pessoa dirigindo
Categories:

Direção defensiva: como evitar acidentes de trânsito

Primeiro, você já se perguntou “o que é direção defensiva?”

Direção defensiva significa conduzir de uma certa maneira para tentar evitar acidentes, apesar de ações (erradas) de outros condutores e de condições adversas que encontramos nas ruas e estradas. 

Muitas pessoas passam boa parte do dia dirigindo, por isso é tão importante dirigir de forma segura, evitando que imprevistos e surpresas no trânsito não coloquem nossas vidas em risco.

Por exemplo, o que fazer quando um carro em alta velocidade te ultrapassa do nada, da forma mais inesperada possível?

Pra te ajudar a manter a segurança na direção, selecionamos algumas dicas pra te ajudar. Confira!

Condições adversas para direção defensiva

As condições adversas são as que podem prejudicar seu desempenho na direção podendo gerar um acidente. É aqui que a direção defensiva faz toda a diferença. 

  • Luz 
    • O farol alto de um veículo em sentido contrário pode causar cegueira momentânea, o que dificulta o manter o controle sobre o veículo. Nestes casos você deve avisar o condutor piscando os faróis e desviando a visão para o acostamento do lado direito.
    • O sol também pode atrapalhar muito a visão no trânsito. Nessa situação é recomendado usar as palas de proteção ou óculos de sol e dirigir mais devagar. 
    • Pouca luz na estrada pode representar um grande perigo, pois impossibilita que o condutor veja buracos, desvios, ponte interditada, etc. Dirija mais devagar,redobre a atenção, regule os faróis e nunca dirija com eles desligados. 
  • Clima: condições climáticas podem colocar em risco nossa segurança no trânsito, ainda mais em dias chuvosos e com neblina. Por isso é importante tomar medidas de direção defensiva.
    • Chuva: diminuir a velocidade e ligar o ar condicionado para que os vidros não embacem. Para evitar aquaplanagem, quando o veículo perde o contato com o asfalto e parece que fica derrapando sem controle, é imprescindível que os pneus estejam em bom estado. Se estiver muito forte você deve sair da estrada se possível e parar o carro em um posto, por exemplo.
    • Neblina: além de diminuir a velocidade é importante usar os faróis baixos, para dar uma melhor visibilidade e iluminação.
  • Vias: antes de começar nosso trajeto é recomendável você conhecer as vias do seu percurso, se tem buracos, se tem curvas e como são, se está em obra, se tem acostamento, etc. Saber mais sobre as vias que você vai percorrer ajuda a evitar surpresas no meio do caminho que te colocam em risco. Sabendo o que esperar te deixa mais preparado para casa situação adversa.
  • Veículo: devemos sempre manter o veículos em bom estado para não nos prejudicar e colocar a vida de outras pessoas também em risco. Nosso veículo precisa responder  adequadamente em diversas situações que podem representar perigo. Freio, luz do freio, faróis, para-brisas,direção, cambio, pneus, entre outros itens do carro, precisam estar em boas condições para a nossa segurança e a dos demais.
  • Condutor: por mais que você dirija há muito tempo,conheça o caminho e o clima está favorável, é necessário ter cautela como alguns comportamentos enquanto estiver dirigindo:  
    • Jamais dirigir com sono
    • Nunca deixar de usar o cinto de segurança, nem mesmo quando estiver perto de casa
    • Não falar, digitar ou segurar o celular pra ler algo ou filmar enquanto estiver dirigindo 
    • Evitar freadas bruscas;
    • Evitar fazer curvas muito fechadas
    • Evitar dirigir quando estiver com seu estado emocional abalado, muito nervoso
    • Não dirigir sob efeito de álcool 
    • Não dirigir sob efeito de  medicação que interfere no seu estado de atenção. Leia a bula antes de dirigir. 

“Dirija por você e pelos outros

Esse é o “ditado” que faz mais sentido quando estamos falando de direção defensiva. Quando você está dirigindo você precisa estar atento a todas as situações adversas que mencionamos anteriormente e sempre prestar muita atenção no comportamento dos outros motoristas. Isso vai te ajudar, e muito, a ter uma reação rápida, se antecipando aos possíveis problemas, que podem ocasionar acidentes. 

Manter as mãos no volante também é necessário para que você possa agir com rapidez quando necessário para evitar um acidente. Além de estar atento aos outros motoristas, você deve redobrar a atenção com os pedestres, ciclistas e eventuais animais que estão perto da pista e podem simplesmente atravessar do nada.  

Respeite as leis de trânsito

Saber e respeitar as leis de trânsito é imprescindível  para uma direção defensiva. Pra isso, você precisa sempre se atualizar sobre as leis. Respeitar as sinalizações, velocidade, são cuidados que você deve ter, não apenas para não levar multa, mas para manter sua segurança e a dos demais no trânsito. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *