Imagem do CRLV digital RJ na tela do celular ao lado da bandeira do estado do rio de janeiro
Categories:

CRLV digital RJ: saiba como emitir e para que serve

Muito se fala sobre a importância do CRLV digital RJ, mas o amigo condutor sabe para que serve este documento? Sabe onde conseguir o seu? 

A Zapay lhe explica isso e todos os trâmites no entorno do CRLV-e RJ. Saiba onde e como emitir, se pode andar com a versão impressa, qual a função e tudo de importante sobre o CRLV Digital no Rio de Janeiro. Vamos nessa!

O que é o CRLV Digital 

O CRLV digital RJ é a sigla para a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. O CRLV é um documento obrigatório para todos os veículos automotores de nosso país, uma vez que ele comprova que o veículo em questão está devidamente registrado e licenciado para circular (carro, moto, caminhão etc). 

Consulte sua placa grátis

Fique ligado, condutor, pois o CRLV digital RJ é emitido anualmente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN RJ), órgão no qual o veículo está registrado. Emitir CRLV digital RJ apenas é possível depois do pagamento das taxas de licenciamento, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), DPVAT (seguro obrigatório) e eventuais multas.

Dica da Zapay: fique por dentro sobre o processo de recall.

2024: Para obter o CRLV Digital no RJ é necessário pagar os boletos de GRT

Mais um ponto que o amigo condutor deve ficar ligado para a obtenção do CRLV digital RJ é quanto ao pagamento de GRT – sigla para guia de recolhimento de taxas. 

O motorista deve pagar duas guias – a de 2023, disponível no Bradesco, e a de 2024, que ficou disponível em maio deste ano. Caso o condutor não pague as GRTs, haverá impedimento para a realização de qualquer serviço relacionado ao veículo em questão – como a transferência de propriedade e o acesso ao CRLV digital RJ.

Em suma: para ter acesso ao CRLV digital RJ, os donos dos veículos devem ter quitado os boletos do GRT, disponíveis no site do Bradesco, e o DPVAT, que é o seguro obrigatório.

Como obter o CRLV digital RJ (Pessoas Físicas)

Para conseguir o CRLV digital RJ, é necessário percorrer as seguintes etapas:

  • Instalar o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular.
  • Cadastrar o usuário.

– Uma vez instalado o app, abrir e selecionar: “Entrar com gov.br”.

– Na tela seguinte, informar CPF e selecionar “Próxima”.

– Na próxima tela, criar uma conta e, após criá-la, retornar ao aplicativo e clicar em “Entra com gov.br.

  • Baixar o CRLV digital RJ.

– Fazer o login.

– Selecionar “Veículos”.

– Informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 11 caracteres).

– Selecionar “Incluir” e seu CRLV digital RJ estará pronto!

Se o cidadão já tiver sido um antigo usuário do app CNH Digital, ele apenas deve atualizá-lo para conseguir o app CDT com a CNH disponibilizada de forma automática.

Ainda: o CRV (Certificado de Registro do Veículo) está disponível no documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.

Dica da Zapay: saiba mais sobre o agendamento DETRAN RJ.

Como obter o CRLV digital RJ (Pessoas Jurídicas) 

No caso de Pessoas Jurídicas, o caminho para obter o CRLV digital RJ é:

  • No portal do SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), acessar o menu “Meus veículos”.
  • Não se esqueça: tenha em mãos o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da Pessoa Jurídica proprietária do veículo.
  • Clicar em “Entrar com gov.br”, depois selecionar “Certificado digital”.
  • Na tela inicial, clicar em “Meus Veículos”.
  • Em seguida, serão exibidos os veículos registrados em nome da Pessoa Jurídica, em questão.
  • Clicar sobre o veículo desejado, em seguida baixar o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s”.
  • Finalmente, o documento é baixado e motorista pode imprimi-lo em folha A4.

Posso andar com o CRLV-e RJ impresso?

Não só pode, como deve andar com a versão impressa do CRLV digital RJ, amigo condutor. Afinal, estamos falando de um documento cujo porte é obrigatório. Imagine ser parado em uma blitz, por um agente de trânsito, e a bateria do celular estar arriada!?

É o tipo de dor de cabeça que não vale a pena passar. Por isso, seja precavido e garanta também a versão impressa do CRLV-e RJ.

Para emitir o CRLV-e RJ, o veículo precisa estar em dia!

Para que o amigo condutor possa emitir o CRLV digital RJ numa boa, são necessários alguns cuidados quanto à documentação do veículo em questão, que deve estar rigorosamente em dia. Saiba mais detalhes nos tópicos a seguir. 

Não pode haver débitos em aberto (multas, licenciamento, IPVA etc)

Não tem jeito, condutor: para emitir CRLV digital RJ, tanto multas quanto licenciamento e IPVA devem estar devidamente pagos e organizados.

E a Zapay lhe ajuda a deixar tudo certinho. Consulte gratuitamente a sua placa em poucos segundos e veja se há pagamentos pendentes:

Consulte sua placa grátis

Outro cuidado importante para a emissão do CRLV digital RJ é que não pode constar restrições administrativas e nem bloqueio RENAJUD, que diz respeito a penhora ou à dívida ativa do proprietário.

E aí, ficou por dentro do CRLV Digital no Rio de Janeiro?

Não há muito segredo quando se trata da emissão do CRLV digital RJ, não é mesmo, condutor?! Para garantir o certificado, sem dores de cabeça, o dono do veículo deve se atentar para que a documentação esteja em dia.

Falando em documentação, não se esqueça de renovar CNH RJ – afinal, não é só o carro quem deve ter os documentos em ordem, o amigo condutor também! Conheça ainda as facilidades da CNH digital RJ. 😉

E continue acompanhando os conteúdos reparados pela Zapay, para aproveitar melhor o seu veículo e transitar pelas vias públicas de um jeito seguro e prático!

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *