O papo hoje é sobre um grande perrengue que vez ou outra acontece com o motorista: para-brisa trincado!
O para-brisa é um componente fundamental do seu veículo. Afinal, ele protege a janela dianteira da chuva, da força dos ventos e até mesmo de insetos e pequenos detritos. O para-brisa existe para que o condutor tenha a visibilidade garantida.
Mas e se você observar seu carro e notar para-brisa trincado? Bom, aí você estará diante de um problema. =/
Pensando em te ajudar, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o tema: para-brisa trincado dá multa? Dá pra consertar? O que diz a lei? E se o trincado no para-brisa for ao lado do passageiro? Nos acompanhe e entenda tudo isso!
Pode andar com para-brisa trincado? Entenda o que diz a lei
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, só pode andar com o para-brisa trincado se a rachadura não tiver mais do que 10 centímetros (ou 4 centímetros de diâmetro), sendo que esse trincado no parabrisa não pode ser do lado do motorista!
Ou seja, se o para-brisa tiver a rachadura no lado do motorista, mesmo com o trincado menor que o permitido, ainda assim dá multa!
Segundo o CTB, a trinca não pode estar na área de visão do condutor, nem a menos de 2,5 centímetros das bordas. As medidas que excederem os limites destacados até aqui serão consideradas infração grave de trânsito.
Valor da multa de para-brisa trincado
A multa por para-brisa trincado custa R$ 195,23 e gera cinco pontos na carteira de habilitação, sendo essa considerada uma infração grave.
Consulte sua placa grátis
Dica da Zapay: dúvidas sobre o que acontece se não pagar multa ou ainda como pagar multa no cartão? Salve para ler depois!
A multa de para-brisa trincado também vale para o lado do passageiro?
Você pode estar pensando: para-brisa trincado do lado do passageiro da multa? A legislação brasileira destaca que se trata de uma infração o para-brisa trincado quando a visão do condutor for prejudicada pela trinca.
Desse modo, vale a interpretação: se a trinca do lado do passageiro atrapalhar o motorista, a multa pode, sim, ser aplicada. Além disso, é considerado também o risco à segurança dos ocupantes do carro.
[banner_alerta_de_multas_app_zapay]
Em quais situações dá pra salvar o para-brisa trincado?
Há duas situações nas quais o para-brisa trincado pode ser salvo. São elas:
- Quando o reparo é feito do meio para o lado direito do para-brisa.
- Quando o tamanho da trinca tem entre 2 e 3 centímetros, no máximo. Se o tamanho for superior ao de uma moeda de R$ 1, não adiantará fazer o reparo pontual.
De modo geral, especialistas consideram que é possível ter reparo caso haja um pique – que é quando um objeto, como uma pedrinha, não perfura o vidro, de modo a deixar uma trinca superficial. Portanto, fique ligado se surgir trincado no para-brisa, condutor!
Nas ruas e, principalmente, nas estradas é comum que pequenos objetos voem na lataria e no vidro do carro, como as pedrinhas, que já comentamos, além de areia, pedacinhos de asfalto ou mesmo pequenos objetos. Por isso também é necessário estar atento a tudo o que acontece em seu entorno.
Dica da Zapay: fique ligado sobre como funciona o licenciamento veicular. Não vacile, pois esta é uma taxa de pagamento obrigatório a todo dono de veículo automotor.
Para-brisa trincado tem risco de estourar o vidro?
Sim, amigo motorista, para-brisa trincado pode estourar o vidro do seu carro. Se você perceber o para-brisa trincado durante uma viagem, a recomendação é encontrar o automóvel e aplicar uma fita adesiva pelo lado de fora da trinca.
Em seguida, leve o carro a uma oficina mecânica especializada e experiente, com urgência.
Dica: se trincar o para-brisa, use uma fita adesiva de forma emergencial
É válido reforçar a indicação de que, em situação de para-brisa trincado, de forma emergencial o motorista pode aplicar uma fita adesiva pelo lado de fora e pelo lado de dentro da rachadura. Mas tenha em mente que se trata de uma medida realmente emergencial, somente para ter menos risco do vidro explodir até que você chegue em uma oficina!
Além de estar cometendo uma infração de trânsito, o vidro pode estourar em cima de você e do passageiro, trazendo problemas ainda maiores e mais graves, colocando vidas em risco.
A recomendação é dirigir o veículo com para-brisa trincado até um local de reparo adequado, como oficina especializada. Caso você leve o carro até a concessionária, saiba que a ordem será trocar o vidro dianteiro inteiramente.
Dica da Zapay: tire suas dúvidas sobre a blitz policial e a importância destas operações.
Consulte sua placa grátis
Dicas para evitar trincado no parabrisa
Para evitar que o para-brisa trincado em seu veículo, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a se livrar deste tipo de dor de cabeça, condutor. Ao seguir as recomendações abaixo, é possível diminuir o risco de trincas no veículo, de forma considerável. Fica a dica! 😉
- Mantenha uma distância segura de outros veículos, pois pedras e detritos podem ser lançados por veículos à frente, especialmente caminhões.
- Evite estradas mal conservadas, motorista. Buracos e superfícies irregulares podem causar vibrações que aumentam o risco de trincas.
- Use produtos de qualidade para limpeza do veículo. Afinal, produtos químicos agressivos podem danificar o vidro do carro. Desse modo, vale a pena utilizar limpadores específicos para para-brisas e panos macios.
- Evite mudanças bruscas de temperatura. Por exemplo, não jogue água fria no para-brisa quente ou água quente no para-brisa frio. Esses contrastes podem causar trincas devido à expansão e contração do vidro.
- Repare pequenos danos imediatamente, como pequenas lascas, que podem se transformar em trincas grandes. Faça reparos assim que notar qualquer dano – e evite para-brisa trincado.
- Substitua as palhetas do limpador regularmente, uma vez que palhetas desgastadas podem arranhar o vidro e causar danos que levam a trincas.
- Estacione o carro em locais seguros, de modo a evitar o estacionamento sob árvores ou em locais onde objetos possam cair sobre o automóvel.
- Proteja o para-brisa de impactos: faça uso de películas protetoras específicas para para-brisas, que podem ajudar a absorver impactos menores.
- Atenção a caminhões e trens, por conta dos cascalhos que podem bater no vidro e na lataria do veículo.
Dica da Zapay: confira os detalhes sobre como limpar vidro de carro.
E aí, entendeu o risco que é andar com para-brisa trincado?
O condutor que faz a escolha por andar com o para-brisa trincado deve saber que estará assumindo alguns riscos que podem ser fatais e caros. Afinal, a visibilidade do motorista ficará comprometida, fato que aumenta consideravelmente o risco de acidentes.
Outro ponto é que insistir em trafegar com o para-brisa trincado faz com que a rachadura se agrave, de forma rápida, por conta de fatores como: a pressão do vento, as mudanças de temperatura ou impactos. Isso tudo aumenta os riscos à vida e eleva o custo de reparo deste tipo de problema.
Ainda: o para-brisa trincado pode reduzir a resistência estrutural do seu automóvel, o que aumenta o risco de danos se houver uma colisão ou mesmo um capotamento. Mais um ponto que o condutor deve sempre ter em mente é que andar com para-brisa trincado poderá lhe penalizar com pontos na CNH e pagamento de multa, afinal, trata-se de uma infração de trânsito considerada grave pela legislação brasileira.