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Farol xênon: saiba tudo sobre as regras de uso e penalidades

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Farol xênon ou farol de xênon: afinal, qual é a diferença deste tipo de luz para as lâmpadas convencionais? Neste artigo, a Zapay lhe explica o que é e se o farol xênon é permitido, além de dicas sobre a legislação a respeito da customização de veículos. 

É importante estar sempre ligado ao que dizem as leis brasileiras de trânsito a respeito de alterações no carro ou na moto. Afinal, é necessário respeitar um padrão de segurança, que garantirá a ordem no trânsito e zelará pela vida de todos – do condutor, dos passageiros e demais pessoas que participam do trânsito.

E o sistema de iluminação dos veículos automotores é uma das partes fundamentais para o funcionamento do carro e, principalmente, para a segurança de todos, pois, além de permitir melhor visibilidade ao condutor, sinaliza que ali encontra-se um automóvel – parado ou em movimento.

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– O que é xênon? 

– Como funciona o farol de xênon? 

– Diferença entre o farol convencional e farol xênon 

– Farol xênon é permitido? 

– Proibição do farol xênon 

– Diferença xênon e super LED 

– Legislação xênon 

– Multas xênon valor

Dica da Zapay: fique por dentro sobre o farol de LED

O que é xênon? 

O xenônio, também conhecido como xênon, é um elemento químico gasoso. Trata-se de um gás nobre, que foi descoberto pelos químicos William Ramsay e Morris Travers, em 1989.

A palavra xênon é derivada do grego xénos e significa estrangeiro. Este elemento químico pode ser encontrado na Tabela Periódica sob o símbolo Xe, com número atômico 54 e massa atômica de 131,3u. Se o xenônio estiver em temperatura ambiente, seu estado será o gasoso.

Quando falamos sobre xênon, sua aplicação vai muito além do mundo automotivo, pois ele é utilizado na fabricação de dispositivos emissores de luz, como as lâmpadas. Desse modo, no universo de carros e motos, o xênon traz benefícios na iluminação dos veículos, sendo bastante vantajoso produzir faróis a partir desde elemento químico.

Dica da Zapay: tire suas dúvidas sobre o farol de milha

Como funciona o farol de xênon 

Quando o carro detém faróis de xênon, é importante o condutor saber que eles funcionam por intermédio de um sistema composto por dois reatores, que, por sua vez, tem como função processar as cargas elétricas. Além disso, há duas lâmpadas sem filamentos de descarga de gás e um chicote, que trata de uma fiação que conecta os equipamentos. 

Para que os faróis funcionem, os reatores são alimentados pela bateria do automóvel, de modo a emitirem descargas elétricas que são enviadas às lâmpadas através do chicote.  A partir deste processo, o xenônio (gás nobre), que se encontra no bulbo da lâmpada, irá inflamar e a consequência é a produção de uma luz de alta intensidade. 

Vale ressaltar que estas luzes produzidas costumam ser até três vezes mais potentes do que as luzes de faróis tradicionais de veículo automotores. Com tanta potência, os faróis de xênon são chamados de High Intensity Discharge (HID) – que são as Lâmpadas de Alta Intensidade. 

Dica da Zapay: conheça a lei do farol aceso.  

Diferença entre o farol convencional e farol xênon 

É importante que o amigo motorista tenha em mente que a principal diferença entre um farol convencional e um farol xênon está na tecnologia de iluminação utilizada. 

A seguir, confira as principais características de cada tipo de farol: 

  1. Farol convencional: é também conhecido como farol halógeno (outro elemento químico), sendo o tipo de farol mais comum em veículos automotores. Faz uso de uma lâmpada incandescente, que contém filamentos de tungstênio em uma atmosfera de gás halogênio. A luz produzida pelo filamento é relativamente amarela e possui uma temperatura de cor mais baixa em comparação com o farol xênon. A eficiência luminosa dos faróis convencionais é relativamente baixa, o que significa que eles consomem mais energia elétrica para produzir a mesma quantidade de luz.
  2. Farol xênon: por sua vez, o farol de xênon utiliza uma lâmpada de descarga de gás xenônio para produzir luz intensa e brilhante. Assim, a lâmpada de xênon apresenta dois eletrodos e um gás xênon no interior. Quando uma alta voltagem é aplicada, a lâmpada emite uma descarga elétrica que produz uma luz azulada intensa. Em seguida, a luz passa por um filtro de fósforo que a converte em uma luz branca brilhante.

Os faróis de xenônio têm uma temperatura de cor mais alta em comparação com os faróis convencionais, o que resulta em uma luz mais branca e nítida. Eles são, geralmente, mais eficientes em termos de consumo de energia elétrica em relação aos faróis convencionais.

É importante destacar que, além das características acima citadas, os faróis xênon tendem a oferecer melhor visibilidade noturna, devido à sua intensidade luminosa mais alta e à temperatura de cor mais próxima à luz natural. 

No entanto, é relevante observar que a instalação de faróis xênon em um veículo, que, originalmente, não os possuía, pode ser ilegal em alguns países, como o Brasil – a menos que seja feita de acordo com as regulamentações locais. 

Fica a dica: é sempre recomendado verificar as leis e regulamentos locais antes de realizar qualquer modificação nos faróis de um veículo automotor.

Outro ponto a ser considerado na comparação entre faróis convencionais e os de xenônio é quanto à iluminação. Segundo alguns fabricantes, a lâmpada de halogênio consegue iluminar cerca de 300 metros, já a de xênon chega a 400 metros.

Quanto à economia, os faróis de xenônio consomem aproximadamente 50% menos de energia e dura até duas vezes mais em comparação com as luzes halógenas.

farol de milha xenon

Farol xênon é permitido 

Os faróis de xênon apresentam muitas vantagens, como pudemos observar no tópico anterior. Porém, é importante ter em mente que ele também pode ser um problema no trânsito, afinal, ele apresenta uma luz bastante potente, que tem capacidade de ofuscar ou mesmo dificultar a visão dos demais condutores e pedestres, que trafegam sentido contrário nas vias públicas. A consequência: graves acidentes podem acontecer.

Por conta disso, foi necessário regulamentar a utilização dos acessórios. Sendo assim, desde 2011, é proibida a instalação das lâmpadas de xenônio em veículos automotores que não tenham vindo já com este item diretamente de série (ou seja, de fábrica).

Você pode estar se perguntando: mas quais são os casos nos quais é permitido utilizar faróis de xênon no carro, segundo ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)? Há situações quais nas os faróis com xenônio estão liberados:

  1. Quando este item vem de fábrica: quando o farol já vem diretamente da montadora, ele já estará seguindo as recomendações da legislação de trânsito brasileira.
  2. Quando o Certificado de Segurança Veicular (CSV) foi emitido até 2 de junho de 2011: foi no ano de 2018 que entrou em vigor a Resolução nº 384, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que proibiu a substituição de faróis halógenos pelos de xênon – ou seja, se não vier de fábrica, o farol de xênon é irregular, 

Proibição do farol xênon 

Vale a pena reforçar de novo: em 2018, o CONTRAN fez alteração na Resolução nº 384, de modo que os faróis de xênon ficaram proibidos de serem instalados nos veículos automotores. Contudo, se seu automóvel veio com este item de série ou se ele foi regularizado até 2011, ele poderá circular pelas vias públicas brasileiras.

É importante entender que os faróis de xênon vindos de fábrica (portanto, legalizados) apresentam como padrão a lâmpada xenônica ser de base própria e não conseguir se adaptar em outras bases.

Desse modo, para que o referido farol tenha uma iluminação adequada, de modo a não prejudicar os demais motoristas e os pedestres, faz-se preciso um sistema de ajuste automático do facho luminoso ligado à suspensão. 

Tal sistema apenas é viável quando ele é montado na fábrica, de modo a ter base específica para as luzes de xênon. Se, por acaso, o sistema for aplicado por outros profissionais (terceiros), os faróis de xenônio acabam projetando uma luz muito intensa, que atrapalhará a visão de outras pessoas – e poderá causar acidentes.

E se o condutor desobedecer às normas de trânsito a respeito do farol de xênon. Aí, é melhor preparar o bolso, pois ele estará cometendo uma infração grave, cujo valor da multa é R$ 195,23, além de cinco (5) pontos descontados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Diferença xênon e super LED 

Como não é mais possível instalar aos faróis de xênon nos automóveis brasileiros, a alternativa que os proprietários de veículos encontraram no mercado foram as lâmpadas de LED. E elas ainda tem uma vantagem se comparadas com as lâmpadas convencionais: são mais econômicas e mais eficientes.

A tecnologia da lâmpada de LED não permite que os faróis esquentem, o que muito ajuda a evitar danos, além de economizar energia e aumentar a vida útil da lâmpada. Diferentemente das luzes com xênon, a lâmpada de LED tem capacidade para produzir intensidade máxima de luz em poucas frações de segundos. 

Saiba mais sobre como funcionam as lâmpadas de LED no seu carro.

As lâmpadas de LED (sigla para Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz) nos automóveis funcionam de maneira diferente das lâmpadas convencionais. Confira alguns dos principais pontos que as diferenciam:

  1. Tecnologia LED: são dispositivos semicondutores que emitem luz quando uma corrente elétrica passa por eles. Eles são compostos por camadas de materiais semicondutores que possuem propriedades específicas para emitir luz quando excitados eletricamente.
  2. Conversão de energia: quando uma corrente elétrica é aplicada ao LED, os elétrons nos materiais semicondutores são excitados e se movem entre as camadas do LED. À medida que os elétrons retornam ao estado de menor energia, eles liberam fótons de luz visível.
  3. Eficiência luminosa: as lâmpadas de LED são conhecidas por sua alta eficiência luminosa, o que significa que elas produzem mais luz com menos consumo de energia em comparação com as lâmpadas convencionais. Isso ocorre porque a maior parte da energia elétrica é convertida em luz, enquanto menos energia é dissipada como calor.
  4. As lâmpadas de LED são altamente controláveis e podem ser ligadas e desligadas rapidamente, tornando-as adequadas para funções como luzes diurnas, luzes de freio e luzes de sinalização. Além disso, elas tendem a ter uma vida útil mais longa em comparação com as lâmpadas convencionais.
  5. Nos carros, as lâmpadas de LED são utilizadas em diversas aplicações, como faróis, luzes de freio, luzes de sinalização e iluminação interna. Elas oferecem benefícios como maior visibilidade, resposta mais rápida, durabilidade e eficiência energética. No entanto, assim como com as lâmpadas xênon, é importante verificar as regulamentações locais antes de fazer alterações nos sistemas de iluminação do veículo, pois a instalação incorreta ou o uso inadequado das lâmpadas de LED podem ser considerados ilegais em algumas jurisdições.

Legislação xênon 

Segundo a Resolução nº 667/2017, do CONTRAN, que passou a vigorar em janeiro de 2021, todos os veículos automotores devem circular somente com os faróis de fábrica, sem nenhuma alteração.

Assim, determina-se que não é mais possível customizar o carro ou a moto, com lâmpadas tanto de xênon quando de LED.

Aliás, proprietários de veículos que estejam cogitando a personalização, é recomendável a leitura da Resolução 667/2017, pois ela estabelece as características e especificações técnicas dos sistemas de sinalização, iluminação e seus dispositivos aplicáveis a automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhões tratores, ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques, novos saídos de fábrica, nacionais ou importados e dá outras providências.

Multas xênon valor

Os proprietários de veículos que forem flagrados com lâmpadas de xênon ou LED irregulares – ou seja, oriundas de customizações após as resoluções CONTRAN aqui citada terem entrado em vigor –  estarão cometendo uma infração grave. A penalidade é perda de cinco (5) pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23.

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Alessandra

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

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