espelhamento automotivo
Categories:

Espelhamento automotivo: o que é, e quais são os benefícios

Se você está com dúvidas sobre espelhamento automotivo, saiba que a Zapay está aqui para sanar todas as questões acerca deste procedimento estético. Além de saber o que é espelhamento automotivo, conheça os detalhes sobre este procedimento, por quanto tempo dura, quais são os cuidados necessários e muito mais!

– Por que fazer espelhamento automotivo? 

– O procedimento compensa? 

– Qual a vida útil do espelhamento automotivo? 

– Vantagens do espelhamento automotivo 

– Prevenção contra fixação de sujeira 

– Garantia de um bonito visual 

– Intensidade no brilho 

– Eliminação de riscos superficiais 

– Cuidados no pós-procedimento 

– Vitrificação, cristalização e polimento: no que eles se diferem do espelhamento automotivo? 

– Vitrificação 

– Polimento 

– Cristalização 

– Quanto custa o espelhamento automotivo?

Dica da Zapay: saiba o que é a pintura RBG.

Por que fazer espelhamento automotivo?

Quando um veículo passa por este procedimento, o objetivo é que o brilho a pintura fique assegurado, de modo a minimizar potenciais imperfeições aos olhos humanos, assim como o envelopamento automotivo. Assim, o espelhamento disfarça pequenos arranhões e riscos que podem surgir ao longo do tempo, como consequência do uso do carro, devido a pedras, efeitos de chuva ou mesmo uma higienização feita com produtos inapropriados.

Pode ser que um veículo novo, ou seja, que não sofreu tanto desgaste do tempo, possa também precisar de um espelhamento automotivo. Aqui, o fator seriam os hábitos do condutor do automóvel e das condições do trânsito. Afinal, pequenos acidentes e marcas podem ocorrer.

Se você acabou de comprar um veículo zero quilômetro, saiba que não é necessário realizar o espelhamento automotivo imediatamente, aliás, este procedimento não é recomendável para automóveis novos.

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Conheça nossos serviços e aprenda como quitar os seus débitos veiculares.

Aqui você pode consultar placa do veículo.

Saiba como parcelar multas, IPVA, licenciamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Vem que a Zapay lhe ajuda a deixar sua vida veicular em dia!

O procedimento compensa? 

É fundamental que o espelhamento automotivo seja feito por um profissional qualificado e bem recomendado, afinal não se trata de um procedimento simples. O melhor que o proprietário do carro pode fazer é pesquisar com bastante atenção as empresas que possam oferecer este serviço com qualidade.

Para se ter uma ideia, são usados alguns métodos que desgastam o verniz e a pintura do carro para, em seguida, aplicar os produtos químicos e concluir o procedimento do espelhamento. Ou seja, é um processo que mexe (e muito) com a parte externa do veículo. Este é um dos motivos pelos quais não se recomenda que o dono do carro tente fazer o espelhamento sozinho, bem como reforça a importância de um trabalho profissional bem feito.

Outra opção disponível no mercado é a cristalização, sobretudo em veículos mais novos. Nesta opção, porém, também é necessário avaliar a real necessidade de desgaste da pintura. Afinal, não é raro que seja suficiente uma simples lavagem com cera para que o carro fica em um estado impecável. 

Dica da Zapay: tem dúvidas sobre plotagem de carro, amigo condutor? Então, vem que a gente lhe ajuda! 

Qual a vida útil do espelhamento automotivo?

É importante que o motorista tenha em mente que as manutenções do veículo são periódicas, sejam elas na parte mecânica do automóvel ou ainda na parte externa, como a pintura, que, além de tudo, conta com a exposição ao Sol e às ruas todos os dias, geralmente.

Para garantir que o espelhamento automotivo dure mais, o condutor tem um papel importante. É necessário que o carro seja bem cuidado, pois, assim, em seus primeiros cinco (5) anos não precisará passar pelo espelhamento. 

Mas e a vida útil de espelhamento automotivo? Cerca de seis (6) meses ou vinte (20) lavagens. Vale dizer que a proteção contra pequenos arranhões e avarias pode resistir a até dois (2) anos. Como se trata de um procedimento bastante agressivo ao carro, é fundamental respeitar o intervalo estipulado para uma nova aplicação. 

Além da lavagem semanal, confira outros cuidados que o proprietário do veículo pode ter para que a vida útil do espelhamento dure mais:

  1. Usar capas automotivas.
  2. Limpar dejetos de pássaros e resquícios de plantas imediatamente.
  3. Não lavar o automóvel com produtos inadequados.
  4. Evitar excesso de exposição ao Sol.
  5. Os agentes contaminantes mais comuns são seiva de árvore e frutos, cimento, asfalto, insetos, poeira, detritos diversos, borra de óleo e respingos de tinta.
  6. Acerca de produtos inadequados para lavagem, um dos maiores vilões da pintura é o sabão em pó. Os pequenos grãos do sabão riscam superficialmente a pintura do carro em uma série de pontos. É algo tão danoso como lavar o carro com areia, por exemplo.

Vantagens do espelhamento automotivo 

Confira algumas das vantagens que o veículo terá quando se opta pelo espelhamento automotivo. 

Prevenção contra fixação de sujeira 

Depois que o espelhamento é feito, o verniz aplicado fará com que os agentes contaminantes e nocivos não se fixem na lataria do carro. Isso faz com que manchas sejam evitadas. 

Garantia de um bonito visual 

O espelhamento elimina avarias, como arranhões e marcas de desgaste, o que deixa o carro esteticamente mais interessante, com tons uniformes e sem a pintura fosca. 

Intensidade no brilho

Este é o efeito proporcionado pelo verniz que é aplicado no veículo.

Eliminação de riscos superficiais 

Sem riscos e marcas por uso e tempo, feitas de forma superficial, o veículo fica ainda mais interessante para uso do proprietário ou mesmo para ser colocado à venda. Afinal, agrada muito os olham de quem admira o veículo.

Cuidados no pós-procedimento 

Depois que o procedimento for realizado, é necessário cuidar do veículo para garantir maior durabilidade do espelhamento e da pintura. Assim, é importante lavar o automóvel com produtos adequados e com periodicidade respeitada (a cada semana ou a cada quinze dias). Evite produtos abrasivos, como detergentes alcalinos e ácidos.

É importante que a limpeza e a higienização do veículo sejam feitas a seco, com pano que não solte pelos, como os de microfibra. O pano deve ser passado de forma suave – nada de esfregar o pano com força na superfície do carro.

Vitrificação, cristalização e polimento: no que eles se diferem do espelhamento automotivo? 

Conheça a seguir outras técnicas que são importantes para intensificar o brilho dos carros.

Vitrificação de veículo

Este processo restaura a pintura antiga e previne potenciais avarias na parte superficial do carro, o que assegura mais brilho. Assim, a vitrificação é um procedimento estético que diz respeito à aplicação de um produto químico, que é o vitrificador de pintura (ou vitrificador 9H), que garante um nano-revestimento, além de proteção com maior rigidez.

Aplica-se uma camada líquida (vidro líquido) na lataria do veículo, que fecha os poros do verniz da pintura. Assim, garante-se a impermeabilização da superfície do carro, de modo a repelir a água e garantir proteção contra poeira e raios solares.

Confira quais são as etapas da vitrificação:

  1. É necessário limpar e descontaminar a superfície do carro, para remover qualquer sujeira, poeira, graxa ou detritos. Este passo é importante para garantir que a camada de vidro líquido possa aderir adequadamente à superfície da pintura.
  2. Depois de lavar a superfície do automóvel, deve-se preparar a superfície para a vitrificação. Isso pode envolver a remoção de arranhões leves ou marcas de desgaste da pintura usando uma massa de polimento ou lixamento.
  3. Em seguida, a camada de vidro líquido é aplicada na superfície da pintura usando um aplicador especializado. O revestimento é aplicado em várias camadas finas, permitindo que cada camada seque completamente antes da próxima camada ser aplicada. 
  4. Após a aplicação do revestimento cerâmico, é necessário permitir que ele cure completamente. Isso pode levar algumas horas ou até mesmo um dia inteiro, dependendo do tipo de produto de vitrificação usado. 
  5. Depois que o revestimento cerâmico estiver totalmente curado, é feita uma inspeção final para garantir que a superfície esteja uniforme e sem imperfeições.

Polimento de carro

Se seu carro está com a pintura queimada, manchas severas ou com partes que precisam ser repintadas, é recomendável o polimento automotivo. Afinal, este procedimento garante o nivelamento da pintura, de modo a aplicar uma massa polidora com auxílio de uma máquina politriz.

Conheça as etapas do polimento:

  1. A primeira etapa é lavar a superfície do carro para remover qualquer sujeira, poeira ou detritos. Este procedimento é importante para evitar que estes poluentes causem mais danos durante o processo de polimento.
  2. O próximo passo é avaliar a condição da pintura do carro. O polimento pode não ser adequado para todos os tipos de pintura e, se houver arranhões profundos ou danos significativos na superfície, o polimento pode não ser capaz de reparar completamente a pintura.
  3. Após lavar e descontaminar a superfície do carro e avaliar a condição da pintura, é necessário preparar a superfície para o polimento. Isso pode envolver a remoção de arranhões leves ou marcas de desgaste da pintura usando uma massa apropriada.
  4. Depois, a camada de polimento é aplicada à superfície da pintura, usando uma máquina de polir ou uma politriz manual. Esta camada contém pequenas partículas abrasivas que ajudam a remover as imperfeições da superfície da pintura.
  5. Finalmente, após terminar o processo de polimento, a superfície é limpa novamente para remover quaisquer resíduos ou detritos que possam ter ficado na superfície da pintura.

Cristalização 

Assim como o espelhamento, a cristalização conta com uma camada de verniz, de modo que intensifica o brilho do veículo, além e proteger de potenciais contaminantes. Assim, com a cristalização cria-se uma película protetora sobre a lataria do automóvel, protegendo-a. 

Vale dizer que a cristalização faz uso de um verniz com propriedades mais químicas, que são superiores à cera comum, de modo a assegurar proteção extra à lataria do carro. Assim, o procedimento pode ser recomendável para veículos cuja pintura está fosca, manchada, riscada e com muitas impurezas. 

Saiba quais são as etapas do processo de cristalização:

  1. Assim como os demais procedimentos aqui apresentados, a primeira etapa é limpar a superfície do carro para remover qualquer sujeira. Isso é fundamental para garantir que a cera possa aderir adequadamente à superfície da pintura.
  2. Depois, é necessário preparar a superfície para a cristalização. Esta etapa pode envolver a remoção de arranhões leves ou marcas de desgaste da pintura usando uma massa apropriada. 
  3. A camada de cera deve ser aplicada na superfície da pintura usando um aplicador especializado. A cera é, geralmente, aplicada em várias camadas finas, de modo a permitir que cada camada seque completamente antes da próxima ser aplicada.
  4. Em seguida, faz-se o polimento da superfície para remover qualquer excesso de cera e garantir que a superfície fique uniforme e brilhante.
  5. Após o polimento total, é feita uma inspeção final para garantir que a superfície esteja uniforme e sem imperfeições.

Quanto custa o espelhamento automotivo?

O preço do espelhamento automotivo pode variar a depender do lugar, por isso é fundamental que o proprietário do veículo faça pesquisas sobre a oferta deste tipo de serviço em sua região. Lembre-se: trata-se de um procedimento complexo e que requer qualificação profissional e experiência.  

No geral, a média deste serviço em empresas de confiança fica entre R$300 e R$350. Desconfie sempre de preços muito abaixo, pois o barato pode sair caro, com produtos de baixa qualidade que podem danificar a pintura do seu carro.

Lembre-se, amigo condutor: o objetivo do espelhamento automotivo é aumentar a proteção do veículo, bem como o estado de conservação da lataria. Com os devidos cuidados, a vida útil do procedimento e a beleza do carro podem ser prolongadas.

Siga estas dicas para manter seu carro sempre com brilho

  1. Lave o carro regularmente, pelo menos uma vez por semana, para remover sujeira, poeira e detritos da superfície. Use um shampoo automotivo suave e uma esponja macia para evitar riscar a pintura.
  2. Utilize cera regularmente, pois ela ajuda a proteger a pintura do veículo, além de dar um brilho extra. Aplique cera uma ou duas vezes por ano ou sempre que achar necessário.
  3. Evite estacionar sob o Sol, afinal o Astro Rei pode desbotar a pintura do automóvel. Desse modo, tente estacionar em locais com sombra sempre que possível. Se você não tiver escolha, use uma capa de carro para proteger a pintura.
  4. Mantenha o carro seco. Se o veículo ficar molhado por longos períodos, especialmente após chuva ou lavagem, podem surgir manchas na pintura. Seque o automóvel com uma toalha macia após a lavagem ou chuva.
  5. Evite produtos químicos agressivos, como limpadores de rodas, pois eles podem danificar a pintura do carro. Faça uso apenas de produtos de limpeza automotivos suaves e evite esfregar a superfície com força.
  6. Faça um polimento profissional, como o espelhamento automotivo e as outras opções apresentadas neste artigo. De tempos em tempos, leve seu carro a um serviço especializado de confiança, para que seja feito um polimento profissional para remover arranhões, manchas e marcas de desgaste da pintura. Isso ajudará a restaurar o brilho e a proteger a pintura do carro. Além de tornar o veículo mais interessante na revenda.
Clique e veja também a BMW que muda de cor ao toque de um botão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *