consultar pontos da CNH
Categories:

Como saber se a sua CNH já está pronta no DETRAN

Você já precisou consultar CNH, amigo condutor? Neste artigo, a Zapay mostra como realizar a consulta CNH com foco em saber quando e como ter acesso à primeira habilitação.

Spoiler: o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão de suma importância em todo o processo, bem como todas as informações nele cadastradas, como o endereço da residência do motorista.

Confira as dicas para ter acesso aos seus documentos referentes à habilitação de um jeito prático e seguro.

 

– Quem é o responsável por emitir a minha CNH?

– Vantagens de ter uma CNH 

– Como é feito o processo de entrega da CNH? 

– Como saber se a CNH está pronta no DETRAN? 

– Antes de tudo, encontre o site do Detran do seu estado 

– Procure por “Consultar envio da CNH” 

– Preencha com os dados solicitados 

– O rastreio é feito através do site dos Correios

Dica da Zapay: quer saber como renovar CNH vencida 2023? Então, confira as nossas dicas nesse artigo especial sobre o tema. 

Quem é o responsável por emitir a minha CNH? 

Quando o aspirante a motorista consegue a aprovação em todas as etapas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o primeiro documento que ele acessa é a Permissão para Dirigir (PPD), que é um documento provisório. Somente após um ano desta permissão (e apenas aos condutores que não tenham nenhuma ocorrência grave) é que o condutor pode obter a carteira de habilitação definitiva.  

Vale a pena ficar atento quanto a validade destes documentos. A PPD é válida durante um ano, por sua vez, a CNH pode ser válida por até 10 – prazo atualizado em abril de 2021, com a Nova Lei de Trânsito.

Antes de 2021, o prazo para renovação de CNH é cinco anos, ou seja, o tempo para este processo dobrou, o que traz mais comodidade ao amigo condutor.

Assim posto, é importante destacar que quem emite a PPD e a CNH é o DETRAN da respectiva Unidade Federativa onde o aspirante a motorista iniciou o processo para obtenção da carteira de habilitação. Ou seja, se ele deu entrada no DETRAN RH é este respectivo órgão quem emitirá a documentação, seja ela PPD ou CNH.

A emissão de toda documentação de registro e licenciamento de veículos de todas as categorias disponíveis é também uma competência do DETRAN.

Dica da Zapay: fique por dentro sobre a multa por dirigir com CNH vencida e evite este tipo de dor de cabeça. 

Conheça quais são as categorias de carteira de habilitação, segundo a legislação brasileira

  • ACC: a Autorização par Conduzir Ciclomotores permite que o cidadão possa dirigir veículos de duas ou três rodas, que apresente um motor de combustão interna, cuja cilindrada não deve exceder a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas). Ainda: a velocidade máxima de fabricação não deve exceder a cinquenta quilômetros por hora (50km/h). Exemplos: bicicleta motorizada e ciclomotor/cinquentinha.
  • CNH A: nesta categoria, o condutor pode dirigir veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Exemplos, moto, motoneta e triciclo.
  •  CNH B: diz respeito ao motorista de veículos os quais não constam na categoria A. Os automóveis da categoria B apresentam peso bruto total que não excede a 3.500 quilos e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista. Veículos: automóvel, picape, utilitário/SUV e van.
  • CNH C: trata do condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total excede a 3.500 quilos. Exemplos: caminhão, caminhonete e van de carga.
  • CNH D: nesta categoria, o motorista dirige veículo abrangido pelas categorias B e C, além de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista. Exemplos: ônibus, micro-ônibus e van de passageiros. 
  • CNH E: diz respeito ao condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 quilos ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares. Exemplos: automóvel tracionando trailer, caminhão tracionando duas carretas e ônibus articulado “sanfonado ou minhocão”.
cnh categoria

Vantagens de ter uma CNH

Independência

A independência é uma das maiores vantagens de se chegar à maioridade. É verdade que o transporte público, ônibus, metrô ou aplicativos podem lhe levar onde você quiser. Porém, nenhum terá a praticidade de dirigir seu próprio veículo, sem ter que ficar dependendo de ninguém.  

A CNH é o sonho de consumo para quem deseja ter mais independência e liberdade em poder escolher a hora que vai sair e a hora que vai chegar, especialmente a noite. 

Mais, fique ligado: a liberdade de ir aos lugares que gosta, viajar, estudar, sair com os amigos, vem com mais responsabilidades, como não beber e dirigir.

 Chega de atrasos

Quem depende de ônibus sempre tem uma história de atraso, não é mesmo? Todo mundo já chegou atrasado ou perdeu um compromisso importante por não chegar no horário previsto.

Ter a CNH em mãos garante que você consiga administrar e gerenciar melhor seus horários para chegar no horário certo em seu trabalho, naquele jantar em família, ou até mesmo ir ao cinema com sua família ou amigos.  

E, caso você não tenha ainda um veículo próprio, a CNH permite você dirigir o automóvel de seus pais, por exemplo. Essa situação exige ainda mais cuidado, para evitar problemas com um veículo que não é seu. 

 Sem chuva 

Pode parecer algo pequeno, mas a rotina faz tornar-se um problemão. Não precisar mais esperar o ônibus debaixo de chuva. Afinal, não é nada agradável sair com a sua roupa favorita e ficar todo molhado em um ponto lotado. 

Com a sua carteira de motorista pode sair com as roupas favoritas sem ter esses problemas ou ficar carregando o guarda-chuva por todo lugar. 

Melhores oportunidades de trabalho 

Começou a mexer no currículo em busca de uma oportunidade de trabalho melhor? Quer ganhar mais? Ter a habilitação pode fazer toda a diferença, pois muitas empresas estão em busca de funcionários que sejam habilitados, indiferente da função que será exercida. 

Esse diferencial em ter a CNH garante que você visite clientes em diferentes cidades, por exemplo.  Em um mercado de trabalho com tanta concorrência as empresas buscam por quem está mais qualificado, e sua CNH pode ser um baita destaque. Portanto, independente da sua experiência ou sua formação, esteja preparado com sua CNH para ampliar ainda mais seu leque de possibilidades de trabalho. 

Vale ressaltar que algumas empresas exigem ter as categorias AB e outras somente a categoria B. Confira sempre com atenção na hora de se candidatar, combinado?

 Segurança 

Talvez a mais importante de todas as vantagens: a carteira de motorista garante que você tenha permissão para dirigir e esteja regular perante a lei. O condutor que se arrisca pelas ruas dirigindo sem habilitação corre o risco de cometer infrações e causar acidentes. 

Além disso, o código de trânsito brasileiro, em seu artigo 162 descreve que dirigir veículo sem possuir a CNH ou a permissão de dirigir constitui infração gravíssima com penalidade de multa (3x) e a apreensão do veículo. 

Como é feito o processo de entrega da CNH? 

Depois que o condutor foi aprovado nos exames do DETRAN para obtenção da PPD, há sempre aquela ansiedade para ter logo o documento em mãos. Mas não é preciso ter afobação, pois o DETRAN conta com um sistema bastante prático para a emissão da permissão.

O departamento é o responsável por preparar o envio da PPD fazendo o uso dos serviços dos Correios. Cabe ao motorista iniciante garantir que alguém esteja em casa para receber o documento. É importante ressaltar que o envio feito diretamente para o endereço cadastrado pelo condutor durante o processo de formação. Trata-se de um processo rápido e bastam alguns dias para que a PPD chegue às mãos do motorista.

Dica da Zapay: saiba como baixar CNH Digital e faça uso desta praticidade! 

Como saber se a CNH está pronta no DETRAN? 

Se o amigo condutor estiver ansioso e cogitar ir até uma unidade física do DETRAN para buscar a PPD ou a CNH, saiba que este gesto não adiantará. Afinal, o procedimento é para que o documento chegue em sua residência via Correios.

Para saber se a PPD ou a CNH está pronta, o motorista pode fazer um rastreio do documento. Dessa forma, é possível conhecer em que parte da rota ele estará – o que já ajuda para ter uma ideia de quando será a chegada na residência.

Nos tópicos a seguir, confira como é possível fazer este rastreio.

consulta CNH

Antes de tudo, encontre o site do DETRAN do seu estado 

Para que o amigo motorista possa realizar o rastreio da documentação, é necessário ter em mãos informações vindas dos canais oficiais e nas plataformas certas. Desse modo, acessar o site do DETRAN de sua respectiva Unidade Federativa é imprescindível. 

Confira os endereços a seguir e veja qual é o link que acessa o DETRAN de seu estado:

 

 

 

 

 

  1. DETRAN Ceará: http://www.detran.ce.gov.br/

 

  1. DETRAN Distrito Federal: http://www.detran.df.gov.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabe todos os serviços prestados pelo DETRAN?

O DETRAN pode oferecer outros serviços de forma remota, que vão muito além da CNH. Confira abaixo os que o DETRAN-SP possui:

 

  • transferência de veículo;
  • mudança de endereço;
  • registro de veículo novo;
  • compra e venda de veículo;
  • desbloqueio de veículos;
  • veículo quitado ou financiado;
  • veículo com danos ou recuperado;
  • emissão de boleto para pagamento;
  • atendimento por e-mail;
  • atendimento aos despachantes.
  • primeira habilitação e ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores);
  • certidão positiva da propriedade de veículos;
  • alteração de dados, segunda via da CNH física e CNH digital;
  • resolução de cassação ou suspensão da CNH;
  • cartão para estacionamento em vagas especiais;
  • conferência de dados da documentação do veículo;
  • consulta de infrações, multas e outras dívidas;
  • atendimento aos despachantes.


Procure por “Consultar envio da CNH” 

Cada unidade do DETRAN apresenta autonomia, de modo que cada portal pode apresentar variações quando ao botão “Consultar envio de CNH”, como “Acompanhamento de serviços de CNH”. Porém, todas as formas querem indicar o mesmo comando: o rastreio de PPD e CNH.

Preencha com os dados solicitados 

Na etapa seguinte, o formulário com as informações pessoais do condutor deve aparecer na tela. Cabe ao amigo motorista preencher com atenção e corretamente este documento e continuar.

Possivelmente, o condutor será redirecionado para uma página com as informações as quais ele está procurando. 

O rastreio é feito através do site dos Correios

Assim, na página que mencionamos no tópico anterior, o amigo condutor encontrará o código de rastreio de sua carteira de habilitação (PPD ou CNH). Caso ela ainda não tenha sido enviada, é necessário esperar e retornar ao site depois para conferir se houve alguma atualização.

Uma vez que o código de rastreio estiver disponível, o motorista pode acompanhar a localização do documento por intermédio da plataforma de rastreamento dos Correios, disponível neste endereço: https://rastreamento.correios.com.br/app/index.php .

Conforme o andamento do envio (encomenda) for atualizado, o cidadão poderá saber onde está o documento. Basta preencher os espaços solicitados com o código de rastreio e acompanhar a movimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *