Veja a lista com as principais atitudes que os motoristas jamais devem adotar ao volante
Realizar a manutenção preventiva de acordo com os prazos previstos no manual do proprietário é a melhor forma de manter a mecânica do carro em dia. Apesar disso, o estilo inadequado de condução por parte do motorista pode aumentar consideravelmente o desgaste de alguns componentes. De olho nisso, a Zapay preparou esta lista com 5 coisas que você nunca deve fazer com seu carro:
Passar por lombadas na diagonal
Alguns motoristas acreditam que passar com o carro na diagonal por lombadas é menos prejudicial ao veículo. Mas esse pensamento está errado, já que passar com uma roda de cada vez pelo obstáculo causa uma torção maior na carroceria e sobrecarrega os elementos da suspensão. O modo correto de transpor lombadas ou quebra-molas é com o veículo alinhado, com as duas rodas do mesmo eixo passando simultaneamente pelo obstáculo.
Rodar com o tanque na reserva
Por conta do custo elevado para abastecer o veículo por completo, muitos motoristas acabam rodando com o tanque de combustível quase vazio. O problema de circular frequentemente com o tanque na reserva está no risco de diminuição da vida útil da bomba de combustível. Além disso, há a possibilidade de ser surpreendido com a pane seca, que é considerada uma infração média, com adição de 4 pontos na CNH e multa no valor de R$ 130,16. Por isso, antes de o ponteiro do reservatório atingir a reserva, pare em um posto de combustíveis para abastecer.
Andar com pneus descalibrados
Rodar com os pneus descalibrados, além de aumentar desnecessariamente o desgaste dos pneus em si, reflete no maior consumo de combustível. Com a pressão abaixo do ideal, o motor precisa produzir mais energia para vencer o atrito elevado dos pneus descalibrados. Por isso, calibre regularmente os pneus – se possível, no máximo, a cada 15 dias. Outra dica é que a verificação da pressão deve sempre ser feita com os pneus frios – procure calibrar os pneus no posto mais próximo de casa. Em alguns carros, o sistema TPMS pode indicar no painel que está na hora de calibrar – veja aqui como funciona o sensor de pressão dos pneus.
Apoiar o pé no pedal de embreagem
O sistema de embreagem do veículo foi projetado para ser utilizado apenas nos momentos de trocas de marcha. Os motoristas que têm o péssimo hábito de apoiar o pé sobre o pedal de embreagem enquanto dirigem podem provocar o desgaste prematuro e a redução da vida útil da embreagem. Muitas vezes, é por conta desse vício de condução que alguns veículos seminovos e com baixa quilometragem apresentam sintomas como “pedal de embreagem duro” e “pedal baixo”. Por isso, na lista de coisas que você nunca deve fazer com seu carro, anote: nada de descansar o pé sobre a embreagem!
Descer ladeiras na “banguela”
O conceito de utilizar o “ponto morto” ou “banguela” para economizar combustível em descidas é mito. Nos veículos com injeção eletrônica, o motor corta automaticamente a injeção de combustível quando uma marcha está engatada em descidas. Isso não ocorre quando o câmbio está em neutro (N). Além disso, rodar com o veículo na “banguela” anula os efeitos do freio motor, o que pode aumentar desnecessariamente o desgaste do sistema de freios (como discos e pastilhas) e trazer riscos à segurança. Desta forma, nunca desça ladeiras com o carro em ponto morto
Dica extra: dirigir veículos com débitos em aberto
Além das recomendações sobre o estilo de direção, uma dica extra que destacamos nesta lista de coisas que você nunca deve fazer com seu carro é dirigir o veículo com débitos em aberto. Rodar com o automóvel com documentação irregular pode acarretar em prejuízos como multas de trânsito e até apreensão do veículo. Você sabia que é possível consultar débitos veiculares de graça com a Zapay? Em nosso site ou aplicativo, é possível fazer a busca de débitos e realizar o pagamento de IPVA, licenciamento e multas de forma rápida e segura. Além disso, na Zapay é possível fazer o parcelamento em até 12x no cartão de crédito!
Imagens: Divulgação