Se você tem um pet, possivelmente já se deparou com a dúvida: como transportar cachorro no carro? Esta é uma pergunta de milhões quando o assunto é o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas.
A Zapay lhe mostra todos os detalhes sobre como levar cachorro no carro, de um jeito que fique seguro ao pet e também ao condutor e aos demais membros do trânsito. Confira!
Antes de mais nada, pode levar cachorro no carro?
Sim, amigo motorista, você pode levar cachorro no carro. A grande questão é: mas como transportar cachorro no carro? A resposta está na forma de fixar e acomodar o cão no banco.
Os detalhes sobre cada maneira de acomodar o cãozinho você poderá conferir ao longo dos próximos tópicos.
Como transportar cachorro no carro: entenda o que diz a lei
Veterinários apontam que tanto cães quanto gatos precisam estar de peitoral e guia adaptada ou em caixas específicas de transporte individuais fixadas no automóvel para que possam seguir viagem. Desse modo, caso ocorra uma freada brusca, o pet não será lançado contra as partes internas do veículo ou mesmo contra os ocupantes (motoristas e passageiros).
Sobre como transportar cachorro no carro, o condutor pode ainda consultar os artigos 169, 235 e 252- inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para conhecer os detalhes da lei.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP) enfatiza que os pets nunca devem ser transportados soltos no automóvel. Além do uso obrigatório dos acessórios citados, não é recomendada a utilização de coleira simples. Se seu cachorro for grande, é possível utilizar o cinto de segurança especial e a grade de segurança, que é colocada entre os bancos traseiro e dianteiro, de modo a impedir que o animal interaja e distraia o amigo motorista.
Por sua vez, para os pets de pequeno e médio porte, principalmente os gatos, a caixa de transporte é a mais indicada. Outra opção é a cadeirinha para pet, que é presa ao banco do veículo.
Lembre-se sempre, motorista: a escolha sobre como transportar cachorro no carro impacta diretamente no bem-estar e na saúde do seu pet.
Existe limite de cachorros para levar dentro de um carro?
Não há um número limite para transportar cachorro no carro, segundo o CTB. Porém, considera-se o bom senso do tutor para que os pets possam fazer uma viagem com segurança e conforto. Não vacile!
O que usar para transportar cachorro em automóvel
Há alguns acessórios que ajudam – e muito – quando o assunto é como transportar cachorro no carro. Saiba mais sobre cada um deles nos tópicos a seguir.
Mas, antes, confira qual é o tamanho do seu pet – isso auxilia a orientar sobre a escolha do melhor acessório para a viagem.
Porte | Peso (kg) | Altura (cm) |
Mini | 0,5 g a 6 kg | 33 cm |
P | 6 kg a 15 kg | 43 cm |
M | 15 kg a 25 kg | 60 cm |
G | 25 kg a 45 kg | 70 cm |
XG | 45 kg a 90 kg | Sem limite |
Cadeirinha de carro para cachorros
Foto: Paulo Bitu/Quatro Rodas
A cadeirinha de carro para cachorros é semelhante a uma cadeirinha de bebê é um dos jeitos mais fofos e seguros de transportar o cachorro no carro, sendo projetada para manter cães pequenos e médios seguros durante viagens de carro.
Ela é fixada ao banco do carro e, geralmente, possui uma alça ou cinto que se prende ao peitoral do cão. As cadeirinhas elevam o cão, permitindo que ele veja pela janela, e proporcionam um ambiente acolchoado e confortável.
Ou seja, usar a cadeirinha para transportar cachorro no carro é uma boa opção.
Caixa de transporte para cachorros
Foto: Página da caixa de transporte Panther Air Nº 1
A caixa de transporte é um recipiente fechado, geralmente, feito de plástico ou metal, usado para transportar cães de forma segura. Ela é bastante útil para viagens longas ou voos, mas também pode ser usada em carros. As caixas de transporte garantem que o cão não se mova livremente pelo veículo, reduzindo o risco de distrações para o motorista.
Ainda: elas também oferecem um ambiente protegido, que pode ajudar a reduzir a ansiedade do animal – mais um ponto a favor da saúde na hora de transportar cachorro no carro.
Cinto automotivo para cachorros
Foto: Reprodução/Pinterest
O cinto automotivo para cachorros é um dispositivo de segurança projetado especificamente para cães. Ele se conecta ao cinto de segurança do carro e ao peitoral do cão, mantendo-o seguro no banco. Os cintos automotivos permitem algum movimento ao cachorro, mas impedem que ele saia do banco ou seja projetado em caso de uma parada brusca ou acidente.
O cinto automotivo é mais um acessório feito pensando no bem-estar do pet na hora de transportar cachorro no carro.
Como transportar cachorro pequeno em carros
Lembra que alertamos que o tamanho do pet importa na hora da viagem? Pois bem, agora que você já conhece as opções para transportar cachorro no carro, destacamos aqui quais são os acessórios ideais sobre como transportar cachorro pequeno em carros.
Se seu amigão tem porte pequeno ou médio, a caixa de transporte e a cadeirinha são ótimas opções, assim como o uso do cinto de carro.
Dica da Zapay: seja para motoristas recém-habilitados ou veteranos – a procura por carros grandes aumentou nos últimos anos. Afinal, todos querem ter conforto para viajar com a família. Saiba mais sobre este tema em nosso artigo especial.
Como transportar cachorro de grande porte em carros
Agora se o seu amigão tem grande porte, é fundamental também considerar todo o tamanho do cachorro para garantir o bem-estar de todos. Por isso, o mais indicado é o uso da grade para transportar cachorro no carro, além do uso do cinto de carro.
Não vacile: nem sempre as ideias sobre como transportar cachorro de grande porte em carros são as mesmas quando se trata de cães pequenos.
O que NÃO FAZER ao transportar cachorro no carro
Até aqui falamos sobre tudo o que você deve fazer quando o assunto é como transportar cachorro no carro. Mas e o que é proibido ou, ainda, nada indicado para fazer? Confira as nossas dicas para que o amigo condutor possa evitar a insegurança e desconforto com o cãozinho na hora do passeio.
Não dirija com o cachorro no colo
Nesta situação para transportar cachorro no carro, o pet no colo pode facilmente distrair o motorista, tirando sua atenção da estrada. Ainda: o pet pode interferir no manuseio de volante, câmbio ou outros controles do veículo – o que facilita para que acidentes ocorram.
Além disso, em caso de colisão ou parada brusca, o cachorro pode ser arremessado contra o volante, o painel ou o para-brisa, causando ferimentos graves a ele e ao motorista.
Não leve o doguinho solto no carro
Um cachorro solto pelo automóvel pode se mover livremente, pulando entre os assentos e distraindo o motorista, aumentando as chances de acidente. Em uma colisão, o pet pode ser projetado dentro do carro, ferindo a si mesmo e os passageiros.
Outro ponto de preocupação para transportar cachorro no carro, quando o cão está solto no veículo, é que ele pode tentar chegar ao motorista, impedindo sua visão ou movimento.
Não deixe o cachorro com a cabeça para fora da janela do carro
Pode parecer fofo quando nos deparamos com cachorro com a cabeça para fora do carro, mas os objetos na estrada, como detritos, pedras ou insetos, podem atingir o cão, causando ferimentos nos olhos, nos ouvidos ou no focinho. Ou seja, uma péssima ideia quando o assunto é como transportar cachorro no carro.
Outra desvantagem é que os ventos fortes podem causar irritação ou infecção nos olhos e ouvidos do cachorro.
Além disso, uma parada brusca ou uma curva acentuada pode fazer com que o cachorro perca o equilíbrio e caia para fora do veículo – o que pode até mesmo ser fatal.
Não deixe o cachorro sozinho no carro
Mesmo com janelas parcialmente abertas, a temperatura dentro do carro pode subir rapidamente, levando a um golpe de calor, que pode ser fatal para o cão. Ou seja, um gesto que pode representar muito sofrimento ao seu cãozinho.
Ainda: cachorros deixados sozinhos em carros podem ser alvo de ladrões, além de que muitos pets ficam estressados e ansiosos quando deixados sozinhos em um ambiente desconhecido, o que pode levá-los a tentar escapar ou se machucar. Ou seja, muita atenção ao transportar cachorro no carro e onde deixar o pet.
Como viajar com cachorro no carro
Destacamos algumas dicas práticas sobre como transportar o cachorro no carro no momento da aguardada viagem de carro em família ou sobre aquele final de semana de passeio em outra cidade. Confira:
- Não deixe cachorro solto no carro.
- Nunca coloque o cão em caçambas ou no porta-malas.
- Faça sempre uso do equipamento de segurança especial para o pet.
- Certifique-se de que o item de segurança escolhido é o mais adequado para o seu cachorro.
- Caso a viagem seja longa, faça paradas estratégicas para o cãozinho se hidratar, descansar e fazer as necessidades. Lembre-se: o funcionamento do corpo dele é diferente do corpo de um humano.
- Alimente o cachorro até 4h antes da viagem – isso diminui as chances de ele vomitar na viagem.
- Nem muito quente e nem muito frio, a temperatura do veículo deve estar agradável para o seu cachorro.
Dica da Zapay: cores do semáforo, placas de trânsito e multas. Temas próximos e que ajudam a organizar o fluxo do trânsito e a preservar vidas. Saiba mais sobre cada um deles.
E aí, ficou por dentro de como transportar cachorro no carro?
Agora que você já conhece as nossas dicas sobre como transportar cachorro no carro, ficou muito mais fácil viajar com o seu amigão, não é mesmo?! O ponto principal é garantir a segurança e o bem-estar tanto do seu pet quanto do seu condutor.
Respeitar a saúde e a dinâmica do cachorro é também fundamental para que o passeio possa ser repleto de ótimas vivências e lembranças para todos. Afinal, um ser humano consegue viajar por uma hora sentado sem se cansar, desafiado que ganha outra escala quando estamos falando de cães e gatos, sejam grandes ou pequenos.
E não se esqueça que é possível levar multa por conta de transporte inadequado do cãozinho. Por exemplo, se o condutor estiver dirigindo com o pet no colo ou à sua esquerda (junto á janela), ele será autuado com infração média. A multa é de R$ 130,16 e são descontados quatro pontos na carteira de habilitação, de acordo com o artigo 252, do CTB.
Por sua vez, se o cachorro for transportado na parte externa do carro, como teto e capô, ou com a cabeça para fora da janela ou de qualquer parte do veículo, o condutor será multado também. Trata-se de uma infração grave, com cinco pontos descontados da carteira de motorista e multa no valor de R$ 195,23, segundo artigo 235, do CTB.