cnh b
Categories:

CNH B: Descubra tudo sobre essa categoria de habilitação

Pode ser novo, seminovo ou o já considerado “clássico”. Fato é: o carro é uma paixão nacional e a possibilidade de dirigi-lo faz parte do planejamento e do sonho de muitos brasileiros. Muitos conseguem essa realização no início da vida adulta, outros se organizam para dirigir um pouco mais maduros. Cada um sabe o momento ideal e a necessidade para tirar a CNH B.

A Carteira Nacional de Habilitação na categoria B é aquela que permite que o condutor dirija carros de passeio. Por isso ela é tão comumente solicitada – afinal, com a CNH B em mãos, e com um carro ou uma caminhonete disponível, você pode passear com a família ou trabalhar dirigindo. Esta modalidade de veículos permite ainda que você fique protegido da chuva e das demais intempéries.

A seguir, tire todas as suas dúvidas sobre a CNH categoria B, saiba as vantagens e quais os procedimentos necessários para obter esta carteira de habilitação. Confira!     

O que é categoria CNH B na habilitação?

Quais veículos são permitidos com a CNH B?

Quem pode tirar a CNH B?

Qual o preço da CNH B?

Quanto tempo demora para tirar habilitação tipo B?

O que é categoria CNH B na habilitação?

A carteira de habilitação categoria B é aquela da maioria dos condutores de automóveis. Com a CNH B, o motorista fica apto a conduzir veículos automotores de quatro rodas, com capacidade para até oito passageiros (nove, contando com o próprio motorista).

Vale a atenção: os veículos que abrangem a carteira de habilitação tipo B não devem exceder 3,5 toneladas em seu peso bruto.    

Quais veículos são permitidos com a CNH B?

E eis uma pergunta primordial: afinal, o motorista que está apto a ter a CNH B pode dirigir o quê? É sem mistérios! Condutores da categoria B têm a permissão para dirigirem automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários em vias públicas. Muitas opções para suprir diferentes necessidades do dia a dia de nossa sociedade, seja no meio rural, seja no meio urbano.

Essa abrangência ajuda muito tanto aqueles que habitam nas cidades, quanto aqueles que habitam no campo, é importante destacar. Afinal, um pequeno agricultor pode conduzir suas mercadorias em um dos automóveis que fazem parte da categoria B, por exemplo, com conforto e segurança. Da mesma forma, outros profissionais que atuam no perímetro urbano também utilizar estes automóveis para atender suas demandas. 

Estas possibilidades tornam a carteira de habilitação B uma das mais práticas e versáteis, o que também justifica a sua grande procura em autoescolas.

Quem pode tirar a CNH B?

Estar habilitado para dirigir um carro é o sonho de muitos brasileiros. Ter essa oportunidade pode trazer alguma ansiedade e para alguns pode até simbolizar uma passagem definitiva para a vida adulta. Afinal, todos querem conquistar a popular carteira de motorista.

Para tirar a carteira de motorista B, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos, saber ler e escrever, além de possuir cédula de identidade (RG) e também CPF.

Atenção: no Brasil, pessoas de 16 e 17 anos não têm autorização para tirarem CNH de qualquer categoria, diferentemente de outros países.

Vale sempre lembrar que a conquista da CNH carrega também uma série de responsabilidades cidadãs para o condutor. O cuidado no trânsito, a prudência, além do respeito à legislação de trânsito, ao meio ambiente e ao próximo são pontos fundamentais para quem deseja se tornar um motorista – independentemente da categoria almejada. Portanto, ser prudente e respeitoso faz parte da postura que se espera de quem deseja ser um condutor.

O candidato a motorista passa ainda por exames médico e psicotécnico, curso teórico (com prova) e curso prático (com prova prática). 

Procurar o DETRAN da sua cidade e uma autoescola de confiança são fundamentais para iniciar o seu processo para a obtenção da carteira de motorista. 

Qual o preço da CNH B?

Na sua pesquisa sobre a carteira de motorista, uma possível ação que você terá ao consultar o buscador na internet é digital: CNH B preço. Aliás, esta é uma pesquisa fundamental para que você possa se organizar tanto para poder assistir e participar das aulas, quanto para preparar o planejamento financeiro, sem doer no orçamento familiar.

Uma dica importante é que não há um preço estabelecido e fixo para todos os Estados brasileiros. Contudo, há um preço médio sugerido pelo DETRAN, que varia de Estado para Estado.

Assim, tirar uma carteira de motorista categoria B, costuma custar em R$2.700 e R$3.500. Este valor inclui as seguintes etapas, que todo candidato deve se submeter:  exame médico, exame psicotécnico, aulas teóricas e práticas na autoescola, taxa do DETRAN para prova teórica, taxa do DETRAN para prova prática e emissão da Permissão para Dirigir (PPD).

A PPD tem validade de um ano, sendo um documento transitório para a CNH. Com ela, o motorista pode atingir até quatro pontos. A carteira de motorista definitiva é conquistada pelo motorista após o término da validade da PPD e para aqueles condutores que não tenham estourado a pontuação. A CNH B definitiva permite que o motorista atinja até 40 pontos anuais.

Por isso, cuide da sua carteira e evite cometer infrações de trânsito – caso deslizes ocorram, atente-se sempre para saber com quantos pontos você pode perde a CNH, para não correr nenhum risco de ficar a pé.  

Quanto tempo demora para tirar habilitação tipo B?

O processo para que você possa tirar a sua CNH B, cumprindo todos os requisitos necessários para a formação de um condutor completo, leva tempo e é importante que todo candidato esteja ciente disso.

Após iniciar o processo, o prazo médio de emissão da CNH B é de 90 dias. Quando a permissão é emitida, você já pode usufruir de sua PPD. Cada candidato tem até 12 meses para tirar a CNH categoria B. Caso o aspirante a motorista não consiga dentro deste prazo máximo, por diferentes motivos, é necessário iniciar o procedimento novamente, em todas as etapas.

Cada um dos passos necessários na formação do condutor deve sempre ser feito junto à autoescola de sua confiança e ao DETRAN de sua cidade. Fica a dica!

Para saber ainda mais sobre os prazos e o tempo que demora para a emissão da carteira de motorista, a Zapay preparou mais este conteúdo para você: Quanto tempo demora para tirar CNH? Saiba aqui! – Blog Zapay. Tudo para facilitar seus procedimentos e para que você possa ter logo a sua CNH B – ou a carteira de motorista da categoria que desejar. 

Escolher uma autoescola de confiança

O local onde você realizará a sua formação como condutor é de extrema relevância. Você já sabe: em todo processo que envolve documentação e burocracias, as atenções devem estar redobradas. E o mesmo vale para a sua carteira de habilitação. Por isso, é importante que você escolha com atenção a autoescola que conduzirá sua aprendizagem e seu processo para a conquista da carteira de motorista tipo B – e de também as CNHs de outras categorias.

Cabe a você, motorista ou aspirante a condutor, atentar-se para saber se a autoescola escolhida é credenciada junto ao DETRAN. Você pode perguntar pelo Credenciamento no DETRAN, antes de se matricular no CFC (Centro de Formação de Condutores). 

Outro passo que evita dores de cabeça é checar no site do DETRAN do seu estado se consta listada a autoescola que você deseja. Dica: cuidado com valores apresentados muito abaixo da média das demais autoescolas, pois isso pode ser um indicativo de golpe, que pode lhe trazer muitos prejuízos. Portanto, analise se a autoescola está cobrando um valor justo ou alinhado à média do mercado até mesmo para proteger seu bolso e seu tempo.

Ainda no site do DETRAN, você pode conhecer os níveis de aprovação da autoescola desejada. Veja a taxa de aprovação dos últimos 12 meses para ter um parâmetro sobre as aprovações. Há três tipos de exames disponíveis para verificação de aprovação – exame teórico (Técnico de Legislação de Trânsito), exame prático de direção veicular (categoria A – moto) e exame prático de direção veicular (categoria B – carro).

Outra dica válida é conhecer os instrutores antes de escolher a autoescola para primeira habilitação. É muito importante sentir que aquela pessoa que vai lhe ensinar teoria e prática realmente entende do assunto, está atualizada e pode lhe passar segurança na aprendizagem. Verificar os veículos disponibilizados pela autoescola para as aulas práticas também é importante – afinal, ninguém quer aprender em uma moto ou carro sem a devida manutenção, não é mesmo? Segurança sempre em primeiro lugar.

É válido também perguntar pelo tempo que o CFC leva para marcar os exames dos alunos. Respeitar a periodicidade correta e ter em mente que os candidatos têm ansiedades é fundamental para que o trabalho junto com a autoescola escolhida funcione. Exija sempre um contrato junto à autoescola de sua confiança.

Algumas dúvidas podem surgir: como renovar a CNH? Como saber se a CNH foi emitida? Embora esses exemplos sejam passos além da primeira habilitação, é sempre bom saber como lidar com as situações mencionadas.

Você pode renovar sua CNH tanto online quanto presencialmente no DETRAN de sua cidade. Para saber sobre a emissão de CNH, é possível também consultar o site do DETRAN. Atenção paulistas: desde 15 de janeiro de 2021, a entrega da CNH é feita exclusivamente pelos Correios no endereço cadastrado no Detran de São Paulo.

Caso você enfrente problemas com a CNH bloqueada, a dica é acessar este conteúdo especial da Zapay para resolver o problema: CNH Bloqueada: Entenda o que é e como resolver – Blog Zapay.

Fazer os exames médicos e psicotécnicos

Os exames médicos e psicotécnicos são a primeira etapa para tirar a CNH, portanto, são obrigatórios. Eles duram, em média, uma hora e são bastante simples. O objetivo é que tanto o médico quanto o psicólogo possam avaliar suas condições físicas e mentais para dirigir o veículo pretendido.

Precisa fazer o exame toxicológico para a sua CNH? Saiba mais sobre o procedimento neste conteúdo: Exame toxicológico CNH: Saiba o que é e como funciona.

Fazer o curso teórico do CFC

O curso teórico do CFC é de extrema importância ao condutor e ao respeito no trânsito. Afinal, é nele que o aspirante a motorista aprenderá acerca da legislação vigente sobre o trânsito brasileiro, além de dicas para uma direção segura.

Segundo o Contran, o curso tem 45 horas/aula, divididas em: Legislação de Trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e noções de mecânica básica.

Realizar a prova teórica

A prova teórica é mais um passo importante rumo à sua CNH. É possível fazer o agendamento do exame teórico de forma on-line, no site do DETRAN. Tanto o DETRAN quanto a autoescola escolhida podem lhe auxiliar neste procedimento. 

Fazer as aulas práticas

As aulas práticas fazem parte das etapas finais até a realização do exame. São 25 horas de aula, sendo cinco delas noturnas, onde o instrutor vai lhe ensinar a conduzir o carro em via pública, de forma segura e respeitosa.

Exame de direção veicular (prova prática)

A prova prática é momento em que você será avaliado diante de todo o aprendizado obtido no processo da CNH. Ela é marcada pela autoescola e o candidato deve estar no dia e hora destinados a ele. O exame é feito no carro da autoescola que você treinou durante as aulas práticas.

O candidato é reprovado se cometer uma falta eliminatória ou acumular três pontos em faltas. As pontuações são feitas da seguinte forma: 

– Cometer falta eliminatória – reprovação.

– Cometer falta grave – 3 pontos.

– Cometer falta média – 2 pontos.

– Cometer falta leve – 1 ponto. 

Secundárias – mudança de categoria cnh b

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *