Zapay > Veículo > Lista com os 10 principais tipos de carroceria de carros
Qual é a carroceria automotiva que você mais gosta, amigo motorista? Essa pergunta, embora seja simples, não é fácil de ser respondida, devido à diversidade de opções disponíveis no mercado automotivo.
Pensando em lhe auxiliar nessa busca pelo carro que melhor condiz com as suas necessidades pessoais e profissionais, a Zapay montou essa lista com as principais carrocerias, com descrições e modelos que podem elucidar o propósito de cada veículo.
Vale a pena o condutor ter em mente que a carroceria é a estrutura que envolve um determinado veículo e que costuma definir a forma do automóvel em questão. As carrocerias são constituídas por compartimento do motor, espaço dos passageiros e espaço da bagagem (porta-malas). Há diversos nichos de carrocerias e você poderá conhecer os principais a seguir.
Coloque o cinto de segurança e embarque nessa viagem com a Zapay!
– Hatch ou hatchback
– Sedã
– Perua ou station-wagons (SW)
– Coupé ou cupê
– Conversível
– Minivan
– Limousine
– SUV ou utilitário esportivo
– Jipe
– Picape
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Hatch ou hatchback
Conhecida como hatchback, ou simplesmente hatch, esse estilo de carroceria é compacto e versátil. Não à toa, está presente em carros mais populares. O modelo costuma ser comercializado com quatro portas, hoje – mas já foi comum os negócios serem feitos com veículos de apenas duas portas, mais baratas, como ocorria há poucos anos.
Um carro hatch possui duas fileiras de assentos e uma tampa traseira que integra o vidro traseiro e o porta-malas. Essa tampa, geralmente, se abre para cima, de modo a proporcionar acesso fácil ao compartimento de carga. Vale destacar que o porta-malas costuma ser mais curto e, por consequência, menor.
Os bancos traseiros podem ser rebatidos para criar mais espaço de carga, tornando o carro hatchback uma opção popular para quem precisa de versatilidade. São ideais para uso urbano e viagens curtas, devido ao seu tamanho compacto. Alguns dos modelos mais vendidos dessa categoria são Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka.
Já quando o assunto são os hatches médios, alguns dos principais modelos nas vias públicas brasileiras são o Chevrolet Cruze Sport6 e Volkswagen Golf. Contudo, essa categoria está cada vez mais rara em nosso mercado automotivo.
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Sedã
Os carros sedãs já foram conhecidos como uma extensão dos automóveis com carroceira hatch, sendo modelos mais cumpridos, com frente semelhante ou idêntica e a traseira estendida. Contudo, há exceções bastante recentes, como o Fiat Cronos e o Volkswagen Virtus.
Assim posto, os sedãs são veículos de quatro portas, que oferecem espaço para cinco passageiros. A carroceria é composta por três compartimentos distintos: compartimento do motor, compartimento de passageiros e compartimento de carga (porta-malas). Por conta dessa divisão, tais veículos são ainda conhecidos como três-volumes.
Vale destacar que o compartimento do passageiro é completamente isolado do porta-malas, bem como a janela traseira é separada do vidro traseiro do porta-malas. Essa configuração cria um perfil elegante e uma aparência mais tradicional ao carro.
Não por acaso, os automóveis sedãs estão entre os favoritos das grandes famílias, devido à oferta de maior espaço interno, além do espaço maior no porta-malas. Esse tipo de carroceria costuma ser bastante procurada também por taxistas e motoristas de aplicativos.
Os carros sedãs podem ainda ser divididos em categorias. Os de entrada são popularizados por modelos como Ford Ka Sedã, Chevrolet Joy Plus e Volkswagen Voyage. Há ainda os compactos premium, como os já mencionados Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e o Honda City.
Por sua vez, os sedãs médios são representados por modelos como Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze. Existem também os médios-grandes, tais como o Honda Accord e o Ford Fusion. Por sua vez, os sedãs grandes estão mais restritos aos veículos de luxo, além de serem mais raros no Brasil, tais como BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S.
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Perua ou station wagons (SW)
As peruas, também conhecidas como station wagons (SW), marcaram gerações e são consideradas por muitos fãs da carroceria como um modelo ideal de veículo. Porém, ao longo das últimas décadas esses carros perderam espaço no mercado.
Parte dessa “culpa” vem do crescimento de automóveis utilitários esportivos, fazendo com que as opções de SW ficassem cada vez mais escassas e raras.
Vale destacar que as peruas são semelhantes aos carros sedãs, porém possuem um compartimento de carga maior, além de serem mais versáteis. Por serem derivadas dos veículos, as peruas são bastante procuradas por quem almeja mais espaço interno.
As SW têm uma carroceria alongada na parte traseira, com a tampa traseira se estendendo até o teto, de modo a proporcionar mais espaço para bagagem e carga.
Ainda: as peruas são populares para famílias maiores ou para quem precisa de mais espaço de armazenamento no automóvel. Elas podem ter configurações de cinco ou sete lugares, dependendo do modelo.
No mercado brasileiro há poucas remanescentes da categoria, com destaque ao Fiat Weekend e ao Audi A4 Avant. Nos próximos meses, deve chegar ao Brasil a Volkswagen ID.4, a perua elétrica da montadora alemã.
Coupé ou cupê
Por sua vez, os veículos coupé ou cupê apresentam duas portas, com um design esportivo e elegante. Seu visual é semelhante ao de um carro sedã, porém um automóvel coupé é mais baixo, além e ter somente as duas portas já mencionadas.
Eles geralmente têm uma linha de teto mais inclinada e uma aparência mais aerodinâmica do que os sedãs, vale pontuar. Os cupês são projetados para acomodar quatro passageiros, com apenas dois assentos dianteiros e dois assentos traseiros menores, afinal seu espaço interno é menor. Devido ao seu design esportivo, os cupês tendem a oferecer melhor desempenho em comparação com outros estilos de carroceria.
Não estranhe se algum modelo coupé lhe soar familiar, amigo condutor: é comum que entre as fabricantes haja lançamento de uma versão já existente com essa derivação de carroceria. Uma ótima estratégia, com um veículo cuja proposta é reunir maior velocidade, alto desempenho e boa aerodinâmica.
Alguns dos carros coupé mais famosos são a BMW M4 e o Chevrolet Camaro.
Conversível
É muito difícil um carro conversível passar pela rua e não chamar atenção. Além de serem facilmente reconhecidos, afinal, possuem capota removível ou retrátil – que permite que o teto seja abaixado ou recolhido -, tais veículos são bastante charmosos e icônicos. Vale dizer que alguns conversíveis têm capotas rígidas retráteis, enquanto outros têm capotas de tecido dobráveis.
Devido à possibilidade do teto de um conversível ser aberto, o motorista e os ocupantes costumam ter uma experiência de liberdade, que pode ser muito bem aproveitada em dias de Sol e clima agradável.
Alguns dos automóveis conversíveis mais famosos são o Chevrolet Camaro (modelo conversível), Mercedes SLC e Audi TT Roadster.
Minivan
Eis mais uma categoria que tem se tornado uma raridade no mercado automotivo brasileiro: os veículos minivans. Eles dizem respeito aos carros projetados para acomodar várias pessoas, com conforto. Mas por que as minivans estão sumindo? A resposta é a mesma para o impacto nas stations wagons: a expansão dos SUVs no mercado global.
Esses monovolumes apresentam uma carroceria alta e espaçosa, com portas de correr laterais, com o objetivo de facilitar o acesso ao interior. Desse modo, as minivans, geralmente, têm três fileiras de assentos, de modo a permitir que acomodem entre seis e sete passageiros. Tais veículos são ideais para famílias maiores ou grupos que precisam de espaço interno e conforto.
Alguns dos modelos que ainda vemos nas ruas brasileiras são o Citroën Aircross, a Chevrolet Spin e a Fiat Doblò.
Limousine
A limousine é mais uma carroceria que chama muito a atenção quando passa pelas ruas. Há quem a associe com casamentos ou ainda a chegadas triunfais para grandes eventos – e não é por acaso. Existe uma tradição com esse veículo diferente e momentos de celebração em nossa cultura.
Mas o que são as limousines? Elas dizem respeito aos carros de luxo alongados, com muito espaço, que geralmente transportam noivos, celebridades ou grupos em eventos grandes – ou seja, pessoas que desejam uma entrada triunfal.
Tais veículos apresentam uma divisão entre o motorista e a área dos passageiros e costumam ser equipadas com comodidades de luxo, como assentos de couro, sistema de entretenimento, bar e iluminação especial. Para que sejam grandes, os fabricantes costumam estender o chassi de veículos de luxo que já existem, de modo a chegar ao comprimento ideal.
É importante frisar que embora seja fácil identificar uma limousine, devido ao tamanho e ao luxo, não há um único tamanho para tais carros – seu comprimento pode ultrapassar os 10 metros. Geralmente, as cores disponíveis são preta ou branca.
SUV ou utilitário esportivo
Os SUVs (Sport Utility Vehicles), ou simplesmente utilitários esportivos, são o veículo do momento, com crescimento no mercado global cada vez maior, a cada ano que passa. E por não é acaso, esse tipo de carroceria oferece diferentes opções no mercado, o que agrada aos diversos fãs da carroceria.
É fácil identificar um SUV nas ruas: sua carroceria é elevada e há tração nas quatro rodas – ou ainda tração dianteira e nas quatro rodas. Esse tipo de carro combina características de veículos de passeio com capacidade off-road e espaço adicional de carga.
Desse modo, os SUVs são populares por sua versatilidade, pois oferecem conforto para passageiros, além da capacidade de enfrentar diferentes condições de estrada ou terreno.
Há algumas décadas, a estrutura de um SUV era feita a partir das bases das picapes. Porém, os utilitários esportivos foram ganhando cada vez mais vida e identidade própria – por isso chegou a plataforma própria. Tal adaptação trouxe muitos ganhos para quem costuma dirigir nos centros urbanos, sobretudo. Foi nesse contexto que nasceu o já considerado clássico Ford Ecosport, em 2003.
A maior parte dos veículos utilitários esportivos faz uso da estrutura de monobloco, sendo altos, robustos e com tração em duas ou nas quatro rodas, conforme já caracterizado nesse artigo.
Alguns dos principais veículos dessa carroceria são: Volkswagen T-Cross, Honda H-RV, Nissan Kicks, Jeep Compass e Jeep Renegade.
Jipe
O jipe é um modelo que atende muito aos gostos e às necessidades dos amantes da vida off-road. Com carroceria robusta, tração nas quatro rodas e suspensão elevada (para superar obstáculos), esse veículo é ideal para enfrentar trilhas de montanha, terrenos íngremes e ambientes extremos.
Por conta de seu propósito, jipes costumam ter motores potentes e grandes pneus. Cada vez mais, esse tipo de veículo tem conquistado mais adeptos. Os modelos mais conhecidos do público brasileiro são Suzuki Jimny, Troller T4 e Jeep Wrangler.
Picape
As picapes são feitas, sobretudo, para atender às necessidades de quem precisa transportar cargas (objetos), porém não vê a necessidade de um caminhão. Trata-se de um veículo que atende, sobretudo, necessidades profissionais de seus proprietários. As picapes são frequentemente usadas para fins comerciais ou recreativos, oferecendo espaço para transportar objetos volumosos ou equipamentos pesados.
É fácil identificar as picapes nas ruas e estradas: são veículos utilitários com uma área aberta de carga na parte de trás, projetadas para transportar cargas e, geralmente, apresentam cabine dupla (quatro ou cinco luares) ou cabine simples (dois lugares) com dois assentos dianteiros.
Há uma grande variedade de picapes disponíveis no mercado, sendo divididas em veículos de entrada, médios-compactos, médios e grandes. Os modelos mais vistos nas ruas e estradas brasileiras são: Toyota Hilux, Fiat Toro, Ford Ranger Chevrolet S10, Fiat Strada e Volkswagen Amarok.
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Alessandra
Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.