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Qual é a função de um motor de arranque?

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O motor de arranque é uma das peças fundamentais do seu veículo – afinal, sem que ele esteja em bom funcionamento é impossível sair do lugar. Neste artigo, a Zapay lhe dá dicas sobre como saber se o motor de arranque está bom, quais problemas podem surgir com ele e quais veículo estão mais propícios à manutenção desta peça.

Principalmente: saiba o que é motor de arranque, o que pode danificá-lo e qual procedimento fazer em caso de problemas. Um spoiler: tenha sempre o contato da oficina mecânica de sua confiança para encontrar a melhor solução.

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Qual a função? 

Antes de tudo, vale a pena entendermos, afinal, o que é um motor de arranque. Ele também é conhecido como motor de partida, vale dizer. Trata-se de um motor elétrico que apresenta escovas, cuja função é transformar energia elétrica em energia mecânica. 

Dessa forma, o motor de arranque fica inoperante após realizar a mencionada função no sistema de partida, de modo a permanecer parado mesmo enquanto o motor do veículo estiver funcionando. 

O motor de partida é formado por nove peças: bobinas de campo, massas polares, carcaça, induzido, suporte de escovas, pinhão de engrenamento, tampas, solenóide e alavanca de acionamento. 

E como se dá a alimentação do motor de arranque? Este processo é feito com um cabo positivo diretamente da bateria e um negativo que estará ligado à carroceria do automóvel – é acionado no momento em que o motorista gira a chave totalmente, de modo a ser mantido funcionando até que se solte a chave.

De modo geral, o motor de arranque é marcado pelas seguintes características e funções: transformar energia elétrica em energia mecânica; produzir movimento de rotação e o torque inicial para vencer o atrito interno do motor de combustão; possuir sistema de segurança “impulsor com roda livre”; e funcionar com corrente contínua. 

Dica da Zapay: você sabe o que é o freio do motor e qual a sua função? Confira neste artigo que preparamos para você.

motor de arranque

O que pode danificar o motor de arranque? 

Vale a pena explicarmos como funciona o motor de arranque – assim, fica mais fácil também o entendimento sobre seus potenciais problemas.

O motor de partida, como seu próprio nome sugere, é acionado sempre que o motorista ligar o automóvel. É neste momento que o motor de arranque transforma a energia elétrica da bateria em energia mecânica. 

Neste momento fundamental, há dois itens que desempenham funções importantes. A chave magnética é a responsável pelo acionamento mecânico por intermédio de um sistema de alavanca e, ao ligar o motor, à bateria. Por sua vez, o pinhão tem como função o acionamento do motor ao fazer uma interface com o motor de combustão.

Já deu para perceber que o motor de arranque é de suma importância para que o seu automóvel possa funcionar, certo?! Afinal, sem ele, o processo de combustão não teria início – ou seja, o carro nem sairia do lugar.

Mas, afinal, o que pode prejudicar o motor de arranque? Vem, que a Zapay lhe explica! É necessário ter em mente que, assim como qualquer outra peça do veículo, o motor de partida sofre desgaste natural. Vale lembrar que o uso excessivo também pode trazer danos a este equipamento.  

Para ter uma vida útil mais prolongada, é recomendável que o condutor tome alguns cuidados, como evitar o acionamento do motor de arranque com o veículo em funcionamento. Outra prática que também pode causar prejuízos grandes é ficar muito tempo com o motor de partida acionado ao tentar ligar o automóvel.

Fato é: é importante que o motorista fique ligado aos sinais de defeito e realize a manutenção do veículo, quando for necessário. Confira algumas dicas de problemas que podem surgir no motor de arranque:

  1. Estalos: se você ouvir qualquer estalo na hora de ligar o seu automóvel, saiba que isso é um mau sinal. Este som significa que o motor não está recebendo energia suficiente. Mas como isso ocorre? Pode ser um problema elétrico tanto no motor de partida quanto nos cabos de ligação ou ainda na bateria.
  2. Barulho de moagem: este problema ocorre quando as engrenagens que conectam o motor de partida ao volante já estão gastas – é por isso que surge o som característico de moagem. Pode ser ainda que esteja acontecendo um problema dentro do motor de arranque.
  3. Falta de acionamento: este é o problema mais comum a aparecer no motor de arranque. É aquela situação: você gira a chave do veículo e ele simplesmente não é acionado (ou seja, não liga). Pode ser uma consequência da queima da peça ou ainda problema no solenóide. A falta de acionamento pode ainda ocorrer devido à bateria descarregada.
  4. Fumaça ou cheiro: este problema ocorre devido ao sobreaquecimento, originado pela energia enviada continuamente ao motor de arranque. Pode acontecer também devido ao não desligamento após a ignição. E a situação é bastante perceptível, pois envolve alguns sentidos (como visão e olfato): a fumaça pode ser vista vindo debaixo do motor. 

Mas por que a fumaça ocorre? Pode ter acontecido algum curto-circuito, a queima de um fusível ou ainda problema no interruptor de ignição. Trata-se de um problema grave, portanto, se ocorrer com o seu veículo, procure ajuda especializada o quanto antes. 

  1. Ruídos estranhos: esta situação pode acontecer devido a uma falha entre a transmissão e o motor de partida.

Para solucionar cada um desses problemas é essencial procurar um profissional especializado (a oficina mecânica de sua confiança). Só ele poderá avaliar se é necessário fazer a manutenção ou ainda trocar a peça.

Confira alguns dos passos que as oficinas mecânicas adotam para solucionar problemas no motor de arranque e para que esta peça possa ter um bom funcionamento:

  1. Inspeção do sistema de partida, do sistema de ignição e de outros equipamentos elétricos.
  2. Substituição de engrenagens que conectam o motor de arranque ao volante. Sem este passo, pode ser que o volante fique danificado.
  3. Lubrificação e limpeza do pinhão. Esta etapa reduz o desgaste sobre o pinhão e prolonga a vida útil da peça. Porém, se o pinhão estiver danificado, ele será substituído. 
  4. A opção extrema: substituir o motor de partida, por outra peça também certificada.

Há uma boa notícia, apesar de tantos potenciais problemas: o motor de partida costuma ser pouco utilizado, o que faz com que sua vida útil seja longa – afinal, ele apenas é acionado para dar a partida, conforme o próprio nome da peça destaca. Portanto, dificilmente ele apresentará problemas, que costumam ser mais comuns em veículos mais antigos.

Como saber se o problema é o motor de arranque? 

Vamos reforçar, mais uma vez, quais são sinais que indicam que o motor de arranque do seu veículo está com problemas. É de extrema importância que o motorista se atente a cada um destes “sintomas” e leve o carro até a oficina mecânica de sua confiança.

  1. Estalos: ouvir estalo ao dar a partida no veículo não é normal. Aliás, este é um indicativo de que o motor não está cedendo energia suficiente. Isso acontece devido a um problema elétrico, tanto no motor de partida quanto nos cabos de ligação ou ainda na bateria. 
  2. Barulho de moagem: este é o som típico quando as engrenagens que conectam o motor de partida ao volante já estão gastas. Mais uma alternativa para o barulho de moagem: é possível que esteja acontecendo um problema dentro do motor de arranque.
  3. Falta de acionamento: dentre todos os problemas com o motor de arranque, este é o mais comum. Acontece quando, ao girar a chave do automóvel, ele simplesmente não é acionado – em outras palavras, não liga. 

Há algumas hipóteses para o seu acontecimento: uma consequência da queima da peça, problema no solenoide ou bateria descarregada.

  1. Fumaça ou cheiro: aqui a percepção do condutor contará muito, sobretudo a visão e o olfato. O surgimento da fumaça se dá devido ao sobreaquecimento, originado pela energia enviada continuamente ao motor de arranque, ou ao não desligamento após a ignição. Outras causas são curto-circuito, queima de um fusível ou problema no interruptor de ignição. Trata-se de um problema grave. 
  2. Ruídos estranhos: estes sons são uma consequência da falha entre a transmissão e o motor de partida.

motor de partida

O que fazer quando o motor de arranque não funciona? 

O primeiro passo a tomar quando o motor de arranque não estiver funcionando, é chamar o mecânico de sua confiança. Somente um profissional pode avaliar de forma correta o que está acontecendo com o seu veículo. Lembrando que: é mais comum que o motor de partida dê problema em carros antigos.

O veículo que não dá partida, na verdade, está indicando que há algum defeito no motor de arranque e isso impede a conexão com a bateria automotiva. Mais um motivo para que a oficina mecânica possa avaliar o que ocorre e sugerir a melhor solução.

Pode acontecer ainda de o motor de partida funcionar, mas não girar o motor. Geralmente, nestes casos, o motor de arranque deve ser substituído. Porém, se ele virar normalmente, o problema estará em outros sistemas do seu veículo.

O que pode dar problema no motor? 

O carro ou a moto podem apresentar os seguintes problemas no motor:

  1. Superaquecimento, também conhecido como carro fervendo.
  2. Vazamento de fluidos.
  3. Combustível adulterado.
  4. Falha na injeção eletrônica.
  5. Velas com defeito ou fora da validade.
  6. Folga na correia. 

Como saber se o motor de arranque da moto está ruim?

Há alguns sinais que evidenciam que o motor do seu carro está com problemas ou mesmo fundido. Mais uma vez, vale o reforço de que a percepção do condutor é de suma importância para que as anormalidades sejam percebidas. Quem faz a avalição e indica a solução é sempre um profissional qualificado – ou seja, um mecânico de sua confiança.

Alguns indícios de problemas no motor são:

  1. Luzes de verificação no painel acesas.
  2. Barulhos e ruídos fora do normal.
  3. Motor com instabilidade (com engasgo, falha, trepidação).
  4. Marcas de óleo visíveis no chão.
  5. Odores (fumaça ou óleo queimado) repentinos dentro do automóvel.
  6. Aumento no consumo de combustível.
  7. Perda de potência (motor precisa fazer mais esforço para trabalhar).
  8. Fumaça colorida no cano de escape.

O que quer dizer a cor da fumaça do veículo?

  1. Fumaça branca: este é um indicativo de que o líquido de arrefecimento está vazando para dentro dos cilindros do motor. A fumaça branca costuma vir acompanhada de falhas.
  2. Fumaça preta: indica defeito nos sensores, falhas na injeção combustível e problemas no filtro de ar.
  3. Fumaça azul: revela problemas na vedação das válvulas e desgaste nos anéis do pistão.

Dica da Zapay: saiba como regularizar troca de motor: entenda como fazer este processo e por que fazê-lo.

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Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

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