Categories:

Carro roubado: como fazer ocorrência e consultar placa

Possuir um bem, como a conquista da casa ou do carro, é motivo para comemoração e também requer muito cuidado e atenção para a manutenção. Porém, não basta apenas os cuidados individuais, é preciso estar atento também ao movimento na rua e às intenções vindas de outras pessoas.

Bens duráveis, como automóveis, costumam ser visados por criminosos e, infelizmente, não é raro conhecer alguém que já teve o carro roubado – isso quando a vítima não somos nós mesmos.

A Zapay preparou este conteúdo para dar dicas ao motorista sobre como reconhecer um carro roubado, os cuidados necessários que todo condutor deve ter para evitar este tipo de problema e também quais passos seguir caso seu veículo seja furtado ou roubado. Confira nossas dicas de prevenção e segurança com seu carro.

Quais são os modelos de carros mais roubados?

Top 5 carros mais roubados em SP

Como consultar placa de carro roubado?

Como fazer boletim de ocorrência on-line?

Quais cidades têm os maiores índices de carros roubados?

Como identificar se um carro é roubado?

Quais são os modelos de carros mais roubados?

Saber sobre carros roubados pode é uma informação bastante útil, indo além da precaução e com cuidado que você precisa ter com o seu automóvel. Quando você faz consulta sobre carro roubado, você também passa a conhecer os efeitos que este tipo de crime tem sobre o valor a ser pago nos seguros de carro contratados.

Por exemplo, modelo muito visado pelos criminosos pode aumentar um pouco o valor a ser pago no seguro de carro contratado. Saber este dado importa para você e para a seguradora, afinal, dependendo do plano contratado, a empresa pagará um valor equivalente ao valor do carro roubado ou furtado e/ou ainda disponibilizará carro reserva entre outros apoios. Isso tudo entra na conta e no contrato do seguro do carro, dando segurança e transparência no processo.

Em 2021, o Ford Ka foi a maior vítima de roubos e furtos no Brasil, seguido de Chevrolet Onix, Renault Sandero,Volkswagen Gol e Hyundai HB20.

Uma curiosidade: esses crimes em automóveis costumam ser mais comuns entre 19h e 22h. Portanto, fique sempre atento ao estacionar seu veículo e também procure não deixar evidente os pertences, como bolsas, sacolas ou mesmo objetos de valor, que estão no interior do veículo.

Top 5 carros mais roubados em SP

Quem mora no Estado de São Paulo sabe das oportunidades que o território oferece. Ao mesmo tempo, sobretudo na capital e proximidades, conhece também os índices de violência que a segurança pública vem combatendo. E isso entra também no quesito veículos.

Você sabe dizer quais são os carros mais roubados em SP? Engana-se quem pensa que são os veículos importados e bastante cobiçados pelos amantes das quatro rodas. Os maiores alvos dos criminosos são os carros populares. 

Conheça os modelos dos carros mais roubados e furtados em todo o estado paulista, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2021:

  1. Volkswagen Gol
  2. Fiat Uno
  3. Chevrolet Onix
  4. Fiat Palio
  5. Chevrolet Corsa
  6. Ford Ka
  7. Hyundai HB20
  8. Fiat Mobi
  9. Volkswagen Fox
  10. Chevrolet Prisma

 

Ao todo, foram 71.878 carros roubados ou furtados no Estado de São Paulo, em 2021, sendo que 31.961 desses crimes foram cometidos na cidade de São Paulo. Santo André, Campinas, Guarulhos e São Bernardo do Campo completam o ranking das cinco cidades com mais veículos roubados ou furtados em São Paulo.

Como consultar a placa de carro roubado?

Você pode verificar a placa de um carro e saber se é roubado utilizando os serviços do site de DETRAN de sua localidade. No “Registro de furto e roubo do veículo” é possível checar a placa do veículo roubado. Vale lembrar: é necessário ter o número da placa do carro em questão.

O número do Renavam também pode lhe auxiliar nesta consulta, fornecendo mais informações sobre o carro. 

Não só o carro, mas a sua carteira de habilitação também tem um código de segurança. Saiba mais sobre ele neste conteúdo preparado pela Zapay: Código de segurança CNH: veja o que é

Como fazer boletim de ocorrência on-line?

Caso você passe por um roubo ou furto no seu carro, fazer um boletim de ocorrência, o famoso B.O., pode ajudar muito no processo de investigação para que você possa reaver seu bem.

Você pode acessar a delegacia eletrônica da Secretaria de Segurança Pública de seu Estado.  O Boletim Eletrônico de Ocorrência tem o mesmo valor do B.O. emitido pela Polícia Civil, fique tranquilo. Selecione a ocorrência, preencha os formulários e cadastre um e-mail – é neste endereço eletrônico pessoal que você receberá um link e uma senha para imprimir seu B.O. Basta acompanhar on-line o andamento da solicitação.

Quais cidades têm os maiores índices de carros roubados?

As 10 cidades com maiores índices de carros roubados são: Porto Alegre, Porto Velho, São Paulo, Goiânia, Natal, Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Fortaleza e Teresina.

Algumas dicas podem lhe ajudar a evitar que seu carro seja roubado, como a escolha cuidadosa do local onde o veículo está estacionado, conferir se o veículo está trancado, evitar deixar objetos e itens no interior, uso de película escurecida nos vidros e a utilização de dispositivos de segurança. 

Quer saber se os itens de segurança do seu carro estão em dia? Confira este conteúdo feito pela Zapay e previna-se: Itens de segurança obrigatórios para veículos | Blog da Zapay

Como identificar se um carro é roubado?

Vai trocar de carro e quer ter certeza de que não está sendo enganado, sobretudo, quer evitar a desagradável surpresa de ter um carro roubado? Confira estas dicas que podem fazer você escapar de um mal negócio – e de muita dor de cabeça.

O primeiro passo é acessar o Sinesp Cidadão – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública voltada ao cidadão brasileiro. Trata-se de um aplicativo do Ministério da Justiça, que, entre outras possibilidades, permite a denúncia de roubo ou furto de carros. Como a comunicação se dá no nível nacional, a ferramenta pode facilitar a localização de um veículo roubado, mesmo que esteja em um estado diferente daquele onde ocorreu o crime.

Outro passo importante quando o assunto é “consulta carro roubado” é verificar o Renavam ou a placa do carro no site de DETRAN onde o veículo foi registrado. Essa é uma das formas que placas falsas são pegas, por exemplo.

O “desconfiômetro” do motorista e/ou comprador do carro vale ouro! Sempre verifique se a documentação do carro é original e desconfie muito de preços muito abaixo do mercado – você pode usar a Tabela FIPE (da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) como parâmetro.

Você pode checar também se há fraude em componente do veículo, como placa do carro, motor e demais peças. Fique atento!
Quer saber se os itens de segurança do seu carro estão em dia? Confira este conteúdo feito pela Zapay e previna-se: Itens de segurança obrigatórios para veículos | Blog da Zapay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *