Categories:

Bagageiro de teto: como funciona e o que pode carregar? 

Sabe quando a gente vai viajar e acha que por um milagre tudo vai caber no porta-malas? Aí as malas não tem fim e ficam sobrando várias bagagens para fora do veículo? O bagageiro de teto é um ótimo acessório que aumenta o espaço útil do veículo para quem precisa de um local extra onde transportar bagagens e objetos no veículo, mas não conta com espaço interno amplo.

De fácil colocação, o bagageiro de teto pode ser utilizado por qualquer pessoa que necessite de mais lugares de acomodação para seus objetos dentro do carro, e é retirado com a mesma facilidade ao qual é instalado. 

Tendo a utilidade de um porta-malas extra, o bagageiro de teto do carro tem a vantagem de proteger a sua bagagem do sol e da chuva, além de conter fechadura, evitando danos ou até roubos de suas bagagens durante as paradas ao longo do seu trajeto. Sendo então o bagageiro de teto uma opção segura para transportar seus pertences, sua utilidade é inquestionável, pois espaço extra nunca é demais.

É proibido carregar coisas em cima do carro? 

O que cabe no bagageiro de teto?

Como amarrar a bagagem no bagageiro de teto?

Tendo a utilidade de um porta-malas extra, o bagageiro de teto do carro tem a vantagem de proteger a sua bagagem do sol e da chuva, além de conter fechadura, evitando danos ou até roubos de suas bagagens durante as paradas ao longo do seu trajeto. Sendo então o bagageiro de teto uma opção segura para transportar seus pertences, sua utilidade é inquestionável, pois espaço extra nunca é demais.

Conhecido também como maleiro ou caixa de bagagem, o equipamento é afixado ao teto do veículo, e possibilita carregar uma grande variedade de objetos como mochilas, malas, compras de mercado, caixas, entre outros utensílios, promovendo segurança e praticidade sem comprometer a área útil do carro, ainda deixando o espaço do porta-malas livre para outros itens maiores e mais pesados.

Qualquer veículo pode utilizar um bagageiro de teto universal, este modelo amplia suas possibilidades de uso por não possuir muita restrição de espaço, composto basicamente pelas barras de apoio e prendendo os itens com cordas ou rede. No entanto, devemos ressaltar o que deverá ser carregado, pois esse modelo é mais restrito, e deixa a carga exposta ao tempo e a poeira, exatamente por ser de conceito aberto. Há modelos variados para atender todo tipo de público, e logo abaixo listamos alguns. 

É  importante saber como instalar o bagageiro de teto, a primeira coisa é verificar se o seu veículo possui a barra de apoio acima do teto do carro, conhecido como travessa ou longarina longitudinal, que tem como função receber a instalação do rack ou bagageiro de teto. Caso não tenha, é necessário instalar a travessa para apoio do bagageiro de teto.

A segunda e não menos importante é identificar qual é a utilidade do bagageiro de teto para carro, assim se define o modelo mais adequado para suas necessidades. Outro fator importante é verificar quantos litros tem o seu porta malas, assim é possível ter uma noção de quantos litros ainda são necessários para o que precisa.

A instalação do bagageiro do teto é feita de maneira muito simples, sem a necessidade de um profissional. A barra vertical, que prenderá o bagageiro de teto do carro, deve ser afixada nas travessas do teto com parafusos que vem no kit. Logo depois encaixa-se o bagageiro pressionando todas as garras disponíveis, fixando o acessório na barra vertical.

Procure um bagageiro de teto que atenda a sua necessidade, no mercado atualmente há uma grande variedade de modelos e marcas, e avaliar o melhor tipo e tamanho adequado para seu veículo é primordial. Há modelos para cada tipo de necessidade. Por exemplo, o bagageiro de teto Thule, pertencente a uma empresa sueca, têm modelos que servem para levar bicicletas, produtos aquáticos, prancha de surf, carrinho de bebê, entre outros itens.

Dentre os modelos encontrados estão o baú, que suporta de 200 a 450 litros, com altura entre 35 e 45 centímetros, do tipo caixa plástica completamente fechada, garantindo maior proteção da bagagem.

O rack móvel, promove maior flexibilidade com instalação rápida por meio de ventosas, ideal para objetos longos como pranchas de surf. Os preços costumam variar de sessenta a duzentos reais.

O rack para bicicleta mais indicado é o de teto, onde o equipamento fica de pé com as rodas presas em trilhos. Custam em torno de cento e cinquenta até mil reais. O modelo traseiro é menos indicado por encobrir as luzes traseiras, além de atrapalhar a visibilidade do retrovisor central do motorista.

É proibido carregar coisas em cima do carro?

Sabemos que os carros de passeios não foram desenvolvidos para carregar uma grande quantidade de carga, então algumas pessoas sempre têm a dúvida se é proibido ou não o uso de bagageiro de teto ou carregar coisas em cima do carro.

A resposta é não, não é proibido fazer esse transporte em cima do carro, qualquer veículo pode levar algo no teto, desde que os objetos estejam acomodados da maneira correta e dentro das normas estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).  

Apesar da praticidade, o motorista precisa ficar atento a estabilidade do seu veículo, que pode sofrer mudança ao se utilizar o bagageiro de teto do carro. As curvas fechadas, por exemplo, devem ser feitas com mais cuidado, respeitando rigorosamente o limite de velocidade e evitando as manobras bruscas, como mudança repentina de faixas.

Ao usar um bagageiro externo o motorista também poderá notar um aumento de até 20 por cento na queima do combustível, pois esse equipamento causa uma maior resistência aerodinâmica do veículo, além do peso extra que ele irá levar.

O que pode levar no banco de trás do carro?

O banco traseiro é destinado para o transporte de pessoas e suas bagagens, então sim, é regularizado o transporte de malas, brinquedos ou qualquer objeto no banco traseiro do veículo, claro que com limites, desde que não fique acima da altura do banco traseiro para não atrapalhar a visibilidade do motorista. Caso isso aconteça, é considerada direção perigosa e caracterizada como infração gravíssima quando há o bloqueio da visão do condutor por algum objeto existente no carro.

Usar o banco rebatido para acomodar objetos volumosos também facilita a vida do motorista quando existe a necessidade de fazer o translado dentro da cabine, assegure-se que tudo esteja bem afixado. Cargas grandes e soltas no banco traseiro podem ser perigosas para o motorista e passageiros, pois com qualquer freada mais brusca esse objeto pode sair do lugar e bater em quem estiver na parte da frente do veículo.

Você também pode colocar objetos no banco dianteiro do veículo, mas tudo deve estar bem preso, e não podem obstruir a visão do condutor, inclusive sobre o retrovisor direito, e também não pode estar no colo e de maneira alguma entre as pernas do motorista.

Então, a melhor opção para a bagagem extra que não couber no porta-malas e no banco traseiro de forma segura, é um bagageiro de teto. 

O que cabe no bagageiro de teto?

Podemos colocar dentro do bagageiro de teto tudo que couber e não ultrapasse o peso estipulado tanto pelo fabricante do veículo, como pelo fabricante do bagageiro externo. Nesse quesito, o mais importante é distribuir os objetos de forma proporcional para manter o equilíbrio do carro e não afetar a estática do veículo.

Outro ponto importante é prender bem as malas e tudo mais o que estiver dentro do bagageiro de teto, para que nada fique balançando durante a movimentação do automóvel.

Distribua bem os itens dentro do bagageiro de teto do carro, a fim de que o peso não fique concentrado apenas em um local, isso ajuda na estabilização do veículo.

Ainda não está seguro? Antes de pegar estrada, dê algumas voltas com o veículo e sinta se há algo que ainda atrapalhe as suas manobras.

Pode viajar com bagageiro de teto?

A lei de trânsito nacional permite que veículos viagem com bagageiros de teto ou bagagens presas por um suporte afixado ao teto do veículo, mas saber a altura e o cumprimento adequados para os itens que serão transportados no bagageiro de teto é fundamental.

É importante que o condutor fique por dentro da legislação para não cometer nenhuma infração utilizando o bagageiro externo e estar sempre com os débitos veiculares em dia para não ter seu carro guinchado e apreendido.

De acordo com as regras a visibilidade à frente do condutor e a estabilidade do veículo não podem ser comprometidas. E o bagageiro não deve ultrapassar a largura do veículo ou ocultar as luzes de freio.

A altura não pode passar de 50 centímetros, isso já contando tudo que será levado nele. O próprio bagageiro de teto do carro vem com a medida correta, mas quem utiliza apenas o rack vale a pena dar atenção extra para o que será transportado, pois como os itens levados ficam acima da estrutura do equipamento eles podem passar do limite de altura permitido por lei.

É bom fazer um alerta que estamos falando do que pode ser carregado em cima do carro, e como podemos ver não passam do peso e nem do tamanho que são permitidos pelas leis de trânsito no Brasil, nada de colocar no teto do carro móveis como sofá, cama, eletrodomésticos como geladeira, fogão, máquina de lavar roupa, entre outros itens que ultrapassem a metragem permitida.

Quantos quilos posso carregar no bagageiro de teto do carro?

Quantos quilos posso carregar no bagageiro de teto do carro?

Vale saber que cada modelo e marca de veículo tem um peso do que pode ser carregado no teto do carro, mas sabemos que o peso que o bagageiro de teto do carro comporta pode variar entre 50 quilos, em modelos de carros pequenos em 2022, e até 80 quilos em modelos maiores.

Apesar dessa informação, o manual de como instalar o bagageiro de teto que vem junto com o produto fala exatamente qual a quantidade de peso que cada estrutura pode aguentar, não esquecendo de sempre ver o manual do veículo também, para não ultrapassar o peso permitido pelo fabricante. O excesso de peso modifica o centro de gravidade do veículo podendo causar até um capotamento, em casos menos graves o teto do seu carro poderá ficar amassado.

Lembre-se que o uso constante do veículo com cargas pesadas ou excesso de peso, tanto no bagageiro de teto, quanto dentro do veículo, pode provocar um uso severo do carro.

Como amarrar a bagagem no bagageiro de teto?

Muitos acidentes podem acontecer por objetos que se desprendem de carros em movimento, é bom saber como prender os objetos no bagageiro de teto do carro. A organização dos objetos de forma adequada mantém a segurança de todos.

Para quem utilizar o bagageiro de teto basta colocar os seus pertences de uma maneira que deixe o peso equilibrado dentro do compartimento, isso manterá a potência e a gravidade mais natural possível do seu carro.

Se o seu veículo possui apenas um rack aberto, recomenda-se uma fivela com cinta de fixação, por serem mais firmes e resistentes. As redes próprias para segurar objetos também são bastante utilizadas, desde que estejam bem presas. A corda de nylon pode ser usada, mas numa grande quantidade e com muitos nós para segurar a carga. Não é interessante o uso de cabos elásticos, por serem flexíveis os objetos podem mover-se dependendo da velocidade do veículo, causando muitos transtornos.

Qual o valor da multa por excesso de bagagem?

Rodar com o bagageiro de teto com excesso de bagagem é passível de multa previsto no código de lei de trânsito nacional, e é considerada infração grave, valor de 195,23 reais e mais 5 pontos para a carteira do condutor, com possibilidade de o veículo ser retido para ser feita a retirada do excesso de bagagem.

Exceder o limite de bagagens no banco traseiro, dianteiro ou no porta-malas do veículo ou o condutor estar com a visibilidade comprometida por excesso de bagagem também é passível de multa de trânsito.

Então lembramos que a altura máxima permitida para carregar bagagem em cima do teto é de 50 cm e o peso será variável, dependendo do fabricante do veículo e do equipamento utilizado, mas que pode variar entre 50 a 80 quilos.

A única exceção de altura vale para as bicicletas, existe uma legislação própria para fazer o transporte das bikes no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *