Zapay > Veículo > Farol de milha: é permitido? O que diz o CTB?
O farol de milha é um objeto específico dos automóveis. Mas você sabe como instalar o farol de milha? Se é possível ter farol de milha para moto? Para que serve o farol de milha?
Isso e muitas outras informações você encontra no artigo que a gente preparou para você. Aperte o cinto e vem com a gente.
Qual é a função do farol de milha?
O farol de milha funciona como um “ajudante” dos faróis do veículo. Ele tem uma iluminação intensa e direcional, ou seja, sua luz não se espalha como nos faróis tradicionais. Esse foco permite a visualização de obstáculos, em especial à noite, a uma distância bem maior do que o uso somente do farol alto. Um baita ajudante, não é mesmo?
Ou seja, sua principal função é servir como apoio e melhorar a visão em situações em que a iluminação da via não é eficiente, como em estradas, por exemplo. Nos carros do futuro, talvez eles não sejam tão necessários, mas, por enquanto, são bastante úteis.
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Qual a diferença de farol de milha e farol de neblina?
O farol de milha e o de neblina são equipamentos distintos para situações totalmente diferentes. Porém, muitas pessoas ainda pensam que o farol de milha, na verdade, é a mesma coisa do que o de neblina. Isso não é verdade!
Emitindo uma luz de longo alcance, o farol de milha deve ser instalado acima do para-choque — de modo geral, em torno de 80 centímetros acima do chão.
Já o acessório, quando voltado para a neblina, não pode estar mais de 30 centímetros verticais distante do solo.
Para não ser refletido pelas partículas da neblina ou mesmo da chuva pesada, o farol de neblina fica sempre redirecionado para o chão, com o objetivo de iluminar o percurso do motorista. Para auxiliar nesse processo e evitar o reflexo, a luz utilizada no farol de neblina é amarela.
Apesar de parecer algo pequeno, o fato de esse farol não possuir luz branca é bastante importante. Uma iluminação esbranquiçada chega muito mais distante do que a amarela. Portanto, a lógica é utilizá-la apenas nos faróis de milha.
Vale falar que, sendo faróis de uso específico, é necessário que as manutenções do carro deles estejam sempre em dia. Afinal, já pensou pegar uma estrada com forte neblina e não possui o farol adequado?
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Pode colocar farol de milha?
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é permitido instalar no máximo dois faróis auxiliares em carros de passeio ou comerciais leves. Porém, não há restrição ao posicionamento das luzes, desde que apontem sempre para a frente do veículo.
Só existe uma restrição para a instalação do farol de milha: as luzes auxiliares de longo alcance devem ser vinculadas ao farol alto do carro.
Dessa forma, elas são ligadas simultaneamente, porque o uso do farol de milha deve ser feito em ocasiões em que o farol alto é utilizado.
Lembrando que, para evitar qualquer tipo de dano aos cabos do veículo e evitar curtos-circuitos, a instalação elétrica deve ser feita por especialistas.
Pode usar farol de milha e farol normal?
Sim, é possível instalar os dois de acordo com as regras do Código Brasileiro de Trânsito. O farol de milha e o farol normal funcionam de forma complementar, iluminando a via para dar mais segurança ao motorista na hora de encarar uma pista escura, por exemplo. Vale sempre dizer que um não substitui o outro, então tenha sempre os dois em perfeitas condições para não pesar no seu bolso.
Pode colocar luz branca no farol?
As lâmpadas brancas, além de modernas, auxiliam quando falamos de visibilidade e sinalização de obstáculos, e podem ser instaladas no veículo.
Da mesma forma que as lâmpadas de LED, é preciso que estejam regularizadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Por isso, tome muito cuidado ao comprar lâmpadas importadas da China, a maioria não possui o selo do Inmetro.
Você corre o risco de gastar seu dinheiro e não conseguir legalizar o novo sistema de iluminação do seu veículo. A instalação sempre precisa ser feita corretamente.
O mais indicado é levar o veículo em um profissional capacitado para realizar a instalação e que saiba que está fazendo modificações no veículo, sendo correto regularizar junto ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).
Qual é a melhor lâmpada para farol de milha?
Quem entende do assunto recomenda que o amigo motorista escolha as luzes brancas de alto desempenho e baixo consumo de energia, garantindo uma visibilidade melhor na hora de dirigir em qualquer lugar.
A lâmpada de xenon é a mais clara de todas e consome cerca de 35 watts, enquanto as halógenas consomem entre 60 a 100 watts. Fique ligado no fato de que o sistema elétrico original dos veículos é projetado para suportar até 60 watts.
É essencial não ultrapassar essa potência, para que não haja sobrecargas, danos na fiação do automóvel e nas lentes. Lembre-se que a manutenção e escolha certa das peças do seu veículo são essenciais para o bom funcionamento dele. Se você utiliza muito ele, em especial para viagens longas, isso se torna ainda mais fundamental.
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Qual farol é permitido por lei?
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), somente as lâmpadas halógenas estão permitidas.
Em relação às cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação, elas são as seguintes:
- farol de luz alta: branca;
- farol de longo alcance branca;
- farol de luz baixa: branca;
- farol angular branca;
- farol de curva branca;
- farol de neblina dianteiro: branca ou amarela;
- lanterna de marcha-a-ré: branca;
- lanterna indicadora de direção dianteira: âmbar;
- lanterna indicadora de direção traseira: âmbar;
- lanterna intermitente de advertência dianteira: âmbar;
- lanterna intermitente de advertência traseira: âmbar;
- lanterna de freio: vermelha;
- lanterna da placa de licença traseira: branca;
- lanterna de posição dianteira: branca;
- lanterna de posição traseira: vermelha;
- lanterna de neblina traseira: vermelha;
- lanterna de estacionamento: branca na dianteira, vermelha na traseira, âmbar se reciprocamente incorporada nas lanternas indicadoras de direção ou lanternas delimitadoras;
- lanterna de posição lateral: âmbar; entretanto a lanterna de posição lateral traseira pode ser vermelha se ela for agrupada, combinada ou reciprocamente incorporada com a lanterna de posição traseira, a lanterna delimitadora traseira, a lanterna de neblina traseira, a lanterna de freio ou for agrupada ou possui parte da superfície emissora de luz em comum com o retrorrefletor traseiro;
- lanterna delimitadora: branca na dianteira, vermelha na traseira;
- farol de rodagem diurna: branca;
- retrorrefletor traseiro, não triangular: vermelha;
- retrorrefletor traseiro, triangular: vermelha;
- retrorrefletor dianteiro, não triangular: idêntica à luz incidente;
- retrorrefletor lateral, não triangular: âmbar; entretanto o retrorrefletor lateral traseiro pode ser vermelho se ele for agrupado ou tiver parte da superfície emissora de luz em comum com a lanterna de posição traseira, a lanterna delimitadora traseira, a lanterna de neblina traseira, a lanterna de freio ou a lanterna de posição lateral traseira vermelha, ou que as suas superfícies emissoras de luzes estejam sobrepostas;
- dispositivo de sinalização de frenagem de emergência: âmbar ou vermelha.
Qual tipo de lâmpada é permitida pelo DETRAN?
O CONTRAN, a partir de 2 de junho de 2011, atualiza a lei que proíbe o xênon nos veículos.
Desde então, só os veículos que possuam xênon de fábrica ou regularizados antes de a nova regra entrar em vigor poderão circular legalmente.
Ou seja, se você não regularizou o seu carro com xênon até 2011, não terá como fazer agora. Somente luzes de LED ou halógenas, seguindo as regras.
Por que a lei mudou?
A lei precisou ser alterada, mas você sabe por quê? Diversos carros estavam usando o xênon indevidamente ou mal instalados. Esse fato gerou problemas e reclamações por parte dos outros motoristas. Isso sem falar nos acidentes, o que é ainda mais grave.
De forma geral, a sua regulagem fica em um ponto que atrapalha a visão dos veículos que vêm na direção oposta. Esses relatos são mais comuns do que você pode imaginar. Tudo porque as modificações anteriores no farol, em sua maioria, não eram bem-feitas.
Tipos de xênon
Para você entender melhor as diferenças entre os tipos de lâmpadas de xênon, é preciso saber um pouco mais sobre como as temperaturas de cores são produzidas pelos faróis.
Primeiramente, você vai encontrar lâmpadas de xênon com especificações do tipo 6.000k e 12.000k.
Mas o que significa esse “k” e o que esse número representa? O k se refere a “kélvins”, uma unidade de medida.
Quanto mais baixo o número, mais perto do vermelho é a cor. Quanto mais alto, mais próximo do roxo.
Seguindo a linha de cores de um arco íris que você aprendeu na escola, dá para imaginar que os números intermediários passam pelo laranja, amarelo e azul.
Além disso, o branco mais puro é encontrado a 6.000k.
Abaixo disso, estão as lâmpadas mais amareladas, como as halógenas, que funcionam de 2.800k a 3.500k.
A luz do xênon costuma variar de 6.000k (branco) até 12.000k (roxo), podendo chegar até mesmo a 15.000k.
Vamos começar nossa lista do menor para o maior número de kelvins.
Luz de 3.000k:
O primeiro é a luz de 3.000k (amarelo brilhante – dourado).
Esse kit de xênon costuma ser mais utilizado como farol de neblina e farol secundário.
Ele consiste em uma lâmpada de 5.000k com uma cobertura especial que filtra toda a luz menos amarelada.
Luz de 5.000k:
O segundo é a luz de 5.000k (branco padrão).
Ela é um branco forte, mas que tem um tom mais amarelado no asfalto.
Costuma ser o kit usado nos carros que vêm com o xênon de fábrica.
Luz de 6.000k:
O terceiro é a luz de 6.000k (ultra branco).
Ela tem um branco um pouco mais fraco que a de 5000k, porém mais branco, puxando para o azul quando refletido no asfalto.
Luz de 8.000k:
O quarto é a luz de 8.000k (azul céu).
Essa luz já é mais azulada. É indicada para quem procura esse tipo de tonalidade.
Luz de 10.000k:
O quinto é a luz de 10.000k (ultra azul).
É uma luz tão azul que parece quase violeta.
Luz de 12.000k:
O sexto é a luz de 12.000k (roxo médio).
Essa luz é um violeta azulado.
Como você deve imaginar algo bem mais exótico do que o que se costuma ver pelas ruas.
Mesmo assim, todas essas tonalidades ainda emitem uma luz mais forte que a da halógena tradicional.
Luz de 15.000k:
O sétimo é a luz de 15.000k (roxo deep purple).
É um roxo um pouco menos azulado que o anterior e ainda mais exótico.
Lâmpada de Led é permitida?
É possível colocar Farol de LED no carro ou até mesmo as super brancas.
Essas são algumas das opções para aqueles que querem modificar o sistema de iluminação do veículo.
Porém, essa modificação deve ser feita por profissional habilitado e com conhecimento técnico, pois alterações desse tipo podem causar grandes problemas ao veículo.
Na verdade, nós da Zapay recomendamos que todo tipo de instalação, reparo, dúvida ou checagem seja feito com um profissional qualificado comprovadamente, para que você não tenha nenhum tipo de surpresa desagradável pouco tempo depois.
Então, se o serviço for muito barato, desconfie e faça um comparativo com outros profissionais da área.
Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.