guidão seca sovaco
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O que é o guidão de moto seca sovaco?

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Saiba como garantir um guidão de moto ideal para sua condução, amigo motociclista. Saiba o que é guidão seca sovaco, as principais marcas com esse tipo de guidão, vantagens e desvantagens de um guidão mais alto e o que diz a legislação brasileira. 

– Guidão alto, ape-hanger ou seca sovaco 

– Principais marcas e motos que vem com o guidão alto 

– Existe algum benefício do guidão seca sovado? 

– Cansa ou não cansa? 

– Seca sovaco, o que diz a lei?

 

Dica da Zapay: fique por dentro sobre a importância do capacete de moto e saiba quais são os modelos que mais protegem o condutor. 

Guidão alto, ape-hanger ou seca sovaco 

Você já ouviu falar sobre o seca-sovaco, amigo condutor? E acerca do ape-hanger? Podem parecer palavras distantes para alguns motoristas, porém ambas remetem ao guidão alto de uma motocicleta. 

O guidão alto em motos, a priori, diz respeito a uma escolha estética, que costuma ser aplicada em modelos custom. O objetivo desse tipo de guidão é, sobretudo, somente conferir um visual mais “bandido” à moto. Contudo, é inegável que se trata também de uma solução ergonômica. 

Algumas motocicletas saem de fábrica com um guidão pouco prático e/ou mesmo que traga certo desconforto. Há aqueles veículos cujo guidão é demasiadamente baixo, como alguns modelos da Harley-Davidson XL 883 Sportster. Em outros modelos, o componente pode ser muito largo, como a primeira geração da Honda Shadow 750 e a já extinta Yamaha XVS 950 Midnight Star.

Diante desse cenário, a troca dos guidões originais por opções mais altas e estreitas pode trazer melhor dirigibilidade e conforto ao motociclista. Contudo, há modelos de veículos, como as Harley-Davidson Street Bob e Heritage Classic, os quais  oferecem guidões de série já com altura muito satisfatória aos condutores das mais variadas estaturas. 

É importante destacar que, se o amigo condutor tiver feito uma modificação na moto (como a troca de guidão por um mais alto ou customizado), é possível que haja mais casos de acidentes provocados por conta dessa alteração. Afinal, os guidões altíssimos, como é o caso dos estilo “seca-sovaco”, tendem a comprometer a manobrabilidade do veículo. 

Contudo, um guidão muito estreito, curto e baixo pode gerar a mesma situação de risco ao motociclista. Caso o proprietário da moto opte por realizar a personalização, é fundamental que ele procure por uma oficina especializada em customização e com boa avaliação de clientes. 

A dica é dar preferência às oficinas nas quais um profissional pode instruir o condutor sobre como customizar o veículo sem que a segurança do mesmo seja prejudicada.

Esse é um cuidado que vai muito além do guidão, afinal, as motos exigem total atenção, uma vez que qualquer descuido pode resultar em um acidente grave. Assim, deve acontecer uma união entre os cuidados do condutor e ótimas condições de uso do veículo – a prioridade não deve ser a customização. 

Desse modo, tano freios, quanto embreagem e câmbio devem ser funcionais e acessíveis – da mesma forma que se encontram as motos saídas de fábrica. Afinal, segurança sempre em primeiro lugar.

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Para que não haja dúvidas, confira para que serve o guidão da moto

O guidão da motocicleta desempenha um papel essencial no que diz respeito a direção, controle e operação geral do veículo. Desse modo, a escolha do tipo de guidão pode influenciar a experiência de pilotagem, a ergonomia e o estilo da moto. Vale dizer que muitos guidões modernos têm botões para acionar indicadores de direção, buzina, faróis, luzes de emergência e outros componentes elétricos do veículo em questão. Isso permite que o condutor opere essas funções sem tirar as mãos do guidão, o que garante ainda mais segurança e estabilidade.

guidão de motos

Principais marcas e motos que vem com o guidão alto 

Conheça algumas as principais marcas de motocicletas que possuem modelos que vem com guidão alto já de série:

  1. Harley-Davidson: famosa por seus modelos cruiser e customizados, que costumam vir com guidões altos.
  2. Indian Motorcycle: da mesma forma que a Harley-Davidson, a Indian Motorcycle também oferece uma variedade de modelos cruiser e touring com guidões altos.
  3. Triumph: essa marca possui alguns modelos customizados e cruisers com guidões altos que proporcionam uma posição de pilotagem mais relaxada.
  4. Yamaha: a linha Bolt, da Yamaha, inclui modelos como a Bolt R-Spec, que apresentam um estilo cruiser e um guidão alto.
  5. Honda: o modelo Honda Shadow Phantom é um exemplo de moto cruiser da marca, que pode vir com um guidão alto.
  6. Victory Motorcycles: embora a Victory Motorcycles não esteja mais em produção (descontinuada), alguns de seus modelos, como a Victory Vegas, eram conhecidos por terem guidões altos.
  7. Kawasaki: vale dizer que não é tão comum quanto em outras marcas, mas a Kawasaki também pode oferecer alguns modelos customizados com guidões altos.

 

Quer saber sobre alguns modelos específicos que apresentam guidões altos já de série, amigo condutor? Confira alguns modelos a seguir que prometem uma pilotagem mais confortável e relaxada: 

  • Harley-Davidson Street Glide: trata-se de uma das motos touring mais conhecidas da marca norte-americana, apresentando um guidão alto que oferece uma posição de pilotagem confortável em viagens longas.
  • Indian Chieftain: a linha Chieftain, da Indian Motorcycle, é composta por motos touring que, frequentemente, vêm com guidões altos, de modo a proporcionar uma experiência de pilotagem mais ergonômica.
  • Triumph Bonneville Bobber: esse é um modelo customizado da Triumph, que incorpora um guidão alto para um estilo autêntico e uma postura de pilotagem relaxada.
  • Yamaha Bolt R-Spec: esse modelo é uma cruiser que inclui um guidão alto, o que contribui para uma posição de pilotagem mais vertical e confortável.
  • Honda Shadow Aero: essa cruiser que pode vir com um guidão alto, o que permite uma postura de pilotagem com muito confortável.
  • Kawasaki Vulcan S: embora a Vulcan S não tenha um guidão extremamente alto, ela oferece um ajuste ergonômico personalizável, que pode ser configurado para se adaptar à altura e à preferência do motociclista.

Dica da Zapay: há quem seja fãs de manobras com veículo de duas rodas, porém, muitas delas acabam infringindo a lei. Por isso que grau de moto é crime, segundo a legislação brasileira. Saiba mais sobre esse movimento no artigo em destaque.  

Existe algum benefício do guidão seca sovaco?

Quando a motocicleta apresenta o guidão alto, porém sem exageros, há algumas vantagens, tais como a posição mais descansada dos braços, além do fato de que o condutor fica com a coluna mais reta. Consequentemente, há aumento do tempo de condução, sem que haja necessidade de parar para descansar.

Guidão alto cansa ou não cansa?

Contudo, é importante que o motociclista tenha em mente que há algumas desvantagens, sobretudo nas motocicletas com guidões demasiadamente altos. Essa característica faz com que os braços fiquem muito esticados e apontados para cima. 

Tais modelos limitem a capacidade de esterço natural, fato que exige que o piloto incline o corpo para frente, para que possa virá-los em manobras e trajetos mais sinuosos – o que pode comprometer a segurança. Pode ser que em retas essas características não incomodem, porém, em curvas e manobras podem surgir incômodos e situações de perigo.

Você pode estar se perguntando: afinal de contas, o guidão alto da moto cansa ou não cansa? Esse tema é bastante polêmico, porém para muitos condutores essa característica não traz cansaço. Há quem admita que a posição cansa um pouco, porém o investimento vale a pena pelo visual. 

Em termos práticos, o guidão alto, sem exageros, até a altura dos ombros, conforme determina o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), não costumam causar cansaço.  

Seca sovaco, o que diz a lei?

Caso o amigo motociclista deseje trocar o guidão da moto, é importante se atentar à legislação brasileira, mais precisamente à portaria nº159, de 26 julho de 2017, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). 

Trata-se de uma legislação simples, que permite guidões cuja altura máxima seja equivalente aos ombros do condutor, em posição de pilotagem. Ainda: a largura permitida pode variar 60 centímetros e 95 centímetros. Tais regras, em determinados casos, podem tornar alguns modelos ilegais – especificamente, os guidões muito altos, que superam a altura dos ombros do motociclista.

As alterações feitas devem ainda ser anotadas na documentação do veículo. Caso surja a dúvida sobre quais partes da moto podem sofrer alterações, vale a pena o proprietário fazer uma consulta do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Segundo o órgão, o guidão “seca-sovaco”, com manoplas acima dos ombros, é proibido, afinal ele altera a ciclística da moto. Conforme já destacamos, a largura permitida por lei pode variar entre 60 centímetros e 95 centímetros. Novamente: a altura máxima permitida é a linha dos ombros.

Devido aos aspectos de segurança, os espelhos retrovisores devem ter área refletora mínima de 69 cm². Por sua vez, os circulares precisam ter diâmetro a partir de 94 milímetros. Lembre-se: quando o retrovisor está rebatido (para dentro) no guidão é considerado infração.

Vale destacar que para fazer alterações de características da moto, é necessário ter autorização do DETRAN e, depois, uma nova vistoria seguida de registro da mudança nos documentos Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), a depender da mudança. 

Caso o proprietário faça alterações de características da moto sem registrá-las, ele estará cometendo uma infração grave, cuja penalidade é o pagamento de multa no valor de R$195,23, desconto de cinco pontos (5) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da retenção da moto para a devida regularização.

Diante desse cenário, é importante que os fãs de motocicletas customizadas estejam atentos às alterações desejadas. Aliás, é importante destacar que houve atualizações na legislação, com a portaria nº 60/2017, do DENATRAN – que substitui o anexo da portaria DENTRAN nº60/2016, além de estabelecer a Tabela Anexo da Resolução CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) nº292/2008, que trata justamente das modificações permitias em veículos automotores. 

Atente-se, amigo condutor, pois as novas regras restringem consideravelmente a customização em motocicletas. Porém, mudança de cor, pneus, rodas e sistema de sinalização e iluminação estão liberados, por exemplo. 

Com as atualizações, qualquer mudança feita ficará sujeita ao julgamento e à interpretação de uma autoridade de trânsito – profissional que não necessariamente possui conhecimentos técnicos sobre a alteração feita. Esse ponto, por exemplo, pode trazer dificuldade para diferenciar a personalização da customização – e consequentemente fazer o condutor ser autuado e multado.  

Por isso é fundamental ter sempre os documentos da moto atualizados, o que inclui o laudo de Vistoria de Identificação Veicular Móvel, que é expedido pelo DETRAN. Ou seja, se o veículo estiver regularizado, não há o que meter, pois ele não poderá ser multado – e o condutor poderá transitar tranquilo com a customização feita (e previamente aprovada pelas autoridades).

Fique por dentro sobre como regularizar a customização em sua motocicleta

Nunca se esqueça, amigo motociclista: a customização do seu veículo está condicionada à documentação expedida pelos órgãos de trânsito competentes. Por isso demos a dica ao longo do artigo de consultar o DETRAN de sua localidade – tanto on-line quanto em uma unidade física – para se informar mais sobre o tema e solicitar uma autorização.

  Caso o órgão concorde com as alterações que o proprietário da moto deseja, ele receberá a autorização. A depender do que é a mudança, é necessário pedir inspeções em uma sede das Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs).

Vale destacar que oficinas especializadas também podem orientar o motociclista acerca do que é possível executar sem que haja dor de cabeça. Depois que a inspeção for feita, a motocicleta apenas poderá rodar depois do recebimento do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Depois, o dono da moto receberá o CRLV e o CRV com as especificações do CSV.

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Written by

Alessandra

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

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