Início » Veículo » Projeto do rodízio ampliado em SP
O projeto rodízio ampliado na capital paulista foi criado por Bruno Covas no ano de 2020. O rodízio ampliado tinha o objetivo de elevar a taxa de isolamento na cidade e valia durante 24 horas do dia, inclusive aos sábados e domingos, conforme o decreto do prefeito Bruno Covas.
Somente os veículos com placa final ímpar podiam circular na cidade. Segundo o prefeito, o novo rodízio ampliado estava disponível em todo o municipio, não apenas nas áreas do chamado centro de São Paulo.
A medida visava elevar a taxa de isolamento da cidade e valia por 24 horas, incluindo sábados e domingos.
Na época, o decreto estabelecia multa de R$130,00 e perda de quatro pontos da CNH para quem descumprir a regra. No entanto, estavam autorizados a circular na cidade serviços essenciais como saúde, segurança e alguns serviços de assistência pública.
Após a implantação do projeto, o Rodízio SP voltou a vigorar entre dois horários, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Isenção do rodízio ampliado
Apenas funcionários de serviços essenciais à cidade de São Paulo estariam isentos as novas regras. No perído de funcionamento do rodízio ampliado a prefeitura lançou um site onde trabalhadores e empresas que prestavam serviços essenciais poderiam se cadastrar para acompanhar a conclusão da rota ampliada de veículos.
Segundo o prefeito, o cadastro era feito principalmente por empresas. Os empregadores que apresentavam as suas candidaturas no prazo de 10 dias.
Se uma pessoa fosse multada por descumprir uma regra e a empresa já tivesse entrado com recurso nos dez dias, as infrações dos dias anteriores serião automaticamente canceladas.
Dica: Confira o mapa de rodízio e conheça os lugares que tem restrição.
Com o app da Zapay você vai:
Consultar o IPVA, licenciamento e Multas;
Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;
Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.