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Top 10: Carros pequenos em 2022

Muita gente gosta de carro pequeno, mas será que eles são os ideais para você? Existem carros pequenos e baratos, carros pequenos automáticos e muitas outras variedades para você aprender. Então, aperte o cinto, aqueça os motores e venha ver os modelos de carros pequenos que a gente selecionou para você fazer a melhor compra.

Vantagens de ter um carro pequeno

Antes de entrarmos nos detalhes de cada um dos modelos, vamos falar sobre as vantagens de se ter um carro pequeno hoje em dia. Os carros compactos são um dos modelos mais vendidos pelo Brasil. Logo reconhecidos por seu tamanho reduzido, eles são perfeitos para até quatro pessoas, têm preços acessíveis, economia de combustível e muita versatilidade. Por isso, vale ver com calma as características específicas de obter um desses em sua garagem. 

A característica principal para entrar nessa categoria é, obviamente, suas dimensões menores em relação a outros modelos. Alguns desses veículos possuem comprimento entre 3 e 4 metros, com altura em torno de 1,5 metro. Esse tamanho também se reflete na capacidade do porta-malas: ela dificilmente ultrapassará os 300 litros.

Mesmo com seu tamanho menor, alguns dos melhores carros pequenos surpreendem com uma bela potência em seus motores, com opções que vão além do tradicional 1.0, como o 1.4, 1.6 e 1.8. E não subestime os pequenos: compacto não é sinônimo de simplicidade. Existem diversos carros compactos de luxo no mercado.

Sendo fáceis para dirigir, andar nesses carros pequenos é garantia de tranquilidade na hora de estacionar e manobrar. Se você precisa do automóvel para rodar pela cidade durante o dia, o tempo gasto procurando por uma vaga maior – para um SUV ou sedã, por exemplo –  pode ser economizado com um carro pequeno. 

Falando de modo geral, é mais fácil gastar menos com os modelos compactos. Isso por causa de suas carrocerias menores e mais leves, que exigem menor esforço por parte do motor e, assim, gastam menos combustível.

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Modelo do carro

O modelo do carro ideal para você depende de suas necessidades. Fique ligado na lista que a gente preparou para você e veja qual o modelo de sua preferência.

Chery QQ 2019

Chery QQ

  • Anos: 2011 a 2019.
  • Dimensões: 3,56 m (c), 1,62 m (l), 1,52 m (a) e 2,34 m (ee).
  • Tome cuidado com: comportamento dinâmico, problemas na suspensão e liquidez ruim.

Esse modelo teve algumas dificuldades no início de sua importação aqui no Brasil. Muito frágil, sua direção era imprecisa e os pedais davam a sensação de se desfazer sob os pés. Porém, após a reestilização de 2015, essas questões foram amenizadas sensivelmente. 

Recentemente, o Grupo Caoa assumiu a marca para si, o que deu mais confiança ao pequeno modelo. 

O motor 1.0 vai bem, e o QQ vem equipado com sensor de ré, Isofix, ajuste de altura dos faróis, ar e trio elétrico. O acabamento do modelo pode causar insatisfação aos mais exigentes e sua liquidez é um tanto complicada. A estabilidade não é das melhores, por isso é ideal apenas para rodar exclusivamente na cidade. Apesar de alguns problemas e uma reestilização profunda, esse carro merece o seu espaço em nossa lista de pequenos notáveis. 

Fiat Mobi Like 1.0 8V
Fiat Mobi Like 1.0 8V

Fiat Mobi

  • Anos: 2016 em diante.
  • Dimensões: 3,56 m (c), 1,63 m (l), 1,49 m (a) e 2,30 m (ee).
  • Tome cuidado com: visibilidade traseira, acabamento interno e versões com ar instalado fora de fábrica.

O Mobi foi lançado em 2016 e, além das ofertas como 0 km, já dá pinta também entre os seminovos, sendo uma boa opção por estar bem atualizado e com uma quilometragem baixa devido ao perfil da maioria dos donos. O motor 1.0 6V Firefly três cilindros e 77/72 cv é eficiente para mover o pequeno veículo, principalmente em ruas e avenidas de grandes cidades. Outro ponto que conta a favor do Mobi é a suspensão bem colocada e em sintonia para lidar com os buracos na via.

Vale ressaltar a ampla rede da Fiat e de manutenção que cabe no bolso para sua faixa de preço. É verdade que posição de dirigir não é das melhores, já que o banco é estreito, há pouco apoio lateral e o motorista invariavelmente arrasta o braço na porta. Porém, mesmo com algum desconforto, ele merece sua atenção.

Suzuki Swift 2015
Suzuki Swift 2015

Suzuki Swift

  • Anos: 2014 a 2015 (quinta geração).
  • Dimensões: 3,89 m (c), 1,69 m (l), 1,51 m (a) e 2,43 m (ee).
  • Tome cuidado com: custo de manutenção, disponibilidade de peças e acabamento interno.

Dá para afirmar que Suzuki Swift voltou como um meteoro ao Brasil em sua quinta geração, assegurando, assim, uma vaguinha em nossa lista de carros pequenos. E, olha, ele deixou saudades para quem gosta de hatch com pegada esportiva. Não pense que os 142 cv do motor 1.6 são pouco para o Swift. O carro de 1.065 kg oferece arrancadas boas e torque sempre disponível em baixos giros, além de câmbio com curso curto e engates precisos. Fortes aliados na hora de dirigir em qualquer velocidade.

O entre-eixos menor e a suspensão bem calibrada garantem um veículo bem colado ao chão nas curvas mais assentuadas. Era um modelo caro já 0 km, mas entrega boa lista de equipamentos que fazem valer a pena procurar os seminovos. O ponto negativo fica para o espaço de cabeça no banco de trás e o acabamento interno muito simples.

Smart ForTwo

  • Anos: 2009 a 2015.
  • Dimensões: 2,69 m (c), 1,56 m (l), 1,54 m (a) e 1,86 m (ee).
  • Tome cuidado com: peças, manutenção e acerto a suspensão.

Ele veio prometendo mobilidade e a vantagem de caber em qualquer lugar, porém o pequenino francês (pertencente à Mercedes-Benz) não fez sucesso em terras brasileiras. Podemos começar por dois pontos: levar apenas duas pessoas e ter vindo muito caro devido a importação.

O motor três cilindros turbo traseiro de 84 cv, porém, sobra no Smart ForTwo de 770 kg – e até lida bem com o câmbio automatizado de cinco marchas. Ele tem bom acabamento e é lotado de equipamentos. Mas já avisamos que ele é recomendado somente para uso na cidade. Isso porque a carroceria torce bastante nas curvas, ele sofre com os ventos laterais e a suspensão bate seca nos buracos.

Renault Kwid Life 1.0 12v SCe (Flex)
Renault Kwid Life 1.0 12v SCe (Flex)

Renault Kwid

  • Anos: 2017 em diante.
  • Dimensões: 3,68 m (c), 1,57 m (l), 1,47 m (a) e 2,42 m (ee).
  • Tome cuidado com: pedais esponjosos, comportamento dinâmico e alavanca do câmbio.

O Renault Kwid tem poucos anos de vida, então vale avaliar se não é melhor comprar um 0 km. Isso porque foi apenas a partir da linha 2020 que a marca arrumou os freios de seu pequeno carro. Após dois recalls em menos de um ano de produção para corrigir problemas no sistema, o Kwid ganhou discos ventilados na frente e servo-freio maior.

O Kwid possui quatro airbags, boa disposição do motor 1.0 tricilíndrico, principalmente nas arrancadas. O custo de manutenção é baixo, e o jogo da direção deixa as manobras mais fáceis. Mesmo com tudo isso, os pedais continuam com calibragem estranha, o motorista encosta os braços ou na porta ou no carona, e o modelo passa pouca firmeza nas curvas ou em velocidades maiores.

JAC J2 2016
JAC J2 2016

JAC J2

  • Anos: 2012 a 2016.
  • Dimensões: 3,53 m (c), 1,64 m (l), 1,47 m (a) e 2,39m (ee).
  • Tome cuidado com: desvalorização, custo de manutenção e acerto dos pedais.

O J2 talvez deva ser o mais curioso de todos os JAC presentes no mercado brasileiro e, por isso, está entre os carros pequenos de nossa lista. Leve e estreito, o carro anda bem, sendo movido pelo motor 1.4 de 108 cv. 

O custo-benefício agressivo típico dos modelos vindos da China faz parte do pacote já que o carro vinha mais recheadinho do que muito compacto, com sensor de ré, ar, direção elétrica, trio, faróis de neblina, rodas de liga leve e som com USB e Bluetooth. O problema são as peças e o pós-venda sempre complicado da marca. Ele também sofre com liquidez ruim e alta desvalorização no mercado de seminovos. 

Renault Twingo

  • Anos: 1994 a 2002.
  • Dimensões: 3,43 m (c), 1,63 m (l), 1,42 m (a) e 2,34m (ee).
  • Tome cuidado com: motores 1.2 e 1.15, versões com embreagem automática e isolamento acústico.

A história do Twingo é curiosa. Ele sofreu bullying na época de seu lançamento Twingo sofreu bullying por seu desenho controverso na época, mas virou cult de uns anos para cá, ainda mais porque o jornalista Ricardo Boechat, falecido em 2019, se orgulhava do seu. O fato é que o Twingo é um monovolume subcompacto com espaço impressionante se comparado aos rivais.

Quem se aventurar a conduzir o modelo vai encontrar uma boa posição de dirigir e até folga para os ombros. O motor 1.0 é o escolhido, com desempenho apenas satisfatório e consumo interessante, assim como os modelos vindos do Uruguai a partir de 2000. Fuja das versões com propulsor 1.2 e 1.15, e dos carros com embreagem automática linhas 95 e 96.

Volkswagen up 2015

Volkswagen up!

  • Anos: 2014 em diante.
  • Dimensões: 3,64 m (c), 1,64 m (l), 1,50 m (a) e 2,42 m (ee).
  • Tome cuidado com: trepidação nos freios, ausência de indicador de temperatura e pegadinhas nas revisões com preço fixo.

O up! teve até um lançamento ruim no mercado, não deixando claro a que veio em sua época. Porém, é um baita carro, merecendo seu espaço na lista de carros pequenos bons de ter. Fruto de sua moderna concepção, o up! tem ótima dirigibilidade, comportamento dinâmico exemplar e conjunto mecânico dos mais acertados.

O resultado é um dos automóveis mais econômicos do país, ainda mais nas versões turbo TSI de até 105 cv, que ainda proporcionam um desempenho bacana. Mas, como nada é perfeito, o pequeno carro tem também seus defeitos. A manutenção não é das mais baratas, o porta-malas é estreito e tem bons itens de série só nas versões mais caras.

Ford Ka (primeira geração)

  • Anos: 1997 a 2007.
  • Dimensões: 3,62 m (c), 1,63 m (l), 1,36 m (a) e 2,44 m (ee).
  • Tome cuidado com: isolamento acústico, ausência de marcador de temperatura e acabamento interno.

O carro que veio ao mundo como subcompacto, possuía um desenho bastante peculiar. Independentemente do estilo polêmico, sua primeira geração garante boa direção a todo tipo de motorista.

O motor 1.0 já dá conta do recado, enquanto o 1.3 é mais complicado de mexer e o 1.6 faz com que o carrinho da Ford vire uma espoleta – especialmente a inesquecível versão XR, com acerto diferenciando de suspensão e freios, mas que já está ficando bem valorizada no pedaço. A posição de dirigir era inquestionável, mas o acabamento é insuficiente, assim como o isolamento acústico e o acesso ao banco traseiro.

Fiat 500 (mexicano)

  • Anos: 2011 a 2015 e 2017.
  • Dimensões: 3,54 m (c), 1,62 m (l), 1,50 m (l) e 2,30 m (ee).
  • Tome cuidado com: peças de reposição, versões com câmbio Dualogic e seguro caro.

Nosso último modelo da lista é o pequenino 500. Ele chama a atenção justamente pelo estilo retrô e simpático. Além disso, o veículo vinha do México já bastante equipado, o que saltava aos olhos para o seu custo-benefício e para o espaço interno bastante restrito. Para se ter ideia, algumas cadeirinhas de crianças sequer cabem no banco traseiro. Quatro airbags, controles de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas já faziam parte do pacote, e é fácil achar seminovos com airbags de cortina, bancos de couro, ar automático e retrovisor eletrocrômico, que eram opcionais.

O 500 também é um carro gostoso de dirigir, especialmente as versões com motor 1.4 16V Multiair de 107/105 cv. As opções 1.4 8V são mais mancas, enquanto a Abarth com turbo tem preço bastante fora da curva. Entre prós e contras, ele é um dos pequenos carros que mais vale a pena.

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