menor carro do Brasil
Categories:

Conheça melhor o Caoa Chery iCar, considerado o menor carro do Brasil

Você sabe qual é o menor carro do Brasil, amigo condutor? Ao longo desse artigo você poderá conhecer mais sobre o Caoa Chery iCar e as vantagens de contar com um automóvel pequeno para o dia a dia.

Além do menor carro do Brasil, você pode saber mais sobre outras opções de compacto bastante procurados no mercado nacional, suas principais características, dentre outras dicas. Afinal, quem não gostaria de ter praticidade e segurança na hora de escolher um veículo para trafegar em grandes centros urbanos?! 

– Conheça o ICAR, o menor carro do Brasil 

– Quais são as vantagens de um modelo bem pequeno? 

– Outros modelos de carros pequenos 

– Smart Fortwo 

– Fiat 500 

– Fiat Mobi 

– Renault Kwid 

– Volkswagen UP

Dica da Zapay: veja os melhores carros para pegar estrada.

Conheça o ICAR, o menor carro do Brasil 

Caso o amigo condutor esteja à procura de um carro pequeno para chamar de seu, vale a pena conhecer o Caoa Chery iCar, o menor automóvel do Brasil. Trata-se de um fruto da joint venture entre a empresa brasileira (Caoa) e a fabricante chinesa de automóveis (Chery).

O iCar foi lançado em 2021 e é um veículo elétrico de apenas duas portas, com 3,2 metros de comprimento, 1,67 de largura e 1,59 de altura. Esse compacto pode transportar até quatro pessoas e pode ser encontrado com preço a partir de R$ 119.990. 

O porta-mala desse compacto cabe até 100 litros, mas pode aumentar para até 380 litros quando os bancos traseiros estão rebatidos.

Acerca do conjunto motriz, o Caoa Chery iCar é movido por intermédio de um propulsor elétrico de 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. A Autonomia é de 197 quilômetros (PBEV 2023). E seu abastecimento pode ser feito de forma muito prática: em estações rápidas (50 kW), a bateria se recompõe em somente 36 minutos. Caso o condutor prefira o sistema de carregamento portátil, a recarga será feita em cinco horas.

O automóvel vem ainda equipado com uma série de recursos de segurança, tais como: freios ABS, controle de estabilidade eletrônico e assistência de frenagem de emergência. O iCar conta seis airbags, incluindo airbags laterais e de cortina, para proteger os passageiros em caso de colisão.

Com design moderno por fora, o interior desse compacto é moderno e elegante, com detalhes cromados e acabamentos em couro. O iCar ostenta ainda uma tela sensível a toque de 10,25 polegadas no painel, onde é possível ler informações sobre o carro, como a carga da bateria e a autonomia restante. 

Para quem gosta de ouvir músicas ou podcasts durante uma viagem, uma ótima notícia: o Caoa Chery iCar conta com sistema de som premium.  

Dica da Zapay: confira nossas dicas para uma viagem de carro segura.

o menor carro do brasil

Quais são as vantagens de um modelo bem pequeno? 

Além do Caoa Chery iCar, há outras opções de veículos compactos no mercado automotivo brasileiro. Aliás, esse segmento de carros é bastante procurado, pois é formado por automóveis com preços mais acessíveis, marcados pela economia de combustível e pela versatilidade na hora de dirigir, sobretudo, em centros urbanos. 

Outro ponto relevante é que o custo da manutenção de um carro compacto costuma ser menor do que o de veículos de outros segmentos. Não por acaso, o preço da contratação de seguro costuma ser mais barato no caso de automóveis pequenos. 

Embora as dimensões de veículos compactos sejam menores do que as de sedans ou SUVs, os carros pequenos costumam atender bem famílias pequenas ou ainda pessoas solteiras que queiram um automóvel para atender suas necessidades de locomoção. 

Tais carros são ainda preferência de motoristas de primeira viagem (sim, os condutores inexperientes e que estão ganhando mais confiança ao volante) e que não gostariam de fazer um investimento alto na compra desse bem.

Diante da crise socioeconômica que o Brasil tem vivido nos últimos anos, organização financeira e economia são palavras de ordem nos mais diversos lares. E isso diz respeito também à escolha do carro – afinal, ninguém quer ter um bem que não consiga arcar, não é mesmo?! Tenha sempre em mente, amigo motorista: as despesas de um automóvel vão muito além dos gastos na concessionária.  

Os proprietários de veículos devem custear a documentação obrigatória, o seguro auto, a manutenção e o combustível, dentre outros gastos fixos e variáveis deu um carro. De modo geral, os automóveis compactos são carros de entrada, ou seja, com um valor mais baixo e pensados para atender aos condutores que procuram por economia.

Quando são colocados na balança os custos médios da compra de um carro compacto e seu uso (preço, revisão, seguro auto, impostos, consumo dentre outros), alguns dos veículos mais acessíveis são Renault Kwid, Volkswagen Up!, Fiat Mobi e Toyota Etios. 

Engana-se que pensa que os carros pequenos ou compactos são as menores opções do mercado. Sim, amigo condutor, há ainda automóveis nas categorias microcarros e micro compactos, que surgiram para atender às necessidades de grandes metrópoles e megalópoles que apresentam graves problemas de congestionamento, por exemplo.   

Ainda sobre o microcarro é um veículo especialmente pequeno, marcado por ter menos de três metros de comprimento e menor de 2.400 litros de volume interior. De modo geral, os microcarros apresentam espaço para o motorista e um passageiro.

Vale dizer que os compactos, porém, entregam um espaço interno que pode surpreender muita gente, principalmente quando se considera seu aparente espaço reduzido. Alguns exemplos são o Renault Sandero, o Chevrolet Onix e o Ford Focus, modelos conhecidos por se destacarem no aspecto espaço garantindo conforto aos ocupantes, além de um porta-malas bem aproveitado para um carro desse segmento.

Há opções de automóveis compactos que carregam grandes motores debaixo do capô – e isso não é uma raridade. Há os tradicionais propulsores 1.4, 1.6 e 1.8, com desempenho considerável em diversos modelos. Há ainda os motores 1.0 turbo, que acabaram com a fama de propulsores fracos para carros compactos.

Não à toa, os motores turbo são reconhecidos por sua eficiência, afinal apresentam a capacidade de oferecer um bom desempenho consumindo pouco combustível. O Volkswagen Up! é uma das opções com propulsor turbo mais barata e econômica do Brasil nos últimos anos. A economia desse compacto pode chegar a 1,1 quilômetro por litro.

É sempre válido ressaltar o ganho de tempo que os proprietários de carros compactos têm quando o assunto é estacionar e manobrar o veículo. Com tamanho menor, fica muito mais prático encontrar uma vaguinha, evitando muitas dores de cabeça.

Tal fator é uma mão na roda, sobretudo, para quem vive em grandes centros, marcados pelo alto índice de veículos nas ruas e, consequentemente, escassez de vagas para estacionamento. Por conta dessa facilidade também que são veículos ideais para quem busca o primeiro carro para chamar de seu.

Dica da Zapay: saiba quais são os melhores lugares para viajar no Brasil de carro e organize o seu passeio.

qual o menor carro do Brasil

Outros modelos de carros pequenos 

Conheça mais opções de automóveis pequenos que podem ser uma boa solução para atender às suas necessidades do dia a dia.

Smart Fortwo

O smart EQ fortwo é mais uma opção interessante para quem busca um carro pequeno para chamar de seu. Ele é chamado de minicarro, com somente 2,7 metros de comprimento – oferece espaço para dois passageiros. Não à toa, o modelo importado da Alemanha se destaca pelo tamanho reduzido e muita praticidade na rotina urbana.

O veículo apresenta motor 1.0, que pode gerar até 60 cv de potência. A autonomia é de 159 quilômetros, com tempo de recarga de 40 minutos. A bateria tem garantia de oito anos.

Vale destacar que o conceito de segurança para a bateria de alta tensão utilizada no smart EQ fortwo foi desenvolvido de modo que os ocupantes não possam entrar em contacto com alta tensão. 

Isso é garantido por uma rede de bordo tradicional separada com uma bateria automóvel de 12 V, fichas protegidas contra contacto e monitorização permanente, com um circuito elétrico Interlock próprio de 12 V.

Em caso de acidente, os elementos de alta tensão desligam-se, consoante a gravidade. Além disso, a bateria está situada numa estrutura estável na parte inferior da carroçaria.

Fiat 500

O Fiat 500 é conhecido por seu charme e estilo retro, oferecendo sofisticação e luxo aos condutores, com espaço interno refinado. Esse compacto italiano tem 3,57 metros de comrpimeto, sendo poucos centímetros mairo do que o Caoa Chery iCar e o smart fortwo. 

Hoje, o modelo zero quilômetro está disponível com motor elétrico de 87kW (118) cv de potência e 220 Nm de torque. Confira alguns itens de série do Fiat 500e:

  • Reconhecimento de sinalização em via para limite de velocidade.
  • Retrovisores externos elétricos.
  • Rodas de liga leve 16″ (pneus 195/55 R16) com acabamento escurecido (+kit fix & go de reparação).
  • Sensor crepuscular e de chuva.
  • Sistema de ajuste automático para farol alto.
  • Sistema de navegação inteligente ON BOARD (Mapas by TOM TOM).
  • Sistema de som com 6 auto falantes (2 tweetes na coluna dianteira; 2 alto falantes nas portas dianteiras e 2 alto falantes na parte traseira).
  • TPMS (sistema de monitoramento pressão dos pneus).
  • Vidros elétricos com sistema one touch.
  • Volante bicolor em couro multifuncional (controle de Multimídia, assistente de condução e funções do quadro de instrumentos).
  • Volante com ajuste de altura e profundidade.
  • 1 (um) carregador 12V (Console central).
  • 6 Air bags (Front bags, Windows bags, Side bags).
  • ACC (Piloto automático adaptativo com sistema Traffic Jam para controle automático de frenagem e aceleração em congestionamentos e trânsito lento).
  • Aerofólio traseiro na cor do veículo.
  • Alarme antifurto.
  • Apoia-braço central dianteiro com porta-objetos.
  • Ar-condicionado automático digital com agendamento para pré-climatização,
  • AVAS – alerta sonoro de pedestres (Ativo em velocidade abaixo de 20 km/h),
  • Aviso visual e sonoro para uso de cinto de segurança para todos os passageiros,
  • Banco do motorista com ajustes de altura (4 posições) e sistema “easy entry” para o banco traseiro.
  • Banco traseiro bi-partido (50/50).
  • Bancos em couro bicolor ecológico com grafia exclusiva e logo 500-e.
  • Brake-light.
  • Câmera de ré com linhas dinâmicas.
  • Cintos de segurança de 3 (três) pontos retráteis para todos os passageiros.
  • Console central com tampa corrediça e porta copos retrátil.
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade (TC + ESC).
  • Direção elétrica.

Fiat Mobi 

Produzido no Brasil desde 2016, o Fiat Mobi está disponível em duas versões: Like e Trekking. Esse compacto apresenta 3,56 metros de comprimento, 1,63 metros de largura e 1,49 metros de altura.

O Mobi é bastante famoso por sua praticidade, oferecendo um motor 1.0 de 4 cilindros modelo Fire, que entrega 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. Esse veículo apresenta como itens de série: ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica e sistema de som com bluetooth, a depender da versão.

Renault Kwid 

Mais uma opção de automóvel compacto é o Renault Kwid, com 3,68 metros de comprimento, sendo um pouco maior do que o Fiat 500. Trata-se de um modelo que pode levar até cinco pessoas. Conta com um motor de 1.0 litro, que pode gerar até 70 cv de potência.

O Kwid conta ainda com sua versão eletrificada, o Kwid E-Tech. Esse carro tem 185 quilômetros de autonomia da bateria, três modos de carregar (doméstico, wallbox e posto de abastecimento) e 40 minutos de carregamento para 80% da carga. 

Vale destacar que o condutor pode usar qualquer um dos 3.000 postos de abastecimento espalhados pelo Brasil para carregar o Kwid E-Tech. 

Volkswagen UP

Para quem deseja um carro pequeno, o Volkswagen Up! também é uma boa pedida. Ele apresenta 3,6 metros de comprimento, espaço que comporta até quatro passageiros. Seu motor é de 1.0 litro e pode chegar até 82 cv de potência.

Como itens de série, o Up! oferece: airbags frontais e laterais, freios ABS e controle de estabilidade – por conta desses acessórios, o carro é considerado uma das opções mais seguras do segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *