multa-521-52
Categories:

Direção defensiva: como evitar acidentes de trânsito

A direção defensiva é a forma mais segura de direção em condições adversas. Mas, afinal, o que é direção defensiva? Existe algum curso de direção defensiva? Quais são elementos básicos de um condutor de direção defensiva

Tudo isso você descobre nesse artigo completo e cheio de dicas preparado pela Zapay. Aperte o cinto, se ajeita no banco do passageiro e vem com a gente.

O que é Direção Defensiva? 

É a melhor forma de um condutor antecipar precisamente as situações de perigo, prever suas consequências e estar preparado para tomar decisões que protejam os ocupantes dos veículos e os demais usuários da via. Atos de imperícia de condutores são ocasionados por falhas em algumas dessas decisões. 

Tipos de direção defensiva

Há dois tipos de direção defensiva que são ensinados nos cursos de autoescolas: a preventiva e a corretiva. Falando primeiro da direção preventiva, ela é a direção que o condutor pratica ao antecipar riscos. Já a segunda forma de direção defensiva ensinada é a corretiva, essa é a maneira exigida quando o condutor precisa agir com rapidez para corrigir uma situação de perigo que não pode ser antecipada.

Por que praticar direção defensiva é importante? 

Para traduzir o problema em números, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2019 foram registrados 67.427 acidentes em rodovias federais, sendo 55.756 deles com vítimas (mortos ou feridos). Ocorreram, em média, 85 acidentes com vítimas a cada 100 quilômetros de rodovia em 2019.

Por esses motivos, hoje, as autoridades ligadas ao setor de transportes têm uma grande preocupação em criar regulamentações que estimulem a direção defensiva no dia a dia do condutor. Simultaneamente, têm procurado endurecer as sanções para quem comete infrações administrativas e crimes na condução de veículos.

Dicas de segurança e direção defensiva no trânsito

Ao contrário do que muita gente espera, a direção defensiva não é nada difícil e não envolve grandes mudanças na forma como se conduz um veículo.

Na verdade, são apenas medidas preventivas simples, mas que, juntas, causam um enorme impacto positivo na segurança do trânsito. Abaixo você confere uma lista com algumas práticas que podem contribuir para melhorar sua direção defensiva. 

Atenção a manutenção do veículo 

Cuidar da manutenção do seu veículo periodicamente é um item essencial para que sejam evitados transtornos e situações perigosas no trânsito. Vale ressaltar que muitos acidentes ocorrem devido a falhas mecânicas, dos mais variados tipos, no veículo, situações que podem ser facilmente evitadas com uma simples postura de manutenção preventiva.

Fique atento os limites de peso

Há limites de peso e dimensão da carga que precisam ser rigorosamente atendidos. Descumprir essas normas é se expor a sérios riscos de acidentes, pois o excesso de carga pode afetar a estabilidade do veículo, além de sobrecarregar o sistema de freio, que pode vir a falhar e causar graves acidentes.

Utilize o cinto de segurança

Já existem há anos campanhas frequentes ressaltando a importância do uso do cinto de segurança, o que deixou as pessoas mais conscientes e responsáveis. Por isso, atualmente, é mais comum ver todas as pessoas a bordo dos veículos os utilizando, e o melhor: de forma praticamente automática.

O uso do cinto de segurança evita acidentes, muitas vezes fatais. O não uso dele por passageiros do banco de trás pode trazer sérias consequências, como causar ferimentos e atingir os passageiros que vão à frente, adicionando muito mais gravidade a um acidente que poderia ser mais simples. 

Evite dirigir à noite

Viajar durante a noite é bem mais arriscado do que quando o sol está no céu. Embora seja uma necessidade para muitos motoristas, evitar viajar no perídio noturno contribui diretamente para o reforço da direção defensiva.

Mantenha total visibilidade do veículo

Se tem algo determinante para uma direção defensiva, já no primeiro encontro entre veículos, é a visibilidade. Quanto maior é a sua visibilidade, maior será a segurança dos imprevistos que surgem a todo instante no trânsito.

Por isso, mantenha seus retrovisores sempre em posições estratégicas e em perfeito estado. Dessa forma, tudo ocorre de maneira mais tranquila!

Obedeça à sinalização e contribua com a direção defensiva

Todos aprendem o que significa cada placa de trânsito quando estava na autoescola, certo? Então, é preciso que todo mundo respeite cada uma delas. 

O cumprimento da sinalização de trânsito é uma parte importantíssima da direção defensiva, pois as placas têm a função de alertar e informar o motorista sobre as condições da pista e sobre os riscos que ações imprudentes podem gerar.

Vamos dar um exemplo. Se uma placa determina uma velocidade naquele trecho da pista, é porque uma velocidade maior dos veículos pode provocar um acidente de trânsito. Da mesma forma, os sinais sobre proibição de ultrapassagem. Por isso, o mais seguro é sempre respeitá-las.

E você, será que já praticava a direção defensiva no seu dia a dia e nem sabia? Segue direitinho as regras para fazer tranquilo os percursos do seu dia a dia? 

Fato é que, se todos se conscientizarem da importância desse comportamento na direção de carros, caminhões e motos, o trânsito seria muito mais seguro em todo o Brasil, sobretudo para aqueles que diariamente se arriscam nas estradas como seu meio de trabalho.

Dica da Zapay: Não praticou a direção defensiva e acha que levou uma multa? Quando o assunto é pagar multas ou consultar débitos de veículos, conte com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *