Ilustração do CRLV Digital CE para carros, motos e caminhões
Categories:

CRLV digital CE: saiba como emitir e para que serve 

Alguns documentos do seu veículo são de grande importância para o dia a dia, amigo condutor – e o CRLV digital CE é um deles. 

Fique por dentro sobre o que é o CRLV-e CE, como emitir e baixar CRLV digital CE, quais cuidados o dono do carro ou da moto deve ter para conseguir este documento, dentre outras dicas. 

Coloque seu cinto de segurança e embarque em mais essa com a Zapay! 

O que é o CRLV Digital 

O CRLV digital CE é a sigla para o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital, também conhecido como CRLV-e CE. Este documento apresenta todas as informações do antigo CRLV impresso em papel moeda – mas agora mais moderno e com novo layout.

A validade do CRLV digital CE continua a mesma de sempre: um ano de licenciamento. 😉

É importante saber que o CRLV digital CE está disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN CE), em formato de arquivo PDF. Assim, o motorista pode emitir o CRLV digital CE, baixá-lo e imprimi-lo por lá. Emitir o CRLV digital CE pelo site do DETRAN CE é uma mão na roda, condutor. Mas antes de acessar o site do departamento, é necessário que as taxas de licenciamento e do seguro DPVAT estejam pagas, bem como as multas e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). 

Pois é, amigo motorista, todos os débitos veiculares devem estar devidamente quitados e em dia!

Consulte sua placa grátis

CRLV digital CE: sabia como emitir pelo site do DETRAN 

Após pagar tais taxas, tributos e as potenciais multas, você deve acessar o site do DETRAN CE e clicar no botão “Serviços”. Em seguida, clique em “Novo CRLV digital”.

Uma nova tela surgirá e agora é o momento de preencher os dados da placa do veículo e RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou chassi. 

Depois, clique em “Baixar CRLV” e informe o número e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículos). 

Algumas pessoas tem dificuldade quando pedem o número do CRV, mas isso não é tão absurdamente difícil de encontrar. É válido relembrar que o CRV é o antigo DUT (Documento Único de Transferência). 

Ao clicar em validação, o CRLV digital CE, em formato PDF, poderá ser salvo no smartphone do motorista ou no computador para arquivar ou imprimir onde for mais confortável ao condutor. 

Para fazer este caminho, acesse: Central de Serviços: DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO CEARÁ – DETRAN/CE.

CRLV digital CE: sabia como emitir pelo app Carteira Digital de Trânsito

O app Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para os sistemas iOS e Android, é mais um caminho para emitir o CRLV digital CE. Para isso, o primeiro passo é baixar este aplicativo.

Depois que o baixar o app, as etapas que devem ser feitas são:

  • Clicar no botão “Veículo”.
  • Clicar em “Adicionar um CRLV”.
  • Depois, inserir o número de RENAVAM e o número de segurança do CRV.
  • Em seguida, fazer o cadastro de uma senha (chave de acesso).
  • Nesta última etapa, o motorista deve clicar em “baixar CRLV-e”. Prontinho, agora o seu CRLV digital CE está disponível.

A seguir, confira os prints para acessar o CRLV digital CE dentro do app CDT:

Prints com passo a passo de como emitir o CRLV Digital CE pelo app CDT

Saiba como ter o CRLV-e impresso em mãos 

É recomendável que o amigo motorista sempre tenha o CRLV digital CE também na versão impressa em suas mãos – pois, vai que bem quando o agente de trânsito solicita o documento sua bateria do celular acaba…?! É melhor ser prevenido, sempre!

Confira o passo a passo para imprimir o seu CRLV digital CE:

  • Acesse a Central de serviços no site sistemas.detran.ce.gov.br/central e clique em “Novo CRLV Digital”.
  • Preencha os dados da placa e do RENAVAM ou do chassi. Em seguida, clique em “Confirmar”.
  • Clique em “Baixar CRLV”.
  • Depois, preencha os campos solicitados com o número e o código de segurança do CRV. Em seguida, clique em “Validar”.
  • Prontinho. Seu CRLV digital CE ficará com formato PDF e você poderá salvá-lo e imprimi-lo.

Para emitir o CRLV-e, o veículo precisa estar em dia!

Vale a pena destacar de novo: há algumas obrigações referentes ao veículo que devem estar em dia, conforme mencionamos no início deste artigo, amigo motorista. 

Só assim é possível emitir o CRLV digital CE. Nos tópicos a seguir, saiba mais sobre estes detalhes tão fundamentais.

Dica da Zapay: fique por dentro da renovação de CNH no Ceará.

O veículo não pode apresentar restrições administrativas ou bloqueios RENAJUD 

Para obter o CRLV digital CE, o veículo não pode restrições administrativas e nem bloqueios judiciais, que é quando o dono do automóvel em questão possui algum tipo de Dívida Ativa com a justiça, tal como pendências trabalhistas, penhora, falência, entre outros. Ou seja, o bloqueio RENAJUD acontece quando o proprietário não consegue quitar as dívidas relacionadas ao carro ou à moto.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o RENAJUD é um sistema on-line de restrição judicial de veículos criado pelo CNJ, que interliga o Judiciário ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN – atual SENATRAN, Secretaria Nacional de Trânsito).

Por sua vez, a restrição administrativa ocorre quando autoridades de trânsito, como o DETRAN, limitam ou restringem ações relacionadas a um veículo específico. Isso afeta diretamente a capacidade de circulação e de transferência de propriedade do automóvel, por exemplo.

Dica da Zapay: conheça a importância do chamado de recall.

Não pode haver débitos no veículo (multas, IPVA, taxa de licenciamento, etc)

Outro ponto importante é que multas, IPVA, taxa de licenciamento e demais débitos veiculares devem estar pagos e em dia para que o CRLV digital CE possa ser emitido.

E a Zapay lhe ajuda na consulta e no pagamento. Como somos credenciados na SENATRAN e em todos os DETRANS, nossa plataforma – tanto no site quanto no app – mostram todos os débitos veiculares que estão em aberto.

Basta que o condutor insira a placa do veículo para fazer a consulta e escolha a melhor maneira para realizar o pagamento – 12 vezes no cartão de crédito, boleto, pix, TicketLog ou Voucher. Depois, basta emitir o CRLV digital CE, conforme explicamos ao longo deste artigo.

Consulte gratuitamente a sua placa em poucos segundos:

Consulte sua placa grátis

E aí, ficou por dentro do CRLV Digital no Ceará?

Agora ficou bem mais fácil acessar o seu CRLV digital CE, não é mesmo, amigo motorista? Este documento é fundamental e garante que o automóvel ou a moto esteja em ótimas condições físicas e burocráticas para circular pelas vias públicas brasileiras.

Além disso, o CRLV digital CE ajuda na garantia da ordem pública, com a regularização do trânsito e a arrecadação de impostos.

Não se esqueça, o condutor: para obter o CRLV digital CE, pode ser que seja necessário passar pela vistoria veicular, para verificar a segurança do veículo. Esse cuidado também contribui para a redução de acidentes causados por falhas mecânicas.

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!