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Quando devo trocar o fluido de freio?

O que é fluido de freio?

Tem dúvida sobre o que é fluido de freio e qual é sua importância para a segurança do seu veículo? Então, este artigo é ideal para você. 

Confira quais são as dicas que a Zapay separou para você e saiba o que fazer caso o fluido para freio esteja baixo. Coloque seu cinto de segurança e embarque nesta viagem com a gente.

– Quanto tempo dura o fluido de freio? 

– O que acontece quando acaba o fluido de freio? 

– Para que serve o fluido de freio? 

– Quando substituir o fluido de freio? 

– Pode andar com fluido de freio baixo? 

– Tem problema completar o fluido de freio?

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Quanto tempo dura o fluido de freio? 

Conhecer os componentes do veículo e sua dinâmica de funcionamento é importante, para que o motorista possa ter em mente como fazer a boa conservação do carro e se preparar para manutenções e revisões. Por isso, vale a pena entender o que é o fluido de freio, para compreendermos melhor quanto tempo ele dura.

Trata-se de um tipo específico de fluido hidráulico, que é utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem adotados em veículos (automotores ou não) de variados tipos, de bicicletas a caminhões pesados, além de maquinário. 

Desse modo, a função do fluido de freio é fazer com que o sistema de freios funcione com segurança e eficiência. Não à toa, ele é um dos itens mais relevantes do sistema de segurança de um veículo automotor, sendo responsável pela pressão do pedal até as rodas acontecer sem interferências – o que oferece segurança ao motorista enquanto está dirigindo, de modo a ajudar o sistema de freios a ter um desempenho adequado.

Os fluidos de freio ainda ajudam com as sapatas, as pastilhas, além de atuarem como lubrificante. Ou seja, merece muito cuidado e atenção para que continue a ter um bom funcionamento.  

Você pode estar se perguntando: mas qual seria o momento recomendável para a troca do fluido de freio? Vem que a Zapay vai te ajudar: ele deve ser trocado a cada 20.000 quilômetros rodados ou a cada dois anos. Cabe ao proprietário verificar o nível e o estado do fluído de freio a cada 10.000 quilômetros rodados ou a cada ano. Fique atento!

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O que acontece quando acaba o fluido de freio? 

O fluido de freio quando está baixo ou mesmo quando acaba é sinônimo de dor de cabeça ao motorista. Quando o fluido de freio está baixo acaba sendo necessário mais forças das peças e dos sistemas do automóvel, o que provoca queda de desempenho e desgaste desnecessário no motor do veículo.

A baixa de fluido de freio oferece ainda insegurança quando o veículo está em trânsito. Confira quais são os principais problemas que surgem quando o fluido de freio aparece em nível baixo:

  • Desgaste de pastilhas e lonas.
  • Riscos de perder o freio.
  • Desgaste dos tambores e cilindros.
  • Riscos de acidentes.
  • Maior consumo de combustível e óleo, além de desgaste da embreagem, caso seja necessário usar o freio motor.

Se acontecer a situação extrema – faltar o fluido de freio no carro –, o condutor notará dificuldade na hora de frear o automóvel, o que é bastante perigoso. E nada de completar o fluido utilizando água, pois ela contamina o fluido e altera o ponto de ebulição – ou seja, piora ainda mais o problema. 

A dica é: esteja sempre atento ao nível de fluido de freio, bem como ao bom funcionamento de lonas, pastilhas, fluidos, cilindros e demais componentes dos sistemas do carro. A segurança deve estar sempre em primeiro lugar!

Para verificar o nível do fluido de freio, o proprietário do carro deve levá-lo a uma oficina mecânica de boa procedência. O profissional avaliará os seguintes pontos:

  1. Se há alguma sujeita no reservatório.
  2. Avaliar se há um arco de partículas pretas e se o fluido está escuro.
  3. Substituir o fluido, caso esteja escuro.
  4. Caso não esteja escuro, o mecânico fará a troca do fluido de freio a cada dois anos.

Quais os tipos de fluidos de freio disponíveis no mercado brasileiro?

Na hora de saber qual é o fluido de freio que seu veículo automotor usa é fundamental consultar o manual do fabricante, pois nele estão todas as informações essenciais e técnicas sobre o automóvel em questão. Neste manual, consta o que deve ser aplicado em cada um dos sistemas existentes no carro.

Outra forma bastante importante para não se confundir com as opções de fluidos de freio disponíveis no mercado é saber quem são os fabricantes e quais são as especificidades de cada tipo/opção.

Assim, os fluidos do freio são classificados nas seguintes categorias: DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1, de modo que a principal característica que os diferencia é o ponto de ebulição. A seguir, saiba mais sobre cada uma das categorias:

  1. DOT 3: utilizada para freios e embreagens com sistema hidráulico de uso moderado. É indicada para veículos leves e de uso comum. Ponto de ebulição: 205ºC.
  2. DOT 4: esta opção pode ser aplicada em veículos leves, pesados e importados. Assim, este fluido para freios foi desenvolvido para atender automóveis, caminhões, tratores, ônibus e picapes. Ponto de ebulição: 230ºC.
  3. DOT 5 e DOT 5.1: tais fluidos podem atender as demandas de caminhões, ônibus, tratores, picapes e automóveis. Desse modo, são voltados para veículos leves, pesados e importados, com destaque aos de alta performance e para aqueles que passam por situações de altas temperaturas. Ponto de ebulição: 260ºC.

Mas há também diferenças entre o DOT 5 e o DOT 5.1. O primeiro é recomendado aos veículos cujo sistema de freios é ABS, por exigirem maior eficiência e performance no momento da frenagem. O fluido do DOT 5 é feito à base de silicone.

Já o segundo (DOT 5.1) apresenta a fórmula com base em glicóis e é mais barato do que o primeiro. Porém, vale reforçar o cuidado: ele não deve ser misturado com outro tipo de fluido. 

Para que serve o fluido de freio? 

Vale reforçar que cabe ao fluido de freio fazer com que o sistema de freios do carro possa funcionar de maneira eficiente e segura, não à toa, sendo um dos principais itens do sistema de segurança de um automóvel.

Desse modo, a pressão do pedal até as rodas deve ocorrer sem que haja interferências, o que oferece maior segurança ao motorista no momento de dirigir o veículo e ajudar o sistema de freios a ser eficiente. 

Cabe ainda ao fluido de freio auxiliar com as pastilhas, sapatas e também exercer a função de lubrificante.  

Dicas da Zapay!

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Dica 2: saiba como consultar IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), licenciamento e multas no SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

Quando substituir o fluido de freio? 

É indicado que o fluido de freio seja substituído a cada vez que o veículo completar 20.000 quilômetros rodados ou a cada dois anos. Ainda, é responsabilidade do dono do carro verificar (levar a uma oficina mecânica para que esta avaliação possa ser feita) o nível e o estado do fluido de freio a cada 10.000 quilômetros rodados ou a cada ano. 

Dica da Zapay: é um apaixonado por carros de corrida, amigo condutor? Então, fique por dentro deste especial preparado pela Zapay. Os veículos de corrida são construídos com o objetivo único de participar de competições. Desse modo, estes veículos são projetados a partir de diretrizes preestabelecidas para cada categoria e toda a mecânica e estrutura é pensada para agregar performance e vantagem competitiva, com o objetivo de ganhar prêmios em disputas automotivas.

Pode andar com fluido de freio baixo? 

Quando o índice de fluido do freio estiver baixo, o ideal é levar o veículo imediatamente a uma oficina mecânica de confiança, pois a segurança do veículo estará em risco. 

Tem problema completar o fluido de freio?

Não é indicado completar o fluido do freio, mas, sim, trocar o fluido a cada dois anos ou a cada 20.000 quilômetros rodados que o veículo completar. Caso o fluido seja completado com água, haverá contaminação e a mistura terá uma temperatura de ebulição diferente do fluido original.

Caso o nível de fluido esteja baixo, o condutor deve procurar uma oficina mecânica imediatamente para que uma avaliação seja feita. A depender do caso, pode ser que esteja acontecendo um vazamento no sistema. 

Dica da Zapay: você pode estar se perguntando, amigo motorista: mas, afinal, o que é um freio ABS e come ele funciona? Vem que a Zapay lhe explica: o freio ABS é um sistema que evita o travamento das rodas do veículo automotor de forma imediata em uma freada brusca, assim, ele torna a condução do carro mais segura e estável – ou seja, traz grandes benefícios para o condutor, os passageiros e todo o trânsito. Hoje, o freio ABS é considerado um item indispensável de segurança para o seu carro. Saiba mais neste conteúdo!

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Alessandra

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

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