caminhões licenciamento
Categories:

Licenciamento de caminhões: conheça as particularidades

Assim como os carros e motos, o licenciamento de caminhões é obrigatório anualmente. Todos os proprietários precisam pagar uma taxa no DETRAN para renovação do documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). 

O valor depende do estado de residência do proprietário e do registro do veículo, no entanto segue uma faixa de R$ 100.

Importante sempre lembrar que esse documento de licenciamento deve estar junto ao motorista com os demais documentos obrigatórios. É ele que garante à fiscalização que o caminhão encontra-se em condições físicas e legais de transitar em segurança. 

Caso não tenha esse licenciamento atualizado, há multa de R$ 293,47 por infração gravíssima, sete pontos na carteira de habilitação e captação do veículo até que este seja devidamente licenciado.

Como fazer o licenciamento de caminhões?

Antes de mais nada, é preciso emitir o comprovante de pagamento de renovação do CRLV  e ir presencialmente ao DETRAN da sua cidade com a sua identidade e o número do RENAVAM (pode ser a placa do caminhão também).

Você também pode fazer esse processo online, com despachante ou pelos Correios. Procure saber como é feito o licenciamento da sua cidade e escolha a melhor opção para você.

Diferença de licenciamento de carros e caminhões

Os carros tem um prazo maior para fazer o licenciamento do que os caminhões. Isso porque são veículos mais leves. 

No estado de São Paulo, por exemplo, os carros tem o mês de renovação pelo primeiro número da placa e cada número tem um mês. Já os caminhões tem um mês determinado para de 1 a 3 numerações de placa. Confira abaixo.

Carros:

1: mês de abril;

2: mês de maio;

3: mês de junho;

4: mês de julho;

5 e 6: mês de agosto;

7: mês de setembro;

8: mês de outubro;

9: mês de novembro;

0: mês de dezembro.

Caminhões:

1 e 2: mês de setembro;

3, 4 e 5: mês de outubro;

6, 7 e 8: mês de novembro;

9 e 0: mês de dezembro.

Repare que os caminhões tem apenas o final do ano para renovação do CRLV, então fique ligado e não perca o prazo!

Vantagens de ter o licenciamento em dia

Estar com seu documento CRLV em dia é mais do que permitir que você circule com ele pelas estradas, ruas e avenidas do país, é também indicação de você está sem débitos e pode até mesmo vender seu veículo com segurança.

Confira as vantagens a seguir:

Caso você queira saber mais sobre todos os detalhes de licenciamento e IPVA, nos acompanhe aqui no blog ou em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *