Com motor V8 a gasolina de 400 cv, Ram Classic chega ao Brasil para fisgar clientes de picapes médias a diesel
A Stellantis lança no Brasil a Ram Classic, picape de porte grande que ficará posicionada como modelo de entrada da linha. Disponível em 2 versões (Laramie e Laramie Night Edition), o modelo estará nas concessionárias a partir de setembro, mas ainda não teve os preços anunciados. O objetivo da marca será disputar mercado com versões topo de linha de picapes como Toyota Hilux e Volkswagen Amarok V6, na faixa ao redor de R$ 350 mil.
A Ram Classic é, basicamente, a geração anterior da 1500. Prova disso é que, nos Estados Unidos, ela é vendida justamente com o nome de Ram 1500 Classic. Com porte ligeiramente menor do que a 1500 Rebel, o modelo que estreia no Brasil possui 5.816 mm de comprimento, 2.017 mm de largura, 1.970 mm de altura e 3.570 mm de distância entre eixos. O vão livre do solo é de 236 mm e, na caçamba, a capacidade é de 1.424 litros.
Uma das vantagens da Ram Classic – assim como na 1500 Rebel (R$ 456.990) – é que o motorista não precisa ter carteira de habilitação tipo C para guiá-la, ao contrário das picapes Ram 2500 e Ram 3500 (que têm maior peso bruto total). Descubra aqui todas as categorias e tipos de CNH.
O estilo da Ram Classic segue o das demais picapes da marca, com traços predominantemente retilíneos, elementos cromados em itens como para-choques, grade e retrovisores e tampa da caçamba com o nome da marca em destaque. Na versão Laramie Night Edition, os cromados dão lugar à pintura preta de grade, rodas e retrovisores, enquanto os para-choques são pintados integralmente na cor da carroceria.
Equipamentos da Ram Classic
Do lado de dentro, os traços do painel e volante denotam que o modelo pertence a uma geração anterior da marca. Apesar disso, não faltam itens de comodidade e tecnologia, como central multimídia de 8,4” com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay via cabo, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação e sistema de som premium Alpine.
A lista de itens de série da Ram Classic Laramie inclui ainda sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, controle de cruzeiro, chave presencial, partida remota do motor, quadro de instrumentos com tela de 7”, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com ajuste elétrico de distância, tomada de 110V no painel, rodas de 20 polegadas, faróis halógenos com projetor e luz de rodagem diurna em LED, 6 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle de oscilação de reboque.
No acabamento Laramie, as cores disponíveis são preto Diamond, branco Bright, azul Patriot, granito Cristal e vermelho Delmonico. Já a Laramie Night Edition será vendida nos tons vermelho Flame, preto Diamond, branco Bright e granito Crystal.
Motor e consumo da Ram Classic
A mecânica da Ram Classic é a mesma da 1500 Rebel, com motor 5.7 V8 Hemi, a gasolina, de 400 cv a 5.600 cv e 56,7 kgfm de torque a 3.950 rpm. O câmbio é automático de 8 marchas e tração, 4×4 com reduzida (com caixa de transferência do tipo part-time, fornecida pela BorgWarner).
Segundo dados de fábrica, a nova picape é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 174 km/h. De acordo com o programa de etiquetagem do Inmetro, o consumo de gasolina da Ram Classic é de 5,2 km/l (cidade) e 6,4 km/l (estrada).
Com 2.553 kg de peso em ordem de marcha, a Ram Classic possui capacidade de carga inferior à da Ram 1500 Rebel, com apenas 531 kg (ante 610 kg na Rebel). Para efeito de comparação, uma Fiat Toro 1.3 turbo possui 750 kg de capacidade de carga. Já para reboque (com freio), a capacidade da Ram Classic é de 3.534 kg.
A Ram Classic terá plano de manutenção com as três primeiras revisões gratuitas, segundo a Stellantis. As paradas para manutenção ocorrem a cada ano ou 12 mil km rodados (o que ocorrer primeiro). Opcionalmente, a marca irá ofertar a compra antecipada do plano de manutenção da quarta à sexta revisão. Os valores, entretanto, não foram divulgados. A garantia de fábrica é de 3 anos.
Curtiu este conteúdo sobre a nova picape Ram Classic 2023? Aqui no Blog da Zapay você encontra diversos artigos sobre lançamentos, manutenção automotiva, legislação de trânsito, impostos, multas e muitos mais. E se você quiser consultar débitos de veículos, pode contar com a Zapay para realizar o pagamento parcelado de multas, IPVA e licenciamento em até 12x! É rápido, fácil e seguro.
Imagens: Divulgação/Stellantis