Imagem de um motorista baixando o CRLV digital MG pelo celular
Categories:

CRLV digital MG: saiba como emitir em poucos minutos

Chegou o momento de tirar as suas dúvidas sobre o CRLV digital MG! 

Confira todos os detalhes sobre este documento tão importante: saiba o que é e como emitir o CRLV digital MG, como baixá-lo em menos de 5 minutos, dentre outros detalhes e dicas. Vem com a Zapay!

Consulte sua placa grátis

O que é o CRLV Digital MG

O  CRLV Digital MG, também chamado de CRLV-e MG, é a versão eletrônica do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Essa versão digital tem todas as informações da versão impressa e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

O CRLV é a comprovação de que todas as obrigações do automóvel estão pagas e em dia. O acesso ao CRLV Digital MG é bem prático de emitir. Depois, você consegue acessar ele pelo celular sempre que quiser!

O CRLV digital MG é gratuito: saiba como emitir e acessar o CRLV-e 

Você pode baixar CRLV Digital MG pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível tanto para Android, quanto para iOS. Vale lembrar que antes de tudo, você precisa ter um acesso Gov.br!

Saiba como emitir CRLV-e em MG se você já possui a CNH Digital 

Confira o passo a passo para acessar o CRLV Digital MG dentro do app Carteira Digital de Trânsito (CDT) caso você já tenha a CNH digital:

  • Clique no botão “Veículo”
  • Clique em “Adicionar um CRLV”.
  • Em seguida, insira o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o número de segurança do CRV. 
  • Depois, realize o cadastro de uma chave de acesso (senha)
  • E finalmente, clique em “baixar CRLV-e”. Assim, o CRLV Digital MG será exibido!

Confira abaixo os prints para acessar o CRLV digital dentro do App CDT:

Passo a passo de onde clicar para emitir o CRLV digital MG pelo app CDT

É válido destacar que o aplicativo faz consulta à base de dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito, atual SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito) e disponibiliza todos os veículos de propriedade do usuário em questão, caso você tenha mais de um carro, moto etc.

Essas informações estão disponíveis no site do Governo do Estado de Minas Gerais

Saiba como emitir CRLV-e em MG se você ainda não possui a CNH Digital

Caso você ainda não tenha a CNH Digital, o primeiro passo é ter!

Sendo assim, baixe o app Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu smartphone: o app está disponível tanto na Google Play, quanto na App Store.

Depois, basta seguir os mesmos passos do tópico acima!

Um ponto de atenção: fique ligado quanto a bateria do celular, já que, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o CRLV não está sendo portado!

Você pode evitar essa dor de cabeça andando sempre com uma cópia impressa do CRLV Digital MG!

Como emitir o CRLV digital de Pessoas Jurídicas

No caso de Pessoas Jurídicas que desejam ter acesso ao CRLV Digital MG, o caminho não é o app CDT. Mas, mesmo assim, o acesso também é simples. 😉 

Confira o passo a passo que as pessoas jurídicas devem seguir para acessar o CRLV Digital MG:

  • Acessar o portal de serviços do SENATRAN.
  • Entrar com sua conta gov.br.
  • Depois de fazer o login, o condutor será direcionado para a página principal do SENATRAN. Selecione a opção “Certificado Digital”.
  • Em seguida, diversas opções surgirão na tela. Você deve procurar por “Meus veículos” e clicar neste botão. Será possível visualizar informações relacionadas aos veículos registrados em nome da sua Pessoa Jurídica.
  • Na etapa seguinte, o condutor será direcionado para uma tela onde estarão listados os veículos registrados em nome da sua Pessoa Jurídica. Selecione, nessa lista, o veículo do qual você deseja obter o CRLV-e.
  • Após selecionar o veículo desejado, haverá a opção de baixar o CRLV Digital. O motorista pode escolher o formato do arquivo (PDF ou p7s). Basta clicar na opção desejada para download!

Depois desse passo a passo, o CRLV Digital do carro da Pessoa Jurídica será baixado para o seu dispositivo (computador, celular etc). 

A recomendação é que a impressão seja feita em uma folha de papel A4 – assim você poderá carregar o CRLV fisicamente, o que evita dores de cabeça.  

Guarde o CRLV digital MG em local seguro e tenha sempre ele com você quando for iniciar qualquer viagem. Caso outra pessoa da sua empresa utilize o automóvel, lembre-se de que ela também deve portar uma impressão do CRLV-e!

Se o condutor preferir ou se a empresa não possuir certificação digital, é possível solicitar o serviço de impressão presencialmente no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). 

Principais dúvidas sobre esse trem (o CRLV digital MG 😂) 

Destacamos algumas dúvidas que ainda podem surgir quando o assunto é CRLV Digital MG. Em que a Zapay está aqui para lhe ajudar em todos estes pontos. 

Existem requisitos para emitir o CRLV digital em MG? 

Para emitir o CRLV Digital MG é necessário ter quitado o licenciamento do veículo do ano atual, emitido pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo DETRAN MG (Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais).

Não vacile: mantenha multas, IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) sempre em dia. Sem isso não dá pra licenciar o veículo. Tem também o novo DPVAT que em breve vai entrar nessa lista de exigências para licenciar o carro, fique ligado!

Consulte gratuitamente a sua placa abaixo e veja se há débitos pendentes a quitar (somos credenciados e a nossa consulta vai ao vivo no banco de dados dos DETRANS). 

Veja se a sua placa tem débitos em poucos segundos:

Consulte sua placa grátis

Como exportar/salvar ou imprimir o CRLV Digital? 

Para exportar o CRLV Digital MG é necessário:

  • Acessar o app CDT.
  • Clicar em “Veículos”.
  • Inserir chave de acesso.
  • Para exportar o documento, clicar no botão “CRLV” do veículo que deseja exportar.
  • Clique em “Exportar”.
  • Indique para onde deseja exportar/salvar os arquivos. 

Após exportar, você pode deixar salvo ou também imprimir o CRLV-e.

Dá pra cadastrar mais de um CRLV digital no celular?

Opa, dá, sim, amigo condutor. Afinal, para baixar o CRLV Digital MG em seu celular, basta que você seja o proprietário do veículo – desse modo, não há limite para a quantidade de documentos que podem ser baixados.

Você pode ainda compartilhar o documento com outras pessoas ou ainda receber documentos de terceiros.

CRLV Digital e DUT Digital são coisas diferentes, uai!

Você também já pode ter ouvido falar do DUT Digital, mas o CRLV e o DUT são coisas diferentes, não confunda! 

O DUT é o Documento Único de Transferência, versão eletrônica do CRV (Certificado de Registro de Veículo). É a versão eletrônica do documento, criada automaticamente quando um condutor vende o seu veículo para outra pessoa, portanto, é um documento em casos de transferência de veículo.

E aí, fragou tudo sobre o CRLV Digital em MG?

Deu pra ver que esse trem parece complicado mas não é, né?

Para as pessoas físicas, o CRLV Digital MG pode ser acessado de maneira super simples pelo app Carteira Digital de Trânsito.

Já para as pessoas jurídicas, apesar de não ter tanta praticidade de emitir o CRLV digital MG pelo app CDT, também não é nenhum bicho de sete cabeças: acessando o portal de serviços da SENATRAN isso também é emitido em poucos cliques.

Esperamos que o conteúdo tenha sido prático e útil para entender onde acessar o seu CRLV-e e também para entender o que é e para que serve o documento.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de novidades sempre em primeira mão!

Quem viu esse conteúdo, também leu sobre renovação de CNH em MG.

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!