Categories:

Passo a passo para consultar o RENACH PI

Você sabe onde encontrar todas as informações da sua vida como condutor?! Aquele lugar que tem informações desde a sua formação para ser um motorista e que continuará armazenando dados até o dia em que você decidir deixar de ser um condutor habilitado?! A Zapay lhe ajuda com essa: estamos falando sobre o RENACH.

Neste conteúdo, você saberá mais sobre o RENACH PI, que trata justamente deste armazenamento de informações da vida dos condutores registrados no DETRAN PI – Departamento Estadual de Trânsito do estado do Piauí. Mas se você é um condutor que mora e/ou está registrado em um DETRAN de outra unidade federativa, fique tranquilo, pois este artigo traz muitas informações úteis a você também.

Agora você já tem a dica de que DETRAN PI e RENACH tem tudo a ver, confira o que é o registro, para que serve, onde encontrá-lo e qual é o procedimento para realizar consultas com o RENACH. Leia e saiba mais!

O que é RENACH PI?

O primeiro passo para entendermos como funciona o RENACH PI é termos bem explicado, afinal, o que é RENACH e o que significa RENACH? Resposta direta e reta: trata-se da sigla para Registro Nacional de Condutores Habilitados.

O RENACH funciona como um grande banco de dados, onde são armazenadas as informações sobre o motorista, desde o início do processo de habilitação. É uma espécie de diário de bordo da sua vida enquanto condutor automotivo, independentemente da categoria que você escolha dirigir. Seja você um motorista na ativa, um aspirante a condutor, um motorista com PPD (Permissão para Dirigir) ou um ex-condutor: seus registros, enquanto motorista automotivo, estarão todos no RENACH.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem garante a integração de toda essa quantidade de informação (afinal, imagine, além da sua vida inteira armazenada em forma de dados, há também as informações de outros 74 milhões de condutores – isso se considerarmos apenas o que estão na ativa) é o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), órgão máximo de trânsito em território nacional.

Vale dizer que hoje o DENATRAN se transformou no SENATRAN, a Secretaria Nacional de Trânsito e continua sendo o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito, com autonomia administrativa e técnica, além de jurisdição sobre todo o território brasileiro.

Como estamos falando da principal autoridade quando o assunto é transito, os demais órgãos do sistema, como o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), vinculam as informações de sua responsabilidade para que a SENATRAN possa gerenciar os registros dentro do RENACH.

O RENACH PI é, portanto, todo este conjunto de registros vindos de motoristas do Estado do Piauí – por exemplo, cujos dados estão vinculados ao Departamento de Trânsito do estado do Piauí, o DETRAN PI.

Conheça as siglas.

Talvez você, amigo motorista, esteja com dúvidas sobre as diferenças entre RENACH, CNH e PPD. Mas fique tranquilo, pois logo abaixo lhe explicamos os detalhes. 😉 Vem com a Zapay!

RENACH – trata-se do Registro Nacional de Carteira de Habilitação. É nele que constam todas as informações sobre a sua vida de condutor, desde a formação até o dia que você não dirigir mais.

CNH – é a famosa e desejada Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida por carteira de motorista. É o documento oficial, conquistado após um ano de PPD, sem ultrapassar a pontuação permitida em multas, que atesta que o motorista está apto para conduzir veículos automotores terrestres dentro da categoria na qual este condutor passou pela formação.

PPD – esta é a sigla para a Permissão para Dirigir, o documento que atesta que o motorista está apto a conduzir veiculo automotor. Esse documento tem validade de 12 meses e, após esse período, se não houver excesso de punição (se o condutor não ultrapassar a pontuação permitida), o motorista deve trocá-lo pela CNH. O PPD é entregue ao condutor após a aprovação em todas as etapas da formação (teóricas e práticas).

Vale dizer que o motorista portador da PPD não deve receber multas gravíssimas (7 pontos), graves (5 pontos) e nem ser reincidente em multas médias (4 pontos).

Para que serve? 

A principal função do RENACH é auxiliar a autuação de órgãos de trânsito – afinal, ele é uma enorme base de dados sore os condutores habilitados. Os seguintes órgãos podem fazer uso dos dados do RENACH: CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), CETRANS (Conselhos Estaduais de Trânsito), CONTRADIFE (Conselho de Trânsito do Distrito Federal), DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, órgãos municipais, JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) e DER (Departamento de Estradas de Rodagens).

Você pode estar se perguntando: por que não concentrar as informações nos órgãos estaduais, como o DETRAN? Este cenário representaria uma dificuldade para o acesso de informações que cada órgão possa exigir. Afinal, imagine que você e sua família se mudem de estado e isso acabe interferindo no acesso ou mesmo na organização das informações sobre a sua vida enquanto condutor habilitado?! É o tipo de dor de cabeça totalmente evitável com o uso de uma plataforma única, onde qualquer um dos órgãos autuadores do trânsito no Brasil pode consultar as informações necessárias.

Vale lembrar que no RENACH há dados como as infrações cometidas pelo motorista, endereço, mudanças de domicílio, penalidades aplicadas sobre o condutor, vencimento da carteira de habilitação, os exames realizados no processo de formação, além de outras informações.

Onde encontrar o número do RENACH na CNH?

Encontrar o seu número RENACH PI na carteira de habilitação é uma tarefa fácil, pois este código consta impresso em sua CNH.

O número do RENACH está localizado no verso da sua CNH, mais precisamente embaixo da data de emissão do documento de habilitação. Preste atenção, pois neste local indicado você encontrará dois códigos. O RENACH é justamente aquele que mostra a sigla do estado o qual você, amigo motorista, está registrado. Por exemplo, se seu registro é no DETRAN BA, então o código serão os nove algarismos depois das letras BA. Já para quem tem o registro no DETRAN AM, o código trata dos nove algarismos após as letras AM. Ainda, se você é um motorista registrando no DETRAN PI, o código começa com PI e é seguido por nove algarismos. E assim por diante para uma das unidades federativas brasileiras, incluindo o Distrito Federal.

Exemplos:

BA 123456789

AM 123456789

PI 123456789

O contexto apresentado e a importância de saber localizar o Registro Nacional de Condutores Habilitados revelam também a diferença entre o RENACH e a CNH. Enquanto a Carteira Nacional de Habilitação traz o número de registro impresso, com a função de identificar o documento, o RENACH se referirá a um volume muito maior de informações sobre a vida habilitada do condutor. Ou seja, a CNH apenas comprova que o motorista está habilitado – está apto a conduzir veículos na categoria escolhida, pois obteve aprovação nas provas teóricas e práticas, e também nos exames solicitados.

Você sabe o que é o código de segurança CNH? É a forma que o motorista tem para atestar a posse do documento e, na Carteira Nacional de Habilitação, há duas formas de controle: o primeiro código, que garante a autenticidade da carteira, e o segundo, que serve para consulta de infrações e multas de trânsito, a partir de informações do DETRAN de registro do condutor. Saiba aqui ao acessar este conteúdo da Zapay.

Como consultar o RENACH PI?

Antes de entender como consultar o RENACH, é importante que o condutor tenha em mente que ele não tem acesso integral aos registros. Contudo, algumas informações sobre o seu registro podem, sim, serem consultadas por você mesmo.

Para ter este acesso, você deve realizar a sua consulta por intermédio do site do DETRAN do seu respectivo estado. No caso do RENACH PI, o motorista deve acessar o site do DETRAN PI, por exemplo – www.detran.pi.gov.br. Não por acaso é comum associarmos os termos DETRAN PI RENACH, afinal o condutor do estado do Piauí deve acessar o site oficial do departamento de trânsito desta localidade para acessar as informações contidas no RENACH.

Na página do DETRAN PI, o condutor deve acessar a aba “Habilitação”. Para ter acesso às informações, você deve ter em mãos o número de registro da CNH e também o número RENACH. Esse caminho pode ser utilizado também para acessar o DETRAN de outros estados brasileiros, para realizar a busca pelas informações vindas do RENACH.

Uma das informações mais procuradas, quando o assunto é RENACH, é a pontuação. E, não é por acaso, afinal estourar o limite de pontuação na carteira pode trazer muitas dores de cabeça ao condutor e ainda a suspensão da CNH.

Desde 2021, está em voga a Nova Lei de Trânsito, que alterou a contagem de pontos máximos na carteira de motorista. Confira como se dá este limite agora, a partir da legislação atualizada.

– 20 pontos, caso o condutor cometa duas (2) infrações gravíssimas.

– 30 pontos, caso o condutor cometa uma (1) infrações gravíssimas.

– 40 pontos, caso o condutor não cometa nenhuma infração gravíssima.

Vale lembrar que cada multa apresenta um peso, segundo a gravidade da infração. As multas gravíssimas descontam sete (7) pontos na CNH. As multas graves, por sua vez, descontam cinco (5) pontos da carteira. As multas médias descontam quatro (4) pontos. E, finalmente, as multas leves apresentam desconto de três (3) pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação. Fique atento!

Quer consultar o IPVA, o licenciamento ou ainda as multas no DETRAN PI? Então, conheça a página especial que preparamos sobre os serviços do departamento de trânsito do estado do Piauí. Spoiler: descubra todos os seus débitos veiculares sem pagar nada por isso e resolva todas as pendencias – parcelando tudo em até 12 vezes no cartão de crédito.

Através do RENACH posso ver valores de multas e licenciamento em aberto?

Não é possível ver valores de multas, nem mesmo questões ligadas ao licenciamento do veículo através do seu RENACH. E o motivo é bastante prático: estes são pontos registrados na documentação do veículo e não na documentação do condutor.

Quando o motorista comete um ou mais infrações, os pontos e as penalidades são computados diretamente em seu RENACH. Porém, os detalhes acerca das multas são diretamente vinculados ao registro do veículo, seja ele de qualquer uma das categorias automotivas disponíveis.

Lembre-se: o proprietário do automóvel é o responsável pelo pagamento da multa, mesmo que não tenha sido ele que tenha cometido a infração, segundo o parágrafo 3º do artigo 282 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Desse mesmo modo, as informações sobre o licenciamento do veículo ficam registradas na documentação que se refere ao automóvel. Mas atenção: se você, condutor, for multado por dirigir seu carro sem que o pagamento do licenciamento esteja em dia, esta informação constará no RENACH.

Vale a pena tomar cuidado para não confundir quais são as obrigações do proprietário do veículo e quais são as obrigações do motorista.  Afinal, nem todo motorista é proprietário do veículo. Se em sua família o automóvel é compartilhado pelos membros, é sempre bom ficar atento a estes pontos pare evitar quaisquer tipos de confusão.

Conheça também!

Quais são os órgãos autuadores presentes no trânsito brasileiro?

Quais órgãos autuadores do trânsito brasileiro você conhece? Neste conteúdo, a Zapay lhe apresenta aqueles que controlam o trânsito, a partir de diferentes categorias de instituições governamentais. Vale frisar que os órgãos autuadores são aquelas instituições legais que podem penalizar os proprietários de veículos automotores e motoristas. Eles podem ser municipais, estaduais ou ainda federais. Onde se implica cada atuação, quais são os limites de poder, quais órgãos devo recorrer para diferentes problemas – todas essas dúvidas são esclarecidas neste artigo especial preparado pela Zapay. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *