motor de carro
Categories:

Conheça os principais tipos de motores de carro e saiba como funcionam

Quais são as dúvidas que você tem sobre motor de carro, amigo condutor? Este artigo irá ajudá-lo com dicas e informações acerca deste componente, que é tão fundamental para o funcionamento dos mais variados veículos automotores.

Conheça como funciona diversos tipos de motores de carro, como trabalha um motor de combustão interna, o que é um motor de quatro tempos, os tipos de motor de acordo com os cilindros e segundo o volume, dentre outras dicas.

– Saiba como funcionam os diversos tipos de motor de carro 

– Como funciona um motor de combustão interna 

– Entenda o que é o motor de quatro tempos 

– Conheça os tipos de motor de carro de acordo com os cilindros 

– Conheça os tipos de motor de carro de acordo com o volume

Dica da Zapay: fique por dentro sobre como lavar motor de carro de uma forma segura.

Saiba como funcionam os diversos tipos de motor de carro 

Os motores de carro podem apresentar as seguintes possibilidades: ser de dois tempos, a jato, de ciclo Otto, de ciclo Diesel, Wankel ou ainda estar associados a uma bateria que gera eletricidade (é o caso dos carros elétricos). 

Hoje, os motores mais presentes nos veículos são os de ciclo Otto e os de ciclo Diesel. Ambas as opções são motores de quatro tempos e precisam dos mesmos elementos para funcionar: ar, combustível e um gatilho para explosão.

O motor com ciclo Otto faz uso de combustíveis como etanol e gasolina. Além disso, seu gatilho é promovido pela vela, que é uma peça cuja função é soltar uma faísca e gerar a explosão. 

Já o motor com ciclo Diesel faz uso do diesel, como o nome entrega, de modo que sua explosão é gerada pela própria compressão dos gases dentro dos cilindros, somada à alta temperatura dos motores. 

Mesmo os motores de ciclo de Otto e ciclo Diesel sendo as principais opções, há ainda diversas características secundárias e fundamentais, que se alteram de um modelo de carro para outro. Por exemplo, a quantidade de cilindros que um automóvel possui e como os cilindros do motor podem estar dispostos (se em linha reta ou em W).

Qual é a importância do motor para um carro?

Vale a pena ressaltar que o motor do carro é uma peça fundamental para o funcionamento e o desempenho. Há alguns aspectos do motor de um automóvel que podem auxiliar para o entendimento da relevância deste componente. Confira:

  • Propulsão – afinal, o motor é responsável por gerar a energia necessária para movimentar o veículo. É ele quem converte a energia do combustível (como gasolina, diesel ou eletricidade) em energia mecânica, que impulsiona as rodas e permite que o carro se mova.
  • Quando um motor é potente e eficiente, ele contribui para o desempenho do carro. Desse modo, um motor mais potente pode proporcionar aceleração rápida, velocidades mais altas e melhor capacidade de subir ladeiras. Além disso, um motor eficiente pode resultar em um melhor consumo de combustível, reduzindo os custos operacionais do veículo.
  • Outro ponto importante é o conforto. Um motor suave e silencioso contribui para o conforto dos ocupantes do veículo, além de apresentar baixos níveis de vibração e ruído, de modo a proporcionar uma experiência de condução mais agradável e com menor fadiga ao volante.
  • Um motor bem projetado e construído com materiais de qualidade tende a ser mais durável e confiável. Isso significa que o motor pode suportar longas distâncias percorridas e resistir ao desgaste ao longo do tempo, desde que seja devidamente mantido e cuidado.
  • Embora não seja diretamente relacionado à segurança ativa ou passiva, um motor confiável é importante para garantir que o carro não falhe ou apresente problemas mecânicos durante a condução. Este ponto pode contribuir com a segurança geral do motorista, dos passageiros e dos outros usuários da via pública.
  • Há ainda vantagens para o bolso, pois um carro com um motor em bom estado costuma ter um valor de revenda mais alto. Assim, compradores em potencial tendem a preferir veículos com motores confiáveis e com histórico de manutenção adequada.

Dica da Zapay: motor a diesel ou a gasolina: qual vale mais a pena? Confira as diferenças entre eles neste conteúdo especial.

motor carro

Como funciona um motor de combustão interna

Para entender como trabalha um motor de quatro tempos, é importante saber como funciona a combustão interna. Embora ela seja geradora de poluentes (e alvo de críticas), a combustão ainda é uma das principais maneiras para que a energia necessária seja gerada e, assim, consequentemente, fazer o automóvel andar.

Vale a pena destacar que a combustão (também chamada de queima) é um processo químico que precisa da combinação de três componentes: calor, oxigênio e combustível. 

A locomotivas a vapor, por exemplo, são veículos movidos por um motor de combustão externa, no qual a queima do combustível acontece fora dos compartimentos que produzem o movimento (cilindros). Por sua vez, os motores de combustão interna, realizam a referida reação química dentro dos cilindros.

Para que ocorra a combustão interna, é necessário que haja um conjunto de peças mecânicas e elétricas para que a queima seja produzida dessa mistura de ar e combustível – assim, será possível gerar expansão. Novamente, toda a reação acontece no interior de cilindros fechados.  

Dica da Zapay: para que serve o motor de arranque, amigo motorista? Tire suas dúvidas sobre ele neste artigo.

Entenda o que é o motor de quatro tempos 

O motor de quatro tempos diz respeito a um propulsor de combustão interna. Para que tal combustão aconteça, é necessário que este motor realize quatro etapas básicas:

  1. Admissão: quando a mistura de ar e combustível é introduzida no cilindro pelas válvulas de admissão.
  2. Compressão: nesta etapa, o pistão sobre e comprime a mistura dentro do cilindro.
  3. Explosão: ocorre com o gatilho da vela (nos motores de ciclo Otto) ou da própria pressão e temperatura (nos motores de ciclo Diesel).
  4. Expansão: acontece quando o pistão desce e retorna à sua posição original. 

É importante frisar que todas as etapas mencionadas, quando combinadas, geram movimento no final, que, por sua vez, é transferido para as mais variadas peças do carro – desde o câmbio até as rodas, de modo a possibilitar que o veículo se movimente. Neste processo, a queima de combustível gera gases poluentes, como o CO2, que saem pelo escapamento do carro.

Para que o automóvel possa se mover, este mecanismo se repete diversas vezes. Como se trata de um conjunto de ações, chama-se de ciclo.

Conheça os tipos de motor de carro de acordo com os cilindros 

É comum que os motores de carro possam ser construídos com um ou mais cilindros. Assim, os motores monocilíndricos costumam ser empregados em implementos agrícolas, pequenas lanchas e motonetas. 

Já os motores policilíndricos apresentam podem apresentar 4, 6, 8, 10, 12 ou ainda um número maior de cilindros e costumam ser instalados em automóveis, locomotivas, aviões e navios.

Confira os agrupamentos possíveis com cilindros nos motores:

  • Motor em linha (ou vertical): trata-se de um tipo de motor de carro, no qual os cilindros estão dispostos em uma linha reta. Eles ocupam menos espaço e, por conta disso, ficam muito ligados a automóveis menores. Como os pistões ficam em pé, dá-se o nome de motor vertical
  • Motor em V: quando o proprietário ou o mecânico observam este motor, é possível notar que os cilindros estão posicionados em V, com um ângulo mais agudo evidenciando-se entre eles. Há diversos tipos nesta categoria: V6, V8, V12, com variação de acordo com a quantidade de cilindros.
  • Motor em W: este motor apresenta disposição de cilindros muito similar ao motor em V, porém de forma duplicada. O desempenho e a potência são mais elevados por conta dessa característica – consequentemente os veículos com motor em W são mais caros. 
  • Motor boxer: trata-se de um motor posicionado em linha horizontal (ao contrário do motor vertical), sendo bastante presente em modelos de carros esportivos. 

Conheça os tipos de motor de carro de acordo com o volume

Não se engane, amigo motorista: o fato de um motor ter um tamanho maior não quer dizer que que ele apresentará um desempenho mais elevado. E isso é possível em virtude do “downsizing”, de modo que motores menores sejam tão potentes quanto os de capacidades maiores.  

Confira quais são os tipos de motor, de acordo com o volume.

  1. Motor 1.0: conhecido por consumir pouco combustível, contudo apresenta potência reduzida. É bastante comum em carros populares e com preços mais acessíveis.
  2. Motor 1.4: pode ser observado em veículos mais econômicos, porém com algumas vantagens quando comparado com o motor 1.0, como possibilidade de uso de ar-condicionado sem que o desempenho seja comprometido – problema que pode ocorrer com motores 1.0.
  3. Motor 1.6: trata-se de um tipo de motor menos acessível, devido ao alto gasto que o condutor terá com combustível. Esse motor tem mais cilindros, o que permite que sua velocidade seja maior. 
  4. Motor 1.8: mais uma opção com alto consumo de combustível e pode ser observado em veículo de melhor desempenho. É ideal para viagens mais longas, oportunidade na qual o motorista pode aproveitar a potência oferecida nas estradas. 
  5. Motor 2.0: é mais tecnológico e costuma apresentar espaço interno maior. De todos os motores desta lista, é o que tem maior consumo de combustível de combustível, porém é o que gera mais potência. O condutor pode atingir velocidades altas e ter a possibilidade de realizar ultrapassagens com mais facilidade.

Conheça os cuidados essenciais que todo motorista deve ter com o carro

É importante que todo motorista conheça os cuidados essenciais a serem tomados quando o assunto é o motor do automóvel. Confira alguns desses pontos principais que demandam atenção.

  • Troque regularmente o óleo. O óleo lubrificante do motor desempenha um papel fundamental na proteção e no funcionamento adequado do motor. Desse modo, o motorista deve seguir as recomendações do fabricante quanto ao intervalo de troca de óleo e usar o tipo de óleo correto para o veículo em questão.
  • Verifique regularmente o nível e a qualidade dos fluidos essenciais do motor, como o líquido de arrefecimento, fluido de freio e fluido de direção hidráulica. Mantenha-os nos níveis adequados e faça a substituição conforme necessário.
  • Garanta a manutenção do sistema de arrefecimento do motor, pois ele é o responsável por manter a temperatura adequada de funcionamento. Cabe ao condutor verificar regularmente o nível do líquido de arrefecimento e a condição das mangueiras e das correias do sistema. Substitua o líquido de arrefecimento conforme recomendado.
  • O filtro de ar limpo é essencial para um bom desempenho do motor. Assim, verifique regularmente o filtro de ar e substitua-o quando estiver sujo ou obstruído.
  • É essencial verificar as velas de ignição e os cabos de ignição regularmente, além de substituir as velas de ignição conforme recomendado e certificar-se se os cabos estão em boas condições. Afinal, um sistema de ignição adequado garante a combustão eficiente no motor.
  • É recomendável realizar uma limpeza do sistema de combustível periodicamente para remover depósitos e resíduos que possam prejudicar o desempenho do motor. Cabe ao motorista seguir as recomendações do fabricante para a limpeza do sistema de combustível.
  • Verificação regular das correias do motor, pois elas, assim como a correia dentada e a correia do alternador, desempenham um papel importante no funcionamento adequado do motor. Avalie regularmente a condição das correias e realize a substituição conforme o recomendado.
  • Observe regularmente a bateria do veículo, limpando os terminais e verificando a carga. Substitua a bateria quando necessário, de modo a mantê-la bem cuidada para garantir um bom funcionamento elétrico do veículo.
  • Verifique regularmente o sistema de escape, incluindo o catalisador, para garantir que não haja vazamentos ou obstruções que possam afetar o desempenho do motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *