Caminhão Truck
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Caminhão truck: O que é e qual a sua capacidade?

Trabalhar com caminhão, sobretudo, com o transporte de cargas pesadas pode trazer um leque de possibilidades de renda ao motorista e também a oportunidade de cruzar o país todo, por intermédio das rodovias. Afinal, o mercado de transporte e logística é essencial para o funcionamento do país e de sua economia.

O amigo motorista sabe muito bem que a variedade de marcas e modelos de veículos disponíveis no mercado automobilístico brasileiro é imensa – e a mesma lógica é válida para o universo dos caminhões.

Pensando nisso, para facilitar sua vida, a Zapay preparou este conteúdo especial sobre o caminhão Truck, uma categoria bastante famosa tanto nas estradas quanto nas pistas de corrida de veículos desta modalidade. 

Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas quanto à capacidade, à utilidade, ao valor, dentre outros pontos, importantes quando o assunto é caminhão Truck. Boa leitura! 

O que é um caminhão Truck? 

Qual o valor de um caminhão Truck? 

Qual é o melhor caminhão Truck? 

O que é um caminhão Truck?

Primeiro de tudo: você sabe o que é um caminhão Truck? Vem, que a Zapay lhe explica: trata-se de um tipo de caminhão bastante conhecido pelos caminhoneiros e pelas estradas brasileiras, devido à sua alta eficiência no transporte de cargas. O caminhão Truck é popularmente também conhecido como caminhão 6×2 e caminhão trucado.

O caminhão Truck apresenta catorze (14) metros de comprimento e três eixos, que se dividem entre simples e duplos. Um destes eixos encontra-se na parte frontal do veículo e dois estão na região traseira do caminhão. Ou seja, na parte da frente encontra-se o eixo simples, com uma roda de cada lado. Já, na parte traseira, está o eixo duplo, que apresenta quatro rodas, sendo duas de cada lado.

Não confunda: caminhões Truck são diferentes do modelo Bi-Truck. Este último modelo apresenta eixos duplos tanto na traseira quanto na dianteira do caminhão.

O caminhão Truck é pesado e carrega até catorze (14) toneladas – seu peso bruto, que é a soma da carga e do peso do próprio caminhão, pode chegar a vinte e três (23) toneladas. Um comparativo para termos ideia do peso: um elefante africano, também conhecido por ser o maior mamífero terrestre do mundo, pesa em média, na fase adulta, seis (6) toneladas. 

E para exercer capacidade de transportar tanto peso, o caminhão Truck exige motor de alta potência. Há no mercado caminhões Truck que chegam a 770 cavalos, por exemplo.

Conheça a Copa Truck

Quem gosta de caminhões também pode ser apaixonado por alta velocidade com estes grandões. E dentro do território brasileiro é possível contemplar estas competições. A principal delas é a Copa Truck, onde 29 pilotos, de 13 equipes distintas, colocam seus caminhões preparados à prova. Até 2017, a competição se chamava Fórmula Truck.

Na Copa Truck estão competindo os melhores pilotos de caminhão do Brasil. Participam dela fornecedores de motores como Ford, Iveco, Mercedes-Benzz, Volvo, Volkswagen, MAN e Scania.

E é necessário muito investimento para participar da competição – por isso é essencial o apoio de marcas referências no mercado de caminhões, como as já mencionadas. Para se ter uma ideia, um caminhão Truck de corrida chega a superar 1.200 cavalos de potência e a custar mais de R$800.000.

Participam da Copa Truck 2022, os seguintes pilotos:

  1. Ricardo Alvarez – Electric Truck | Scania
  2. Felipe Giaffone – Usual Racing | Iveco
  3. Adalberto Jardim – AJ5 ECO Sports | Mercedes-Benz
  4. Wellington Cirino – ASG Motorsport | Mercedes-Benz
  5. Debora Rodrigues – R9 Competições | Volkswagen
  6. Roberval Andrade – ASG | Mercedes-Benz
  7. Djalma Pivetta – Usual Racing | Iveco
  8. Jaidson Zini – ASG Competições | Mercedes-Benz
  9. Raphael Abbate – Usual Racing | Iveco 
  10. Fábio Fogaça – FF Motorsport | Mercedes-Benz 
  11. Danilo Dirani – PP Motorsport | Mercedes-Benz 
  12. Pedro Paulo Fernandes – Mercedes-Benz | PP Motorsport 
  13. Rodrigo Taborda – LT Team | Volvo 
  14. Glauco Barros – ASG Motorsport | Mercedes-Benz
  15. Daniel Kelemen – ASG Motorsport | Mercedes-Benz
  16. Paulo Salustiano – R9 Competições | VW
  17. Felipe Tozzo – Dakar Motorsport | Iveco
  18. Evandro Camargo – Mercedes-Benz | Tiger Team
  19. Kleber Eletric – Eletric Truck | Scania
  20. Pe Jota – FF Motorsport | Mercedes-Benz 
  21. Djalma Fogaça – FF Motorsport | Mercedes-Benz 
  22. Leandro Totti – LT | Volvo 
  23. André Marques – R9 | Volkswagen
  24. José Augusto Dias – R9 Competições | Volkswagen
  25. Régis Boessio – Boessio Competições | Volvo 
  26. Beto Monteiro – R9 Competições | Volkswagen 
  27. Luiz Lopes – Tiger Team | Mercedes-Benz 
  28. Danilo Alamini – R9 Competições | Volkswagen 
  29. Alex Fabiano – Tiger Team | Mercedes-Benz

Qual a diferença do caminhão Truck? 

Para que a demanda por caminhões seja atendida – ou seja, que as expectativas dos motoristas caminhoneiros sejam atendidas para os mais diferentes usos para trabalho -, existem algumas classificações importantes para entender qual o caminhão ideal para você.

Tanto o nome quanto a classificação dos caminhões consideram a quantidade de eixos que este veículo apresenta, bem como sua disposição. O que influencia também na quantidade de rodas que o caminhão pode ter.

Mas é importante dizer que quantidade de pneus não está relacionada à classificação deste veículo – é importante diferenciar este detalhe. Os pneus dirão respeito ao peso bruto do caminhão. As rodas de cada caminhão estão especificadas e explicadas no manual do veículo – portanto, tenha sempre esse documento em um lugar fácil. 

E vale a lógica: quanto maior a quantidade de pneus no caminhão, maior estabilidade o motorista encontrará ao pilotar este gigante das estradas.

Conheça agora as diferenças entre as categorias de caminhão disponíveis no mercado automobilístico, com ênfase nas principais características que diferenciam o caminhão Truck – a estrela deste artigo.

Caminhão Truck ou trucado: também conhecido como caminhão 6×2, este caminhão consegue transportar até catorze (14) toneladas de carga. Apresenta três (três) eixos – um dianteiro e dois traseiros.

Caminhão Bi-Truck: aguenta transportar até 22 toneladas de carga, de modo que seu peso bruto pode chegar a 29 toneladas. Apresenta quatro (4) eixos, sendo os frontais direcionais (ou seja, eles se movimentam quando o volante é acionado) e pode ter tração em duas (2) ou nas quatro (4) rodas traseiras.

Caminhão Traçado: é também conhecido por 6×4 e trata-se de um caminhão com três (3) eixos – um (1) dianteiro e dois (2) traseiros, seno estes últimos com tração. Assim, o nome traçado é devido aos dois eixos presentes nas roas traseiras.

Caminhão Toco: também conhecido como caminhão semipesado, este veículo é indicado para transportes realizados em grandes centros urbanos. Tem capacidade de transportar até seis (6) toneladas. Possui dois eixos e tração traseira.

Caminhão ¾ ou Veículo Urbano de Carga (VUC): é o caminhão de menor porte e, por isso, o mais indicado para rodar dentro de áreas urbanas. Em suas medidas, não pode ultrapassar 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento. Pode transportar até três (3) toneladas de carga e, por determinação do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), deve apresentar apenas dois (2) eixos. 

Qual o valor de um caminhão Truck?

O investimento em um caminhão Truck exige organização e planejamento financeiro, seja do motorista (se for um autônomo e que deseja ter um caminhão para chamar de seu), seja da empresa dona da frota. 

A quantidade de eixos é determinante para o valor, pois, como você já aprendeu, este componente está diretamente ligado à categoria do caminhão e também à sua estabilidade.

Modelos zero quilômetro, dos 10 caminhões Truck mais vendidos no Brasil podem variar entre R$570 mil a R$750 mil. Mas não se esqueça que há opções para adquirir caminhões usados, por preços melhores. Você pode procurar por caminhão Truck à venda OLX, por exemplo, e tentar preços mais acessíveis na plataforma. Lembre-se sempre de verificar a situação física e burocrática de todo veículo que você for comprar.

Segundo o portal Autopapo, confira quais são os 10 caminhões Truck mais vendidos no Brasil.

  1. Volvo FH 540.
  2. Scania R450.
  3. DAF XF.
  4. Volvo FH 460.
  5. Mercedes-Benz Actros 2651.
  6. Scania R540.
  7. Scania R500.
  8. Mercedes-Benz Axor 2544.
  9. Volksagen Meteor 29.520.
  10. Mercedes-Benz Axor 3344.

Entenda como se dá a distribuição de eixos nos chassis dos caminhões.

  • 4×2 = Modelo com dois eixos, o eixo frontal e o traseiro, no qual onde fica o diferencial.
  • 6×2 = Modelo com três eixos, o eixo frontal, um traseiro com diferencial e o terceiro eixo.
  • 6×4 = Modelo com três eixos, o frontal e os dois eixos traseiros com diferencial interligado.
  • 8×2 = Modelo com quatro eixos, dois frontais direcionais, dois eixos traseiros com apenas um diferencial.
  • 8×4 = Modelo com quatro eixos, dois frontais direcionais e os dois eixos traseiros com diferencial interligado.

Qual a diferença entre caminhão Truck e trucado? 

Resposta direta e reta: nenhuma. =]

Como você já aprendeu neste artigo, caminhão Truck ou trucado, que também podem ser conhecidos como caminhão 6×2, conseguem transportar até catorze (14) toneladas de carga. Além disso, apresenta três (três) eixos – um dianteiro e dois traseiros. Nesta categoria, apenas há tração de motor em um dos dois eixos traseiros. 

Qual é o melhor caminhão Truck?

O Volvo FH 540 é considerado por muitas revistas especializadas o melhor caminhão Truck e, não à toa, ele é um dos caminhões mais vendidos no mercado brasileiro, segundo a FENABRAVE (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

O Volvo FH 540 Globetrotter oferece muito conforto e tecnologia de ponta ao caminhoneiro, além de uma potência de 540 cavalos. Transmissão automática, direção hidráulica e possibilidade para que até duas pessoas durmam na cabine são alguns dos pontos a favor deste caminhão. Confira os dados técnicos completos:

FH 540 6x2T

Motor:

Marca/modelo: D13C540.

Cilindrada: 12,8 litros.

Cilindros: 6.

Combustível: Diesel.

Potência máxima: 540 cv @ 1.450 a 1.900 rpm.

Torque máximo: 2.600 Nm @ 1.050 a 1.450 rpm.

Injeção de combustível: Eletrônica direta.

Freio motor: VEB510.

Norma de emissões: CONAMA P-7.  

Transmissão:

Modelo: AT2612F / AT261F reduzida.

Óleo da transmissão: 16 litros.

Tipo: Automatizada.

Acionamento: Manual / Eletrônico.

Número de marchas: 12 à frente e 4 à ré / 12/6.

Tração: 6×2.

Embreagem:

Tipo: Monodisco a seco.

Diâmetro do disco: 430 mm.

Eixos: 

Dianteiro: Em aço forjado, perfil em I.

Traseiros: Simples, com bloqueio do diferencial.

Redução dos cubos: Não.

Suspensão: 

Dianteira: FST-PAR3.

Elemento elástico: Mola Parabólica.

Amortecedores: 2, de dupla ação.

Barra estabilizadora: Sim.

Traseira: RADT-GR.

Elemento elástico: Pneumática.

Amortecedores: 4.

Barra estabilizadora: Não.

Chassis: 

Tipo: Perfil em “U”.

Material: LNE60.

Pneus: 

Medidas: 295/80 R22,5.

Freios: 

De serviço: Disco na dianteira e tambor na traseira.

De estacionamento: Câmara de molas acumuladoras.

Freio motor: VEB 510 cv.

Assistência: ABS, EBS.

Sistema elétrico:

Tensão nominal: 24 V.

Bateria: 2x 12V 225 Ah.

Alternador: 110 Ah 28V.

Dimensões

Entre eixos: 3.000 mm.

Balanço dianteiro: 1.365 mm.

Balanço traseiro: 805 mm.

Comprimento: 6.540 mm.

Altura: 3.955 mm.

Largura: 2.495 mm.

Diâmetro de giro: 7,087 m.

Pesos:

Tara eixo dianteiro: 5.148 kg.

Tara eixo traseiro: 3.774 kg.

Tara total do chassis: 8.922 kg.

Tanque de combustível: 

Capacidade: 285+330 litros.

Qual o caminhão Truck mais econômico? 

Quando o assunto é caminhão econômico ou verde, vale muito a pena prestar atenção nos modelos oferecidos pela Scania. O modelo Scania S 500 é o vencedor do prêmio europeu Green Truck em 2022 – foi o sexto ano consecutivo que a empresa sueca levou o prêmio. 

E ser verde faz com que o caminhão seja mais econômico, com menos emissão de poluentes no ar e com consumo 8% menor de combustível. Ou seja, é bom para a natureza e a sociedade e também é bom para o seu bolso.

Qual é maior Truck ou carreta?

As carretas, com cerca de 18 metros de comprimento, são maiores do que os caminhões Truck, que costumam ter 14 metros de comprimentos.

Há ainda outras diferenças importantes a serem consideradas. Uma delas é que as carretas são veículos articulados, já os caminhões trucados são veículos monoblocos ou fixos.

Isso se dá, pois, a unidade de carga da carreta é separada, dividida entre a parte com a cabina, o motor e as rodas de tração e a outra parte com a carga. A primeira parte é o cavalo mecânico e a segunda, o semirreboque, respectivamente. 

Qual a capacidade de carga de um caminhão Truck?

Um caminhão Truck consegue transportar até catorze (14) toneladas de carga. Portanto, amigo caminhoneiro, fique sempre atento a potenciais excessos. 

Dicas da Zapay:

Dica 1: Quer saber como pagar o IPVA (Impostos sobre Propriedade do Veículo) do seu caminhão em 2022? Seja parcelado ou à vista, confira nossas dicas para ficar em dia com o tributo anual e também com a documentação do seu veículo. Clique aqui e saiba mais.

Dica 2: Ah, e conheça as particularidades para realizar o licenciamento do seu caminhão neste conteúdo preparado pela Zapay. Tudo para que você possa ficar com os documentos do seu veículo sempre regularizado. A Zapay, você já sabe: é sempre uma mão na roda quando o assunto é o seu veículo.

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