CFC Detran
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O que é um CFC Detran?

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Na hora de tirar a sua Permissão para Dirigir (PPD), que, após um ano, pode lhe levar à conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é necessário passar por todo um processo de formação, avaliação e formalização de que você está preparado para conduzir veículos nas vias públicas brasileiras.

Se seu intuito é alcançar este objetivo, é fundamental passar pelo Centro de Formação de Condutores, o CFC DETRAN. Neste artigo, você aprenderá o que é CFC DETRAN, qual seu valor, como é feito o curso e o que vai na prova do aplicada pelo Centro de Formação de Condutores.

Para quem deseja tirar a carteira de motorista, é importante saber que o CFC DETRAN é um centro que exerce atividades de formação e capacitação do cidadão para a condução de veículo automotor, segundo o DETRAN SP. Para tal, o CFC aplica aulas teóricas e práticas para que o candidato possa obter a PPD e a CNH.

Você pode estar se perguntando: mas por que DETRAN CFC são termos relacionados? Para que um Centro de Formação de Condutores possa funcionar, é essencial que ele seja credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Por exemplo, no caso do DETRAN SP trata-se do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – cada Unidade Federativa e o Distrito Federal têm o seu próprio departamento de trânsito.

Uma dica: apenas consulte CFCs que sejam credenciados pelo DETRAN de sua localidade, pois eles estão habilitados a dar aulas teóricas e práticas para que você possa alcançar a desejada Carteira Nacional de Habilitação. Fique sempre atento a isso.

Qual o valor do curso do CFC? 

Como é o curso de CFC? 

O que cai na prova do CFC Detran?

Qual o valor do curso do CFC?

Para iniciar o processo de formação para conquistar a CNH é necessário que o aspirante a condutor pesquise bem qual o CFC lhe agrada mais. É possível ver comentários de ex-alunos sobre a experiência e é primordial que o candidato verifique se o centro formador está cadastrado no DETRAN.

É possível que haja uma variação de valor entre uma instituição e outra, mas há um valor médio para realizar todo o processo de formação. Quem deseja tirar a carteira de motorista categoria A, com aptidão para motocicletas, deverá desembolsar cerca de R$2.330. Já, aqueles que optarem pela carteira de habilitação categoria B, voltada para a condução de veículos de passeio, devem investir aproximadamente R$1.715.

Estes gastos devem cobrir todos os custos do processo de formação e avaliação do aspirante a condutor. As etapas são as seguintes: clínica de exame médico e psicológico (exame médico e exame psicotécnico), taxas do DETRAN (cadastro inicial/inscrição, prova teórica/legislação, emissão da Licença de Aprendizagem LADV e prova prática de direção) e autoescola (aulas teóricas com 45 horas-aula, materiais utilizados no curso teórico, marcação de exame teórico, emissão da LADV, aulas práticas de direção com 20 horas-aula, marcação de exame de direção e aluguel do veículo para exame prático).

Confira a seguir os tipos de carteira de motorista:

  1. Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) – habilitação que permite que os condutores dirijam veículos com duas rodas com até 50 cm³ de cilindradas, as famosas cinquentinhas.
  2. Carteira Nacional de Habilitação categoria A (CNH A) – o condutor fica apto a dirigir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cm³ de cilindrada. O motorista pode também conduzir as cinquentinhas.
  3. Carteira Nacional de Habilitação categoria B (CNH B) – o motorista pode conduzir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto. Tal automóvel deve ter a capacidade de transportar até oito passageiros, além do motorista. Se além de veículos de passeio, você deseja conduzir quadriciclos, saiba que a CNH B é a opção correta.
  4. Carteira Nacional de Habilitação categoria C (CNH C) – permite que o condutor dirija todos os veículos da categoria B e também veículos de carga, não articulados, e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.
  5. Carteira Nacional de Habilitação categoria D (CNH D) – habilitação que permite que o motorista conduza todos os veículos das categorias B e C, além de veículos de transporte de passageiros para mais de oito pessoas acomodadas.
  6. Carteira Nacional de Habilitação categoria E (CNH E) – o condutor pode dirigir todos os veículos das categorias B, C e D, além de veículos com unidades acopladas e que excedam 6 mil quilos.

Aos condutores que deverão tirar a primeira carteira de habilitação, é necessário apresentar a seguinte documentação:

– Documento de identificação original e cópia.

– Cópia do CPF ou ainda o comprovante de inscrição no CPF, emitido pelo site da Receita Federal (caso não conste no documento de identificação apresentado).

– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, gás, rede de internet, TV por assinatura, condomínio, referente ao último mês ou contrato de locação).

– Cópia ou declaração de residência assinada no CFC. 

Autorização para Conduzir Ciclomotor 

Quando você decide ser motorista, há algumas categorias de veículos que são possíveis de serem dirigidas e, consequentemente, podem ser escolhidas. Tudo depende das suas necessidades. Dentre elas, há a Autorização para Conduzir Ciclomotor, também conhecida como ACC. Esta categoria serve para permitir que o condutor esteja apto a dirigir um ciclomotor, dentro do que exige a legislação de trânsito brasileira.

Vale dizer que o ciclomotor é um veículo de duas rodas, cuja cilindrada não pode ultrapassar 50 cm³. É um veículo bastante popular no Brasil por ser econômico e com valores relativamente baixos. Os ciclomotores são também conhecidos como cinquentinhas.

Confira este artigo preparado pela Zapay que conta tudo sobre a ACC, com dicas e informações relevantes a quem deseja conduzir uma cinquentinha. Leia e saiba mais!

Como é o curso de CFC?

Os candidatos que forem aprovados no exame médico e no exame psicológico estão aptos a começarem as aulas teóricas do Centro de Formação de Condutores. Nele, haverá o curso e a prova teórica. 

A formação conta com 45 horas-aula e conteúdos sobre legislação, infrações, sinalização, direção defensiva, cidadania, primeiros socorros, mecânica básica e meio ambiente.

O curso está dividido da seguinte maneira:

  1. Legislação de trânsito – 18 horas-aulas.
  2. Direção defensiva – 16 horas-aulas.
  3. Primeiros socorros – 4 horas-aulas.
  4. Meio ambiente e cidadania – 4 horas-aulas.
  5. Noções de mecânica básica – 3 horas-aula.

 

Quando o aspirante a condutor finaliza o curso teórico no CFC, ele deve agendar a prova teórica junto ao DETRAN. A avaliação apresenta 30 questões e é aprovado o candidato que acertar, ao menos, 21 respostas. Ou seja, 70% do exame.

Lembre-se: durante a avaliação não é permitido o uso de celulares, nem a comunicação entre os candidatos a motorista. O exame tem o formato de múltipla escolha e é feito em um computador.

Se o candidato for reprovado, não é necessário se desesperar. Ele pode refazer a prova dentro de um prazo de 15 dias, contados a partir da divulgação dos resultados. 

  Os aprovados poderão seguir com o processo de habilitação e iniciar as aulas práticas em uma autoescola de sua confiança.

O que cai na prova do CFC DETRAN?

Segundo a Resolução nº285, de 29 de julho de 2008, do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o conteúdo a ser ensinado no curso teórico tem 45 horas-aula e sua estrutura encontra-se a seguir. Sempre bom reforçar que as aulas feitas no CFC funcionam para cobrir o conteúdo cobrado na avaliação teórica, mas também são um importante aprendizado para a vida cidadã. Confira!

Cursos de formação para habilitação de condutores de veículos terrestres

Curso teórico-técnico.

Estrutura curricular

Legislação de Trânsito: 18 (dezoito) horas-aula Determinações do CTB quanto a veículos de duas ou mais rodas:

– Formação do condutor;

– Exigências para categorias de habilitação em relação ao veículo conduzido;

– Documentos do condutor e do veículo: apresentação e validade;

– Sinalização viária;

– Penalidades e crimes de trânsito;

– Direitos e deveres do cidadão;

– Normas de circulação e conduta.

– Infrações e penalidades para veículos de duas ou mais rodas referentes à:

– Documentação do condutor e do veículo;

– Estacionamento, parada e circulação;

– Segurança e atitudes do condutor, passageiro, pedestre e demais atores do processo de circulação;

– Meio ambiente.

Direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas: 16 (dezesseis) horas-aula.

– Conceito de direção defensiva;

– Conduzindo em condições adversas;

– Conduzindo em situações de risco;

* Ultrapassagens

* Derrapagem

* Ondulações e buracos

* Cruzamentos e curvas

* Frenagem normal e de emergência

– Como evitar acidentes em veículos de duas ou mais rodas;

– Abordagem teórica da condução de motocicletas com passageiro e ou cargas;

– Cuidados com os demais usuários da via;

– Respeito mútuo entre condutores;

– Equipamentos de segurança do condutor motociclista;

– Estado físico e mental do condutor, consequências da ingestão e consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas;

– Situações de risco.

Noções de Primeiros Socorros: 4 (quatro) horas-aula 

– Sinalização do local do acidente;

– Acionamento de recursos: bombeiros, polícia, ambulância, concessionária da via e outros;

– Verificação das condições gerais da vítima;

– Cuidados com a vítima (o que não fazer);

– Cuidados especiais com a vítima motociclista.

Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito: 4 (quatro) horas aula 

– O veículo como agente poluidor do meio ambiente

– Regulamentação do CONAMA sobre poluição ambiental causada por veículos;

– Emissão de gases;

– Emissão de partículas (fumaça);

– Emissão sonora;

– Manutenção preventiva do automóvel e da motocicleta para preservação do meio ambiente;

– O indivíduo, o grupo e a sociedade;

– Diferenças individuais;

– Relacionamento interpessoal;

– O respeito mútuo entre condutores;

– O indivíduo como cidadão.

1.1.2.5 Noções sobre Funcionamento do Veículo de duas ou mais rodas: 3 (três) horas aula – Equipamentos de uso obrigatório do veículo, sua utilização e cuidados que se deve ter com eles;

– Noções de manuseio e do uso do extintor de incêndio;

– Responsabilidade com a manutenção do veículo;

– Alternativas de solução para eventualidades mais comuns;

– Condução econômica e inspeção mecânica (pequenos reparos);

– Verificação diária dos itens básicos: água, óleo, calibragem dos pneus, dentre outros.

– Cuidados e revisões necessárias anteriores a viagens.

Conheça a CNH B

A carteira de habilitação categoria B é aquela da maioria dos condutores de automóveis. Com a CNH B, o motorista fica apto a conduzir veículos automotores de quatro rodas, com capacidade para até oito passageiros (nove, contando com o próprio motorista).

Vale a atenção: os veículos que abrangem a carteira de habilitação tipo B não devem exceder 3,5 toneladas em seu peso bruto.    

Condutores da categoria B têm a permissão para dirigirem automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários em vias públicas. Muitas opções para suprir diferentes necessidades do dia a dia de nossa sociedade, seja no meio rural, seja no meio urbano.

Essa abrangência ajuda muito tanto aqueles que habitam nas cidades, quanto aqueles que habitam no campo, é importante destacar. Afinal, um pequeno agricultor pode conduzir suas mercadorias em um dos automóveis que fazem parte da categoria B, por exemplo, com conforto e segurança. Da mesma forma, outros profissionais que atuam no perímetro urbano também utilizar estes automóveis para atender suas demandas. 

Estas possibilidades tornam a carteira de habilitação B uma das mais práticas e versáteis, o que também justifica a sua grande procura em autoescolas.

Para conhecer mais sobre a CNH B, acesse nosso conteúdo especial.



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Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

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