado. 

Algo que poucos sabem também é que o airbag possui um prazo de validade, e ele varia de acordo com a montadora do veículo, mas o padrão na maioria dos veículos é de 10 anos. Vencendo esse período ele deve ser substituído. Consulte o manual do seu automóvel e esteja mais protegido de qualquer incidente. 

Airbag

O que tem dentro do airbag? 

As bolsas do airbag tem como princípio reações químicas. Por fora elas são compostas de um material reforçado e resistente, normalmente polímero nylon, além disso, temos também a cinta do airbag, que é uma peça fundamental para que o dispositivo funcione, pois é essa cinta que vai garantir a ativação da bolsa de ar do airbag.  

Já dentro dessa bolsa há azida de sódio, que é um composto químico, e ela encontra-se numa cápsula, junto com nitrato de potássio e óxido de silício. A reação principal, quando é enviado o sinal para a ativação do airbag, é a decomposição térmica da azida de sódio. Sendo assim, quando há a ativação do airbag, acontece uma ignição, que aquece a mais de 300°C esse composto químico, e com essa altíssima temperatura gera o gás azoto, que é o responsável pela expansão da bolsa. 

Quando o airbag se enche, logo começa a esvaziar de forma controlada e lenta, assim também ajudando a amortecer o choque. 

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Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

2 comentários: “Airbag: quando acionado da perda total?

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