Zapay > Veículo > Qual é a função de um motor de arranque?
O motor de arranque é uma das peças fundamentais do seu veículo – afinal, sem que ele esteja em bom funcionamento é impossível sair do lugar. Neste artigo, a Zapay lhe dá dicas sobre como saber se o motor de arranque está bom, quais problemas podem surgir com ele e quais veículo estão mais propícios à manutenção desta peça.
Principalmente: saiba o que é motor de arranque, o que pode danificá-lo e qual procedimento fazer em caso de problemas. Um spoiler: tenha sempre o contato da oficina mecânica de sua confiança para encontrar a melhor solução.
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Qual a função?
Antes de tudo, vale a pena entendermos, afinal, o que é um motor de arranque. Ele também é conhecido como motor de partida, vale dizer. Trata-se de um motor elétrico que apresenta escovas, cuja função é transformar energia elétrica em energia mecânica.
Dessa forma, o motor de arranque fica inoperante após realizar a mencionada função no sistema de partida, de modo a permanecer parado mesmo enquanto o motor do veículo estiver funcionando.
O motor de partida é formado por nove peças: bobinas de campo, massas polares, carcaça, induzido, suporte de escovas, pinhão de engrenamento, tampas, solenóide e alavanca de acionamento.
E como se dá a alimentação do motor de arranque? Este processo é feito com um cabo positivo diretamente da bateria e um negativo que estará ligado à carroceria do automóvel – é acionado no momento em que o motorista gira a chave totalmente, de modo a ser mantido funcionando até que se solte a chave.
De modo geral, o motor de arranque é marcado pelas seguintes características e funções: transformar energia elétrica em energia mecânica; produzir movimento de rotação e o torque inicial para vencer o atrito interno do motor de combustão; possuir sistema de segurança “impulsor com roda livre”; e funcionar com corrente contínua.
Dica da Zapay: você sabe o que é o freio do motor e qual a sua função? Confira neste artigo que preparamos para você.
O que pode danificar o motor de arranque?
Vale a pena explicarmos como funciona o motor de arranque – assim, fica mais fácil também o entendimento sobre seus potenciais problemas.
O motor de partida, como seu próprio nome sugere, é acionado sempre que o motorista ligar o automóvel. É neste momento que o motor de arranque transforma a energia elétrica da bateria em energia mecânica.
Neste momento fundamental, há dois itens que desempenham funções importantes. A chave magnética é a responsável pelo acionamento mecânico por intermédio de um sistema de alavanca e, ao ligar o motor, à bateria. Por sua vez, o pinhão tem como função o acionamento do motor ao fazer uma interface com o motor de combustão.
Já deu para perceber que o motor de arranque é de suma importância para que o seu automóvel possa funcionar, certo?! Afinal, sem ele, o processo de combustão não teria início – ou seja, o carro nem sairia do lugar.
Mas, afinal, o que pode prejudicar o motor de arranque? Vem, que a Zapay lhe explica! É necessário ter em mente que, assim como qualquer outra peça do veículo, o motor de partida sofre desgaste natural. Vale lembrar que o uso excessivo também pode trazer danos a este equipamento.
Para ter uma vida útil mais prolongada, é recomendável que o condutor tome alguns cuidados, como evitar o acionamento do motor de arranque com o veículo em funcionamento. Outra prática que também pode causar prejuízos grandes é ficar muito tempo com o motor de partida acionado ao tentar ligar o automóvel.
Fato é: é importante que o motorista fique ligado aos sinais de defeito e realize a manutenção do veículo, quando for necessário. Confira algumas dicas de problemas que podem surgir no motor de arranque:
- Estalos: se você ouvir qualquer estalo na hora de ligar o seu automóvel, saiba que isso é um mau sinal. Este som significa que o motor não está recebendo energia suficiente. Mas como isso ocorre? Pode ser um problema elétrico tanto no motor de partida quanto nos cabos de ligação ou ainda na bateria.
- Barulho de moagem: este problema ocorre quando as engrenagens que conectam o motor de partida ao volante já estão gastas – é por isso que surge o som característico de moagem. Pode ser ainda que esteja acontecendo um problema dentro do motor de arranque.
- Falta de acionamento: este é o problema mais comum a aparecer no motor de arranque. É aquela situação: você gira a chave do veículo e ele simplesmente não é acionado (ou seja, não liga). Pode ser uma consequência da queima da peça ou ainda problema no solenóide. A falta de acionamento pode ainda ocorrer devido à bateria descarregada.
- Fumaça ou cheiro: este problema ocorre devido ao sobreaquecimento, originado pela energia enviada continuamente ao motor de arranque. Pode acontecer também devido ao não desligamento após a ignição. E a situação é bastante perceptível, pois envolve alguns sentidos (como visão e olfato): a fumaça pode ser vista vindo debaixo do motor.
Mas por que a fumaça ocorre? Pode ter acontecido algum curto-circuito, a queima de um fusível ou ainda problema no interruptor de ignição. Trata-se de um problema grave, portanto, se ocorrer com o seu veículo, procure ajuda especializada o quanto antes.
- Ruídos estranhos: esta situação pode acontecer devido a uma falha entre a transmissão e o motor de partida.
Para solucionar cada um desses problemas é essencial procurar um profissional especializado (a oficina mecânica de sua confiança). Só ele poderá avaliar se é necessário fazer a manutenção ou ainda trocar a peça.
Confira alguns dos passos que as oficinas mecânicas adotam para solucionar problemas no motor de arranque e para que esta peça possa ter um bom funcionamento:
- Inspeção do sistema de partida, do sistema de ignição e de outros equipamentos elétricos.
- Substituição de engrenagens que conectam o motor de arranque ao volante. Sem este passo, pode ser que o volante fique danificado.
- Lubrificação e limpeza do pinhão. Esta etapa reduz o desgaste sobre o pinhão e prolonga a vida útil da peça. Porém, se o pinhão estiver danificado, ele será substituído.
- A opção extrema: substituir o motor de partida, por outra peça também certificada.
Há uma boa notícia, apesar de tantos potenciais problemas: o motor de partida costuma ser pouco utilizado, o que faz com que sua vida útil seja longa – afinal, ele apenas é acionado para dar a partida, conforme o próprio nome da peça destaca. Portanto, dificilmente ele apresentará problemas, que costumam ser mais comuns em veículos mais antigos.
Como saber se o problema é o motor de arranque?
Vamos reforçar, mais uma vez, quais são sinais que indicam que o motor de arranque do seu veículo está com problemas. É de extrema importância que o motorista se atente a cada um destes “sintomas” e leve o carro até a oficina mecânica de sua confiança.
- Estalos: ouvir estalo ao dar a partida no veículo não é normal. Aliás, este é um indicativo de que o motor não está cedendo energia suficiente. Isso acontece devido a um problema elétrico, tanto no motor de partida quanto nos cabos de ligação ou ainda na bateria.
- Barulho de moagem: este é o som típico quando as engrenagens que conectam o motor de partida ao volante já estão gastas. Mais uma alternativa para o barulho de moagem: é possível que esteja acontecendo um problema dentro do motor de arranque.
- Falta de acionamento: dentre todos os problemas com o motor de arranque, este é o mais comum. Acontece quando, ao girar a chave do automóvel, ele simplesmente não é acionado – em outras palavras, não liga.
Há algumas hipóteses para o seu acontecimento: uma consequência da queima da peça, problema no solenoide ou bateria descarregada.
- Fumaça ou cheiro: aqui a percepção do condutor contará muito, sobretudo a visão e o olfato. O surgimento da fumaça se dá devido ao sobreaquecimento, originado pela energia enviada continuamente ao motor de arranque, ou ao não desligamento após a ignição. Outras causas são curto-circuito, queima de um fusível ou problema no interruptor de ignição. Trata-se de um problema grave.
- Ruídos estranhos: estes sons são uma consequência da falha entre a transmissão e o motor de partida.
O que fazer quando o motor de arranque não funciona?
O primeiro passo a tomar quando o motor de arranque não estiver funcionando, é chamar o mecânico de sua confiança. Somente um profissional pode avaliar de forma correta o que está acontecendo com o seu veículo. Lembrando que: é mais comum que o motor de partida dê problema em carros antigos.
O veículo que não dá partida, na verdade, está indicando que há algum defeito no motor de arranque e isso impede a conexão com a bateria automotiva. Mais um motivo para que a oficina mecânica possa avaliar o que ocorre e sugerir a melhor solução.
Pode acontecer ainda de o motor de partida funcionar, mas não girar o motor. Geralmente, nestes casos, o motor de arranque deve ser substituído. Porém, se ele virar normalmente, o problema estará em outros sistemas do seu veículo.
O que pode dar problema no motor?
O carro ou a moto podem apresentar os seguintes problemas no motor:
- Superaquecimento, também conhecido como carro fervendo.
- Vazamento de fluidos.
- Combustível adulterado.
- Falha na injeção eletrônica.
- Velas com defeito ou fora da validade.
- Folga na correia.
Como saber se o motor de arranque da moto está ruim?
Há alguns sinais que evidenciam que o motor do seu carro está com problemas ou mesmo fundido. Mais uma vez, vale o reforço de que a percepção do condutor é de suma importância para que as anormalidades sejam percebidas. Quem faz a avalição e indica a solução é sempre um profissional qualificado – ou seja, um mecânico de sua confiança.
Alguns indícios de problemas no motor são:
- Luzes de verificação no painel acesas.
- Barulhos e ruídos fora do normal.
- Motor com instabilidade (com engasgo, falha, trepidação).
- Marcas de óleo visíveis no chão.
- Odores (fumaça ou óleo queimado) repentinos dentro do automóvel.
- Aumento no consumo de combustível.
- Perda de potência (motor precisa fazer mais esforço para trabalhar).
- Fumaça colorida no cano de escape.
O que quer dizer a cor da fumaça do veículo?
- Fumaça branca: este é um indicativo de que o líquido de arrefecimento está vazando para dentro dos cilindros do motor. A fumaça branca costuma vir acompanhada de falhas.
- Fumaça preta: indica defeito nos sensores, falhas na injeção combustível e problemas no filtro de ar.
- Fumaça azul: revela problemas na vedação das válvulas e desgaste nos anéis do pistão.
Dica da Zapay: saiba como regularizar troca de motor: entenda como fazer este processo e por que fazê-lo.
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Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.