Imagem de destaque do blog post sobre o que acontece se não pagar multa de transito, que explica todas as consequências do não pagamento de multas.
Categories:

O que acontece se não pagar multa de trânsito? Entenda tudo! 

Por mais que os motoristas habilitados passem pela formação do Centro de Formação de Condutores (CFC), erros podem acontecer no trânsito e multas serão aplicadas. Mas o que acontece se não pagar multa de trânsito?

Considerando que a multa de trânsito é uma penalidade pelo cometimento de infrações, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o não pagamento das multas de trânsito pode trazer uma série de problemas para você.

Pensando em te ajudar, preparamos esse conteúdo que explica tudo o que acontece se não pagar multa de trânsito: entenda todas as consequências e saiba como pagar multas vencidas de forma prática. Vamos nessa!

Consulte sua placa grátis

Saiba o que acontece se não pagar multa de trânsito

Reunimos todas as consequências em um só conteúdo, para você saber tudo o que acontece se não pagar multa de trânsito e o que fazer para se precaver, evitando essas dores de cabeça:

Se não pagar multa, não dá pra licenciar o carro novamente 

Quando o assunto é o que acontece se não pagar multa de trânsito, o primeiro grande perrengue diz respeito ao licenciamento veicular, processo anual para a regularização do veículo que é obrigatório a todos os proprietários de veículos.

Se não pagar multa, acontece que você ficará impedido de fazer o próximo licenciamento, ou seja, não conseguirá renovar o seu CRLV (documento obrigatório para circular no trânsito). É o mesmo caso do IPVA: não pagar o IPVA não gera multa, mas impede o próximo licenciamento!

Pois é, condutor, se você não pagar as multas, isso pode até não impedir o seu licenciamento de forma imediata, mas mais cedo ou mais tarde vai chegar a hora de renovar o seu licenciamento – e com multas vencidas, você ficará impedido. Portanto, não vacile!

Se não pagar multa, acontecem juros e multas adicionais 

Outra implicação bem chata sobre o que acontece se não pagar multa de trânsito, são os juros e as multas adicionais que o condutor deverá pagar. 

As multas de trânsito têm prazos que devem ser respeitados – se não forem pagas dentro do vencimento, pode haver cobrança de juros e multas proporcionais que crescem à medida em que o atraso aumenta.

Já deu pra perceber que não tem como fugir do pagamento da multa de trânsito, portanto, planeje-se para quitar as suas obrigações e evite maiores dores de cabeça, pois no fim das contas, os custos serão até maiores se você deixar de pagar!

Dica: a gente sabe que tem períodos nos quais as contas apertam ainda mais… se for o seu caso, saiba que já existem opções como pagar multa no cartão e parcelar IPVA – aqui na Zapay, por exemplo, você conta com esse serviço de forma totalmente online, segura e regulamentada (por TODOS os DETRANs do país). Conheça o app Zapay!

Também tem risco de inscrição na dívida ativa 

Fique ligado, amigo condutor, pois se a multa não for paga no período exigido e que consta na Notificação de Infração, ela poderá ser inscrita na Dívida Ativa – aí, a dor de cabeça é maior ainda.

Quando há Dívida Ativa, a incidência de juros costuma ser ainda maior, além da correção monetária.

Para que não fiquem dúvidas: a Dívida Ativa é um cadastro do governo onde estão reunidos os valores devidos pelos contribuintes. Desse modo, o governo adota ações coercitivas para conseguir recuperar o valor devido – para isso, faz uso de cobrança judicial, penhora e bloqueio de bens, dentre outras maneiras de execução fiscal.

Trata-se de uma das maiores consequências quando o assunto é o que acontece se não pagar multa de trânsito.

Além do risco de sujar o nome

Será que se não pagar multa de trânsito, suja o meu nome?

Sim, amigo motorista, caso não quite as multas, seu nome pode ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito (como o Serasa). Essa é uma forma da autoridade de trânsito encaminhar o débito para a cobrança administrativa, uma vez que já passou da data de vencimento da multa. Em seguida, é solicitada a inscrição do condutor nos cadastros inadimplentes.

E aqui entram novas consequências sobre o que acontece se não paga multa de trânsito e seu nome ficar sujo: o amigo condutor terá dificuldade para conseguir financiamentos, empréstimos e outras formas de crédito disponíveis no mercado. Isso tudo ainda pode impactar negativamente a sua pontuação no Serasa Score – o que prejudica o acesso a serviços que dependem de análise de crédito, como aluguel.

Tem até o risco de retenção ou remoção do veículo

Ainda sobre o exemplo do licenciamento: não pagar multa de trânsito não é necessariamente um motivo para rebocarem o seu carro, mas a falta do licenciamento em dia, é. Então, o não pagamento da multa em si, não necessariamente vai gerar a remoção do seu veículo em uma blitz, mas se essa multa pendente impedir o seu licenciamento e você for pego rodando sem o CRLV em dia, aí sim o seu carro poderá ser removido até o pátio até que você pague as multas que devia e assim consiga renovar o licenciamento – se ficar, o bicho pega, se correr, o bicho come. Não tem jeito, não vacile!

Se não pagar multa, a revenda do veículo fica mais difícil também

Dentre o que acontece se não pagar multas de trânsito, há ainda a dor de cabeça na hora de vender o automóvel ou a moto. Afinal, é obrigatório que todos os débitos veiculares estejam em dia para que a negociação possa ocorrer, como multas, licenciamento e IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores).

Assim, caso haja qualquer multa pendente, esse débito impedirá que a venda do carro seja feita. Tenha em mente que, quando qualquer veículo automotor está disponível para venda, os potenciais compradores costumam pesquisar as informações sobre este automóvel. É uma forma do comprador de se proteger de ciladas, como irregularidades com a documentação do veículo.

Imagine que um comprador, ao se deparar com débitos em aberto, como multas não pagas, pode desistir do negócio. Se não desistir, ele possivelmente pedirá um bom desconto – sim, o valor do carro depreciará.

E não pega nada bem tentar dar uma de espertinho e enganar os compradores: quem vende um veículo e não informa os débitos pendentes, pode ter a transação considerada uma fraude, já que induz o comprador ao erro. Possivelmente, esse problema será resolvido na Justiça e o vendedor deverá ressarcir os danos causados. 

Também há o risco de não conseguir renovar a habilitação 

Imagine depender do veículo e não conseguir renovar a CNH?! Pois é o que acontece se não pagar multa de trânsito. 

Essa é uma consequência de um efeito cascata: o carro com multas vencidas fica impedido de fazer o licenciamento e, por isso, não conseguirá emitir o CRLV. O condutor que é flagrado sem os documentos obrigatórios, tem pontos acrescidos na CNH.

O acréscimo de pontos depende da gravidade da infração – que pode ser infração leve (3 pontos), infração média (4 pontos), infração grave (5 pontos) ou infração gravíssima (7). Cada condutor tem entre 20 e 40 pontos que podem ser usados na carteira de habilitação em um período de 12 meses, tudo depende se há infrações gravíssimas. 

Se superar o limite, a CNH será suspensa, o que proibirá o motorista de dirigir.

Entenda o limite de pontos e multas na CNH

  • Limite de 40 pontos: nenhuma infração gravíssima.
  • Limite de 30 pontos: apenas uma infração gravíssima.
  • Limite de 20 pontos: mais de uma infração gravíssima.

Não pagando as multas, tem risco até do seguro ficar mais caro 

Notar que o seguro automotivo ficou mais salgado é mais uma consequência do que acontece se não pagar multa de trânsito. Isso acontece, pois, as empresas seguradoras consideram o histórico de infrações e multas quanto vão calcular o valor do seguro para o seu carro.

Por isso, o condutor que tem como costume acumular multas vencidas pode se dar mal, já que o custo com o seguro será maior. Nesse cenário, a empresa seguradora considera que você representa um risco maior, o que pode trazer mais gastos a ela. 

Saiba como pagar multas vencidas 

Na hora de pagar multa vencida, conte com a Zapay, amigo condutor. Temos um sistema prático, cômodo e seguro para que você possa realizar suas pesquisas e quitar os débitos veiculares de forma totalmente online.

Pode confiar! Somos credenciados à SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e com os 27 DETRANs (Departamentos Estaduais de Trânsito), nascemos para facilitar a vida dos motoristas brasileiros!

Consulte sua placa grátis

Com a Zapay, você pode pagar a multa no cartão em até 12 vezes, o que pode facilitar quando o orçamento estiver mais apertado no momento, ah, e também dá pra parcelar IPVA!

Baixe o app Zapay e ative o alerta gratuito de multas  

Quer ainda mais facilidade? Baixe o app da Zapay e ative o nosso alerta gratuito de multas!

Banner para ativar o alerta de multas

E aí, entendeu tudo o que acontece se não pagar multa de trânsito?

Ufa, deu para perceber que não saber o que acontece se não pagar multa de trânsito pode ser uma fria, que pode lhe custar muitas dores de cabeça e no bolso, não é mesmo?! Por isso, explicamos tim-tim as consequências desse atraso, para que o amigo condutor possa estar ciente de cada uma das punições, que vão além do mundo automotivo.

Impedir o acesso ao acesso ao crédito e a documentos importantes é uma forma de inibir os atrasos nos pagamentos de multas. As punições, de modo geral, são duras para que o motorista opte por honrar sua responsabilidade e quitar as multas recebidas. E vamos combinar: ninguém merece não conseguir crédito ou mesmo vender o automóvel por conta de débitos em atraso.

Continue na Zapay e confira mais dicas sobre o seu carro e o trânsito. Até a próxima!

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu para facilitar a vida dos proprietários de veículos. Conosco, você tem mais praticidade e comodidade ao pagar seus débitos e burocracias veiculares, como IPVA, multas e licenciamento. A Zapay é totalmente confiável! Trouxemos algumas das nossas credenciais, experiências e vivências para vocês entenderem por que confiar na Zapay: ✅ Somos credenciados à SENATRAN e a TODOS os 27 DETRANs do Brasil ✅ A Zapay já atendeu a mais de 20 MILHÕES de clientes. ✅ Já fomos notícia nos principais portais da imprensa: Estadão, G1, TechTudo e mais ✅Em 2024, a Zapay uniu forças ao grupo Corpay (FLEETCOR), líder global em soluções de pagamento, presente em todos os continentes - o Sem Parar também faz parte do grupo! A Zapay existe para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Ah, fazemos questão de compartilhar toda a experiência que temos sobre o universo dos veículos, além das dicas que aprendemos com a vivência no universo de pagamento de débitos veiculares que tivemos até aqui: muita água rolou e temos diversos aprendizados valiosos a compartilhar. Acompanhe o Blog Zapay e fique antenado em TUDO! https://www.usezapay.com.br/zapay-e-confiavel

12 comentários: “O que acontece se não pagar multa de trânsito? Entenda tudo! 
  1. Tomei uma multa 7 de janeiro em 19 de janeiro meu carro foi levado pela enchente, deu PT e foi feita a transferência Lara a seguradora.
    Devo pagar esta multa? Se eu nao pagar vai gerar algum ônus para mim?

    1. Daiane, tudo bem? Isso varia e é importante você questionar sua seguradora antes de pagar pra entender como eles agem nessa situação.

  2. Boa noite ?comprei uma moto do meu irmao mas n transferi eu n tenho carteira ,fui parado na britz e eu tomei uma multa por n ter carteira e meu irmao tambem tomou por ter deixado eu andar na moto ?sendo q a moto e minha mas ainda n transferi?tem como tirar essa multa nele??

    1. Mesmo que não tenha sido finalizada a transferência o proprietário do veículo será sempre responsabilizado, no caso o irmão. Ou seja, é o dono do automóvel que terá que pagar pela multa e arcar com os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesse caso é necessário fazer a transferência de pontos da CNH no momento de autuação (pois é o momento para entrar com recurso) no prazo de 30 dias após o recebimento da notificação de autuação.
      Para realizar a transferência dos pontos da multa, é necessário, primeiro, coletar a assinatura de ambos motoristas. Além disso, também são muito importantes os seguintes documentos:
      Cópia da CNH ou Permissão para Dirigir do proprietário do veículo;
      Documento que confirme a assinatura do dono do veículo e do condutor infrator;
      Cópia do documento de identificação do proprietário;
      Formulário de indicação do condutor.
      Como transferir multa pelo APP Carteira digital de Trânsito- CDT:
      Para passar a multa (valor e penalização com pontos na CNH) para o nome de outra pessoa, o motorista que recebeu a notificação deve acessar o campo da infração no aplicativo, selecionar a opção “Real Infrator” e, em seguida, a opção “Indicar”. Então, basta informar o CPF do condutor responsável pela autuação

  3. Recebi multa de um estado que eu meu carro nunca estivemos, fui detran lá nada fizeram, disseram eu teria ir atrás órgão competentes deste estado e tentar contestar.
    Fui delegacia fiz b.o.como placa glonada.
    Estou sem saber que fazer..este detran não serve pra nada..

    1. Oi! Para recorrer a multa é necessário estar no prazo desde a notificação até encerramento que dura até 30 dias e realizar as justificativas para contestação junto ao órgão autuador que aplicou a infração.

  4. Paguei o licenciamento 2022 e quando fui emitir surgiu uma multa, avanço de sinal, do renainf de 2017, o carro é de São Paulo capital e a multa é de SPcapital.As multas do renainf refere-se a multa fora do local do registro do veiculo
    Licenciei o veiculo por 4 anos seguidos onde de acordo com CTB quitei todos os débitos.
    Fiz contatos com Detran, Secretaria da Fazenda e prefeitura SP e cada orgão me informa que a multa deveria ser cancelada pelo outro orgão ou seja nenhum orgão resolvia o problema.
    Hoje estou com meu veiculo sujeito a multa com tudo pago impidido de receber o CRLV de 2022 em face dessa multa irregular.
    Como devo solucionar esse impasse.

Comments are closed.