Cadastro positivo de condutores
Categories:

Cadastro positivo de condutores: como consultar?

Saiba como consultar o cadastro positivo de condutores, que premia motoristas que não tomam multas

Está valendo a partir desta quinta-feira (13) a consulta à base de dados do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que tem como objetivo premiar os condutores que não cometeram infração de trânsito no período de 12 meses. A partir de agora, as CNHs que estejam vinculadas ao cadastro positivo de condutores já podem ter acesso a descontos e benefícios. Veja a seguir as dicas que a Zapay preparou sobre como consultar a situação no cadastro do bom motorista.

Veja também:

Desde o dia 22 de setembro, os motoristas interessados em fazer parte do RNPC já podiam autorizar a inclusão da CNH no registro positivo de condutores. A novidade é que, a partir de agora, as empresas estão liberadas para consultar a base de dados do cadastro positivo de condutores e fornecer descontos aos motoristas que não foram multados nos últimos 12 meses.

De olho nisso, a Zapay já obteve junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) o selo oficial de “Parceiro do Bom Condutor“, que identifica as empresas participantes do programa de descontos do RNPC. Para ter acesso a descontos, parcelamento de IPVA e outros benefícios no app da Zapay, faça já seu cadastro positivo.

Cadastro positivo de condutores

Como consultar o cadastro positivo de condutores?

Para consultar o cadastro positivo de condutores, é preciso acessar o Portal de Serviços da Senatran e buscar pela aba com a inscrição “Verifique se um condutor está na base de bons condutores”. O acesso só é permitido aos usuários que tenham uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro.

Após realizar o login, o usuário poderá fazer a consulta no cadastro positivo de condutores utilizando o nome completo e o CPF do motorista. Ao realizar a busca, o sistema da Senatran irá informar se a CNH do motorista consultado via CPF está inclusa no RNPC ou não. 

Como incluir a CNH no cadastro positivo de condutores?

Se você deseja incluir sua própria CNH no cadastro positivo de condutores, confira o passo a passo a seguir. Além do Portal de Serviços da Senatran, é possível se inscrever no cadastro positivo por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Em ambos os casos, é essencial que o usuário tenha uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro.

Com o login efetuado no Portal de Serviços ou no app da CDT, o motorista deve procurar a aba com a opção “Consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”. Ao clicar em prosseguir, o motorista deverá ler os termos de uso e autorizar a participação no RNPC. Pronto! A partir deste momento, a CNH será incluída na base do cadastro positivo e poderá ser consultada por empresas – desde que o condutor não tenha tomado multas de trânsito nos últimos 12 meses.

Cadastro positivo de condutores

Vale lembrar que o motorista pode ser excluído do RNPC nos seguintes casos: quando cometer uma infração; quando tiver o direito de dirigir suspenso; quando a Carteira Nacional de Habilitação estiver cassada ou vencida há mais de 30 dias; e quando o cadastrado estiver cumprindo pena privativa de liberdade.

Gostou deste conteúdo sobre o cadastro positivo de condutores? Se você é um bom motorista, deve ficar sempre de olho na situação do veículo. Saiba que na Zapay é possível realizar a consulta de débitos veiculares de forma facilitada, utilizando apenas a placa do veículo. Em poucos segundos, é possível verificar os débitos em aberto e selecionar se deseja pagar todos de uma vez ou apenas parte deles. E o melhor: na Zapay, você pode realizar o pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito! É rápido, fácil e seguro. 

Imagens: Arquivo/Envato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *