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Como funciona o motor a diesel?
Você sabe como funciona um motor a diesel? E quais são as diferenças entre o motor a diesel e o motor a gasolina? Para estas e outras dúvidas, confira as explicações da Zapay neste artigo. Fique por dentro sobre as vantagens e desvantagens destes motores e saiba qual atende melhor às suas necessidades pessoais ou profissionais.
– Como é o funcionamento de um motor a diesel?
– Qual o melhor motor a diesel ou a gasolina?
– Qual o ciclo do motor a diesel?
– Qual a diferença entre um motor a diesel e um a gasolina?
– Quantas partes se divide um motor a diesel?
– Qual a principal característica dos motores a diesel?
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Como é o funcionamento de um motor a diesel?
O motor a diesel é também conhecido como motor de ignição por compressão, inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel, na década de 1890. Trata-se de um motor à combustão, na qual esta se faz pelo aumento da temperatura, provocado pela compressão do ar.
Este motor é um aparelho cuja função é converter energia térmica em energia mecânica. O motor a combustão opera seguindo os princípios do ciclo de Otto, que é um ciclo termodinâmico bastante utilizado em motores de veículos, de modo a realizar quatro funções principais – admissão, compressão, combustão e exaustão.
Com o diesel, o processo de compressão é mais intenso, fazendo com que este combustível seja inflamado, sem a necessidade de utilizar a vela de ignição do motor do automóvel para tal.
Mas como funciona a queima do motor à diesel? Vem que a Zapay lhe explica! A queima deste motor e sua combustão se iniciam com a ignição do motor, de modo que a temperatura da câmara se eleva, por conta da compressão do ar. É dessa forma que ocorre a combustão, atingindo o ponto de inflamação do combustível.
Uma vez que o diesel é introduzido na câmara, por intermédio de um injetor, ele entra em contato com o ar aquecido – o resultado deste processo é a combustão. Cabe ao acelerador regular a quantidade de combustível fornecida pela bomba e a potência gerada pelo motor.
A queima do motor a diesel acontece internamente, tendo seu início no momento da ignição do motor do veículo, conforme já destacamos. Para tal processo, não é necessário utilizar velas de ignição. Assim, a combustão, que faz com que o motor opere, acontece por intermédio da compressão, que é a pressão sobre o combustível, que reduz o volume.
Confira como se dá cada uma das quatro etapas que ocorrem no motor a diesel:
- Admissão: quando o ar vai para o interior do cilindro.
- Compressão: através da redução do volume do combustível, a temperatura no interior do cilindro é elevada.
- Combustão: o diesel se fragmenta em gotículas, através do ejetor. Dessa forma, as gotículas se mesclam ao ar com temperatura mais alta, o que torna possível a combustão.
- Exaustão: todos os gases de combustão são expulsos do cilindro, que é a etapa final do processo de queima do combustível.
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Qual o melhor motor a diesel ou a gasolina?
Antes de sabermos qual é a melhor opção, motor a diesel ou à gasolina, vale a pena ter em mente como é o funcionamento do motor à gasolina – vale lembrar que no tópico anterior você já aprendeu como se dá o processo em um motor à diesel.
Da mesma forma que o motor a diesel, o motor à gasolina funciona em quatro etapas: admissão, compressão, combustão e escape. Não à toa, este tipo de motor também teve inspiração na invenção de Rudolf Diesel. Confira como se dá cada um destes passos:
- Admissão: como o pistão é forçado a fazer um movimento para baixo, a válvula abre, de modo a entrar uma mistura de ar com combustível no cilindro.
- Compressão: em seguida, a válvula se fecha e a mistura acaba comprimida dentro do cilindro.
- Combustão: quando o grau máximo de compressão é atingido, uma faísca é produzida, por uma vela, por intermédio de um sistema elétrico. Assim, a ignição é feita.
- Escape: a combustão se origina da faísca e este processo produz gases que rapidamente se expandem, o que faz o pistão se deslocar. Devido a tal força, as engrenagens giram e o carro anda.
A grande diferença entre os dois motores é a etapa de combustão, uma vez que no motor a diesel ele acontece somente com a compressão. Como foi possível notar, no motor à gasolina, a combustão ocorre em virtude da compressão e da faísca que este processo proporciona, através da vela.
Vale dizer que há outros pontos quem ser considerados, indo além do processo e do preço entre os combustíveis. Por exemplo, a taxa de compressão de um motor à diesel é maior do que a de um motor à gasolina.
Em determinados países da Europa, há mais carros movidos a diesel do que à gasolina, de modo que o valor do combustível e o desempenho do carro em muito importante na hora de escolher o modelo do veículo e seu respectivo motor.
E qual dos dois motores é melhor? A resposta é: depende qual é o seu objetivo com o veículo. Para entender melhor qual motor pode sanar suas necessidades, confira a seguir alguns pontos a serem considerados:
- Consumo: os veículos a diesel rendem mais do que os à gasolina. Contudo, nem sempre o preço vale a pena – hoje, no Brasil, o diesel custa cerca de R$6,00 e a gasolina R$5,00.
- Preço do motor: o motor à diesel é mais caro, pois envolve mais tecnologia para ser montado.
- Preço médio do combustível: como já salientamos, o valor do diesel no Brasil é maior do que da gasolina, hoje. Mas é importante ter em mente que esse cenário pode mudar ou não com o tempo.
- Durabilidade: o motor à diesel dura mais tempo do que o motor à gasolina, devido à sua robustez. É importante lembrar que o motorista deve fazer sua parte e tomar os devidos cuidados com o veículo, o que garante também uma boa revenda.
- Manutenção: por ter tecnologia mais avançada do que o motor à gasolina, o motor à diesel tem manutenção mais cara, consequentemente.
- Velocidade: os condutores que preferem automóveis com mais performance e velocidades altas, os veículos cujo motor funciona à gasolina são melhores opções. Este fato ajuda a explicar porque os veículos de carga, máquinas agrícolas e de transporte coletivo de passageiros funcionam a diesel.
Qual o ciclo do motor a diesel?
O ciclo do motor a diesel é caracterizado pela alta taxa de compressão, que começa com 16:1 a 24:1 ou até outros valores mais extremos. É por conta desta característica que há aumento de temperatura do ar quando comprimido.
Em alguns motores à diesel, o cabeçote apresenta a face de baixo plana – sem câmara. Desse modo, todo o volume do cilindro acaba comprimido em milímetro, em um espaço pequeno, que sobre quando o pistão chega em PMS.
Assim, os motores de ignição por compressão fazem uso do aumento da temperatura, por conta da compressão de uma massa de ar – para, assim, iniciar a reação de combustão. Nesta situação, apenas o ar é admitido.
Depois que acontece a compressão, o combustível é pulverizado na massa de ar quente, o que dá início à combustão.
Vale relembrar que o motor à diesel é um instrumento que converte energia térmica em energia mecânica, fazendo uso do ciclo de Otto para tal. Trata-se do ciclo termodinâmico mais aplicado nos motores de veículos, operando a partir de quatro funções: admissão, compressão, combustão e exaustão.
Mas o que muda? Com o motor à diesel, o processo de compressão é mais intenso, de modo que este combustível é inflamado e dispensa a necessidade de se usar a vela de ignição do motor do veículo para tal.
Qual a diferença de um motor a diesel e um à gasolina?
A principal diferença entre os dois motores é a etapa de combustão, pois no motor a diesel ela ocorre somente com a compressão. Já no motor à gasolina, a combustão acontece em virtude da compressão e da faísca que o processo proporciona, através da vela.
Vale a pena reforçar que é necessário considerar os outros pontos apontados no presente artigo, como o preço dos combustíveis e as dinâmicas dos próprios processos.
Quantas partes se divide um motor a diesel?
O motor a diesel está dividido nos seguintes sistemas:
- Sistema de admissão de ar.
- Sistema de combustível (com os componentes de injeção de óleo diesel).
- Sistema de lubrificação.
- Sistema de arrefecimento.
- Sistema de exaustão ou escapamento dos gases.
- Sistema de partida.
Para que possa funcionar perfeitamente, atendendo às necessidades de um veículo de carga, por exemplo, o motor a diesel caracteriza-se pelos seguintes componentes:
- Cabeçotes: funcionam como tampões para os cilindros e acomodam os mecanismos das válvulas de admissão, assim como as válvulas de escape, bicos injetores e canais de circulação do líquido de arrefecimento. Os cabeçotes podem ser individuais, quando há um para cada cilindro, ou múltiplos, quando o mesmo cabeçote cobre mais de um cilindro.
- Blocos de cilindros: são compostos por pistões com anéis de segmento, bielas, camisas, árvores de manivelas, estando próximos de comando de válvulas, com mancais e buchas.
- Cárter: trata-se do reservatório de óleo lubrificante, que é usado pelo sistema de lubrificação. É feito de ferro fundido, liga de alumínio ou chapa aço estampada. A depender do motor, como os de tratores agrícolas, o cárter pode ser do tipo estrutural, de modo a formar com o bloco uma estrutura rígida, que atua como chassi da máquina.
- Seção dianteira: é a parte dianteira do bloco, onde podem ser encontradas as engrenagens de distribuição dos movimentos para os acessórios externos – como bomba d’água, ventilador, alternador de cargas das baterias, além do uso para sincronismo da bomba de combustível e da árvore de comando das válvulas.
- Seção traseiras: é onde está o volante a carcaça, para a montagem do equipamento acionado.
Qual a principal característica dos motores a diesel?
Os motores à diesel apresentam ignição por compressão, de modo que o combustível é injetado na câmara de combustão depois que o ar foi comprimido, de modo a levar o líquido à autoignição.
É dessa maneira que o motor à diesel pode ter alta taxa de compressão, o que justifica sua grande eficiência.
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Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.