Zapay > Veículo > Dia Nacional do Fusca: Conheça a história do VW no Brasil
O Dia Nacional do Fusca é comemorado anualmente em 20 de janeiro. Esse dia, foi criado para homenagear o Volkswagen Fusca, o carro mais vendido do país por muitos anos. As comemorações podem incluir encontros, desfiles de carros antigos e exposições de modelos raros.
Qual é a história do Fusca?
O Volkswagen Fusca, também conhecido como Fusca ou Käfer, foi desenvolvido na Alemanha durante a década de 1930 sob as ordens do líder nazista Adolf Hitler. O objetivo era projetar um carro acessível e popular para o povo alemão. Ferdinand Porsche, um engenheiro da Alemanha, liderou o projeto.
O Fusca foi exibido pela primeira vez em 1938, mas a produção em série só começou depois da Segunda Guerra Mundial.
A produção do Fusca continuou por décadas e se tornou um dos automóveis mais populares do mundo. Durante a década de 1960, a produção do Fusca bateu o recorde de 15 milhões de unidades vendidas.
O fusca era conhecido por sua simplicidade, confiabilidade e baixo custo de manutenção.
A produção do Fusca foi interrompida na Alemanha em 1978, mas continuou em outros países como México e Brasil até 2003. Apesar de não ser mais fabricado, o Fusca ainda é muito popular entre colecionadores e entusiastas de carros.
Versões raras do fusca
Fusca Hebmüller:
Produzido entre 1949 e 1953, é considerado um dos modelos mais raros do Fusca. Ele foi projetado pela carroceria Hebmüller e conta com características como teto solar, assentos de couro e painel de instrumentos diferenciado.
Fusca GSR:
Lançado em 1973, o GSR (Gelände/Straßen-Renner ou Corredor de Terra e Estrada) foi desenvolvido para o uso esportivo e possuía motor mais potente e suspensão reforçada. Era oferecido nas cores amarelo e preto com listras vermelhas.
Foi produzido entre 1955 e 1974, e é uma versão mais luxuosa e esportiva do Fusca. Ele foi desenvolvido pela Karmann e conta com carroceria desenhada pelo estilista italiano Ghia.
Fusca Rometsch:
Produzido entre 1955 e 1957, é considerado um dos modelos mais raros e luxuosos do Fusca. Era equipado com carroceria desenhada pela Rometsch e contava com itens de luxo como assentos de couro e painel de instrumentos diferenciado.
Fusca Turbo:
Um dos últimos modelos de Fusca produzido, foi lançado em 1981 e era equipado com motor turbocharged. Era oferecido nas cores branca, vermelha, azul e prata.
Essas são apenas algumas das versões raras do Fusca, existem muitas outras variações e edições limitadas que foram produzidas ao longo dos anos, que são muito valorizadas pelos colecionadores e entusiastas.
Qual nota você dá pra esse conteúdo?
Clique nas estrelas
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar ele!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.