como destravar câmbio automático
Categories:

Como destravar o câmbio automático?

Descubra como destravar o câmbio automático e liberar o movimento das rodas em situações de emergência

Antes restrito a modelos de luxo, o câmbio automático tem se tornado um item cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros. Com o aumento da frota de carros com esse tipo de tecnologia, acabam surgindo dúvidas em relação ao funcionamento da transmissão. Uma delas é: como destravar o câmbio automático?

Em condições normais, o travamento do câmbio automático na posição P é feito por segurança e pode ser desativado ao ligar o motor, pisar no pedal de freio e pressionar o botão da manopla do câmbio. Porém, nos momentos em que o veículo tem a bateria descarregada e precisa ser rebocado, por exemplo, é preciso realizar um procedimento diferente para destravar o câmbio automático e poder movimentar as rodas.  

O destravamento emergencial do câmbio automático deve ser realizado apenas em condições específicas. Para isso, o veículo deve estar estacionado em local plano, com o motor desligado e freio de estacionamento acionado. 

Na maioria dos carros com transmissão automática, a alavanca mecânica que permite destravar o câmbio fica sob uma pequena tampa ou cobertura na própria região da alavanca. Em alguns modelos, pode ser necessário remover a coifa de proteção ou até mesmo desmontar parcialmente o console central. Se tiver dificuldade para localizar a tampa, consulte o manual do proprietário.

Utilize uma chave de fenda para remover a tampa e ter acesso à trava. Na sequência, utilize a ferramenta ou a própria lâmina da chave do veículo para pressionar (ou empurrar, em alguns modelos) o botão interno de destravamento do câmbio. Ao mesmo tempo em que realiza esta ação, pressione o botão da alavanca e movimente-a até a posição N (neutro). Pronto! Agora o câmbio está destravado e as rodas podem ser movimentadas. 

O que significam as letras no câmbio automático?

Para os motoristas que não sabem ou não estão habituados com o modo de funcionamento desse tipo de transmissão, uma das dúvidas é sobre o que significam as letras no câmbio automático. De modo geral, as principais iniciais que identificam as posições do câmbio automático são P, R, N e D. Veja o significado de cada uma:

P: representa o termo “Park” em inglês, que significa estacionar. Para facilitar, você pode associar com a palavra “parar”. Esta posição bloqueia o movimento das rodas e deve sempre ser acionada ao estacionar o veículo. Para isso, mantenha o pé no freio, acione o freio de estacionamento e, depois, movimente a alavanca até a posição P. Como explicamos anteriormente, para mover a alavanca a partir do “P” é necessário pisar no freio (com a ignição ligada) e pressionar o botão na alavanca.

R: indica a marcha a ré (reverse, em inglês). Para mover ou retirar a alavanca da posição R, sempre pare completamente o veículo. 

N: significa “neutral” ou, simplesmente, neutro. É a posição que desacopla as marchas, devendo ser usada somente em situações específicas, como paradas breves. Nunca utilize o câmbio em neutro em descidas, a fim de não perder o efeito de freio-motor. Também não é recomendável manter o motor ligado e a alavanca em N por longo período a fim de não prejudicar a lubrificação da caixa automática. 

D: do inglês “drive” ou, basicamente, dirigir. É a posição normal de condução, onde o veículo realiza automaticamente a mudança de marcha (para “cima” ou para “baixo”). Nos modelos que contam com opção de trocas manuais, é possível selecionar as marchas mesmo na posição D. 

Agora que você já aprendeu como destravar o câmbio automático e qual o significado das letras dele, que tal ficar por dentro de outros conteúdos do universo automotivo? Aqui no Blog da Zapay você encontra artigos sobre manutenção automotiva, lançamentos, impostos, legislação de trânsito e muito mais. E caso você precise consultar débitos de veículo, conte com a Zapay para realizar o pagamento facilitado em até 12x! É fácil, rápido e seguro.

Imagens: Divulgação

Avatar image of Gustavo de Sá
Written by

Gustavo de Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *